ou

Os leitores mais atentos já devem ter notado que eu venho há algumas semanas trabalhando nas categorias do blog. Mexer com categorias no blog é um assunto que pode alterar nossa sanidade (quem tem blog sabe) e é um trabalho que nunca está “terminado”, porque os assuntos vão evoluindo e muitas coisas vão mudando. Porém, eu não estava satisfeita com a maneira como as categorias aqui estavam distribuídas e acho que *finalmente* cheguei a um consenso. Como foi uma mudança considerável, gostaria de explicar para vocês, para facilitar a navegação.

220215-novidades

O meu objetivo ao fazer essa alteração foi deixar o menu mais intuitivo a quem estivesse acessando pela primeira vez. Da mesma maneira, queria que os leitores continuassem se sentindo “em casa” buscando os conteúdos. Quis facilitar! Acredito que tenha dado certo.

Em primeiro lugar, temos a categoria Organize-se, onde estão todos os temas dentro de organização. Como organizar a casa, o carro, a rotina, trabalho, finanças. Dentro de cada um desses assuntos, sub-temas relacionados. Por exemplo: em finanças, vocês verão imposto de renda, aposentadoria, organização de contas, dicas para comprar direito e por aí vai. A ideia é cada assunto tenha seus sub-temas, que serão alimentados aos poucos. Aqui vocês também encontrarão uma categoria para iniciantes, chamada Comece aqui.

Em Dicas de organização, vocês encontrarão dicas mais genéricas para se organizar. Como se motivar, indicação de livros, o que é simplicidade e minimalismo, como conciliar pessoal e profissional etc.

Na sequência, Ferramentas / Apps centraliza em um único lugar tudo o que já foi falado sobre agendas, produtos organizadores, Evernote, Toodledo e todas aquelas ferramentas e aplicativos que amamos e usamos no nosso dia a dia. Como recebo muitos pedidos para resenhar aplicativos, essa área tende a crescer, porque tem utilidade imediata.

Finalmente o assunto GTD ganhou uma categoria macro para ele! Muitas pessoas me conhecem (e conhecem o blog) por causa do GTD, então achei justo valorizá-lo de acordo com a importância que o método tem tanto na minha vida quanto no blog, trazendo uma macro categoria inteirinha só para ele. Dentro dela, vocês podem conferir o que é o método, como começar, como implementar e outras dicas.

Participe é o local do leitor no blog! Se você quiser participar, clique nessa categoria e saiba como: através dos desafios mensais, interagindo no Facebook, enviando suas dúvidas e depoimentos.

Em Editorias, ficam todas as categorias relacionadas a seções fixas do blog, como a Linkagem de domingo e os editoriais.

Por fim, as categorias Minhas vida e O blog trazem informações sobre mim e sobre o blog Vida Organizada.

Como toda mudança, pode ser que gere um estranhamento no início, mas posso dizer que já estou bastante confortável com essa mudança. Ficou mais prático para pensar no conteúdo e escrevê-lo. Espero que facilite para vocês também.

Thais Godinho
22/02/2015
Veja mais sobre:
10
O que eu faço com as minhas revistas
Como eu me organizo: Rita Domingues

 

  1. Kátia Barboza 22/02/2015

    Ficou ótimo! Só não entendi porque Toodledo não ficou em Ferramentas / Apps, como o Evernote, em vez de Organize-se_ Trabalho…

  2. Vanessa Simoni 22/02/2015

    Valeu pela mudança tudo que facilita a vida vale a pena. Já que a familia e a faculdade tomam bastante tempo. Amo sua vida e sempre estou Aqui visitando a casa. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Deus te abençoe ricamente

  3. Letícia Moraes 22/02/2015

    Thaís, faz tempo que nao comento aqui! Só queria dizer que leio sempre seu blog e ele está me ajudando muito a tornar meus sonhos possíveis! Sabendo em que direcionar as minhas energias atraves da flexibilidade tem me ajudado muito na viagen/intercâmbio que estou fazendo aqui em Lyon! Fiz o blog http://sagitarioemlyon.wordpress.com para dar dicas de viagem e de como pode ser possível realizar nossos sonhos, e até mesmo contar meus micos e aprendizados. Já falei lá duas vezes do seu blog. Espero conseguir ir para o seu Workshop sobre blogs, em agosto! Um beijao

  4. Cris 23/02/2015

    Você sempre preocupada e atenciosa, ficou ótimo. Procuro por aquela aba de indicados (livros, sites, blogs) 🙁

  5. Paula Ono 23/02/2015

    Thais,

    Tinha notado que as opções lá em cima estavam mudando mesmo! Gostei da mudança, inclusive, com o novo layout consegui achar posts que estava procurando sobre como você se organiza com o blog (dentro da categoria ‘minha vida’).

    Só percebi a importância de comentar aqui após ler aqueles textos… Pode deixar que vou comentar sempre! Eu sempre comento comigo mesma (!!!), mas simplesmente nem me passava pela cabeça que você nao tem como saber o que se passa nas cabecinhas dos seus leitores!

    Hoje fiz questão de comentar por três motivos:

    1. Pra dizer que gostei da mudança. Aliás, como você, acredito que somos seres movidos a mudanças!
    2. Pra dizer que adorei saber como você se organiza com o blog. Legal saber que um trabalho tão bem feito como esse não vem do nada, mas de muita pesquisa, estudo e dedicação!
    3. Acabei (literalmente) de terminar a leitura do seu livro! Aproveitei uns dias de férias pra começar a organizar a vida! Agora pretendo reler, fazendo os exercícios propostos e, na sequencia, ler o livro do David Allen – comprei os dois juntos!

    Obrigada por tudo!

    Beijos,

    Paula

  6. Solange 24/02/2015

    Sou “turista” aqui no seu blog. Gosto/preciso de tudo organizado mas detesto o ato de organizar(até sofro por querer gostar).

    Bom, mas o meu comentário é só pra dizer que sou um pouco “resistente” a mudanças, geralmente fico meio chateada(em silêncio, é claro) com mudandas de layout, mas gostei bastante da nova organização das categorias!

    Obrigada pela sua dedicação.

    Beijo