ou
Imagem: Vintage Paradise (Tumblr)

Imagem: Vintage Paradise (Tumblr)

Eu procuro tomar bastante cuidado com essa coisa de ter dias de folga produtivos porque acho que dia de folga é para descansar mesmo! Antes, gostava de aproveitar cada tempo livre para fazer determinadas coisas mas (felizmente) consegui organizar minha vida para não depender de dias de folga esporádicos para fazer isso. No entanto, apesar de aproveitar para descansar, também acabo sempre arrumando alguma coisa para fazer e, pensando sobre o assunto, tive a ideia para escrever este post. Seguem então sugestões para você tornar seus dias de folga no final do ano um pouco mais produtivos:

  • Resolva assuntos no banco. Mudar de agência, trocar o gerente, buscar cheques, resolver qualquer coisa, solicitar informações sobre financiamentos, empréstimos e investimentos. Sempre é bom ter um dia livre durante a semana para conseguir investir tempo nisso. Se for o seu caso, apenas verifique o horário de funcionamento do banco onde é cliente.
  • Organize o seu home-office. Ontem eu publiquei um post com recomendações para fazer isso dentro do GTD.
  • Destralhe a sua casa. Pegue uma sacola grande e circule pela sua casa, jogando dentro o que for lixo. Você vai se surpreender com a quantidade de embalagens, papéis e coisas avulsas que vai querer se desfazer.
  • Estude um idioma. Em casa mesmo, ou pela Internet.
  • Leia o livro do GTD. De verdade!
  • Conheça os pontos turísticos da sua própria cidade. Geralmente como as pessoas viajam no final do ano, as cidades que não são ponto turístico ficam vazias, como no caso de São Paulo. Aproveite o que a cidade tem de melhor sem trânsito, sem muita gente, mas com muito calor.
  • Faça o seu planejamento para o ano seguinte. Veja aqui um post sobre as minhas revisões do GTD – mesmo se você não usar o método, pode servir como guia.
  • Organize suas caixas de entrada de e-mails. Essa é boa, hein, mas precisa manter ao longo do ano para não crescer absurdamente (de novo).
  • Faça backup dos seus equipamentos eletrônicos. Computador, tablet, celular.
  • Monte uma planilha para registrar seus gastos e receitas em 2015. Há diversos modelos disponíveis na Internet.
  • Ajude alguém de alguma maneira. Aquele amigo a pintar a casa, o outro que está de mudança, um morador de rua pedindo comida.
  • Digitalize a papelada que está acumulando e coloque no Evernote, que agora dá 4Gb por mês para usuários premium. Utilize o aplicativo Cam Scanner para isso.
  • Faça uma super limpeza na sua casa. Pegue um dia em que estiver bem avulso e aproveite para esfregar chão, arrastar sofá, limpar embaixo da cama e todas aquelas tarefas que podem ser esquecidas ao longo do ano.
  • Agradeça pelo ano que passou. De preferência, bebendo água de coco e olhando para o céu, de pernas para o ar. Descanse. Você merece.

Boas festas!

Thais Godinho
18/12/2014
Veja mais sobre:
23
Guia definitivo do Vida Organizada para usar o GTD no Evernote – Parte 3 – Ações
Testando o Google Tarefas
VO responde: prazos, souvenirs de viagens e vida pessoal

 

  1. Ana Yuan 18/12/2014

    To nessa vibe Thais,,rsss cada tem pinho em casa to sempre fazendo uma coisinha dessas para entrar a aono mais leve mais organizada dá uma sensação boa né Te agradeço por todos os posts esse ano o tanto que ajuda a tantas pessoas e que venham 2015 cheio de novidades, foco e organização
    bjussss
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  2. Paula Alvarez 18/12/2014

    Thais…ótimas dicas 🙂

    Com o blog eu acabei me tornando muito mais organizada, em todos os aspectos!
    Acho que pela 1ª vez consegui terminar uma agenda, sempre deixo meses em branco, principalmente os últimos!!! Orgulho hahahahaha
    Faço planners, objetivos diários e a longo prazo, objetivos pequenos e grandes, mas que com certeza conquistarei, e com eles escritos, fica muito mais fácil termos motivação para realizar!
    Final de ano também faço algumas coisas que você citou, como destralhar a casa, limpar, dar aquela geral mesmo! Agora farei os backups, importantíssimo, ainda mais quando penso em trocar de pc, vai que…..
    Ahhh.. e sim, visitarei várias exposições, espero que as pessoas viagem, a maioria hahahahaha não quero pegar filas!!! 😛

    beijãozão *

  3. Cledineide 18/12/2014

    Oi Thais, sou leitora assídua, mas não sou comentarista assídua.
    Tenho colocado muitas coisas em prática(que maravilha!), durante uns seis meses fiquei visitando o blog de vez em quando, namorando , mas após o termino da minha faculdade, comecei a mudar meus hábitos. Obrigada muito obrigada, você merece todoo sucesso. Estou mais feliz, com mais tempo e cheia de planos para 2015. O seu blog tem um pouco de culpa. Que Deus te abençõe!!! Bjjj!!!

  4. Cledineide 18/12/2014

    Há um e-mail que possa falar com você ?
    Não gostaria que outras pessoas visse nos comentários o que quero dizer para você.

    • Thais Godinho respondeu Cledineide 19/12/2014

      Olá, centralizo os comentários no blog porque infelizmente não tenho como ler todos os e-mails que me enviam.

      Os comentários são moderados, então você pode me escrever e especificar que não deseja ter o comentário publicado.

      Obrigada pela compreensão.

  5. Fernanda 18/12/2014

    Ótimas sugestões, Thaís!

    Comecei a ler o livro do GTD algum tempo atrás, mas parei. Acho que vou aproveitar esse fim de ano para retomar e começar a aplicar em 2015!
    Também vou aproveitar pra botar a limpeza em dia! =)

  6. Gabi 18/12/2014

    ai que post incrível gostei muito das dicas só o quesito “destralhe a casa” isso pra mi já é um ritual de todo fim de ano

    bjus

    http://www.luvdrawing.com.br

  7. Jaqueline 19/12/2014

    Adorei esse post!!!!

  8. Valéria 19/12/2014

    Oi Thais!

    Muito obrigada pela sua dedicação ao blog e a nós!

    Feliz 2015!
    Sucesso!!!!
    Muita saúde!!!

    Valéria

  9. Michele Marques 19/12/2014

    Oi Thais!

    Visito seu site quase que diariamente, mas nunca comentei… Que vergonha!
    Preciso dizer que tem sido maravilhoso implantar suas dicas na minha vida. As coisas estão começando a acontecer! Eba!

    Conheci o GTD através de vc, mas tinha preguiça de ir direto na fonte… rs. Li o seu post e pensei: Por que não ler DE VERDADE do livro do David Allen nessas férias pra dar aquela clareada nas ideias já no começo do ano?

    Achei uma promoção no site do Extra e comprei o livro, por 22,00 e frete grátis. Estou bem animada pra começar a leitura.

    Obrigada por tudo. Tudo mesmo! Espero que seu 2015 seja excelente. Bjs!

    • Thais Godinho respondeu Michele Marques 19/12/2014

      Uau, pagou super barato! Espero que goste. 🙂
      Obrigada!

  10. Danniel Bustamante 19/12/2014

    Olá Thais,
    você orienta a usar o Cam Scanner pra digitalizar a papelada no Evernote. Não descobri como fazer os dois aplicativos se comunicarem…

    • Thais Godinho respondeu Danniel Bustamante 20/12/2014

      Olá Daniel,
      Nas configurações do CanScanner, você autoriza a exportação para o Evernote.
      Abs

  11. Priscila 20/12/2014

    Oi Thais!
    Eu sempre acompanho o seu blog mas nunca comentei. Comprei seu livro também e gostei muito!
    Estou escrevendo porque acho que o próximo ano será de muitos desafios para mim e eu não estou sabendo muito como ‘planejar’ ou como ter uma estratégia para não me perder! No próximo semestre começo a escrever meu TCC. Além disso, faço estágio em um lugar que geralmente tem muitos projetos em andamento. E ALÉM DISSO, faço bolsa de iniciação científica… Eu funciono assim, com muitas coisas para fazer, mas acho que vai dar “bug” em algum momento hahaha (e pra piorar, além do além, tenho uma dívida esquecida de um banco que ressurgiu…) Enfim, escrevi mais como um desabafo de alguém que sentou para fazer um planejamento mínimo e viu um imenso desafio pela frente!

    Obrigada por todas as dicas! Tenho certeza que ajuda muitas pessoas!
    Beijos.

  12. Cris 20/12/2014

    Tenho dificuldade para definir prioridades…… Acabo gastando mais do que ganho.. No final me pergunto pra onde foi todo aquele dinheiro tão rápido…. :/

  13. Luany Marcely 20/12/2014

    Ótimas dicas, com certeza tirarei bom proveito da maioria delas!

    Beijinhos.
    http://www.minineko.org

  14. Olá Thaís! Gostaria que você me ajudasse se possível sobre questões do Destralhamento Emocional. Eu trabalhava em uma escola, era Coordenadora Pedagógica. Por motivo de doença estou afastada há dois anos. Passei pela perícia médica e foi solicitada a aposentadoria por invalidez.Tenho depressão, ansiedade, síndrome do pânico e transtorno afetivo bipolar tipo 2. Daí a minha dificuldade do desapego, tenho muitos materiais pedagógicos e mesmo sabendo que futuramente irei me aposentar não consigo desapegar. Você já me ajudou muito porque desde que descobri o seu blog tenho seguido e aproveitado. Fico muito triste quando entro no meu quarto e vejo algumas caixas no chão. Meu marido é muito bom e não reclama. Tenho uma filha de dezessete anos que também não reclama. Penso que pode acontecer alguma coisa.Como ter que voltar a tra balhar e precisar de todo os materiais pedagógicos. E o pior de tudo, minha casa é pequena. Thaís por favor, me ajude! Não escrevi antes por falta de coragem de encarar a necessidade desse destralhamento emocional. Grata, Janny.

  15. Oi! Curti muito suas dicas para aproveitar o dia de folga, a maioria delas eu costumo fazer!

  16. Erika Rodrigues 23/12/2014

    Oi Thaís, passei só para te agradecer por tanta dedicação.
    Seu blog é indispensável. Saiba que sua missão está sendo cumprida com louvor.
    Gratidão daqui.
    Que seu 2015 seja incrível!
    Grande beijo.

    • Thais Godinho respondeu Erika Rodrigues 24/12/2014

      Eu que agradeço, Erika! Desejo o mesmo para você!
      Obrigada por ter vindo aqui me dizer. 🙂