Quando o final do ano vai se aproximando, começa a bater aquela vontade de comprar uma agenda nova para o ano seguinte. Levante a mão aqui quem já pensou nisso nessa época do ano? Estou escrevendo este post então para dar dicas para que você faça uma boa escolha, de acordo com as suas necessidades.

Papel X Digital

A primeira coisa que você deve levar em conta é se prefere usar uma agenda de papel ou uma agenda em formato digital. Não existe certo ou errado e ambas têm suas vantagens, cabendo a cada um escolher o que prefere mesmo! Vou deixar minhas recomendações aqui neste post para ambos os formatos.

Se você prefere agenda de papel…

agenda-semanal

Sugiro que utilize uma agenda com visualização semanal, e não diária ou mensal. Especialmente para o uso do GTD, é de fundamental importância ter uma visão da sua semana inteira. Quando visualizamos um único dia, perdemos a noção do tempo e das prioridades, porque ficamos naquele micro espaço. Da mesma maneira, uma visualização mensal não é eficaz porque não comporta todas as informações suficientes ali.

Há diversos modelos nas papelarias com visualização semanal, e a vantagem é que são agendas mais finas, que pesam menos.

Outra opção é a agenda da Moleskine, com visualização semanal. Ela é muito boa porque tem a página da esquerda com os dias (para você anotar compromissos) e a página da direita com pauta, para você anotar tarefas, contas a pagar e outras informações. Gosto muito desse formato! Quem for viajar para os Estados Unidos pode inclusive comprar a novidade da Moleskine com o Evernote, que é justamente essa agenda semanal com integração com o aplicativo.

agenda-evernote

Se você prefere agenda digital…

Verifique seu nível de conexão 3G ou 4G. É sério! Se você sofre com esse problema, pode valer mais a pena utilizar a agenda padrão do seu dispositivo, que não precisa de conexão com a Internet para ser atualizada. Se para você conexão não é um problema, você pode testar diversos aplicativos. Eu recomendo o Sunrise, que também se integra ao Evernote.

sunrise-agenda

Atualmente (e já há alguns anos) utilizo a agenda do Google que, além de poder ser usada sozinha, também se integra a praticamente qualquer serviço de agenda disponível em celulares.

Mais dicas para usar a agenda de forma organizada

Esse é um dos meus assuntos preferidos! Veja o que já escrevi no blog a respeito:

Eu continuarei utilizando a agenda do Google e acessando via web e celular, apesar de ter comprado uma Moleskine do Evernote para testar para o blog. Uso o papel para muitas coisas, mas agenda não consigo mais! Como integro minha agenda com a do meu marido e a do meu filho, se tornou o jeito mais fácil de usar.

E você, que agenda pretende usar em 2015?

37 Comentários

  1. Eu estava caçando já uma agenda pra 2015, mas um amigo meu acabou me presenteando, é uma normal hehe diária, com os espaços do final de semana reduzidos 🙁 mas é uma boa agenda!!!!
    Vou começar a usar a do Google, testarei na verdade, acho que nunca mexi, e com as suas dicas será muito mais fácil!!!!!

    Beijãozão :*

  2. Eu gosto de uma agenda em papel para minha mesa de trabalho (home office); uso uma de visualização semanal das menorzinhas, de bolso. Nela, anoto prazos de entregas, metas de produção diárias e outras coisas que preciso fazer no computador, ao telefone ou dentro de casa. Mesmo que sejam itens repetidos da agenda do Google, acho mais confortável ter tudo num espaço pequeno. Faço quadradinhos e vou ticando o que já fiz: funciona como to-do list diária, não tem a função de lembrete de compromissos da agenda do GTD. Preencho na noite anterior ou no começo da manhã as tarefas do dia, vou acrescentando outras ou removendo para outro dia conforme o dia se desenrola. Prefiro usar uma agenda para isso para facilitar o acompanhamento das coisas realizadas e da produção ao longo da semana. Se fizesse to-do lists em um caderno simples, não ficaria tão claro o que e quando está sendo feito.

    Para compromissos de horário, eventos das crianças, datas de viagens de trabalho, uso agenda do Google, com lembretes tanto no computador quanto no celular, compartilhando o que é relevante com o marido, grupos de trabalho, etc.

  3. Oi Thais. Gosto muito das suas dicas e estou tentando implementá-las no meu dia-a-dia. Sou super bagunceira com tarefas e procrastinadora de carteirinha, então ainda é difícil colocar tudo em prática! Estou começando pela agenda (digital e papel, acho que se complementam, digital é mais prática, mas o papel sempre deixa visualizar melhor e é uma delícia rabiscar).
    Mas enfim, queria te perguntar, por que você usa o Sunrise e não o app da própria agenda do Google?

  4. Thais, nesse último ano até pedi uma agenda no Amigo Secreto e tentei usá-la, mas não aconteceu. Então, já percebi que não vou usar mais agenda de papel. Agora só do Google msm. Como sou mto esquecida, até de olhar a agenda, os lembretes me ajudam mto.

    bjins!!!

    Ps: adorei o batom vermelho da foto 😉

  5. Thais,

    Além do Evernote, o Sunrise também se integra a agenda do google e as tarefas do todoist.

    Outra coisa Thais, você conhece um aplicativo chamado “doit.im GTD” ?
    Parece que ele é um app voltado para o GTD, mas com uma interface mais amigável que o toodledo.

  6. Thais, porque você não cria um app para celular?! Acho que seria uma boa pedida, além de ajudar bastante o pessoal que não tem muito tempo pra vir aqui no blog.

    • Pessoal, tenho muitos projetos, mas faz parte de saber gerenciar o tempo definir prioridades para não surtar e deixar família, lazer, descanso, saúde etc de lado. ;D Queria fazer tudo, mas infelizmente não dá e tenho que ir um pouco de cada vez. Mas obrigada pela sugestão.

  7. Oi Thaís! Acabei de instalar o Sunrise para ver como ele funciona e achei interessante a função de integrar o calendário com o Todoist. Esse aplicativo é o que mais me agrada na organização de tarefas, e este Sunrise é uma grata surpresa. Já utilizo a agenda do Google há algum tempo mas estou reorganizando meu sistema para 2015, e vou testar o Sunrise para ver como funciona. A grande vantagem para mim é a integração com vários outros sistemas de calendário, mas vou testar tudo primeiro antes de me decidir. Uma coisa é certa – prefiro esses aplicativos do que o aplicativo nativo de agendas do Samsung. Beijos e obrigada por tudo!!

  8. Oi, Thaís! Sou do papel, adoro agenda de papel e passei 2014 com uma Moleskine diary planner, usando um recurso que aprendi com vc: risco cada página no meio e uso um lado para compromissos e o outro para as tarefas. Mas sinto muita falta do “week at a glance”. Já estava prestes a comprar outra Moleskine dessas e olha o que encontrei: Action Day Weekly Planner 2015 – Layout Designed to Get Things Done! Já ouviu falar? Quando vi (na Amazon), pirei, mas não enviam para o Brasil 🙁 Tenho aos poucos aplicado o GTD na minha vida (graças a vc, ao Evernote, ao Call Daniel…) e essa agenda seria tudo de bom. Se souber de outro meio de adquiri-la daqui do Brasil me fala, tá? Beijos!

    http://www.amazon.com/gp/product/9935915034/ref=ox_sc_sfl_title_1?ie=UTF8&psc=1&smid=A3QJ9N6Z1FZUB6

    • Olá, Raquel. Também cheguei a essa agenda/organizador semanal da Action Day e fiquei muito interessado, mas não consegui comprar pela Amazon por conta das restrições à importação para o Brasil. Você conseguiu algum meio/lugar para adquiri-la ou importá-la desde o Brasil?

  9. Olá Thais, tudo bem ? Adoro sua página e sempre venho até aqui pegar algumas dicas . O meu comentário não tem nada relacionado com seu post, mas eu não sabia um jeito melhor de falar com vc do que por aqui . Acompanho a página da Flávia Melissa, e acho que vc pode encontrar muitas coisas legais pra vc lá , a Flávia tem um jeito super simples de enxergar a vida e acho q vc vai se identificar com muitas coisas lá .

    Obs: Não sou parente dela e nem a conheço pessoalmente kkkkkk. Só estou indicando mesmo. Abraço!!
    http://flaviamelissa.com.br/

  10. Como agenda digital o que mais gosto é o app Cal, http://goo.gl/3Av8Gy (link da play store).
    Tem um visual muito bonito, sincroniza com o Google Agenda, e tem uma função que ainda não encontrei em outros apps do gênero, a função “HeadsUp!” que permite um aviso flutuante acima de qualquer tela no celular, pode ser posicionado em qualquer lugar da tela =). Imagens da função citada http://goo.gl/cAkqrc.

    Principal desvantagem: todo em inglês.

  11. Comecei a usar a agenda do Google porque aprendi aqui 😉 e não largo mais… Tô pensando seriamente se preciso mesmo de uma agenda de papel para 2015, sempre que compro uma agenda a uso até o meio do ano mais ou menos, depois largo de mão. Acho que esse ano vou “economizar” e ficar só com a do google mesmo…

  12. Uso a agenda do google desde o final de 2012, assim que você mencionou ela aqui no Blog.
    Com o tempo fui me adaptando às cores as diversas áreas de responsabilidade da minha vida.
    Hoje utilizo agendas compartilhadas com as pessoas do meu setor no trabalho e é ótimo para nos comunicarmos e ter uma ideia dos compromissos que os colegas terão em determinado horário e dia da semana.

    Uso uma agenda de papel também para anotar as demandas que vão surgindo ao longo do dia para depois fazer o filtro e passar para a agenda do google.

  13. Olá a todos!
    Thaís, existe algum modelo de agenda virtual offline para quem não pode contar com conexão?
    Obrigada!

  14. Sim! Já estou pensando sobre a agenda de 2015 e já dei uma olhada pelas livrarias e papelarias. Pretendo usar a semanal para testar esse ano. Aliás, enquanto olhava agendas, vi seu livro e já garanti um exemplar! Já está na fila para ser lido antes do final do ano!

  15. Há algum tempo venho refletindo sobre agendas de papel de virtual para ver o que seria melhor pra mim. Tentei a do Google, mas senti falta da boa e velha agenda de papel, principalmente Pq queria concentrar tudo em um lugar só: compromissos, tarefas e aquelas anotações de protocolos ou informações sobre algum problema que eu esteja resolvendo.
    Tais, essa agenda que vc indicou é a que preciso! Rs Agora a pergunta que não quer calar: por que é tão difici encontrar opções de agenda semanal? São mais funcionais, mais praticas, aconomizam espaço e São mais leves. Uma pena que no Brasil elas não sejam as mais populares.
    Beijos e parabéns pelo blog.

  16. Oi Thaís! Fiquei interessada nessa Moleskine do Evernote. É fácil de encontrar nos Estados Unidos? Vou viajar pra lá em janeiro. Obrigada! E parabéns pelo blog!!

  17. Olá Thaís! Parabéns pelo site! Vc sabe alguma agenda digital q seja igual a que vc sugeriu de papel?
    Tipo do lado esquerdo os dias da semana e do lado direito um espaço para notas? Acho essa distribuição excelente!
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA