Esses dias eu respondi o e-mail de uma leitora que me fez diversas perguntas sobre a rotina de lavanderia. Eu já comentei aqui no blog sobre como é a nossa rotina, mas ela mudou um pouco com o passar do tempo (especialmente agora em Sâo Paulo, com a falta de água). Eu escrevi tantas coisas no e-mail que achei que valeria a pena trazer o assunto para o blog.

Em primeiro lugar, ela me perguntou como gerenciar a rotina de lavanderia no caso dela, que trabalha e estuda a semana inteira. Bem, eu já passei por isso. O que eu fazia era lavar minhas roupas aos sábados. Ao longo da semana, lavava somente peças íntimas à mão, pois prefiro. Se você economizar nas roupas e lavar semanalmente, dá para lavar somente uma carga.

Depois ela me perguntou como separar as roupas. Quando a gente tem que lavar tudo de uma vez, não tem como fazer muita distinção. Hoje a gente separa em roupas brancas (incluindo as roupas de cama), preta (incluindo as escuras, como jeans, cinza, marinho) e coloridas (incluindo toalhas). Uma vez por semana cada uma dessas cargas é suficiente. Muitas vezes, as coloridas se acumulam e lavo a cada duas semanas, porque são poucas peças e prefiro esperar encher a máquina. No caso de lavar somente uma vez por semana, vale a pena esta semana lavar as brancas, semana que vem lavar as escuras e, na outra, as coloridas. “Ah, mas é muito tempo sem lavar”. Nesse caso super específico de só lavar roupas uma vez por semana, vale a pena um investimento em mais peças para não ficar na mão enquanto uma está para lavar.

E vale a pena avaliar se a roupa está realmente suja para lavar. O que eu realmente lavo depois de usar são camisetas, uniforme do filhote, meias e peças íntimas. O restante, dá para usar mais de uma vez e ir gerenciando peça a peça. Tudo para economizar água.

Ela também me perguntou sobre a rotina de passar roupa e o que eu disse é que a coisa mais improvável é você me ver em casa passando roupa. Acho uma perda de tempo enorme, então o que eu fiz foi passar a comprar roupas que não amassem. É claro que tenho calças e camisas que precisam ser passadas, mas procuro não usar tanto. Se eu tiver uma semana com muitos compromissos profissionais, onde vou usar camisas, passo todas de uma vez. No geral, a cada duas semanas (ou quatro!) eu passo as minhas roupas específicas. Não perco tempo com isso. Sei que lençóis ficam maravilhosos quando a gente passa, mas realmente não tenho como dispender meu tempo no dia a dia para fazer isso.

Apenas algumas considerações sobre a rotina de lavanderia e como ir otimizando o processo.

21 Comentários

  1. Adoro a sua praticidade! Também sou adepta a quanto mais simplificar melhor! Não podemos perder tempo com que não vai agregar nada a nossa vida.

  2. Eu também não passo roupa não, eu passo há 15 dias camisas do meu marido pois ele usa de seg a qui para trabalhar, ai já passo logo umas 15 para durar bastante tempo…
    Umas camisetas dele para ir de sexta feira e algumas camisetas minha, mas na maioria das vezes passo quando vou usar….
    E sim compro muita roupa que não precisa passar e penduro direitinho no varal para facilitar a passada depois!

    O que me ajuda e muito a passar roupa é um liquido que eu compro da minha Cunhada que chama “água de passar” vende em outros lugares e tem até receita caseira…
    Ajuda muito, pois umidifica um pouco a roupa e o ferro desamassa bem mais rápido!

    PS: Thaís Adoroooo o seu blog!

