Primeiro dia do mês é dia de checklist. <3

Último mês de 2014. Que ano bom, cheio de conquistas e novidades. Espero que seu ano tenha sido assim também. Agora é a hora de nos prepararmos para esse ano novo que entra daqui a um mês. Apesar de todos os dias começarmos um ano novo, o começo de janeiro sempre dá aquele ar de renovação e de que temos uma chance de recomeçar. Por isso, vamos lá! Um Mês para o fim do ano:

  1. Faça uma revisão do ano que está acabando. O que você fez de projetos? Onde investiu seu tempo? Quais foram as suas conquistas, marcos e aprendizados? Talvez valha a pena escrever sobre isso. Eu tenho no Evernote uma etiqueta chamada Big picture, onde tenho uma nota por ano. Ali, faço esse tipo de anotações, relacionadas a marcos e aprendizados. Eu espero que, daqui a algumas dezenas de anos, seja útil olhar para elas e ver como eu evoluí.
  2. Veja o que ainda pode ser priorizado este ano. Faltam poucas semanas para o ano acabar e as duas últimas ficam muito em clima de festa, então planeje-se! O tempo passa rápido e, esse mês, mais ainda!
  3. Termine de comprar os presentes de Natal, se ainda não fez isso. Eu não recomendaria mais comprar pela Internet a partir de hoje. Mesmo os bons sites confiáveis passam por um período de rush e podem não conseguir entregar no dia certo. Para ir a lojas físicas, procure não ir nos horários de pico, preferindo os finais de semana no primeiro horário ou o meio da manhã ou da tarde, se você tiver a possibilidade.
  4. Empacote os presentes. Os mais práticos já saem das lojas com os presentes empacotados mas, se você fizer questão de empacotar do seu jeito (eu também gosto), faça isso.
  5. Faça um balanço de suas finanças no ano de 2014. Veja para onde foi seu dinheiro, as dívidas que contraiu. Faça planos para entrar em 2015 com seu dinheiro organizado.
  6. Gaste seu décimo terceiro salário com sabedoria. (clique aqui para ver como fazer)
  7. Planeje os pagamentos de janeiro, pois são tantas contas! Matrícula escolar, IPVA, IPTU, licenciamento do carro. Deixe dinheiro reservado para esses pagamentos.
  8. Separe alguns dias para descansar no período de festas, mesmo que não vá viajar. Nada de aproveitar os dias de folga do final do ano para tocar reforma e organizar a casa, hein? Pode até fazer isso, mas não se canse. Aproveite esses dias para colocar o corpo e o espírito em ordem, porque eles também precisam, mais que qualquer outra coisa.
  9. Planeje seus primeiros três meses do ano, dentro do possível. Veja se a família pretende viajar no Carnaval, se vocês farão alguma viagem de final de semana ou se tem algum evento em vista (casamento, aniversário). Quem estiver organizando um evento maior no ano que vem pode providenciar coisas desde já (viagens internacionais, formaturas, casamentos).
  10. Tire uma foto da sua família unida. Uma vez por ano, na ceia de Natal, é sempre uma boa oportunidade.
  11. Guarde suas roupas de frio na parte de cima do guarda-roupa. Pode ser que você já tenha feito isso mas, com a chegada do verão no Brasil, não tem mais desculpas! Deixe suéteres e cardigans mais leves para os dias mais frescos.
  12. Faça as últimas compras referentes a comida na ceia. Cada família tem sua distribuição de tarefas, mas alguns alimentos precisam ser comprados apenas alguns dias antes. Organize-se para isso!
  13. Olhe para trás com gratidão e agradeça por estar viva(o) e podendo realizar tantas coisas mais um ano. 🙂

O que você pretende fazer em dezembro?

16 Comentários

  1. Oi Thaís! Pretendo realizar um grande desapego:separar roupas,livros e outras coisas que não quero mais,e tentar passar pra quem realmente precisa. Também dar aquela geral na minha mesa de trabalho: aproveitar a quietude dos últimos dias do ano pra destralhar e deixar minha estação de trabalho linda e funcional.
    Grande beijo!!!

  2. Oi Thais,

    Com o ano chegando ao fim posso te dizer muito obrigada! Conheci o seu blog em Abril de 2012..quando minha vida tava um caos. Finanças..casa ..objetivos..tudo fora do lugar.
    Nunca fui muito bagunceira mas naquele ano as coisa fugiram completamente do meu controle. Então pensei vou procura ajuda.
    Foi quando nas páginas do Google encontrei o Vida Organizada. Já gostei do nome. E de lá para cá eu leio todos os dias o blog. Foi um longo aprendizado. Nem sempre consigo comentar mas estou fielmente aqui todo dia. Ler o seu blog todos os dias é quase que uma terapia de tão bem que me faz.
    O mais importante é que consegui por em prática todos os seus ensinamentos. Digo ensinamentos mesmo porque você mudou a minha vida.
    Me organizo com o Fly lady, montei o cronograma de arrumação da casa, amo os check lists, sou da turma do papel e aprendi a usar a agenda através das cores, adotei aquela dica que você deu em um post sobre planejamento financeiro, de guardar 1%, 2% até 10%.
    Vibrei com você quando saiu o seu livro. E li umas cinco vezes ele, para ter certeza que eu estava fazendo tudo certinho rsrsr!
    Mas a grande revolução veio com a série Guia Definitivo para usar o GTD no Evernot. Na época eu estava passando por um vendaval em minha vida. Sentar e pensar o que estava fazendo da vida e planejar o futuro me ajudou. Eu tinha que tomar uma decisão. E tomei. Decidi me terminar um relacionamento de onze anos. Saber o que eu queria para minha vida fez toda a diferença. A situação é difícil. Encontrar o nosso rumo é fundamental nesse momento.
    Hoje conclui o ano solteira, tenho minha vida financeira planejada e ordem. Consegui manter uma poupança. Nunca mais passei um dia inteiro fazendo faxina. Aprendi a fazer todos os dias um pouco. Chego no trabalho na segunda de manhã e estou tranquila. Sei que há muitas tarefas a fazer mais elas estão anotadas e programadas. Aprendi a utilizar a técnica pomodoro ao seu modo, com 1h30 faça uma pausa. Gente isso faz toda a diferença. Melhorei minha produtividade no trabalho. Melhorei minha saúde. Melhorei minha vida!
    E como você diz: Ter uma vida organizada é muito mais do aderir a um organizador de gavetas. Ter uma vida organizada é trabalhar, estudar, se divertir e ainda conseguir manter a produtividade no trabalho. É ter lazer. É estar tranquila e em paz com suas obrigações.
    Para 2015 estou otimista! Meu GTD está totalmente em dia. Todos os projetos tem suas próximas ações. Já adquiri uma agenda, com visão semanal, espaço para contatos e uma parte em branco para ser a caixa de entrada. Enfim, a minha vida está organizada!
    Mais uma vez obrigada Thaís, você é incrível. Na minha lista de um dia talvez está você. Quem sabe um dia terei a oportunidade de conhece-la pessoalmente.
    Sucesso sempre!! Nós leitores te amamos…
    abraços.

    OBS. perdão pela extensão do texto.

  3. Oi Thaís! Que bom que você existe e nos abençoou com sua missão de vida! Tenho a certeza que 2015 será também um excelente ano para você. Acredito que tudo o que damos recebemos em troca, e você nos dá tanto que merece receber tudo de bom em sua vida. Fique bem e tenha um excelente final de 2014 e um ainda melhor 2015!
    Bjos

  4. Como eu queria ter essa tua felicidade ao falar do final do ano.
    Tenho muito a agradecer sim, foi um ano de muitos exercícios e novas experiências, porém que se encaminha pra acabar de uma forma dolorida.
    Decidindo sobre o fim ou não de um relacionamento de 6 anos…
    mudança de casa às pressas pois os vizinhos não conhecem o significado da palavra respeito…
    seis últimos meses de um mestrado que se não fossem as pessoas que tive oportunidade e conhecer teria sido muito mais decepcionante…
    decepcionada com a carreira que escolhi…

    Em frente a tudo isso tenho lido seus posts com muito mais afinco, comprei o seu livro e nossa, como aclara a visão!
    Me registrei como MEI e estou tentando guinar minha lojinha de produtos artesanais pra ter uma renda, pra não precisar voltar para a casa da minha mãe quando o mestrado acabar.
    Tenho ficado curiosa também com o budismo…quero alcançar essa paz que você transmite.

    • Elô, muito obrigada por comentar! A vida é feita de mudanças mesmo, então talvez por isso o assunto “vida organizada” seja tão legal – a gente sempre tem coisas para rearranjar e continuar vivendo. Fiquei muito feliz com a conquista da sua loja. Toda a sorte do mundo para você.

  5. o número 11 é inviável para quem mora em Curitiba! em um dia faz 40 graus e no outro 5. no meio do verão as vezes a gente tem sair de cachecol e bota. é uma chatice, mas é assim aqui. hehe.

    eu estou tentando me organizar muito agora pois estou com 36 semanas de gestação, vou (pretendo) mudar de casa ANTES da bebê nascer e depois vida nova com nossa primeira filha. se não estiver com a vida razoavelmente em ordem, vou enlouquecer. aliás, seu post sobre enxoval de bebê foi super útil pra mim, porque procurei ser bem frugal com isso. no fim ganhei quase tudo que precisava e só tive que comprar alguns ítens maiores como móveis, berço, banheira. obrigada!

  6. Thais, boa tarde.

    Há tempos que acompanho o Personare, mas sempre com pressa e não reparava nos artigos. A partir do momento que passei a ler com atenção, descobri coisas muito importantes que me ajudam muito no dia a dia.
    Como é nome de seu livro, pois de acordo com o relato da Viviana é muito interessante e gostaria de lê-lo.
    Parabéns pelos artigos e fico aguardando uma resposta

  7. Thais, de onde tu tirou a ideia do Big Picture? Tu inventou? Eu já vi tu falar sobre ela em um post do evernote, mas ainda queria mais detalhes… É tipo um diário anual? Tem algum outro lugar que eu possa pesquisar mais sobre isso? Já busquei no google, mas não achei nada… Será que acho com outro nome? Adorei essa ideia, mas queria mais detalhes, um passo a passo, mais exemplos, sei lá. Já li o que tu postou no teu outro post, mas queria ler mais ainda sobre o assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA