Como parte do desafio de organização de fevereiro, também fiquei motivada a organizar dois cantinhos de estudos aqui em casa. Não tive como promover grandes mudanças porque, em fevereiro, nós tivemos que fazer uma mudança em tempo recorde de casa, então todos os nossos esforços (especialmente financeiros) estavam voltados para isso. Faz parte!

Porém, em casa, eu tinha duas motivações para organizar um canto de estudos:

1 – O Paul não tinha um lugar para fazer a lição de casa, desenhar e brincar sentado. Ele fazia isso sentado na mesa da cozinha, com almofadas no banco para ficar na altura da mesa. Como ele está em idade escolar e já tendo que fazer lição de casa, era uma necessidade montar um cantinho, mesmo que simples, para ele. Já estava nos planos e dentro do nosso orçamento para isso.

2 – Desde que nos mudamos de Campinas, eu não tenho um cantinho de estudos religiosos em casa. Como alguns de vocês sabem, sou budista. Em Campinas, frequentava um curso de aprofundamento no Centro e participava das atividades diversas que o Centro oferecia – era muito engajada. Tudo porque, lá, nossa família tinha tempo para essas coisas. Meu marido ficava muito em casa, eu também, então conseguíamos nos organizar quanto a isso. Aqui em São Paulo, a disponibilidade fica diferente porque ele está estudando todos os dias, tem outras atividades, então eu tive que diminuir as minhas atividades fora de casa, como ele. Portanto, sentia falta de ter um cantinho desses em casa, para estudar e praticar meditação.

A mudança de casa atrapalhou um pouco os planos e achei que não conseguiria participar desse desafio, mas consegui. Foi até boa a mudança porque ela nos proporcionou o espaço que precisávamos para ambos os cantinhos. Este mês, não pretendo fazer mais nada além do que já fiz até aqui, porque preciso investir meu tempo e dinheiro em outras coisas da casa também:

210215-desafio02

No quarto do Paul, colocamos uma mesinha adequada à sua idade e uma cadeirinha. Essa mesinha tem uma porta lateral com duas prateleiras, onde estou guardando seus cadernos de desenho, caixas com giz de cera e folhas para desenho. Não tirei foto ainda porque pretendo colocar tudo em cestinhas para deixar mais organizado. Não gosto de organização perfeita (nem existe), mas como vocês buscam o blog para esse tipo de referência, é importante eu mostrar o que posso ensinar para vocês, e não o “in progress” apenas.

Quando postei essa foto no Instagram, alguns leitores me perguntaram de onde são essas coisas. Mesa e cadeira: liquidação da Tok&Stok. Tabuada: loja Trenzinho. Caneca: não lembro. Copo de metal com furos de coração: Le Biscuit. Lápis: diversos.

210215-desafio01

O canto de meditação fica no nosso quarto, ao lado da cama. Ainda não arrumei direitinho porque faltam as oferendas e outras imagens, que estavam guardadas quando arrumei a mesinha. Como falei, estou fazendo devagar. Porém, só de ter um cantinho no quarto para acordar, fazer minha meditação e estudar com calma, quando eu quiser ou precisar, me deixou muito feliz. Fico contente por ter criado esse espaço novamente.

Mesa: Tok&Stok. Buda: comprado na cidade de Pedreira, SP. Mala e bolsinha: Centro de Meditação Mahabodi. Livros e sadanas: Editora Tharpa Brasil. Futon: Etna.

E você, está participando do desafio de organização de fevereiro? Quero ver!

10 Comentários

  1. Thais, eu vendo bijouterias e acho que você devia fazer um post sobre como organizar e armazenar bijouterias rsrs, que ia me ajudar muito!!

    Beijos, adoro seu blog, mas sou uma desorganizada nata e sem força de vontade.

  2. Muito bacana Thais. A simplicidade traz muita beleza! Isso talvez seja aprendido no Budismo não é?
    Gostei da sinceridade sobre a parte de organização – sem perfeição – mas organizar pelo conteúdo do blog e mostrar tudo aos poucos.

    É uma delicia montar e organizar o que queremos. Dá extrema sensação de paz na alma.

    Um beijo grande e felicidades na nova morada.

    Tê e Maria

  3. Oi Thais, adorei seu cantinho de meditação, passa uma paz! Quando pude mostra pra gente a disposição da sua nova casa, adoro suas dicas sobre organização da casa.

  4. Olá Thais, poderia me passar algum dado desta mesa para que possa encontrar na Tok Stok? Mudei recentemente e preciso de algo exatamente assim. Muito obrigada!
    Adoro seu blog e tenho seu livro. Ambos tem sido essenciais na organização da minha nova casa…

DEIXE UMA RESPOSTA