ou

Muitas pessoas estão participando do desafio de organização de fevereiro, referente ao cantinho de estudos em casa. Você também está? Caso queira saber mais, acesse o post do desafio e veja as intruções.

Hoje eu gostaria de dar algumas dicas para ajudar cada leitor a organizar o seu próprio cantinho.

Destralhe

Não é possível organizar tralha. Se o cantinho que você pretende organizar está cheio de coisas que não pertencem a ele (ou até pertencem, mas não estão arrumadas), destralhe. Pegue um dia qualquer da sua semana e ajuste seu timer para 15 minutos (sim, apenas 15!) e comece a mexer no que está ali. Separe o que é do cômodo, o que é para jogar fora, o que pertence a outro lugar, o que você pode doar para alguém e por aí vai. Você pode utilizar caixas e cestos para isso ou simplesmente (e mais fácil) fazer pilhas no chão.

Quando acabar, leve as coisas que são de outro cômodo para o cômodo em questão, jogue fora o que for lixo e separe para doar aquilo que você entende que não precisa mais.

Vamos organizar o que restou.

Selecione

Pegue todos os objetos que restaram – ou porque são do cômodo, mas não estão arrumados, ou porque você quer usar no seu cantinho, ou porque você não soube muito bem o que fazer com eles. Para cada objeto, pergunte-se:

  • Este é um objeto que eu uso?
  • Este é um objeto que eu gosto muito?
  • Este é um objeto que alguém da minha família usa?
  • Se eu perder este objeto, é fácil e barato fazer a reposição?
  • Quantas cópias eu tenho deste objeto? (ex: canetas, clipes)
  • O que seria da minha vida se eu perdesse esse objeto?

São perguntas que podem te fazer refletir sobre a necessidade de manter aquele objeto em seu espaço. Muitas vezes, você pode perceber que tem canetas demais, folhas demais, cadernos demais. Guarde somente se, de acordo com os seus critérios (encontrados através das perguntas acima), você sentir que vale a pena. Do contrário, desapegue e doe para alguém que fará melhor proveito imediato, em vez de deixar anos guardado na estante.

Organize

Para organizar, é necessário um pouco de bom-senso. Você está montando seu cantinho de estudos com que objetivo? Com relação a esse objetivo, o espaço deve ser organizado atendendo as suas necessidades. No geral, a necessidade padrão é: se você usa todo dia, deve ficar o mais perto possível e com mais fácil acesso para você. Se você usa toda semana, pode deixar não tão à vista, mas ainda assim por perto. Se usa apenas de vez em quando, não precisa ficar atrapalhando suas concentração enquanto foca em outra coisa.

Isso significa que, se você estiver montando uma mesa de estudos para a faculdade, canetas devem ficar bem à sua frente, enquanto que, um livro do semestre passado, não.

Para facilitar sua organização, você pode identificar que precisa de alguns sistemas de armazenamento: gaveteiros, caixas, pastas. este é o momento de providenciá-los, não no início, sem destralhar e selecionar.

Boa sorte com o seu cantinho! Estou muito curiosa para ver as fotos!

Thais Godinho
14/02/2015
Veja mais sobre:
8
Usando a Tilifax de uma forma diferente
Para fazer no domingo: separar as roupas que usará durante a semana
Segredos do ex-CEO da Microsoft para equilibrar trabalho e vida pessoal

 

  1. Ana Paula 14/02/2015

    Oi, Thais. Gosto muito do seu blog. Já pedi duas vezes para ser aceita no grupo do Facebook, mas não obtive resposta. Quero participar deste desafio, com certeza. A bagunça tá grande…

    • Thais Godinho respondeu Ana Paula 15/02/2015

      Ana Paula, aprovo a cada dois dias. Hoje mesmo aprovei todo mundo. Vale a pena verificar se é o grupo certo. Obrigada!

  2. jaque 15/02/2015

    Adorei esse post. Eu melhorei muito no quesito ter só o que preciso. Mas ainda guardo artigos de papelaria novos mas acabo demorando muito para usar e acaba sendo difícil de organizar. Obrigada, beijos

  3. Flora 15/02/2015

    Olá Thais!
    Venho acompanhando seu blog há alguns meses, desde que mudei para uma casa nova! E maior! Os desafios aumentaram. Arrumo, e com muita facilidade desarrumo, não consigo manter os objetos nos devidos lugares, aí tenho que arrumar novamente, nesse ciclo infinito!
    Um beijo!

  4. Lucimara 16/02/2015

    Oi Thais, tudo bom? Acompanho seu blog ha algum tempo, mas nunca tinha comentado, estou tentando ser a sra e “dona” da minha casa, ta dificil… tralha ‘e o que mais tem, cada vez que limpo, tiro alguns sacos de lixo, mas creio que to no caminho certo. Parabens pelo seu blog, tem me ajudado muito. Continue na sua missao de ajudar as pessoas a serem organizadas. Abracos.

  5. Larissa 17/02/2015

    Oi Thais!

    Dúvidas nada haver com o post

    – Qual revista você está lendo na foto que está no Instagram?
    – Qual autor(a)* do artigo Aprendizado Constante?

    Obrigada pela atenção

    Boa semana =)

    PS: Se quiser pode apagar o comentário anterior.

    • Thais Godinho respondeu Larissa 17/02/2015

      Oi Larissa, são artigos avulsos, que vou retirando das revistas e levo comigo sempre que tenho tempo para ler algo. Não lembro a autora (já li e joguei fora, sorry).
      Abs

  6. Jess 17/02/2015

    eu gostaria muito de participar do desafio, mas fiz uma reorganização PESADA na casa toda entre setembro/dezembro do ano passado e tudo que eu poderia aplicar nesses cantinhos no momento, eu meio que fiz. radicalizei muito sabe? Meu escritório está super limpo e organizado. Nem acredito que consegui aplicar tantas coisas que tenho aprendido (em grandes partes contigo).

    Só queria deixar registrado que acho todos esse passos válidos. Mas o principal para mim é o ponto 1. Porque enquanto você não destralha, nada fluí na vida. na consegue ser organizado em meio ao entulho.
    Pelo menos tem sido meu foco no momento, buscar o desapego e destralhar sempre que possível.