Outro dia comentei quais eram os meus planos para a varanda no desafio de organização de janeiro e, de lá para cá, comecei a tomar as primeiras providências. Organizar a varanda em um único mês será realmente um desafio, especialmente porque ficarei uma semana fora viajando, o que complica um pouco a questão das compras e providências. Mesmo assim, acredito que dê tempo!

Fomos até a Leroy Merlin comprar os decks e as pedras para o piso da varanda, porque essa é a parte mais fácil e que já dá um bom impacto visual logo de cara, ao implementar. As pedras podem ser compradas no setor de jardinagem da loja. Havia uma série de tipos e cores e eu optei pelas pedras um pouco maiores e brancas, que prefiro.

070115-pedras01 070115-pedras02

Compramos o modelo acima que, como vocês podem ver, custou 17,90 o pacote de 6kg. Compramos seis pacotes, acreditando que fossem suficientes, mas foi super no chute, porque não tínhamos ideia!

Então fomos para a seção de madeiras, onde procuramos os decks para piso já prontos. Eu estava procurando algo em uma madeira mais escura porque, à medida que vá tomando chuva e envelhecendo, não fica com um aspecto tão feio. porém, meu marido lembrou que, de tempos em tempos, podemos lixar e envernizar os decks, o que foi uma boa lembrança. Assim, pudemos ficar mais livres para escolher aquele modelo que nos agradasse mais. O problema é que tinha um milhão de modelos diferentes!

050115-decks01

Essa é uma espécie de “vitrine dos decks” – um corredor inteiro desse jeito. Ficamos um tempão decidindo o que seria melhor. Optamos por levar um modelo que tivesse mais ou menos 50 x 50cm, porque montaríamos um caminho com eles na varanda e, ao redor, preencheríamos com as pedras. A média de preços é de 50 a 80 reais por deck desse tamanho. Há opções menores e mais baratas mas, por outro lado, é necessário comprar em maior quantidade para preencher como queríamos.

Então vimos que, no mesmo corredor, na frente da tal vitrine de decks, tinha uma espécie de depósito com outros modelos mais simples (e mais baratos). Acabamos encontrando uma boa opção, que nos atendia, por 44,90 cada deck. Levamos cinco unidades. Nossa varanda mede 2,80 x 1,00m.

050115-decks02

Compramos só isso no dia. Chegando em casa, começamos a brincar.

070115-instalando01

Uma leitora perguntou no Instagram se eu poderia fazer um vídeo explicando como instalar os decks. Não tem segredo! Eles já vêm prontos e com uma base embaixo para fixar no chão. Como colocaríamos as pedras em volta, elas prenderiam a madeira. Não foi necessário nenhum processo especial de instalação – apenas colocar.

070115-instalando02

Em seguida, começamos a colocar as pedrinhas em volta, aleatoriamente.

070115-instalando03

Foi quando percebemos que seis saquinhos de pedras não dariam nem para o cheiro… precisaríamos de bem mais! o.0

070115-instalando04 070115-instalando05

Voltamos na Leroy e compramos mais sete sacos de pedras. No total, foram 13 saquinhos de 6kg cada. Foi a quantidade perfeita porque, depois, ficou assim (já com as nossas plantas):

070115-varanda01 070115-varanda02

A última foto não ficou com a resolução tão boa porque tirei um pouco contra o sol e, na hora de editar, ficou um pouco “estourada”. Desculpem por isso! Ainda assim, acredito que dê para ter uma ideia de como está ficando.

O próximo passo é instalar o jardim vertical e o altar. Resolvemos mudar um pouco os planos de acordo com o comentário de uma leitora, que disse que não seria muito legal colocar a horta no murinho, pois as plantas não pegariam sol. Por isso, optamos por fazer uma horta menor, em uma das paredes laterais. Obrigada!

72 Comentários

  1. Nooooossa!!! Ficou show de bola mesmo!!!! E é tão simples, né?! Eu adoraria fazer isso na minha varandinha, mas acho que não daria certo pois é o lugar onde ficam dois varais de chão para estender as roupas…
    Bjs, Thais!

    • Desculpe me meter, Regiane, mas estes varais não são desmontáveis? Pode colocá-los sobre o deck quando necessário, apenas… Quando não estiverem em uso, desmontá-los e guardá-los no canto até da própria varanda ou de uma área de serviço. Não resisti a dar este palpite… Beijos!

