ou

Muitas pessoas vêm me pedindo para escrever um post sobre integrar o Toodledo a outras ferramentas, como o Evernote. Pois bem, há duas maneiras.

A primeira maneira, para quem tem conta free, é inserir, na observação de cada tarefa, os links para os arquivos correspondentes. Mais ou menos assim:

nota-tarefa-link

Você pode inserir quantos links quiser, o que pode ser bastante útil em projetos e arquivos de suporte a projetos, por exemplo, mas mesmo para tarefas. Para copiar e colar o link de algum arquivo, clique com o botão direito em cima dele e selecione uma opção parecida com “copiar URL”. Cada programa (Evernote, Dropbox, seu computador) tem um nome específico, mas são todos semelhantes a isso. Depois, clique no cantinho direito da nota, onde se vê um ícone de folha de papel. Vai abrir um campo de texto, semelhante à imagem acima. Então, basta colar o link.

A segunda maneira é para quem pode investir 29,90 dólares por ano para ter a assinatura da conta Gold, que dá direito ao upload de arquivos. Aí sim a coisa fica divertida, porque você pode integrar o Toodledo a diversos programas, tais como Dropbox, Flickr, Instagram, Facebook, Google Drive e sim, ele, o Evernote.

integracao-toodledo

É engraçado porque eu assinei o plano Gold no ano passado apenas para testar e ver se valia a pena (antes eu tinha o Silver, que atende perfeitamente bem). Porém, com essa funcionalidade, estou pensando seriamente em continuar assinado o plano Gold (30 dólares por ano dá menos de 3 dólares por mês e, como eu uso muito, para mim vale bastante a pena).

Veja como fica uma tarefa quando você anexa um arquivo a ela:

tarefa-com-anexo

No cantinho direito, dá para ver o ícone do anexo. Ao clicar nele, aparece assim:

anexos-tarefa-toodledo

Percebam que 1) dá para colocar vários anexos por tarefa e 2) além de arquivos, dá para anexar notas na seção de notes, outlines e lists.

Depois ninguém entende porque eu amo o Toodledo. 🙂

Certamente, ainda não é a melhor maneira de gerenciar anexos! Poderia ser mais fácil. Porém, a ferramenta é completa. Fico me perguntando o que mais falta eles inventarem (eu sei: uma visualização das notas por calendário em tela cheia – aí eu substituiria a agenda do Google facilmente).

O que acharam? Ficou mais fácil de integrar conhecendo essas duas maneiras? Postem suas dúvidas nos comentários.

Thais Godinho
11/02/2015
Veja mais sobre:
Evernote, Toodledo
20
Deixando de usar papel
O que eu fiz em agosto
Achei no Pinterest: 40 dias de organização

 

  1. Fabrício Ribeiro 12/02/2015

    Thaís, desculpe mas eu não entendi o que a segunda dica tem a ver com o Evernote. 😛

    Abraços.

  2. Rebeca 12/02/2015

    Olá Thaís!

    Acompanho o blog há algum tempo e me sinto neste momento, mais do que nunca, precisando de sua ajuda. Estou trabalhando como cerimonialista em sociedade com uma amiga que está no mercado há quatro anos. Nos últimos dois anos, a empresa cresceu bastante e, em termos de organização, não estava estruturada. Como a minha chegada, tenho buscado organizar tudo da melhor maneira possível através dos seus ensinamentos.
    O nosso grande desafio é administrar os atuais 60 projetos de casamento que temos. A cada reunião com os clientes, temos novas tarefas a realizar. Tenho usado o Todoist e está me ajudando bastante, mas pensei em assinar a versão premium para usar as etiquetas/filtros, pois, muitas vezes temos que tratar com um mesmo fornecedor sobre quatro diferentes projetos, por exemplo, e aí, acabamos ligando mais de uma vez por não visualizarmos antecipadamente os projetos de forma macro. Você acha que vale a pena?
    Utilizamos também pastas físicas nas quais arquivamos todos os contratos de cada cliente com seus respectivos fornecedores, bem como fichas técnicas e cronogramas. Pensei em eliminar essas pastas e arquivar tudo no Evernote. Eu deveria criar um caderno ou uma nota para cada projeto?

    Essas são as minhas ideias de melhoria, mas gostaria muito de saber a sua opinião e, se for o caso, sua sugestão também.

    Como você mesma diz, muito obrigada por tudo!

    Abraços

  3. Marcia 12/02/2015

    Thais, você conhece o TaskClone? Vi esse vídeo e achei interessante, mas não entendi muito bem como ele funciona. Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dCi8NR1YRiY

    • Thais Godinho respondeu Marcia 14/02/2015

      Conhecia, mas não sou muito fã de duplicações. Acho que o processamento de tarefas deve ser inteligente e, para fazer no Toodledo, tem que selecionar diversos campos… acho que fica bem feio fazer assim no Evernote.

      Porém, é excelente para proejtos. Sou uma pessoa muito visual e não curto essa maneira, mas pode servir para outras pessoas.

      Obrigada.

  4. Kátia Barboza 12/02/2015

    Muitíssimo obrigada Thais! Era o que eu precisava para me decidir pelo Toodledo, vou usar junto com o Evernote que já uso! 😉

  5. Bruno da Silva Bertolani 13/02/2015

    Thais, utilizo a versão silver e copio e colo a url da nota, na versão gold muda o que? Não compreendi muito bem, e feito o upload da nota para o Toodledo ou o acesso é mais facil?

    • Thais Godinho respondeu Bruno da Silva Bertolani 13/02/2015

      Vale a pena dar uma olhada na própria página do Toodledo. Tem uma tabela comparativa.

  6. Thiago Bruno 13/02/2015

    Bom dica Thais, mas pra usúarios Mac, uma dia, Omnifocus é o aplicativo, o Próprio David elenca ele nos Top dos aplicativos, só olhar o link https://gettingthingsdone.com/store/home.php?cat=263 e perceber quais os mais “indicados” !

    • Thais Godinho respondeu Thiago Bruno 13/02/2015

      Ele também começou a usar e voltou para o Lotus Notes haha

  7. Thais,tudo bem?

    Queria uma dica sua(não sei se já falou sobre isso): Como integrar o toodledo a agenda do Google.
    Obrigada

    Monica

  8. Ah,sim,só comprando a versão paga,pelo jeito,né?

  9. Rafael Costacurta 22/02/2015

    thais!

    Eu não entendi direito como funciona essa questão de anexar uma nota do Evernote numa tarefa do Toodledo.

    Pelo o que eu entendi isso só é possível usando o serviço filepicker.io, correto?

    Obrigado!

  10. Rafael 30/07/2015

    Thais,

    Em algum momento já chegou a tentar integrar com o Google Calendar? Obteve exito?
    Exemplo: O proprio Tooledo, o IFFT?

    Pergunto pois este é um processo bem manual, crio uma tarefa, mas esta não pode conflitar com um compromisso, ai sempre tenho que olhar na agenda, olhar no tooledo, ou seja demora bem mais se somado todas as atividades.

    • Thais Godinho respondeu Rafael 30/07/2015

      É fundamental esse pensar ao processar qualquer tipo de atividade.

      Não gosto de integrações automáticas porque o automatismo faz a gente perder o controle, especialmente no GTD.