ou

Recebo muitos comentários de leitores que não conseguem se organizar “porque não têm rotina”. Suas vidas são muito corridas e, com tantas atribuições, um dia pode ser diferente do outro.

Rotina não é horário ou dias pré-estabelecidos, mas sequência. É saber o que tem que ser feito em cada situação. O objetivo de ter rotinas é garantir que tudo o que precisa ser feito seja efetivamente feito, sem você se esquecer de nada, além de dar segurança e sentimento de controle. Rotina não é seguir um cronograma rígido, mas ser flexível e adaptável.

190215-rotina

Aqui em casa, eu percebi que minha vida ficaria mais fácil aplicando uma rotina quando nosso filho nasceu. Antes, eu era bastante autônoma com as minhas atividades e ia organizando as coisas “sob demanda”. Quando o Paul nasceu, percebi que, se eu não automatizasse algumas atividades, ficaria maluca tentando fazer “tudo”. Ter algumas rotinas facilitou muito esse processo e a gente conseguiu se organizar, distribuindo atividades e simplificando o máximo possível.

Estabelecer rotinas também me fez ver que eu não precisava de uma faxineira ou empregada doméstica para nos ajudar. Quando estamos no caos, achamos que essa é a saída mais fácil mas, se a gente se organizar, consegue organizar e limpar a casa (e mantê-la assim) trabalhando em equipe (família).

Veja mais alguns motivos que podem te convencer:

  • Ter rotinas deixa tudo mais fácil para você – Você consegue agrupar tarefas semelhantes em blocos, então não fica perdida no dia a dia correndo para lá e para cá dentro de casa. Você também consegue identificar o que pode ser delegado e ter controle sobre isso.
  • Ter rotinas traz segurança aos seus filhos – As crianças se sentem seguras com uma rotina, pois sabem o que vem a seguir. Também fica mais fácil de organizar os horários se a sua família tiver uma sequência específica para fazer as coisas acontecerem pela manhã, na chegada da escola e antes de dormir.
  • Ter rotinas faz você economizar tempo e dinheiro – Quando você tem rotinas estabelecidas, coloca algumas tarefas em piloto automático e tem mais tempo para investir seus pensamentos em coisas mais importantes, como aprender um hobby ou estudar. Além disso, uma rotina bem estabelecida faz com que você economize dinheiro indo na hora certa ao mercado, planejando suas listas, lavando as roupas sem gastar tanta água e por aí vai. Você também não precisará gastar dinheiro com faxineira diarista ou empregada doméstica.
  • Ter rotinas garante que você não esquecerá nada importante – Quando fazemos as coisas em casa sob demanda, podemos nos esquecer de algo importante que só daremos atenção quando se tornar urgente. Um cano que entope, um ninho de aranhas atrás da estante, uma roupa que você precisaria usar em um evento importante que está suja. Ter rotinas é estar preparado(a) para qualquer situação no seu dia a dia. Isso te caracterizará como uma pessoa organizada.

Caso você queira aprender a organizar sua rotina em casa, estou preparando um workshop que será realizado no dia 14 de março sobre esse tema. Saiba mais sobre o que será ensinado e faça sua inscrição.

Thais Godinho
19/02/2015
Veja mais sobre:
18
4 dicas de estudos definitivas para 2016
5 maneiras de se motivar em um trabalho que não é o dos sonhos
Que agenda usar em 2013?

 

  1. Babis 19/02/2015

    Adorei suas dicas! Essa semana está uma correria para mim porque esse sábado vou voltar para o Paraná (sou do Espírito Santo) para continuar minha faculdade. Antes eu também achava que eu não precisava de uma rotina, mas agora estou me organizando melhor e ler esse post me incentivou mais ainda!

    Blog: Café Com Babis (:

  2. Renata Cunha 19/02/2015

    Oi Thais, nossa como seus posts caem como uma luva em minha vida.. Há duas semanas venho me indagando sobre isso mesmo: que minha casa está um CAOS, que o jeito seria contratar pelo menos uma diarista de 15 em 15 dias para ajudar com a limpeza mais pesada. Mas realmente é questão de se ajustar, criar rotinas e todos da casa cooperar. Como já te disse, moro com meu namorado há quase 2 anos e sempre tenho a sensação que nossa casa está de pernas para o ar! Nunca vi duas pessoas usarem tanta louça como lá em casa, até parece que tem uma família grande. No começo meu namorado reclamava de ajudar nas tarefas domésticas, mas aos poucos até que está se adaptando.. Quero organizar minha casa ainda esse mês de fevereiro, pois em março começo a faculdade a distância assim não me enrolo. Também, esse mês de fevereiro foi bem tenso, nosso cachorro ficou doente o que significa gasto inesperados com veterinário e remédios, fora que nossa casa foi dedetizada pois deu infestação de baratas e entrei em pânico com essa situação.. Mas agora tudo vai entrar nos eixos.
    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Renata Cunha 19/02/2015

      Sempre quando passa pela minha cabeça contratar alguém para ajudar em casa eu me pergunto se não é a nossa rotina que precisa ser reajustada. No final das contas, sempre é!
      Claro que é mais fácil contratar alguém e, sinceramente, não acho errado não. Devemos delegar o que pudermos, e serviço doméstico é uma dessas coisas. Agora, nem todo mundo pode pagar. Vejo algumas pessoas deixando de viajar e fazer outras atividades que gostam porque precisam pagar pela faxineira semanalmente. Nesses casos, estabelecer uma rotina pode ajudar.

  3. Meiriele 19/02/2015

    Thais, estou adorando os temas dos workshops e adoraria participar. Existe, no entanto, dificuldades quanto à distância, pois moro no Nordeste. Acredito que como eu existem outros interessados que moram longe. Você já pensou na possibilidade de fazer um evento desses on line? Pense com carinho nessa ideia! Beijos e Sucesso!

    • Thais Godinho respondeu Meiriele 19/02/2015

      Já sim. Está até na página de FAQ do blog – dá uma olhadinha! 🙂

  4. Lorena Leandro 19/02/2015

    Concordo com você, Thais, especialmente sobre os filhos. Crianças precisam da segurança da rotina, sem dúvidas.

    Mas aqui tenho dois gatos e o apê exige bem mais frequência de limpeza. Minha faxineira vem a cada 15 dias mas eu gostaria que fosse semanalmente, porque os dois gatos soltam muito pêlo! E com duas crianças pequenas (sendo que uma que está prestes a engatinhar) a gente precisa limpar a casa toda hora! Mas por isso mesmo eu tento organizar ao máximo as rotinas de limpeza (o que, admito, nem sempre consigo) para não acumular demais até que a faxineira volte.

  5. Ana Yuan 19/02/2015

    Se não tivermos rotina nada vai para frente mesmo, nos perdemos completamente e é super importante também para as crianças seguirem rotinas, regras a serem seguidas, adorei o post bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  6. Andréia Pereira Da Silva De Araújo 19/02/2015

    Thais, seu site é uma inspiração. Sou mt desorganizada, e ele mantém uma esperança da organização sempre acesa. Vida longa ao vida organizada!

  7. Viviane 19/02/2015

    Hoje comecei a preparar a rotina de casa. não aguento mais o caos que está em casa. Obrigada pelas dicas vieram no momento certo!

  8. Andreia Rosa 19/02/2015

    Oi Thaís!
    Por que VC não faz um workshop em Campinas???

    • Thais Godinho respondeu Andreia Rosa 24/02/2015

      Porque é do lado de São Paulo. Geralmente quem é de Campinas consegue vir sem problemas para cá fazer – não compensariam os custos a mais que eu teria para locar, por exemplo.

  9. Dayane Santos 19/02/2015

    Eu não tenho uma rotina. Não que seja porque eu não queira ou não precise, eu realmente preciso muito de uma rotina pra ter uma vida mais organizada. Só que eu não tinha noção de como fazer minha rotina, e este post me ajudou! Obrigada… acompanho o blog à um certo tempo e amo o seu trabalho!

  10. Indara 19/02/2015

    Oi Thais. Uma amiga me indicou o teu blog a uns 6 meses mais ou menos e, desde então eu o visito diariamente.
    Teu blog mudou a minha vida!!
    To lendo teu livro e quero ler o do Davis Allen pra me aprofundar no GTD.
    Queria te agradecer por isso e pedir para ru pensar em vir a Porto Alegre fazer um workshop.

    Beijo

  11. Gina Campos 20/02/2015

    Olá, Thais!

    Descobrir o seu blog foi um presente já no início de 2015. Com ele, já comecei a realizar tarefas rotineiras de organização que já estão facilitando a minha vida de mãe solteira, professora universitária, e sem empregada. Tenho uma filha de 7 anos, e até ela já recebeu um poster com tarefas imediatas que nos ajudam no dia a dia.

    Agora a grande pergunta é: quando você poderá vir a Brasília??

    Obrigada pelo blog!

    Muito sucesso sempre!

    Com carinho,
    Gina

    • Thais Godinho respondeu Gina Campos 23/02/2015

      Espero que em breve, Gina. Existem muitos projetos e minha família está no meio disso tudo – infelizmente não é tão simples viajar para outros lugares. Mas agradeço o interesse.

  12. Edson 20/02/2015

    Thais,
    Gosto do seu trabalho, que voltei a acompanhar recentemente.
    Queria saber se você conhece algum sistema eficiente de anotação em livros.
    NB: EM livros e não SOBRE livros. Refiro àquelas siglas (como esse NB que acabo de usar) que o estudante escreve nas margens dos livros para facilitar o aproveitamento da leitura, consultas futuras, citações etc.
    Procurei na Internet e não achei nada…
    Muito obrigado por tudo,
    Edson Gil

    • Thais Godinho respondeu Edson 24/02/2015

      Não conheço, mas acho que isso seja bem pessoal – a gente tem que escrever o que é dedutivo.

  13. […] Por que você precisa de uma rotina doméstica {Vida Organizada}: mês passado linkei um post do Vida Organizada e vi que várias pessoas curtiram bastante. Como já falei algumas vezes, este ano quero organizar mais minha rotina e esse blog tá me ajudando muito. Esse post rompeu a ideia que eu tinha de rotina. Sempre pensei que pra ter uma rotina de fato, tinha que fazer tudo no horário direitinho, pré-estabelecido, sem sair do prumo. Mas, não é bem assim. Aqui, a Thais explica direitinho e ainda lista as vantagens de ter uma rotina em casa. […]