  2. Fico muito legal, mas eu fico me perguntando sobre a limpeza dos decs e das pedras, quando chover vai molhar tudo, e as pedras vão ficando escuras…Como seria essa limpeza Thais?

  3. Thaís,

    Que legal ver posts tão “hands on” assim! Estou me animando para mudar algumas coisas na minha casa que me incomodam.

    A única coisa é que nós já tivemos num outro apartamento uma parte com pedrinhas brancas. Ok que elas eram maiores (e consequentemente mais pesadas), mas era um verdadeiro inferno tirar para limpar. Morávamos perto da Av. Paulista, onde tem muita poluição, então em pouco tempo elas já estavam sujas novamente. Acabava pagando para o filho da nossa funcionária, porque ele era mais forte e aguentava melhor o tranco.

    Bjos

  4. Eu tb tive essa mesma experiência com decks e pedras brancas na varanda. O efeito visual é maravilhoso e eu ainda gosto muito, mesmo com a manutenção trabalhosa. Mas no caso usamos pedrinhas menores, tenho a impressão que acumulam mais sujeira entre elas comparada as maiores. E ainda tenho um agravante: tenho dois gatinhos e a caixa de areia deles ainda está na varanda pq a lavaderia ainda não tem espaço disponível. Por mais que eu limpasse e aspirasse, sempre caía as pedrinhas de argila no meio das pedras brancas. Tb envernizamos os decks antes da instalação, para proteger da chuva e do sol, que bate com frequência na varanda. Agora retirei as tais pedrinhas e fiz uma limpeza geral no decks para passar verniz de novo, e ainda estou na dúvida se coloco essas pedras maiores dessa vez. Vou postar fotos no desafio do grupo, quem sabe surgem ideias interessantes ^^

    Bjs!

  5. Acho que ainda está em tempo de desejar um lindo 2015 pra você… 🙂
    Sou grata a você e seu trabalho maravilhoso. Não imagina como sua experiência, suas dicas e sua boa vontade me ajudaram em 2014.

    Thais, sucesso e toda alegria para todos que você ama.

    Beijos carinhosos.

  6. Complementando a dica da outra leitora: eu colocaria a hortinha na parede que da pra ver sentada no sofá, pois traria um conforto visual aos olhos. Por exemplo, se sentada no sofá consigo ver a parede lateral esquerda seria essa que eu colocaria a horta.

  7. Thaís, estou amando a sua varanda, está ficando linda! Fica só uma pergunta… como você pretende fazer a limpeza? Vai retirar de tempos em tempos para limpar o chão embaixo ou só por cima de tudo? Eu morro de vontade de fazer algo assim aqui em casa mas fico com medo da manutenção. Beijo!

    • Vou fazer testes.

      Penso da seguinte forma… é uma área externa. Se essas pedras estivessem em um jardim, em um quintal, existiria essa necessidade de limpeza? Não, nem teria como (quem lava um jardim?).

      Eu pretendo de tempos em tempos (talvez uma vez por ano ou em período de seca) lixar e envernizar os decks. Com relação às pedras, não tenho muitas neuras, para falar a verdade. Quando a sujeira estiver incomodando, pendo em colocar em bacias para lavar e pôr de volta.

      Mais uma vez: encaro a varanda como um quintalzinho.

      Bjo

      • Thaís,

        ideia que eu vim pensando enquanto lia as perguntas sobre a limpeza…
        Em jardins, o máximo que é feito é ser varrido, para tirar folhas e etc.
        Eu, se fosse na minha casa, usaria um aspirador de pó e é isso aí…
        Nem me passa a ideia de lavar, rsrsrsrs

        • Também fiquei pensando a mesma coisa. A natureza não limpa suas pedras.
          Mas fica aqui duas ideias de coisas que decoradores fazem.
          Muitas vezes se colocam areia embaixo de onde se coloca as pedras, isso da uma certa proteção por baixo. Ainda mais se alguém for colocar em cima da terra (como não vai ter contato elas não sujam). Foram que tem outras opções de cobertura como argila expandida, casca de arvore e até mesmo pedra brita moida.
          Sobre o deck de madeira, exite a opção de deck de madeira de plastico. Ele é bem parecido com o real, sendo mais leve, de facil limpeza e com boa resistencia. Ja vi muito em feiras de tecnologias arquitetonicas, mas não sei ao certo como andam as vendas.
          Quanto ao jardim, cuidado pra não colocar ele recebendo sol da tarde!
          Seu espaço esta ficando ótimo.

  8. Thais,

    li que vai mudar a posição da hortinha para pegarem sol. Lembrando que como o sol tende a ser muito forte no verão. O ideal seria receber sol apenas de manhã cedo ou finalzinho do dia. É preciso muita luminosidade, não necessariamente sol direto ao longo do dia. O sol quente na hortinha queima as plantas (aprendi isto no garden center onde trabalho)

    O projeto está ficando ótimo. Sou fã do deck com pedriscos, traz um tom de jardim para espaços pequenos

  9. ficou lindo.. mas fiquei com uma duvida.. vcs taparam o ralo? como sera feita a limpeza do piso?
    uma vez quis colocar na minha varanda, mas uma amiga me disse que poderiam aparecer lagartixas e lacraias o tempo todo, acho que por causa da umidade acumulada. O que vc acha?

      • Thais queria te parabenizar pelo lindo trabalho estou pensando em fazer isso em minha varanda mas ela e aberta pega chuva e sol. Ela e grande e comprida com apenas um ralo na extremidade. Será q preciso impermeabilizar com manta para n ter problemas com o apartamento abaixo?

        • Eloisa, estou no ultimo ano de arquitetura e bom, para espaços como o da thais não á a minima necessidade de impermeabilização, nem de tapar o ralo, afinal não é um espaço definitivo (pro resto da vida). Pedras permitem que o espaço seja permeavel, então a água da chuva vai escorrer e ir embora pelo ralo normalmente.
          Voce pode ter problema com agua e drenagem se encher toda a sacada de água (o que não é muito possível de ser feito) ou se for encher ela toda de terra. Terra fica umida, o que pode danificar as paredes você terá um acréscimo de peso desnecessario (fora a bagunça que ela pode fazer com chuva.) Para apartamento de preferencia aos vasos.

  10. Ficou ótimo! E não se preocupe com limpeza. A água vai correr para o ralo, normalmente, o vento vai secar a umidade, não terá problema algum. As pedras escurecem um pouco conforme o tempo passa, mas isso não é ruim, eu acho que fica até mais bonito.

  11. Thais,
    Procure observar qual o “caminho” do sol durante o dia. Se bater sol na varanda pela manhã, escolha para a horta, o lado de maior incidência. Caso bata somente à tarde, escolha o lado de menor incidência senão as plantas queimam. Talvez nesse caso, colocar as plantas no murinho seja uma boa para protegê-las pois a quantidade de luz que incide na varanda seja suficiente.

  12. Thais, adorei o projeto da varanda, acho que vai ficar super lindo!!!

    Uma sugestão: coloque os decks alternados, tipo um com as ripas na horizontal, o próximo na vertical, o proximo na horizontal e assim por diante, acho que fica bem legal!

    Fiquei triste com o desafio desse m6es, pois não tenho área externa, nem uma varadinha no meu apê, mas resolvi cuidar das plantinhas de uma forma especial.

    Bj

  13. Nas minhas contas malucas você gastou 455 reais… achei caro! Quando você falou no desafio eu pensei em reservar no meu orçamento anual – só a média, a previsão do que irei gastar mensalmente nesse ano – 300 reais com a transformação do meu cantinho, uma espécie de cota. Acho importante esse planejamento acontecer. Moro em uma casa e estou organizando: um jardim suspenso, em um murro; samabaias em um corredor mais largo e ainda estou pensando o que fazer no quintal, mas já destralhei a área de serviço e a garagem. E nos planos de área externa que é enorme (em comparação a sua) meu orçamento foi em 194 reais… Eu não estou querendo me meter (até por que nem tenho a liberdade), não quero ser a chata, mas eu sou ligada em duas questões fundamentais: orçamento e limpeza. Se você consegue manter suas contas equilibradas (com todos os gastos essenciais) e sua casa limpa, é o essencial para mim. Então eu critico a sua proposta – além de cara – uma limpeza muito complicada.

