ou

Ao longo dos dias, diariamente, lidamos com determinadas situações que, se deixarmos, prejudicam a nossa produtividade sem ao menos percebermos. Podemos nos sentir sobrecarregados sem conseguir identificar a fonte desse sentimento. Veja quais são as situações mais comuns que nos sobrecarregam e como lidar com elas para diminuir seu estresse:

1. E-mails

A caixa de entrada de e-mails nunca para de coletar. Não é produtivo manter o e-mail aberto ao longo do dia, parando para olhar cada e-mail que chega. Também não vale a pena manter alertas de e-mail, que têm o mesmo efeito. Por isso, a dica aqui é estabelecer períodos do dia para você acessar seus e-mails. Eu faço isso duas vezes por dia e funciona para mim, mas você pode precisar olhar 3, 4 vezes. O segredo não é a quantidade de acessos, mas ficar um tempo sem olhar, de modo que você consiga trabalhar focado em outra atividade.

2. Tarefas

Lide melhor com as suas tarefas aprendendo a priorizá-las. Utilize um único sistema para organizar o que precisa fazer e, uma vez por semana, priorize o que precisará ser feito nos próximos sete dias. Para otimizar suas listas, organize-as por contextos (situações – por ex: ao telefone, online, na rua). Tarefas que demandem bastante tempo podem ser inseridas na agenda, para bloquear um horário específico. Tarefas mais curtas podem ser encaixadas ao longo do dia.

3. Telefone

Agrupe todas as ligações que precisa fazer e ligue de uma vez para todas, em vez de parar a cada meia hora para fazer uma nova ligação. Se estiver trabalhando focado, desligue seu celular.

4. Projetos

Todos temos muitos projetos. Aprenda a priorizá-los analisando as áreas de responsabilidade que você tem em sua vida e definindo que projetos são significativos para elas. Comumente trabalhamos em projetos que não têm um significado muito profundo para nós, que são mundamos. Mas há projetos realmente importantes, que fazem diferença na nossa vida. Identifique esses projetos e dê preferência a eles antes de partir para os outros.

5. Internet

Trabalhe mais desconectado e use a Internet somente para executar tarefas específicas. Se trabalhar com o navegador aberto, a chance de se dispersar será enorme.

6. Mesa de trabalho

Deixe em sua mesa somente aquilo que precisa para trabalhar, o que, no geral, é: computador, telefone, caderno, canetas e caixa de entrada. Todo o restante pode sair. Simplifique!

Algumas dicas práticas e rápidas para você colocar sua produtividade no gás total hoje e aproveitar a sua semana. Bom trabalho!

Thais Godinho
03/11/2014
Veja mais sobre:
12
Não gaste dinheiro à toa
Não sei como ela consegue
Tudo o que você precisa saber para destralhar a sua casa e a sua vida

 

  1. Susana Pereira 03/11/2014

    Bom dia Thais. Não tem propriamente a ver com o tema do post, mas achei que gostaria de ler o artigo seguinte, com uma nova abordagem dentro da metodologia do GTD:
    http://www.productivityist.com/blog/15000-feet

    • Thais Godinho respondeu Susana Pereira 04/11/2014

      Susana, obrigada. Li o texto e entendi o ponto dele.

      Eu vejo um pouco o que ele fez como objetivo de curto prazo (de 1 a 2 anos). Sei que o diferencial é que a coisa não necessariamente tem começo, meio e fim, mas eu acredito que sempre tenha.

      A reflexão dele é muito válida por reforçar valores e objetivos mais amplos.

      Gostei muito, e preciso pensar mais a respeito. O que você achou da ideia dele?

  2. Ana Yuan 03/11/2014

    ADOREI, PRINCIPALMENTE DA MESA DE TRABALHO,,AFEEE PRECISANDO DAR UM LIMPA, FOCO,,,BJS E BOA SEMANA
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  3. CIBELE FRANCA 03/11/2014

    perfeito! tudo que eu precisava pra uma segunda-feira! a idéia de determinar a checagem de email achei bem interessante, pois olho o tempo todo para nao perder nada, mas na verdade perco é tempo.

  4. Jess 03/11/2014

    afs eu matei minha produtividade hoje. fiquei o dia todo respondendo e-mail e não fiz nada do que deveria.

    Suas dicas são ótimas e eu juro que tenho tentado lidar melhor com o e-mail, mas confesso que tem sido o mais difícil até agora.

    Mas são dicas preciosas 🙂

    • Thais Godinho respondeu Jess 03/11/2014

      Se deixar, a gente fica respondendo e-mail o dia inteiro. Por isso vale a pena ter intervalos, senão a gente não faz mais nada mesmo.

  5. mirian 03/11/2014

    Ótimas idéias para simplicar a vida. As coisas sao simples agente que complica! Bom trabalho para nós!

  6. Jaqueline 04/11/2014

    A dica sobre internet foi super importante para mim. Obrigada.

  7. Ewerton 03/12/2014

    Thais
    Trabalho na área administrativa e gostei muito deste post. A minha dúvida e como ficamos longe dos email com horas fixas.

  8. […] (6) 6 dicas práticas para melhorar sua produtividade. Mais dicas úteis para deixar o seu final de ano mais tranquilo e sem tanto stress 😀 […]

  9. Carol 13/07/2015

    Os posts sobre produtividade são <3