    Beijos
    Thaís Torrano

  3. Oi Thais, eu moro soZinha e demoro muito pra juntar roupa pra encher a máquina, dai no Multicoisas descobri uns lencinhos, que se nao me engano chama “Lave sem medo”, que possibilita lavar roupas brancas e coloridas juntas, e ate agora deu tudo certo e me facilitou bastante a vida. Ja vi no supermercado Zaffari tbm. Bjs

  4. Que alegria ler esse post! E eu que há muito tempo já não passo mais roupas, só as sociais que meu esposo usa, e algumas que precisam mesmo ser passadas, por causa do tecido, e por serem roupas de sair. Já cheguei a me sentir culpada por achar que isso era desleixo de minha parte, ao observar tantas outras pessoas separarem um ou dois dias da semana para passar roupa. Já vi gente passando além de lençóis e panos de prato, até meia e cueca. Não critico quem goste, mas eu não consigo, nem tenho tempo, e mesmo se tivesse, preferiria gastar esse tempo em outras coisas. Desde que me decidi por isso, sobra muito mais tempo para fazer outras coisas que eu considero realmente importantes. Concordo com o que escreveu, e é exatamente o que faço. Seu Blog é muito bacana, aprendo muito por aqui. Beijos! =)

  5. Eu lavo junto as coloridas com brancas e as pretas!!! Nunca manchou nd! kk
    As roupas do meu filho são os uniformes e as roupas de treino de futebol, que não soltam tinta, uso uniforme tbm e no dia a dia mais roupas de academia q tbm não soltam tinta. Só lavo separado se realmente juntou muita roupa!
    Lavo separado as toalhas, roupa de cama e panos de prato/toalha de mesa!
    Como minha máquina é de 6 quilos não dá para lavar muita coisa nela, então eu deixo juntar e lavo essas “categorias” separadas.
    Sempre penduro no cabide tudo o que der para pendurar, assim já fica mais fácil de passar. Boa parte da minha roupa eu não preciso passar (bermuda de tactel, de futebol, legging, top…) mas como meu uniforme é camisa social não tem como fugir do ferro e os uniformes do meu filho tbm. As demais peças eu junto e passo qdo der, gosto de passar toalhas mas deixo elas entre a tábua e a peça enquanto eu passo roupa…assim já vai dando uma passadinha…
    Os lençóis eu não passo, mas as fronhas eu tenho que passar! kkk
    As roupas q sempre vou precisar passar qdo for sair pq amassam eu costumo deixar em uma parte do armário todas as roupas sem passar penduradas no cabide mesmo, assim não amassam tanto.
    Ah, em casa sou eu e meu filho!

    beijos

  6. Eu lava 1 vez por semana tudo.
    Semana passada decidi começar assim:
    Semana 1: Roupas (Malhas e Tecidos)
    Semana 2: Jeans
    Semana 3: Roupas de cama e banho.

    Bem… talvez isso mude, ainda estou me adequando hehe

    Blog do Sofá

  7. Eu também só passo o essencial. E uso o steamer, que é aquele “ferro” de pé, que utiliza vapor. As roupas não ficam iguais de quando passamos com o ferro comum, mas leva bem menos tempo e é muito mais prático. Passo em meia hora roupa de 3 pessoas acumuladas por 3 semanas, por exemplo.

  8. Ótimas dicas! Uma coisa que faço também pra economizar é separar as roupas por cor na hora que tiro. Tenho um armário grande no quartinho e coloco em uma gaveta as roupas brancas, em outra coloridas, em outra as íntimas… Economiza muito tempo na hora de por na máquina!

    Também coloco no varal as roupas bem esticadinhas e já no cabide. Só passo algumas camisas sociais que não tem muito jeito (e acabam sedo raramente usadas). Uma outra técnica rápida é usar secador de cabelo! Sabe quando a roupa embola na gaveta e fica aquele amassado feio? Visto a camisa, com uma mão seguro a ponta e com a outra boto o secador bem forte (as vezes dou uka umedecida pra facilitar), o amassado desaparece na hora!

  9. Olá
    Tb nao passo roupa. Do meu filho, só as de sair.
    Camisas minhas? Só compro tecidos q nao passem.
    Mas agora com uma bebezinha pequena… passo tuuuudo dela, e ainda passo dos dois lados.
    E queria dar uma dica: quase nao uso varal. Uso varão de cortina na lavanderia e penduro tudo em cabides. Seca mais rápido, nao amassa a roupa, nao marca com prendedor. (Quase nao tenho prendedor).
    Qnd tiro do varal, vai tudo no proprio cabide direto p o guarda roupas.
    Acho desperdicio de tempo: tira da maquina, poe no varal, tira do varal, poe no cabide…
    Qnd tem roupas demais pra secar, qnd chove ( com duas crianças sempre tem). Saio pendurando pelos varões dos quartos,nos cabides tb.
    Bonito nao fica, mas… É mais bonito q eles ficarem sem roupa limpa para vestir.

    • A dica dos cabides é clássica mesmo, especialmente com camisas, para facilitar a passagem.

      Também passava as roupas do meu filho quando ele era bebê. Bem pontuado. São situações específicas mesmo.

      Obrigada por ter comentado.

  10. Eu lavo roupa 1 vez por semana e ó, lavo tudo junto, separo por cor, não. Às vezes, eu faço um teste pra ver se a roupa solta tinta, mas como a maioria das minhas roupas não solta, tudo tranquilo. Lavo no tanquinho (TOC) e amacio e centrifugo na máquina. E uso Downy porque corta o sabão (sempre o líquido, que sai mais rápido).

    Já tentei abdicar de passar roupa, mas não rola. Hoje sou menos neurótica e guardo roupa de cama, mesa e banho sem passar, mas roupa mesmo, não consigo. O horror imaginar usar calcinha sem passá-la. E quem passa roupa íntima, o que custa passar rapidinho uns pares de meia? 😉

  11. Meu esposo trabalha com roupa social, logo, passar é algo contante,mas sigo aquela regra de juntar todas as roupas e passar de uma vez, assim lavo conforme o uso, não deixo juntar muiiiita roupa, para não usar muito a máquina de lavar. No entanto, quando uso, separo as coloridas e as brancas( já vão duas lavagens). Outra lavagem para roupa de cama e toalhas.

    Não tenho isso de separar os dias, porque isso me causa ansiedade, eu vejo no dia o que preciso e planejo mentalmente o que precisa ser feito no outro dia.

    beijinhos

  12. Thaís, excelente contribuição. Para economizar energia e tempo também comecei a não passar todas as roupas. Tenho tentado ser mais simples, minimalista e menos perfeccionista, confesso que bastante inspirada por seu blog (novamente). Ontem mesmo (domingo) comecei a organizar a casa para a semana, já que estou sem secretaria, e na hora me lembrei do seu blog e de vc dizendo em algum post que preferia não ter uma casa perfeitamente limpa mas ter tempo para as coisas importantes (algo assim). Deixei a casa de lado e fui curtir a família. Muito positiva esta influência direta em nossas vidas. Obrigada por contribuir sempre. Gilze Oliveira (www.paraoriovirarmar.com.br)

  13. Adorei essas dicas realmente muita praticidade, sabe o que fiz, comprei um cesto de roupa para cada tipo, jeans, ginástica, cama e banho, claras, escuras, etc.

  14. Oi Thais.
    Uma dica que dou para quem me perguntar é investir naquelas máquinas que tem 4 níveis de água, como sou sozinha acabou usando sempre o nível 1 ou 2 (ou quando acumulo duas semanas e meia dá pra usar no nível3).
    A dica é inválida pra quem já tem a máquina, mas quem ainda vai comprar fica a dica!!

  15. Gostei e me identifiquei… Algumas coisas vou adaptar aqui pra casa e sobre passar roupa preciso rever também, acho uma perda de tempo … Muito validas as suas considerações. Muito Obrigado … Adoro o seu blog.

  16. Oi, eu faco igual a Tais, deixo juntar durante a semana e lavo no fim de semana, é so passo a camisas sociais do meu marido pq não tem jeito, eu desteto o trato com roupa,mas como não posso terceirizar o serviço, faço tudo de uma vez.

DEIXE UMA RESPOSTA