E quando você pensa que mais nada virá de algo que já é muito bom, o Toodledo (ferramenta que utilizo para gerenciar meus projetos no GTD – junto com o Evernote – veja aqui) lança um recurso novo chamado Habits (“hábitos”, em português), que serve justamente para controlarmos a implantação de hábitos na nossa vida. Achei engraçado porque vinha pensando nisso mesmo ultimamente. Tinha até criado uma tag no Evernote chamada “Hábitos que quero reforçar” para fazer esse acompanhamento, mas tudo era bem informal. Com essa ferramenta nova do Toodledo, a brincadeira fica mais interessante! Veja como funciona:

habits-toodledo

Garanta que você já tenha uma conta no Toodledo. Então, acesse a página habits.toodledo.com. Nesta página, você conseguirá gerenciar todos os seus hábitos.

Você pode escolher três maneiras diferentes para criar seus hábitos:

  1. Checkbox – Para hábitos que você quer acompanhar e ir “ticando” cada vez que executa algo relacionado. Talvez você tenha como hábito fazer uma atividade física, comer de três em três horas ou meditar todas as manhãs. Quando você criar um hábito desse tipo, ele terá uma “corrente” que não pode ser quebrada (é um recurso visual). O Toodledo também oferecerá um gráfico e um calendário que exibirão seu progresso à medida que você for executando algo relacionado àquele hábito.
  2. Number – Trata-se de um hábito que esteja relacionado a números, como por exemplo: registrar seu emagrecimento, a quantidade de horas trabalhadas diariamente, o número de horas que você dormiu, a quantidade de e-mails na sua caixa de entrada. Da mesma maneira que nos hábitos Checkbox, o Toodledo também apresenta um gráfico para cada um destes hábitos.
  3. Rating – Neste tipo, você pode inserir notas de 1 a 5 para determinados assuntos, como por exemplo: o quão feliz você terminou aquele dia, seu nível de estresse, de produtividade etc. E a ideia também é apresentar um gráfico que te mostre como você está indo ao longo do tempo.

Depois de inserir um hábito, você pode clicar nele na barra lateral esquerda e manusear de acordo com o que você for executando. Eu criei um hábito para meditar, por exemplo. Então eu entro nesse hábito hoje e clico na caixinha que fica acima do dia em questão, “ticando” o hábito. Isso ficará registrado na ferramenta e o gráfico abaixo será atualizado. Tem que ir controlando à medida que for fazendo.

habits-comofunciona

Ainda há vários testes para fazer, mas por enquanto achei bem legal! Era um recurso que eu sentia falta. Dá para usar para rotinas domésticas, por exemplo (farei mais testes nesse sentido).

Eu comecei a testar ontem mesmo e já inseri alguns hábitos. A ferramenta está disponível na versão web, para tablet e no navegador do celular. Para Android, deverá sair em breve, assim como para o aplicativo em iOS.

Mais alguém já testou? O que achou? Eu acho que será incrível quando pudermos linkar hábitos a projetos também, assim como podemos fazer com os objetivos (Goals).

16 Comentários

  1. Thais! Adorei o post e a ferramenta. No meu Android já está funcionando (só uso o Toodledo no app do celular). 😉

  2. Achei bem legal, mas estou testando ainda. Acredito que com o aplicativo facilitará a atualização dos hábitos, e será mais dinâmico!

  3. Eu já tinha usado um parecido com esse, gostava bastante, dava incentivos quando você praticava os hábitos em dias seguidos. Se chama Lift, bem legal e uma interface limpa e direta

  4. Olá, Thaís. É uma boa novidade, especialmente nesta altura de resoluções. Cada vez há mais ferramentas para melhorar a nossa qualidade de vida. Mas é um trade-off difícil: ou ficamos a toda a hora a registar coisas no telefone, ou tentamos nos desconectar um pouco e desfrutar mais das coisas. Como você gere esse aspecto? Um bom 2015! O seu blog foi muito importante para mim este ano, obrigada.

  5. Thais! Que coisa incrível, parece que os últimos posts têm todos sido escritos justamente para mim (olha a pretensão hahahaha)…
    Mas eu andava com uma ideia de focar em um cômodo por mês para destralhar e organizar, e também pensava em listar as resoluções de ano novo como hábitos, algo como 12 hábitos, um para cada mês, e surge o post de hoje!

    Eu queria testar, mas antes te pergunto, ele te dá ‘lembretes’ para você não esquecer de ir lá fazer o seu hábito? Acho que um aplicativo no iphone me mandando ir fazer me ajudaria…hehehe.
    Obrigada por tudo e pelo seu blogue! Assim que sair as regrinhas do desafio postarei no meu blogue, tirarei fotos e tudo mais, estou animadíssima!
    Beijos

  6. Maravilha! Era justamente o que eu precisava…hehehe
    Sentia falta de algo assim no Toodledo, vou testar já!
    Beijo enorme e um Feliz Ano Novo, Thais!

  7. Eu sou do tipo que tem satisfação em registrar algo. As vezes vou fazendo uma lista de coisas que fiz no dia para saber o quão produtivo o dia foi, não apenas em relação a estudo e trabalho, mas outras atividades desde ‘arrumei a cama’ (algo que eu nunca fazia, mas agora é quase um hábito’, até ‘comprei as passagens’, ‘paguei conta x’

  8. Oi Thaís!

    Nossa, eu adorei a novidade! Sentia falta de algo assim no Toodledo.

    Só um detalhe: o Toodledo só permite criar até 05 hábitos. Mais do que isso, somente se for assinante.

    Mesmo assim, já vale a pena.

    Obrigada!

  9. Gostei mto da nova aba do Toodledo, mas senti falta de poder definir melhor os detalhes do habito. Por exemplo: eu coloquei um de atividade fisica, mas não pretendo fazer diariamente, e eu queria poder definir isso, mas não consegui. =/
    No mais gostaria de agradecer, não tenho o habito de comentar, mas acompanho seu blog há mais de 1 ano e ele me ajuda muito! =*

  10. Olá Thais, tudo bom?

    Achei a ferramenta bem feita, com gráficos bonitinhos e tal, mas do jeito que está achei meio sem sentido. Mas por quê?

    1) Serve apenas para hábitos diários. Acharia legal subir na balança 1x por semana, mas ele não permite. Quem se pesa todo dia?
    2) Os hábitos, na minha interpretação do GTD, são tarefas que têm que ser executadas periodicamente. Daí para isso eu já uso tarefas recorrentes no Toodledo, com lembretes e notificações no smartphone. Fazendo assim ainda vejo a vantagem de, como você disse, linkar com minhas áreas de foco (Folders) e objetivos (Goals), podendo ver o tempo que gastei nelas a partir das estatísticas, em comparação com as outras tarefas ad-hoc ou de projetos.

    Acho que vou esperar um pouco para ver se incrementam a ferramenta.

    E, claro, aguardo um post futuro seu falando sobre os resultados dos seus testes ;-).

    Abraços!

  11. Thaís, boa tarde!

    Você sabe se existe possibilidade de importar o banco de dados completo dos hábitos para excel?
    Quero analisar a evolução conjunta/interdependência de alguns hábitos e fazer outros tipos de gráficos.

    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA