Em 2015, teremos 12 desafios de organização aqui no blog. Postarei aqui no blog, todo início de mês, sobre o desafio atual. Escolherei um cômodo ou cantinho da casa para ser organizado e darei dicas ao longo das semanas para que todos consigam organizar. Cada desafio terá duração de um mês e, ao final do período, vou mostrar aqui no blog as fotos enviadas pelos leitores. Quem for blogueiro pode postar em seu próprio blog! E então, no final do mês, farei um post especial mostrando como eu apliquei o desafio aqui em casa e mostrando as fotos dos leitores e links dos blogueiros. Saiba mais aqui.

O objetivo dos desafios é incentivar os leitores a organizarem suas casas com a orientação de uma organizadora profissional. Vamos fazer um cômodo ou lugar específico por mês para dar tempo de fazer, sem pressa, pois sabemos como o dia a dia deixa a gente sem muito tempo para investir nessas atividades.

Desafio de fevereiro

Em fevereiro, temos como verbo regente o Aprenda. Portanto, nosso desafio terá a ver com ele. O que nós vamos organizar em fevereiro será o nosso cantinho de estudo, o cantinho de estudos dos seus filhos ou seu cantinho de leitura, caso não tenha um canto de estudos. Não precisa ser o cômodo inteiro, mas apenas uma parte dele – o cantinho mesmo! Onde você se senta quando precisa estudar? A ideia não é deixar algo perfeito ou gastar dinheiro, mas participar do desafio organizando ao menos um pouquinho.

Ideias para organizar seu cantinho de estudos

  1. Mesa de estudos
  2. Mesa de estudos dos seus filhos
  3. Cantinho de leitura
  4. Canto no estúdio para estudo musical
  5. Mesa do home-office
  6. Altar de estudos religiosos
  7. Mesa de colorir das crianças
  8. Etc!

No outro desafio, alguns leitores perguntaram se poderiam participar organizando outras áreas, já que não tinham a área do desafio em casa. Pessoal, é muito improvável que alguém consiga participar de todos os desafios. A ideia é fazer algo mais específico mesmo, e não genérico (por ex: organizar a cozinha!). Quanto mais específico, mais chance temos de fazer acontecer pois, com tantas opções, acabamos não focando em nenhuma. Se você não tiver nada a organizar no desafio do mês em questão, pule esse e participe do próximo. ;D

Regras

Importante: Não é necessário ter Facebook ou blog para participar! Todos os leitores podem fazer os desafios em casa – eles apenas não terão como ser publicados no blog. As regras abaixo são para quem quiser participar nesses canais – blog e Facebook, ok?

Para participar, siga os passos abaixo:

Para leitores

  1. Inscreva-se no grupo Vida Organizada – Leitor no Facebook (obrigatório).
  2. Poste a foto do ambiente “Antes” no grupo, pedindo dicas (opcional). Use SEMPRE a hashtag #desafiodeorganizacaovo – do contrário, suas fotos não serão rastreadas para serem publicadas no blog.
  3. Pode postar fotos do ambiente ao longo do processo (opcional). Use SEMPRE a hashtag #desafiodeorganizacaovo – do contrário, suas fotos não serão rastreadas para serem publicadas no blog.
  4. Poste a foto do ambiente depois de organizado até no máximo o dia 25 de fevereiro (obrigatório). Use SEMPRE a hashtag #desafiodeorganizacaovo – do contrário, suas fotos não serão rastreadas para serem publicadas no blog.

Para blogueiros

  1. Escreva um post explicando sobre o desafio de organização para os seus leitores com a foto do ambiente “Antes” (obrigatório).
  2. Pode escrever um ou mais posts nas semanas intermediárias documentando o seu progresso no desafio (opcional).
  3. Escreva um post sobre o desafio de organização com a foto do ambiente “Depois” (obrigatório).
  4. Insira o link dos seus posts de “Antes” e “Depois” nos comentários DESTE POST até no máximo o dia 25 de fevereiro (obrigatório). Os blogs que não estiverem com o link do post final (do depois) neste post não serão divulgados no post com o resultado do desafio.

Por favor, é muito importante que vocês postem suas fotos no grupo ou os links nos comentários para que eu saiba quem está participando e possa divulgar os resultados de vocês no final do mês, em um post especial aqui no blog!

Quem quiser postar via Instagram pode utilizar a hashtag #desafiodeorganizacaovo

Quem vai participar? 🙂

57 Comentários

  1. Êêêê…! Desafio 😉
    Thais: ta valendo cuidar de como organizo meu material de estudo (caixa aonde guardo materiais q ainda preciso de forma física, livros, etc) ?
    Meu cantinho é aonde guardo tudo isso… Porque estudo à distancia e acabo sem um canto fixo, estudando em vários cantinhos durante o dia… Bjs!

  2. Thais, amei especialmente esse desafio, porque meu filho foi pro primeiro ano do ensino fundamental, acho importante pra ele ter seu próprio cantinho!!!! Vou fazer!!
    Obrigada.
    beijos

  3. Muito animada para começar o desafio de fevereiro.

    Não consegui o de janeiro porque acabamos em obra em casa, mas agora está tudo tranquilo!!!

    Já vou fazer a foto do antes para me ajudarem com idéias!

    Thais, sua idéia é fantástica, tá em ajudando a ter foco de organização, porque eu sou ansiosa.. quero fazer tudo de uma vez q acabo não fazendo nada.. rsrsr Aliás seu livro também está me ajudando muito!!

    Abraços!!

  4. AMEI! Amo o blog e deste, mesmo sem blog ou face, vou participar. Meu filho fará quatro anos e está entrando no Jardim. Tenho uma mesinha que não o motiva em nada a desenhar, folhear livros ou traçar escritas. Vou aproveitar minhas férias! Valeu a lembrança. E valeu pela dedicação ao blog. Abraços, Fernanda.

  5. Adorei o desafio de fevereiro! Não pude fazer o de janeiro porque moro com meus pais e o quintal é bem grande, levaria uma grana alta pra fazer algo bem feito – sem contar que até explicar o porquê de querer dar um tapa no lugar levaria tempo e paciência, rs. O de janeiro posso fazer no meu quarto <3 Já vou ir tirando foto do meu antes pra pedir dicas no grupo do leitor. Parabéns Thaís, seu trabalho é maravilhoso! Seu blog trás uma paz interior… Um desejo de mudança inacreditável.

  6. Amei este desafio!
    Este irei participar, preciso de ideias e dicas para organizar meu cantinho de leitura. Não está bagunçado, mas também não estou satisfeita.

  7. Adorei! Participei do desafio de janeiro mesmo não postando fotos, mas, foi super legal. Tenho 3 cantinhos de estudos aqui em casa. Aceito o desafio. Bjos

  8. Thais, já acompanho seu blog há algum tempo mas nunca tinha comentado. Quero parabenizá-la, pois acho o conteúdo excelente! Vou tentar participar do desafio desse mês, creio que o canto mais bagunçado da minha casa seja a mesa do escritório e minha estante de livros. Vou tentar organizar os dois!
    Deus abençoe o seu trabalho e muito sucesso!!!

  9. amei esse! eu já até comecei a arrumar meu canto de trabalho/estudo, mas com o desafio foi otimizar… pretendo inclusive redecorar! vamos ver se consigo… vou aproveitar o feriado de carnaval! 🙂

  10. ola!! Não consigo fazer inscrição nos seus cursos o sistema ao aceita meu email.
    O q faço?
    Estou interessada no de 7/2 através de doc. necessito dos dados bancários e cpf
    Super obrigada

  11. Oi Thais! Inspirada em você e no seu blog estou iniciando um processo de destralhamento no meu apartamento. Estou me desfazendo das coisas que não uso mais sem dó nem piedade! Bom, mas não está sendo tão fácil assim, estou vivendo um dilema ético-emocional em relação aos cds. Não consigo me desfazer deles! E o pior é que atualmente nem aparelho de som tenho para ouvi-los! Música é só pelo celular ou computador. Como lidar com isso? Pensei em converter tudo para mp3, mas mesmo assim continuaria com pena de me desfazer deles…

    • Não se desfaça! Não é para sofrer se desfazendo de coisas, a não ser que isso esteja atrapalhando a sua vida (ex: você tem 10 mil cds e não consegue atravessar a casa).

  12. Essa vai ser moleza.
    É meu cômodo mais utilizado da casa e por conseqüência o mais organizado.
    Não ta 100% mas agora vai ficar.
    Amanhã já começarei os trabalhos
    #animada.

  13. Ai, minha casa está tão entulhada! O bebê cresce tão rápido e as coisas que ele (e eu) usávamos antes foram se empilhando. Será que consigo participar? 😀

    Vou tentar!

    Beijos!

  14. Que legal! Mas como no de janeiro, eu não tinha varanda, acabei arrumando meu quartinho da bagunça e fazendo um cantinho da leitura nele…acho que adivinhei o desafio!! Obrigada pela inspiração Thaís!! 🙂

  15. Querida Thais Godinho,

    Adoro suas postagens e estou louca para participar do desafio.
    Só tenho uma restrição quando ao “hashtag #desafiodeorganizacaovo” por não saber o que fazer com isso.
    Sabe, é que procurei por esse hashtag e me apareceu uma caixinha de senha que não tenho… pode me ajudar?
    Como é que vou fazer para publicar as fotos?
    Se puder, responda em meu email…
    Abração

  16. Poxa que ideia boa, obrigada por dividi-la conosco. Tenho meu ateliê que é também meu espaço de estudo, mas também estou criando um cantinho de leitura na minha sala. O desafio caiu como uma luva… tô dentro!

  17. Olá Thaís,

    Parabens pelo seu trabalho. É de grande utilidade pra mim. Sigo muito suas dicas e tambem dos seus leitores!

    Estou com uma duvida, e acho q vc pode me ajudar. Estou utilizando a agenda do Google no meu computador e o calendario do Iphone. Notei que o que eu lanço no computador na agenda do Google aparece no calendario do Iphone e o que eu lanço no calendario do Iphone não aparece na agenda do Google. Pensei que eram sincronizados! Vc sabe como posso resolver isso? obrigada!

  18. Esse desafio foi muito interessante, pois pratiquei o destralhar. Joguei muitos papéis e livros que não tinham mais utilidade e separei meus livros e documentos. Realmente, foi bem prático e gastei pouco tempo para organizar tudo. Segui seus conselhos Thaís do post e pelo livro. Só basta termos uma atitude, se não sempre vai estar bagunçado. Desejo boa sorte a todas e obrigada pelas dicas Thaís Godinho.

    http://caseimeamarrei.blogspot.com.br/2015/02/organizacao-area-estudos-desafio-fevereiro-2015.html
    http://caseimeamarrei.blogspot.com.br/2015/02/desafio-2-vida-organizada-fevereiro-2015.html

  19. Olá Thais, sua ideia dos desafios foi muito legal, quem sabe me motive a participar de outros durante o ano. Como já concluí o desafio de fevereiro, e estava ansiosa por compartilhar o resultado, lá vai: http://www.transformandoespacos.com/2015/02/desafio-de-organizacao-o-resultado-e-o.html. Minha organização foi sem nenhuma despesa, tô me sentindo muito melhor de entrar aqui agora, e amei mesmo participar! Sejam bem vindos(as) ao meu cantinho!

  20. hummmm……… que pena to sem verba…. to mesmo precisando organizar esse espaço aqui em casa, vou ver o que da pra fazer!!!

  21. Boa tarde Thais!
    Nossa… fiz o desafio de organização e postei as fotos no meu face.
    Mas só agora que eu vi que era para participar do grupo, eu achei que tinha que curtir a página no face (e como eu já havia curtido fiquei tranquila!)! Postei as fotos dia 24 e fiz o pedido para entrar no grupo hoje, mas não sei se vai dar tempo de participar do desafio.
    Mas tudo bem! O importante foi que o desafio me motivou e eu consegui organizar o meu home-office que tava precisando disso há um tempão e eu não saia do lugar!
    Tô super feliz com o resultado! Obrigada pela motivação! Bjs.

DEIXE UMA RESPOSTA