ou

Ocasionalmente eu escrevo um post mostrando como tenho me organizado atualmente, e esta é a versão de outubro. As coisas estão bem organizadas por aqui, o momento está ótimo, então achei que valeria a pena compartilhar.

Agenda

Utilizo a agenda do Google para me organizar (veja aqui como você também pode usá-la). Minha técnica de usar duas cores tem funcionado muito bem. Basicamente, eu faço assim: o que for compromisso com data e hora marcados, que não dá para mudar para outro horário, eu deixo de uma cor padrão (azul). Quando se trata de algum compromisso, atividade ou tarefa que eu designei para o dia ou a semana em questão, eu deixo em uma cor de menos destaque (cinza). A ideia é a seguinte: se alguém quiser marcar alguma reunião ou compromissos comigo, se eu bater o olho na minha agenda, eu sei o que eu posso mudar de horário ou não, alocando o novo compromisso. Eu expliquei com mais detalhes aqui.

agenda-semana-27

Sempre visualizo a minha agenda semanalmente, pois assim tenho uma ideia mais precisa do que está no foco no momento. Faço um planejamento também uma vez por semana, como estou acostumada a fazer no método GTD (veja aqui como fazer a sua revisão semanal). Gosto de fazer esse planejamento às sextas-feiras pela manhã mas, quando não posso (porque vou ter um compromisso, por exemplo), faço na quinta à noite ou no sábado pela manhã. Nesse planejamento, é quando eu vejo a minha semana seguinte e tomo algumas providências com relação ao que está lá – insiro tempos de deslocamentos, coleto tarefas que identifiquei relacionadas a compromissos já existentes, vejo se todas as reuniões estão marcadas ali, resolvo compromissos em conflito (duas coisas marcadas para o mesmo horário) e por aí vai. Também reviso minha lista de projetos e tarefas para ver o que vou priorizar nos próximos sete dias.

Por isso, no dia a dia, a primeira coisa que olho quando começo a trabalhar é a minha agenda. Sei que, o que está nela, programado para o dia, é o que eu realmente tenho que fazer. Só depois disso eu vou para outro sistema. E ah: trabalho com a agenda aberta o tempo inteiro. Não uso alertas e vou controlando meu tempo com o relógio mesmo, pois acho que os alertas distraem muito.

Para mim, o que tem funcionado muito bem com a agenda é reservar pelo menos duas horas por dia para imprevistos (prefiro sempre deixar duas no horário comercial e uma depois disso). Nunca mais me atrasei ou deixei de cumprir algum prazo por causa disso e os meus dias têm sido bem tranquilos. Caso eu não tenha tais imprevistos, uso as horas para trabalhar nas minhas tarefas normalmente. Outra coisa que tem funcionado é respeitar meu nível de energia. Se eu sei que estarei cansada em tal dia e horário, por quaisquer fatores que sejam, não vou ficar agendando coisas para aquela data em questão.

Tarefas, projetos

Depois de um uso intensivo durante um ano do Evernote para tarefas, voltei ao Toodledo. Eu o utilizo desde 2006 ou 2007 e é uma ferramenta criada para o GTD, então até hoje não conheci outra melhor. Vou esperar um tempo para fazer uma nova imersão como fiz com o Evernote (talvez com o Todoist, mas ainda estou pensando). O fato é que eu me organizo e me sinto muito produtiva com o Toodledo. Até publiquei um post sobre como utilizar o método GTD na ferramenta.

toodledo-atualmente-out2014

O Toodledo tem suas vantagens e desvantagens. Já falei aqui sobre por que eu acho que ele é a melhor ferramenta para usar com o GTD, então não há outros argumentos. Mas o uso de ferramentas é bem pessoal e não existe certo ou errado quanto a isso, mas o que funciona para cada um.

Um hack que tem me ajudado bastante com o Toodledo é selecionar a pasta (folder) referente a cada área de atividade e, enfim, clicar no título da tabela das tarefas em “Status” (imagem acima). Isso me traz uma lista do que é tarefa / próxima ação (next actions), projeto (deixo como “active” no status para saber o que é projeto em andamento), algum projeto que é certo mas ainda não começou e não está em andamento (planning), o que está esperando resposta ou condições específicas (waiting), o que está na minha “lista de desejos” para executar (someday) e o que é apenas uma informação de referência (reference).

Ainda não cheguei a um modelo ideal de integração do Toodledo com o Evernote, mas postarei aqui assim que isso acontecer.

Também utilizo o Toodledo para gerenciar rotinas e tarefas recorrentes.

Arquivos (digital)

Nada jamais baterá o Evernote nesse quesito, eu acredito. Voltei ao meu uso inicial de Toodledo para ações e Evernote para arquivos de referência, suporte a projetos, notas de reuniões etc. Ainda não estruturei nada extraordinário em termos de tags e cadernos, porque estou fazendo isso aos poucos. Tenho montado uma estrutura mais intuitiva mesmo, de acordo com a necessidade, mas ainda não estou satisfeita com ela também. Prometo postar, quando estiver.

Continuo digitalizando diariamente e coletando toda sorte de coisas para o Evernote. Já comentei que um aplicativo que me ajuda a fazer isso é o Cam Scanner (disponível para Android e iOS), que formata o documento quando fotografado, deixando ele com carinha de escaneado mesmo. Também tenho utilizado o recurso de apresentação para fazer apresentações informais de projetos, em reuniões.

Como comentei anteriormente, ainda não cheguei a uma integração total do Toodledo com o Evernote e ainda estou estudando a melhor maneira de fazê-la. Uma das razões que me levaram a separar as coisas, além de eu ser muito acostumada com o Toodledo e gostar da ferramenta, é que o próprio David Allen recomenda que a gente não guarde itens que demandam ação junto com materiais de referência, porque isso tem a grande tendência de nos confundir. Ainda acho a estrutura que montei para o guia definitivo excelente. Cheguei a tentar outra depois e até cheguei a uma versão mais simples (que ainda pretendo postar aqui), mas nada tão completo como aquela. Aí vai de cada um mesmo. Essa coisa de escolher ferramenta depende de vários fatores, todos pessoais.

Também estou me organizando com os arquivos de trabalho com a Call Daniel, pois lá utilizamos outras ferramentas (Outlook, Google Drive e Asana). Para conciliar, não tem muito jeito: tem que ter o trabalho de jogar na caixa de entrada que eu uso e processar dentro do meu sistema. Não é tão prático, mas acho que o ganho é melhor do que usar várias ferramentas diferentes. Fico meio maluca com esse procedimento.

Arquivos (papel)

Estou estruturando meu home-office em casa e essas coisas levam tempo, especialmente em decorrência do $$$. Como eu quero montar algo bonitinho e adequado, tenho que fazer aos poucos. Em outubro, eu finalmente comprei um arquivo com três gavetas para pastas suspensas, que estou usando para (nesta ordem): tickler, contas pagas e arquivo geral (documentos, certidões, garantias e outras coisinhas do tipo).

bossaq3_cvbr

Esse arquivo aí em cima foi exatamente o que eu comprei, tanto o modelo quanto as cores. Eu ainda pretendo comprar um armário da mesma linha e uma mesa em L, pois preciso de um espaço maior para trabalhar. Além do computador, gosto de desenhar, rabiscar, fazer brainstorms e mapas mentais, além de ter o resto (impressora, telefone, scanner etc).

Tenho usado também duas pastinhas no dia a dia. Mantenho uma pasta grande para documentos e outros papéis que preciso carregar para lá e para cá muitas vezes. Também estou deixando uma pastinha transparente A5 dentro da bolsa, aconteça o que acontecer, para juntar os papéis que chegam até mim. Em casa, coloco todas na minha caixa de entrada física e processo diariamente (ou a cada dois dias).

Caixa de entrada

Tenho quatro em andamento: meu fiel caderno (atualmente, usando o Moleskine do Evernote), o caderno Entrada no Evernote (para coisas que vêm da web), a caixa de entrada de e-mails e a caixa de entrada física (para papéis, contas etc). No geral, a caixa mais difícil de administrar é a de e-mail, porque tenho quatro. Infelizmente elas precisam ser separadas por diversos motivos (o que envolve também não usar um agrupador, como o Outlook, para gerenciar todas). Porém, tenho feito de acordo com o que ensinamos nos treinamentos e separado em pastinhas de ações, arquivo e aguardando resposta. Funciona, mas ainda fico me questionando se devo processar para o Toodledo ou gerenciar apenas ali mesmo. Como tenho centralizado no Toodledo todo resto, talvez faça sentido. Estou nessa fase de testes, justamente.

Leituras

Como vocês bem sabem, sou uma pessoa que lê muito. Esse mês eu fiz uma limpa na minha estante de livros, cataloguei outros tantos no Skoob (ainda faltam alguns) e separei mais de 200 livros para troca. Quem tiver interesse, pode ver a minha lista aqui (vivo atualizando). Estou dando preferência para quem mora em São Paulo, pois não quero gastar dinheiro com frete enviando pelos correios. Troco muito livro e isso ficaria meio inviável para mim. Tenho pensado inclusive em organizar algum evento para trocas. Me avisem nos comentários se têm interesse na ideia, por favor.

Utilizo também o Skoob para ir controlando o que estou lendo. Na medida do possível, atualizo diariamente meu histórico de leitura por lá.

Estudos

Por fim, gostaria de comentar aqui no blog que estou iniciando uma nova fase na minha vida, que é um MBA. Sei que postei sobre o estudo autodidata no meu outro blog (clique aqui para ler), mas isso venho fazendo com o que for hobby para mim. Eu terminei minha pós-graduação há quase dois anos e estava planejando uma nova formação (sou aquela pessoa que quer estudar para sempre). Como o ano de 2014 trouxe muitas mudanças profissionais, estava sentindo falta de um respaldo maior no que estou fazendo agora relacionado a produtividade, alta performance, competências e outros assuntos correlatos, então optei por um MBA na área de recursos humanos.

A segunda novidade relacionada a isso é que será um curso à distância. Muitos de vocês vêm me pedindo para falar a respeito, então agora finalmente vou ter a minha experiência pessoal para bolar estratégias para organizar, estudar, acompanhar as aulas e compartilhar por aqui.

Acho que eu falei sobre todos os pontos de organização atuais neste post mas, caso tenham dúvidas, por favor, deixem um comentário! Obrigada.

Thais Godinho
30/10/2014
67
10 dicas práticas para economizar em setembro
Desapego na prática
O que fazer com celulares antigos

 

  1. Diane Neubüser 30/10/2014

    Bom dia, Thais! Tudo bem? Sou repórter da revista MÁXIMA e gostaria de entrevistá-la para me ajudar em uma matéria sobre planejamento das tarefas domésticas.
    Entra em contato comigo?
    Obrigada! Bjs

  2. Carol 30/10/2014

    Adorei o post!
    Eu estou usando Toodledo + Evernote, mas ainda tem umas brechas. Vou ficar aguardando o post sobre esse combo. 🙂

    Eu uso o Skoob desde o início e como te sigo lá sempre vejo suas atualização. Não deixo de me impressionar com a quantidade! hehehe

    Bjos

  3. Livia 30/10/2014

    Muito bom, Thais! Imagino como você deve ficar com a mente fervilhando ao pensar em todas as possibilidades de ferramentas de gerenciamento disponíveis para as suas tarefas e compromissos.
    Você também inclui as tarefas domésticas e as missões da FlyLady no Toodledo? Ou deixa no Control Journal?

    Abraço,
    Livia

  4. Susana Pereira 30/10/2014

    Olá Thais.

    Acompanho o seu blog há muito tempo e considero-o uma fonte de informação e inspiração constante.
    Consigo aprendi, entre outras coisas, quase tudo o que sei sobre o GTD e o Evernote. Todos os dias procuro atualizações pois acho os temas quase sempre muito pertinentes.

    Estou numa fase da minha vida em que os meus dois filhos, a casa e o trabalho me ocupam o tempo quase todo. Tanto que fico angustiada pois nunca consigo avançar nas minhas listas de tarefas, pois as tarefas recorrentes e os compromissos esgotam-me o tempo por completo. Isso faz com que fique um pouco frustrada, pois ao fazer a revisão semanal vejo que os projectos estão sempre no mesmo sitio, sem qualquer avanço. Mesmo tentando priorizar, sem me martirizar com a perfeição, principalmente em casa, sinto-me neste momento um pouco impotente. Provavelmente haverá alguma falha no meu sistema, por isso procuro ajuda diária no seu blog.

    Outro assunto sobre o qual gostaria de saber a sua opinião tem a ver com o rumo profissional. Tenho um emprego estável, com um ordenado razoável nos dias que correm, sem grande stress e com bom ambiente. Trabalho na minha área de estudo, no entanto não posso dizer que goste muito daquilo que faço. Por outro lado, também não sei qual seria a minha actividade ideal. Não tenho um sonho, uma missão definida. Gosto de muitas áreas, mas nenhuma de forma intensa que me faça saber que é aquele o meu rumo. Então travo uma luta diária entre fazer aquilo que gosto ou gostar daquilo que faço. Já ali alguns textos a respeito de aprender a amar o que se faz e não fazer o que se ama. Assim, se tiver algo a dizer sobre isto, gostaria muito de ler. Desculpe o texto extenso, mas há muito que gostava de lhe escrever, e hoje foi o dia.

    Cumprimentos desde Portugal,
    Susana.

    • Thais Godinho respondeu Susana Pereira 30/10/2014

      Obrigada pelo comentário, Susana. Vou analisar o que escreveu com carinho para pensar em posts futuros. Abraço.

      • Susana Pereira respondeu Thais Godinho 30/10/2014

        Muito obrigada Thais. Fico a aguardar.

      • Rafael respondeu Thais Godinho 01/11/2014

        Oi Thaís, neste sistema, como você faz para gerenciar os outros níveis do GTD vertical? Registra tudo no Evernote? Um abraço.

        • Thais Godinho respondeu Rafael 02/11/2014

          O Toodledo oferece essa estrutura em níveis. Falei mais sobre isso no post correspondente.

  5. Mayara 30/10/2014

    Estou ansiosa pra saber como você vai ser organizar trabalhando o dia todo e estudando.

    To terminando a faculdade, nessa época de TCC e tal… Ando bem desorganizada com meu tempo.
    Pra ajudar, estou de mudança.

    Leio e releio seu livro várias vezes pra ver se consigo colocar as coisas no lugar, mas a mudança precisa vir de dentro né.

    Beijos, amo seu blog <3

  6. Adélia 30/10/2014

    Thais, esse esquema da agenda você acha que funciona na agenda do Outlook?

    • Thais Godinho respondeu Adélia 30/10/2014

      Totalmente! Basta criar categorias.

      • Adélia respondeu Thais Godinho 30/10/2014

        Obrigada Thais, vou tentar fazer isso. Aproveitando gostaria de agradecer pela doação do seu tempo no blog. Realmente me ajudou e me ajuda muito. Esse ano tive que aprender a me organizar na marra e passei por maus bocados na empresa, mas depois que descobri seu blog as coisas voltaram aos eixos. Hoje fico ansiosa pelos posts, rs. Muito obrigada!

  7. Fernanda Leoni 30/10/2014

    Oi, Thais, tudo bem?
    Meu comentário não tem muito a ver com o tópico do post, só com a parte final em que você fala de estudar. Mas você já ouviu falar de um site chamado “coursera”?
    Nele existem vários cursos online gratuitos e em alguns você consegue até certificado (esse, sim, pago).
    Também tem um brasileiro, com plataforma parecida, chamado “Veduca”, mas a maioria dos cursos não tem certificado.
    Só uma dica, já que falou de cursos à distância…
    Beijos!

    • Thais Godinho respondeu Fernanda Leoni 30/10/2014

      Já ouvi sim e já fiz algumas aulas. É realmente ótimo!
      Obrigada.

  8. Thays Almeida 30/10/2014

    Uau! Quanta organização!
    Acompanho quase que diariamente, mas ainda não consegui parar, ler, entender e colocar em prática as dicas que vc nos dá.
    Quanto as pastas e o armário suspenso acho super válido na hora de organizar, farei o mesmo! rs
    Bjs

  9. Ada 30/10/2014

    Thais, e tu se interessa em vender alguns dos livros listados no Skoob? Mais especificadamente, os sobre Hatha Yoga.
    Já pesquisei e visitei livrarias, e queria UM livro bom para aprender (minimalismo feelings), sozinha, mas fico indecisa sobre qual comprar. Amazon tem boas opções, também, mas não sei. Se puderes opinar…

  10. Valéria Vieira 30/10/2014

    Thais, passando só para dizer que “te” leio todos os dias, e que esperarei ANSIOSA

  11. Valéria Vieira 30/10/2014

    Thais, passando só para dizer que “te” leio todos os dias, e que esperarei ANSIOSA pelo post sobre Educação a Distância. Faço Administração nesta modalidade, e adoro o fato de não me sentir “presa a convenções”… Por outro lado, ao final destes 12 meses, percebi que se exige muito mais disciplina e força de vontade para fazer um bom curso (pq não considero o “estudar para passar” válido).

    Como sempre, tudo muito aproveitável por aqui, muito obrigada por tudo! 😉

    • Thais Godinho respondeu Valéria Vieira 30/10/2014

      Seu comentário veio duplicado, mas queria agradecer de novo seu feedback!

  12. Camila Duarte 30/10/2014

    Olá!

    Fico impressionada com tantas formas legais de se organizar.
    Não sou tão “digital”, adoro papel e caderno… mesmo tendo o Evernote.

    Quando você falei do livro logo me lembrei, tem uma forma de envio pelo correio de livros de livros que chama “Registro Módico” no qual você envia apenas o livro com preços melhores. Eles carimbam o pacote e você se responsabiliza afirmando que lá está um livro (eles podem abrir, como qqr outra mercadoria enviada). É uma forma que uso MUITO para enviar livros a amigos em todo o pais.

    Beijos!
    Cah.

    • Thais Godinho respondeu Camila Duarte 30/10/2014

      Imagina enviar 200 livros. Ou ir 200 vezes ao correio. ;D
      Acho SUPER legal e inclusive já fiz muito, mas atualmente tenho que otimizar meu tempo.
      Obrigada!

  13. Denise Souza 30/10/2014

    OI Thais, td bem?

    Sempre acompanho o seu blog, veja as suas dicas que por sinal são ótimas, nem sempre consigo colocar td em prática, mas devagar chego lá…rs
    Gostei de um livro que vc colocar para trocar, como devo proceder?, moro em São Paulo.

    bjs!!!

    Denise Souza

    • Thais Godinho respondeu Denise Souza 30/10/2014

      Você tem perfil no Skoob disponível com seus livros para troca?

  14. Diogo 30/10/2014

    Oi Thaís, tudo bom?
    Vendo todos seus post, guias e dicas estou me preparando para utilizar o toodledo e evernote, o google calendar eu ja uso, eu só tenho uma dúvida. Existe alguma ferramenta para sincronizar as ferramentas numa só? Ouvi falar do Zapier e IFTTT conhece algumas delas e já usou? O que achou?

    • Thais Godinho respondeu Diogo 01/11/2014

      Já usei mas não gostei das opções de sincronização.

  15. Patricia 30/10/2014

    Estou muito ansiosa para seus comentários sobre curso a distância. Fiz um na época da OAB e achei ótimo! Mas realmente precisamos de uma certa organização e força de vontade ainda maiores!

    Bjss

  16. Ana Balthazar 31/10/2014

    Thais,

    leio seu post diariamente. O post recente sobre toodledo foi esclarecedor. Já havia me inscrito, mas nunca consegui entender direito as ferramentas dele. Tentei colocar todo meu material no Evernote, mas não deu muito certo também. Continuo com ele como arquivo de referência, gerenciando também meus cadernos da Faculdade.

    Busco no toodledo uma solução para uma dificuldade que tenho: descobrir quanto tempo gasto em cada tarefa. Geralmente, procrastino as coisas, e quando vou fazer, me empolgo, e demoro o que não poderia demorar fazendo aquilo. Assim, minha agenda sempre fica “não realista”.
    Acho que aquele campo do toodledo de “length” vai me ajudar com o tempo a mensurar o quanto eu demoro para fazer cada coisa.

    Comprei seu livro aqui no RJ. Só que na livraria (a maior do Centro do Rio) só tinha dois exemplares, e em Niterói não tinha nenhum. Ele é maravilhoso. Amei a parte que vc fala sobre a sua trajetória de organização! Obriguei minha mãe a ler! kkkk
    Também repassei o blog para diversas amigas, e elas estão adorando!
    (Dai e Carol, beijos para vcs)

    Obrigada Thais pelo blog, estou caminhando para uma vida organizada!

  17. Bia 31/10/2014

    Oi Thais,

    Ai que monte de coisa, gente! Que bom que não sou só eu rs.

    Eu tenho gerenciado o arquivo digital e as coisas maiores no evernote (tipo projetos, metas e tal), faço o agendamento semanal e mensal dos compromissos e tarefas pontuais e a caixa de entrada no meu moleskine, que é o backup analógico do meu cérebro porque eu adoro um papel.

    Eu não divido os emails na caixa de entrada porque não recebo tantos de uma vez. Tenho várias contas, a pessoal, do trabalho, do blog…mas o volume de tráfego em cada ainda é aceitável, por isso eu não perco muito tempo processando. Deixo na entrada até encerrar a questão, quando encerrada vai pro arquivo, end of history. Eu só implanto um método de dividir ou que me dê trabalho se me der algum retorno em termos de praticidade. O processo não pode ser um fim em si mesmo rs.

    As agendas que eu preciso compartilhar com o meu sócio, uso calendário do google, infelizmente ainda não dá pra abandonar o cruzamento das informações, então…

    Parece meio confuso mas pra mim funciona que é uma maravilha.

    A bem da verdade, a coerência e uso constante, com bastante revisão, fazem qualquer sistema rodar que é uma beleza. Nesse sentido todas as coisas que você fala sobre produtividade me ajudam MUITO! Nem percebi quando esse foi o foco principal do blog porque estava amando tudo rs

    Eu uso o shelfari da amazon para registrar minhas leituras, mas funciona no modo listinha mesmo, não adicionei ninguém. O skoob é mais rede social, tem muito amigo meu lá e eu estou limitando minhas redes sociais senão eu perco demais o foco. Toma muito tempo e eu conheço muita gente e adoro bater papo, se tiver um monte de assunto em comum daí já viu. tenho ficado só no FB mesmo.

    Você gostou do moleskine para evernote? Faz diferença, vale o investimento? Se você pudesse escrever sobre ia ser bem legal (desculpa pedir, mas você é a minha melhor fonte sobre essas coisas hahahaha).

    Como você é uma pessoa disciplinada, tenho certeza que vai se dar muito bem em seu MBA. Eu também adoro estudar e estou num faniquito danado (atualmente estou prestando alguns processos seletivos para o mestrado e super ansiosa pra passar rs).

    Obrigada pela visão geral, me trouxe um pouco de conforto saber que não sou só eu que administro 456788 fontes de informação hahaha

    Beijo!

    • Thais Godinho respondeu Bia 04/11/2014

      Gostei muito de tudo o que você escreveu e me identifiquei em vários pontos, obrigada!

      Então, eu tenho o Moleskine do Evernote, mas uso como um caderno normal. A diferença dele é que ele tem umas etiquetas que você pode colocar no texto, de modo que, quando digitalizar (com o app do próprio Evernote no celular), ele envia para cadernos ou tags específicas. Funciona bem para quem não tem uma estrutura de organização, mas confesso que, para mim, é muito simples.

      Pretendo fazer um post sim.

  18. Mariana 31/10/2014

    Thaís, você realmente tem o dom da organização, rs. Eu sou uma pessoa naturalmente desorganizada e estou tendo várias dificuldades para mudar isso. Queria saber, primeiro, se você tem alguma dica para quem tem dificuldade nesse quesito. Eu nunca sei o que é importante o suficiente para ser posto nessas listas de tarefas, por exemplo.

    Segundo, fiquei com uma dúvida em relação ao Toodledo e o Evernote. Naquele seu guia definitivo do GTD com o Evernote, no post de “Ações”, você tinha a tag “Algum dia/Talvez”. Ela agora está no Toodledo ou continua no Evernote? Livros que você quer comprar, coisas que você quer ler, por exemplo.

    Como sempre, parabéns pelo trabalho maravilhoso em se organizar e ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. 🙂
    Bjs!

    • Thais Godinho respondeu Mariana 01/11/2014

      Por enquanto mantenho nos dois, porque estou migrando para o Toodledo.

  19. Vanessa 31/10/2014

    Bom dia, Thais!

    Fiquei interessada na Encyclopedia of Tarot, os 4 volumes, que estão disponíveis para troca no Skoob. Não moro em SP, mas você pode deixar com minha irmã que trabalha na Av. Paulista. Caso se interesse, tenho estes para troca – http://www.skoob.com.br/estante/livros/todos/7556

    Fico no aguardo,
    Obrigada,

    • Thais Godinho respondeu Vanessa 04/11/2014

      Oi Vanessa,

      Esses livros são suuuper especiais. <3

      Dei uma olhada nos seus livros para troca e não me interessei por nenhum deles. Posso olhar os que você tem e fazer uma proposta?

      Bjo

  20. juliana 31/10/2014

    Oi thais!

    Um dica, que tal fazer um post sobre 13º salario? Estou muito perdida do que fazer.
    Fica a dica haha
    Seu blog me ajudou muito ! Muito inteligente!
    Eu so não gosto do parte de organizador do google haha, acho muito chato. Mas o resto esta muito legaaal!
    Me ajudou muito

    beijo!

    • Thais Godinho respondeu juliana 03/11/2014

      Oi Juliana, tudo bem?
      Já tem no blog um post sobre como usar o 13o. É do ano passado, se não me engano.
      Agora não consigo pegar o link porque estou respondendo do celular, mas espero que encontre.
      Obrigada.

  21. Milena 01/11/2014

    Oi Thais,
    Obrigada por mais esse ótimo post!!!
    Comecei a usar o Toodledo e estou adorando. Confesso a você que por mais empenhada que tivesse no GTD ainda não havia conseguido esvaziar minha mente e me “sentir” organizada com o evernote apenas. Estou conseguindo com o Toodledo.

    Ainda estou com o evernote e com o goggle agendar. Tive uma dúvida: qual o formato que você usa para exportar as suas listas do Toodledo? Tentei alguns e parece que fica meio desconfigurado. Além de imprimir quando precisa, você costuma exportar e guardar no evernote? Com que frequencia você faz isso?
    Ah! Já garanti minha inscrição na turma aberta da Call Daniel de novembro!! Estou super animada!!
    Beijos e obrigada,Milena.

    • Thais Godinho respondeu Milena 01/11/2014

      Não exporto nada do Toodledo para o Evernote por enquanto. Já tentei, mas ficou confuso e complicou muito. Gosto das coisas práticas.

      Eu faço um download em .xls simples, apenas caso perca o acesso ao Toodledo (o que nunca aconteceu em 8 anos de uso da ferramenta).

      Bjs

  22. Sofia 01/11/2014

    Olá Thaís! Ao ler seu post sobre o toodledo, fiquei um pouco na dúvida como fazer a revisão semanal usando a ferramenta. Ainda nao sou usurária, mas acho que me vou tornar! Obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Sofia 01/11/2014

      Oi Sofia,

      A revisão semanal é a mesma, independente da ferramenta.

      Já publiquei alguns posts sobre esse assunto aqui blog. Pode valer a pena ler!

      Obrigada.

  23. Ana Roberta 01/11/2014

    Thais, mais uma vez parabéns pela sua dedicação e pelo site! Depois do seu último post sobre o GTD e o Toodledo, estou usando esta ferramenta maravilhosa. Tenho usado até hoje agenda de papel, mas estou com vontade de mudar para a do Google. Lanço as tarefas no Toodledo e Agenda do Google ou tem um jeito de migrar entre os dois.

  24. Juliana Das Oliveiras 01/11/2014

    Thais, achei a ideia de evento para troca de livros pertinente. A Prefeitura de Recife, em Pernambuco, promove especialmente no final do ano. Quiçás poderias fazê-lo em paralelo ou proximo ao Lançamento de seu livro num determinado local, tipo universidade. Acho a ideia de colocar o “item de açao” no tooledo pertinente, pois eu tenho dificuldade de lembrar-me daquela pendencia. E o tempo pensado para ler emails nao eh suficiente para agir. Estou utilizando o evernote no formato sugerido por ti e estou amando. Aguardo consideraçoes sobre o Todledo. Gostei muito dele e eh mais avançado mesmo para o GTD, mas acho q administrar tantos recursos me eh complicado. Um forte abraço e parabens pelo trabalho!!!!

  25. Wesley Olivie 01/11/2014

    Thais tu irá fazer o MBA em Coaching?ou o MBA será somente em recursos humanos?fiquei curioso pois disse que será a distância, eu faço muitos cursos de extensão universitária a distância.

  26. Mila 02/11/2014

    Muito legal o post! A idéia do arquivo com 3 gavetas é muito boa, do tipo, “como não pensei nisso antes?” Kkkkkk Acumulamos muuuuito papel aqui em casa, tanto eu quanto meu marido e um arquivo assim ajudaria bastante na organização. Adoro seu blog! Obrigada por compartilhar suas idéias e dicas conosco 😀

  27. Marcos Paula 03/11/2014

    Olá Thais,

    Agradeço pelas dicas valiosas que tem compartilhado. Através de seu blog comecei a adotar o GTD em minha vida e hoje encontrei o que funciona melhor pra mim: TODOIST + EVERNOTE com auxílio da ferramenta IFTTT.

    Dessa forma, gostaria de incentivar uma futura postagem do TODOIST e quem sabe uma postagem das infindáveis possibilidades de se trabalhar com o IFTTT.

    Abs.

    • Thais Godinho respondeu Marcos Paula 03/11/2014

      Oi Marcos,

      Pretendo sim fazer. Porém, pelo que eu testei do Todoist, achei ele comum a todas as outras ferramentas de to-do lists. Para o GTD, não se compara ao Toodledo, que faz a organização por níveis.

      A estética faz muita diferença (o app é lindo) mas tem bem poucos recursos no modo gratuito também.

      Mas pretendo fazer mais para a frente, testando durante mais tempo.

      Obrigada por compartilhar.

  28. Taís 05/11/2014

    Oi, xará! Onde vc comprou esse arquivo de pastas suspensas? Faz tempo q estou atrás de um. Adorei o post. Bjs

  29. Jessica Lauton 05/11/2014

    Que massa que tú vai fazer uma pós EAD, Thais! Também faço pós nessa modalidade, então vou esperar ansiosa por post sobre esse tema. bjbj

  30. Tamires 10/11/2014

    Oi Thais, vi o teu comentário sobre a troca de livros e queria te dar uma dica (não sei se tu conhece). Para o envio de livros existe um modo de envio específico dos Correios que é o Impresso. Com esse modo de envio o valor fica o mesmo para qualquer estado do Brasil, a única coisa que vai afetar no preço é o peso do(s) livro(s) – pode enviar mais de um no mesmo pacote, o limite é 5 kg. Com isso o envio sai bem barato, é difícil algo sair por mais de 10 reais. Para ter uma ideia, no site tem a relação dos preços: http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-nacionais_pasta/impresso-normal

    Além disso, é aconselhável incluir o serviço de Registro Módico, que é especial para livros também. Dessa forma o pacote vai com registro e sai bem baratinho – os 10 reais que falei antes já incluem isso 😉

    Algumas agências as vezes não estão bem acostumadas com esse serviço (confundem com outros tipos, dizem que a limitação é 500g, etc), mas normalmente é bem tranquilo de enviar. Como também troco bastante, uso sempre e é bem bom!

    • Thais Godinho respondeu Tamires 10/11/2014

      Oi Tamires, é bem legal mesmo. No meu caso, não é só o custo, mas ir sempre ao correio. Mas obrigada!

  31. May 10/11/2014

    Thais, você sincroniza o Google Calendar/Agenda com o Toodledo? Aconselha?

    Obrigada!

    Bjo
    May

    • Thais Godinho respondeu May 11/11/2014

      Já usei assim, mas hoje em dia acho que fica bagunçado! Não gosto.

  32. Rafael 18/11/2014

    Thais,
    No campo “Tarefas, projetos” você mostra sua estrutura, você usa a versão paga? Qual modalidade, GOLD?

    • Thais Godinho respondeu Rafael 18/11/2014

      O Silver atende bem. A diferença para o Gold é que o Gold permite anexos e outras configurações de backup.

  33. […] Como estou me organizando atualmente, no Vida Organizada. Dicas de organização para você começar a implementar hoje mesmo e facilitar o final do seu ano. […]

  34. Malu Ribeiro 18/02/2015

    Thais no seu sistema de organização você anota o que é corriqueiro? Como acordar, tomar café, banho, almoço, jantar, hora de dormir… e anota o tempo dedicado?

    • Thais Godinho respondeu Malu Ribeiro 18/02/2015

      Não. o GTD é catedrático com as listas – são lembretes! Se não preciso lembrar, não precisa estar na lista. Já é hábito. ;D