ou

Dizem que quando a gente está finalmente se acostumando com alguma coisa, vem a vida e muda todas as regras. Isso é verdade.

Na última semana, recebemos a notícia que o proprietário do nosso apartamento estava solicitando o imóvel de volta, para uso próprio. Faz apenas seis meses que nos mudamos e eu realmente não esperava passar por isso nos próximos cinco anos novamente. Ele saiu do apartamento para morar em uma casa mas, de lá para cá, já foi assaltado três vezes, o filho foi atacado, ele está com síndrome do pânico, uma situação horrorosa. Eu fiquei extremamente chateada em um primeiro momento mas, quando ele explicou a situação, não havia muito a dizer a não ser se conformar e ir atrás de outro imóvel. Em resumo, tínhamos menos de um mês para sair.

Algumas pessoas me perguntaram se isso pode, se está dentro da lei, mas pode. Existem algumas cláusulas que permitem o proprietário pedir o imóvel antes do fim do contrato, e ser para uso próprio é uma delas.

Outras pessoas também me perguntaram se nós não temos interesse em ter um imóvel próprio. Sim, mas não agora. Temos planos quanto a isso, que envolvem ter uma quantia maior guardada para comprar pagando menos juros. Quando recebemos a notícia, meu marido até me perguntou se não era a hora de comprarmos o nosso apartamento. Temos alguns objetivos financeiros que não envolvem comprar um imóvel neste momento, então foi fácil e rápido decidir. Por isso que eu acho que a organização tem uma série de vantagens – a gente não fica tomando decisões por impulso, sem objetivos lá na frente. Fiquei muito tranquila com a nossa decisão.

Costumo me sentir muito abençoada porque sinto que o universo conspira a meu favor na maioria das vezes, quando quero ou preciso muito de alguma coisa. Desta vez, uma casa no mesmo bairro da minha sogra que estava sendo reformada há anos, ia ficar pronta para ser locada. Nós estávamos de olho nessa casa desde que estávamos em Campinas, pensando que, um dia, se mudássemos para São Paulo, poderíamos mudar para lá. Quando nos mudamos, ela não estava pronta, mas agora está! E gente, nos 45 do segundo tempo mesmo: ficou pronta, chegou a notícia. Meu marido disse que era pra acontecer. Conversamos com o proprietário e foi tudo muito rápido e tranquilo, mas a mudança tem que ser feita em poucos dias. Não sei para vocês mas, para mim, mesmo sendo organizada, isso é uma loucura e bastante cansativo.

Eu comecei o post falando que a vida muda todas as regras porque estávamos tão felizes neste apartamento! E, em um mês, nem o desafio da varanda vou conseguir terminar. Incrível como as coisas simplesmente acontecem.

Porém, vamos finalmente morar em uma casa. O espaço físico é mais ou menos semelhante ao que temos no apartamento, mas temos um quintalzinho em volta, onde poderemos colocar plantas, por exemplo, e brincar com a cachorrinha. E vocês podem esperar muitos posts a respeito, já que morar em casa tem diversos desafios de segurança e relacionados à manutenção de coisas como calhas, por exemplo. Vai ser divertido.

Eu adoro mudanças. Sinceramente, sei que fazem parte da vida e considero como desafios de organização no meu dia a dia. Vamos superar mais essa. Eu não poderia deixar de contar para vocês, leitores do blog, o que está acontecendo, porque isso influencia bastante no meu estado de espírito e (infelizmente) no resultado do desafio de organização, que vou postar mais tarde.

Vamos que vamos!

Thais Godinho
29/01/2015
Veja mais sobre:
33
Não corra se ainda não sabe andar direito
Organizador de cosméticos para malas e bolsas
Editorial: Descanse

 

  1. Victória Morena 29/01/2015

    Imagino como deve estar corrido para vocês agora! Eu também estou neste clima de mudança (meu contrato acabou e o dono pediu a casa também), não esperava me mudar tão cedo (só faz 1 ano que estamos neste imóvel) mas a vida muda todas as regras, não é mesmo!
    Ainda estou a procura de um imóvel para locação, pois também não está nos meus planos a compra de um imóvel.
    Muuuuuuuuuuuuuuitas energias positivas pro novo lar de vocês! Que traga muitas coisas boas!

    • Thais Godinho respondeu Victória Morena 29/01/2015

      Obrigada e boa sorte com seu novo imóvel! Mudança sempre é algo desgastante, por mais que a gente se organize!

  2. Stephanie 29/01/2015

    Boa sorte com a mudança, Thais! Vai dar tudo certo! 🙂

  3. Jess 29/01/2015

    estou passando por isso agora também e não é fácil. Também estou indo para uma casa provisoriamente.

    Todas as energias boas para ti, porque é muito desgastante, mas no final dá certo!

    bjs

  4. Osmar Fernandes 29/01/2015

    Olá, Thais.
    Descobri seu blog há um mês através de algumas amigas do FB .

    Gosto muito das publicações e ontem, inclusive, comprei o seu livro (Vida Organizada) e o do David Allen (Arte de fazer acontecer).

    Sobre as mudanças, penso que um projeto de vida que contem uma margem para eventos imprevisíveis, é aquele que terá maiores chances de êxito. É uma espécie de preparo psicológico para se algo sair do contexto planejado.
    Tento manter minhas tarefas dependente das habilidades que vou adquirindo pela “estrada a fora”, mas compreendi que existem algumas variantes que podem influênciar um plano. Às vezes, penso do seguinte modo:

    – E se não for assim…”
    como poderei levar o esse projetoadiante?
    Terei que aumentar o prazo?
    Existem outras alternativas não ainda não exploradas por mim?

    Parece uma visão tanto pessimista,começar algo e pensar no “e se…”, mas, creio que é apenas uma tentativa de manter as possibilidades de resultado, dentro de uma visão mais ampla, onde o sucesso poderá ser alcançado, tanto em um cenário de sol radiante ou em um dia de chuva.

    Reorganizar as ações conforme as variantes é um teste interior que servirá para sabermos o quanto estamos dispostos a conquistar o que queremos.

    É isso,
    Bjs e Sucesso.

    • Thais Godinho respondeu Osmar Fernandes 29/01/2015

      Não é otimista, se planejar é ser organizado. Está certíssimo.

  5. Fabiana Neves 29/01/2015

    Que chato Thais!
    Eu comprei uma casa recentemente num condomínio, achando que teria paz e tranquilidade, mas aconteceu justamente o contrário! É muito barulho, vizinho com som alto não respeita os outros e nem as regras… Depois de muita confusão decidimos procurar outro lugar para morar. O pior é que compramos a casa! Reformamos e durante a reforma passava várias horas na casa e parecia que tudo era tranquilo como queria, mas infelizmente não era… Mas como vc disse … vem a vida e muda todas as regras!

  6. Paula 29/01/2015

    Thais…

    Mal sei por onde começar este comentário, primeiro meu aqui no seu blog.

    Acho que o melhor é agradecer… Agradecer por você ter assumido essa missão de vida de ajudar as pessoas a se organizarem e terem uma vida melhor…

    Senti-me impelida a falar porque, após 9 meses morando em um apartamento (mudamos de Curitiba para Brasília em abril do ano passado), meu marido e eu resolvemos procurar se não havia outros apartamentos tão bons quanto o “nosso”, mas que fossem mais barato. A procura começou na última semana do ano passado, apenas com o intuito de “sentir” o mercado, já que o nosso contrato acabaria apenas no final de março de 2015.

    Em um dia de pesquisa, encontramos o apartamento perfeito! Ainda mais perto do trabalho (já morávamos perto, a 15 minutos a pé), apenas 5 min a pé, em uma vizinhança agradável, com jardim, quadras esportivas públicas bem cuidadas, e o melhor: uma economia de R$1000.00,00 por mês com aluguel e condomínio. Com isso, decidimos mudar, pois a economia ao longo do ano compensaria e muito pagar a multa rescisória.

    Assim como no seu caso, foi tudo muito rápido e inesperado, mas está tudo indo muito bem! Contratamos um pintor para dar um up na cozinha e nos armários e nos mudamos depois de amanhã!

    E agradeço a você e a seus posts! Peguei várias dicas de mudança no seu site, não apenas a mudança física, mas a mudança “espiritual” que cerca a coisa toda!

    Desde o início de dezembro, antes mesmo de imaginar que faria uma mudança, já vinha lendo e estudando seus posts, sobre os mais variados temas, organização, limpeza, projeto de vida e, sim, depois, mudança. Já até peguei o livro do Tim Ferris emprestado!

    O fato é que no último mês você tem sido uma super amiga! É como se eu tivesse mais alguém para conversar e me aconselhar sobre muitos dos meus pensamentos e angústias sobre a vida. Além de querer me tornar uma pessoa mais organizada, sou servidora pública, trabalho com educação financeira, que é super legal se pensarmos em serviço público, mas tenho outras paixões, como costura, moda, decoração, design de apresentações, etc. Sua história de vida tem me inspirado a econtrar minha missão pessoal e a me planejar para futuras mudanças de rumo.

    Antes de pensar em fazer mudança já vinha devorando seus posts e durante a mudança então, nossa, como me ajudaram!

    Por isso quis escrever! Para te agradecer e para te desejar uma ótima mudança e uma excelente nova fase da sua vida! Sigo uma religião oriental, assim como você que é budista, e acredito que nada é por acaso. Morar nessa casa dos seus sonhos é fruto de tudo que você vem plantando ao ajudar as pessoas a viverem melhor.

    Parabéns pelo seu trabalho. Parabéns pelo seu blog, que, para mim, é o melhor que conheço. Seu blog inspira as pessoas a viverem melhor sem terem que gastar mais para isso, pelo contrário, você ajuda as pessoas a ganharem mais, mais tempo, mais qualidade de vida e, por que não, mais dinheiro, algo raro de se ver nos blogs de moda, por exemplo.

    Mudança é sempre um pouco estressante sim, mas, como diz meu marido, “Relaxa”, que vai dar tudo certo! Se deu pra mim que sou “meio” desorganizada, imagine para você!

    Beijos,

    Paula

    • Thais Godinho respondeu Paula 29/01/2015

      Obrigada, Paula. Fiquei muito feliz com tudo o que você escreveu.

    • Evely Solange respondeu Paula 29/01/2015

      Olá, Renata. Somos colega de profissão. Muito bom você querer fazer uma segunda graduação. Vou dar uma olhadinha em seu blog.
      Boa sorte.
      Abraços.

  7. Renata Cunha 29/01/2015

    Caramba Thais, esse post foi de tirar o fôlego hein! Eu acompanho seu blog desde 2012 (apesar de pouco comentar), e vc me inspirou a ser (ou pelo menos tentar) mais organizada. Ah propósito, ainda tenho MUITAS dúvidas sobre o evernote.. Procurei bem seus posts sobre essa ferramenta, mas confesso que estou perdida em como utiliza-lo da melhor forma.
    Então, eu moro com meu namorado já vai fazer 2 anos, e já mudamos 2 vezes. Mas desde que morava com meus pais passamos uma BOA parte da minha vida morando de aluguel, e sempre soube que o proprietário pode pedir a casa a qualquer momento e te dá 30 dias para sair. Sinceramente, como disse estou tentando ser organizada, até porque esse ano vou começar uma segunda graduação, e estou extremamente feliz por isso. Mas se eu recebesse essa notícia que o proprietário quer a casa de volta, eu ainda ficaria assustada e ia rodar igual uma barata tonta, desesperada para conseguir uma outra locação..rs
    A gente (eu e meu namorado) ainda sonhamos em ter nossa casa própria sim, mas como vc disse ainda não é a hora, requer uma quantia maior, entre outros fatores..
    Se puder passa lá no meu blog para conhecer, criei o blog para falar da minha jornada nessa minha segunda graduação em Letras, e porque resolvi mudar de área profissional, dicas de livros, entre outros.. Espero que goste!
    Beijocas!

  8. Grazy 29/01/2015

    Oi Thais. Boa sorte na nova empreitada! Moro em apê meu sonho mesmo era ter uma casinha com quintal ♥.

    XoXo,
    Grazy

  9. Hingridy 29/01/2015

    Sei bem como é isso ! XD

    Meus pais decidiram mudar de casa (e cidade) e me vi obrigada a morar sozinha, não que seja uma problema por que sempre quiz. O problema mesmo é as condições financeiras.

    Mas tudo sempre dar certo com a graça de Deus.

    Boa sorte!!!

    Bjs

  10. Nilza 29/01/2015

    Boa sorte na mudança. Será ótima.
    São Paulo está muito perigosa sim, mas vc não pagará mais condomínio.
    Com o valor de poucos meses de condomínio vc pode instalar alarme, câmara de vigilância e automatizar o portão.
    Minha casa tem várias câmeras de vigilância e eu acompanho as imagens pela internet. Vende tudo na Sta. Efigênia.
    Se gostar de cachorro, pode comprar um cão de guarda. Eu tenho pastor alemão (fêmea). Comprei porque a buldogue só guarda os próprios interesses de comer e dormir… Já tive boxer também. Ambos são grandes guardiões, sociáveis e amam crianças.
    Abço,

  11. Sibelle 29/01/2015

    Querida Thaís,

    Boa sorte na sua mudança! Estava escrito que essa casa seria sua nova morada. Sei que essa mudança renderá ótimos posts.

    Abraco!

  12. Cinthia 29/01/2015

    Também adoro mudanças, apesar de que fazer a mudança em si não é nada fácil! Assim como você Thaís (outra coincidência), comecei o desafio tentando organizar minha área externa, com prateleiras e tals, acabei me mudando (só que de uma casa para apto maior e pertinho do trabalho) na última sexta-feira!! E foi tudo de uma hora pra outra! Ufa!! Só falta um comodo para acabar de organizar… Mas já está ótimo vir à pé! Vendemos o segundo carro e investi num fundo, pois como você, quero ter uma entrada boa quando for comprar imóvel..! E creio que nos próximos 2 anos o mercado estará bastante benéfico pra quem poupou.. então vamos que vamos! e boa sorte com a mudança (não que vc precise! Hehehe, mas é sempre bom chegar tudo inteiro no novo domicílio)!!
    beijos!

  13. Luana 29/01/2015

    Thais,

    Reafirmando tudo o que disse: Tudo vai dar certo!

    Boa sorte e ótima mudança, tanto de lar quanto de vida!

    Abraços!

  14. Gleydiane 29/01/2015

    Thais, boa sorte pra vocês!

    Tive que comentar… Morar em casa é muito bom! Todo mundo diz do perigo e tal, mas sinceramente morei minha vida toda em casa e quando me mudei para apartamento tive muita dificuldade de adaptação. Hoje moro em casa novamente e espero nunca mais morar em apartamento. Segurança hoje em dia nem em apartamento! É mais perigoso? Pode até ser, mas já vi tanto condomínio de luxo ser assaltado que nem sei mais.

    Que vocês sejam muito felizes no seu novo lar! Tenho certeza que seu filho vai adorar ter um quintal para brincar com o cachorro. Bjus!

  15. Mara Rubia 29/01/2015

    Adoro seu blog! estou aqui na torcida por você e sua família!
    tenho certeza que a mudança será para melhor; estou aprendendo muito com você,
    a organizar minha casa. Bjs!

  16. Ana C. 29/01/2015

    A vida faz umas maluquices mesmo Thais. Eu tb tive que me mudar em uma semana, mas foi pra uma casa melhor, mais nova e mais segura. Boa sorte pra vcs na nova casa! Abraços

  17. Abe Gomes 29/01/2015

    Thais, vai dar tudo certo, estou na torcida por você e sua família!!
    Abraços

  18. Danusa 29/01/2015

    Thais, muitas felicidades pra vocês na nova casa!
    Masss… de onde surgiu a cachorrinha? Em que mundo eu estava que nunca tinha lido sobre ela por aqui? Agora sou ainda mais fã, pq aqui em casa tem bebê, cachorro e gato, e todo mundo feliz 🙂
    Bjs,

    • Thais Godinho respondeu Danusa 30/01/2015

      Danusa, é uma história um pouco triste para contar. Estou me preparando para falar sobre ela em breve no blog.
      Obrigada por ser tão atenciosa. Só você citou isso. <3

  19. Anna Amélia 30/01/2015

    Bom dia!
    Em dezembro de 2013, com 2 bebêse de colo, eu e meu marido tivemos que mudar de CIDADE em apenas 10 dias! Foi muito estressante, principalmente por que não sou muito organizada, mas foi a melhor coisa que poderia ter acontecido em nossas vidas! Hoje consegui me organizar mais e percebemos que conseguimos acompanhar o crescimento de nossos filhos! Vai com fé, que tudo dará certo! Beijos

    • Thais Godinho respondeu Anna Amélia 30/01/2015

      Uau, que aventura! Que bom que deu tudo certo. Obrigada pelo apoio!

  20. Thais,acredito que o Universo sempre vai conspirar a seu favor.A Meditação é uma “mágica” que faz isso com a gente.
    E como você gera uma energia muito positiva para as pessoas,tudo isso volta para você!

    Deus continue te abençoando!

  21. Barbara 30/01/2015

    Thais, reforçando o que todos já disseram aqui nos comentários, muito boa sorte na mais nova mudança! Deus sempre nos manda o que precisamos, se isso aconteceu assim, tenho certeza que será uma mudança p/ melhor (mesmo que a princípio assim não pareça)! Bjos!

  22. Pamela 30/01/2015

    Olá Thais, também estou mudando de casa e não é fácil nunca, né? seguindo uma dica coloquei meus livros em uma mala para poder transporta-los com mais facilidade,e hoje é só uma mala(infelizmente), mas fico imaginando você e sua biblioteca, como é que você consegue?!

  23. Dulce Mota 30/01/2015

    Olá Thais,
    tenhoa felicidade de seguir este blog há já 2 anos.
    Tenho aprendido muito!
    Obrigada e as maiores felicidades para a nova casa. Tudo têm o seu tempo e a sua HORA!
    Dulce

  24. […] mesma, este mês, fiz tantos planos para a varanda e, com a notícia da mudança, não pude fazer mais nenhum investimento nela. Por sorte fiquei sabendo da devolução do imóvel […]

  25. Chris Mello 30/01/2015

    Oi Thais! Adoro o seu blog, acompanho há quase três anos. Ele é muito inspirador pra mim.
    Me ajuda muito em vários sentidos. Sou super sua fã!
    Eu também adoro mudanças, apesar de,as vezes, não me dar muito bem com elas. Mas tudo em nossa vida tem um motivo né!? Eu também estou de mudança e não vejo a hora.
    Muito boa sorte pra você e sua família e que sejam muito felizes no novo lar!

  26. Bruna Zampieri 03/02/2015

    Thaís, parabéns pelo auto-controle e pensamento positivo nesse momento! Espero que a mudança te inspire muito, afinal, assunto não vai faltar! Rs