    • Oi Emanuelle,
      Está dentro do meu orçamento planejado para esta mudança.
      Como cada pessoa faz o que quiser no desafio, cada um tem seu planejamento e orçamento. Não estou “obrigando” ninguém a fazer a mesma coisa que eu, estou apenas compartilhando como estou fazendo também.
      Abs

  14. você já pensou em pintar essa parede branca que fica logo de frente de uma cor vibrante? talvez roxo ou vinho. Não sei se para o propósito que você quer seria adequado, mas caso queira um visual mais relaxante poderia ser de uma cor mais clara. Mas destacar essa parede seria legal, já que ela não vai ter nenhuma planta. Não ficaria sem graça, sabe?

  15. Oi Thais, parabéns pelo projeto, também acho que não vai ficar precisando limpar toda hora. Uma pergunta: no pacote das pedras dizia o tamanho médio das pedras? Estou tentando calcular quanto precisaria para minha área, já que meu orçamento é bem reduzido. Obrigada.

  16. Thais,

    Parabéns pela varanda, está ficando linda!

    Comprei seu livro esta semana e que bacana, no livro você escreve com tanta objetividade e clareza quanto no blog… não sou fã de livros de autoajuda que não são contados através de histórias, porém seu livro é ão interativo que a gente começa a ler e não consegue mais parar!!

    Em 2014 por várias vezes tive a sensação de está no ” automático, sabe?! como se os dias estivessem passando e eu não estivesse me dando conta do que estava fazendo ou não está aproveitando os momentos da melhor forma e decidi que isso precisava mudar..

    Em 2015 minha meta número um é aproveitar mais os momentos simples que a vida nos oferece e estou me sentindo muuuito feliz de ter a oportunidade de aprender a melhor forma de me organizar para concretizar meus sonhos e descobrir que ” dá tempo sim”…rss…basta de determinar pra isso!!!!!

    Organização sempre foi um ponto fraco pra mim… não que esteja um caos mas é algo que preciso adquirir o hábito(como você fala no livro)pois me pego várias vezes organizando a mesma coisa que precisaria apenas ser mantida e não reorganizada!!!!

    Muito obrigada por compartilhar suas experiências de vida e profissionais e incentivar a melhoria diária da qualidade de vida!

    Bjs e um 2015 repleto de saúde, paz e realizações pra você e sua família!

  17. Olá Thaís!

    Adorei a ideia, criou um ambiente bem relaxante. Também acho que a limpeza não será um Bicho de Sete Cabeças (afinal, é uma área externa e qual área externa não dá trabalho?). Na verdade achei bem prático, pois você precisará de limpar com menos frequência deste modo do que como era antes, concorda? Sobre o orçamento digo que tudo hoje em dia é “caro”, mas com planejamento e metas é possível realizar nossos objetivos; tenho certeza que você não acordou e disse: “eu vou modificar minha área externa hoje desta forma”… Com certeza você foi reservando em seu orçamento, pesquisando preços e possibilidades antes…

    No meu apartamento também tínhamos uma área externa, mas ela sempre ficava suja e, como nossa sala era bem pequena resolvemos fechar a área externa com janelas de vidro de forma que a área externa virou parte da sala. Gostei muito do resultado de nossa “reforma”; porém se seu tivesse visto sua sugestão antes, com certeza iria considerar fazê-la!

    Aproveito o ensejo para parabenizá-la pelo blog. Pelas manhãs procuro sempre acessá-lo e me surpreendo com as dicas. Confesso que não tenho problemas com organização, mas adoro ver dicas e coisas novas!

  18. Achei lindão!
    E, para quem não quer gastar/investir em uma decoração dessas, acho que vale soltar a criatividade e procurar no Google, tem muitas coisas legais, já vi até até um jardim suspenso com garrafas pet eu já vi… As plantas? Podem ser doadas, ou compradas em feira, que são bem baratas.
    Lá em casa minha mãe tem muitas plantas e eu não me meto com elas, é a terapia dela, deixo por conta dela mesma.

  19. Olá Thais! Sua varanda está ficando muito parecida com a minha e a única dica que eu daria é envernizar os decks antes de colocá-los, porque o sol e a chuva podem danificá-los rapidamente. Uma vez por ano eu faço a manutenção do verniz, então os meus estão sempre como novos. Quanto às pedras elas sujam mesmo, mas faz parte, está numa área exposta ao tempo, então uma vez por ano coloco-as de molho no sabão em pó e elas ficam como novas.

  20. Está ficando lindo, Thais. Nesse mesmo clima, tenho um pedido pra te fazer. Eu e meu marido compramos um terreno e vamos começar a construir esse ano. Estou bem perdida, sem saber por onde começar. Será que tu poderias fazer um post sobre organização em meio a construção? Ou indicar algum blog legal com dicas sobre esse tema? Aproveito pra agradecer por esse blog maravilhoso. Me auxiliou no momento em que mais precisei. Li teu livro também. Suuuuper recomendo. Beijão

    • Nunca passei por essa situação, então não me sinto segura para escrever e indicar coisas a respeito. Mas obrigada pela sugestão? Quem sabe no futuro?
      Boa sorte com tudo.

      • Natálie, acho que essa matéria pode te dar uma noção geral de tudo que compõe a obra http://casa.abril.com.br/materia/dicas-para-planejar-bem-a-obra

        Te indico tentar marcar uma conversa com algum arquiteto, normalmente essa primeira conversa não tem custo e ele pode tirar suas duvidas. Muitos escritórios hoje fazem administração de obra, fazendo planilhas da gastos, orçamentos e tudo mais para o cliente. Lembre-se sempre de ser muito claro com o profissional o valor disponivel para a obra, para que ele possa planejar bem e você não ter surpresas desagradaveis no caminho.

  21. Nossa o deck e as pedrinhas já deram uma nova cara para o ambiente que tinha um ar meio frio por causa do piso. Será um ótimo lugar para meditar 🙂

  22. Olá Thaís e todo mundo,
    Parabéns pelo trabalho, já o acompanho a mais de 2 anos.
    Vendo seu projeto de varanda, me animei de cuidar das minhas plantinhas.
    Tenho um deck, sem pedras, que não tiro do lugar faz mais de um ano e hoje, quando fui limpá-lo estava com uma serrapilheira enorme (só não formou solo porque não há minhocas ou fungos aqui).
    Estou pensando em colocar pedras há anos mas adiei por conta da limpeza. Como limpar o piso por baixo?
    Mais uma vez, parabéns.

  23. Oi, estou pesquisando no Google para fazer um jardim na minha varanda. A varanda é piso frio, quero forrar com pedras as laterais e colocar as plantas #essas laterais. Estou preocupada se a água de chuva, mesmo sendo coberta, chuva forte molha a varanda. Será que tem perigo de água parada em baixo das pedras ? Ouvi dizer que tem que colocar uma manta por baixo das pedras??????? Será? Adorei seu blog. Muito lindo Parabéns. Abraços

  24. Olá.
    Adorei a sua ideia.
    Estou pensando em fazer na minha sacada. Me fala uma coisa. Como fica pra limpar a parte das pedras. Moro em frente à praia e venta muito. Queria saber se suja muito.
    Abraços

  25. Oi! Passado já um tempo da instalação, gostaria de saber se você gostou, se é prático no dia a dia e como é a manutenção. Obrigada!

  26. Olá Thais,

    Amei o post compramos esses mesmos materiais para fazermos aqui em casa. No nosso caso faremos em um corredor interno que da acesso aos quartos com teto de policabornato. Estávamos super na dúvida se deveríamos fixar os decks e as pedras e o seu post nos esclareceu muito.

    Só uma dica: pra quem mora em São Paulo achamos as pedras bem mais em conta no Galpao das Plantas. Fica na rua do Aquário na Jacu Pêssego. Enquanto na Leroy o pacote com 6k estava 17.90 lá pagamos 38 reais em 40k. E o pacote com 9k (pra quem quiser comprar em menor quantidade) sai por 12,00 reais.
    Acho que super compensa.
    Bjs.

  27. Meu apartamento esta pra ser entregue, e tem sacada tambem, minha ideia é fazer um igual ao seu, mas minha duvida é, quando chove, não alaga? ou não da infiltração??

    • Olá Marcos, não moramos mais no apartamento. Quando chovia, nunca alagava, porque tinha ralo embaixo. Uma solução é fechar a varanda com vidro.

  28. Adorei!!!
    Esta semana decidi dar vida à minha varanda (que mede 4,00 por 0,70) e quando comecei a pesquisar já encontrei suas super dicas. Tenho dúvidas quanto à drenagem da água da chuva, vocês tiveram algum problema?
    O guarda-corpo da minha varanda é de grade de ferro, portanto terei que usar uma régua de madeira para evitar que as pedras caiam.
    Semana que vem estarei na Leroy Merlin!!!
    Bjs
    😉

DEIXE UMA RESPOSTA