Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer todos os comentários no editorial de outubro, onde falei sobre produtividade e organização. Venho refletindo muito sobre esse assunto nos últimos dias e, trabalhando em um novo blog, eu me deparei com sentimentos que eu não previa.

Primeiro, que quando a gente trabalha nas nossas características, tem que tomar cuidado com o que a gente tira da nossa vida, porque não sabe qual é o tijolo que sustenta o nosso edifício inteiro.

Segundo, que o Vida Organizada é minha a razão de viver hoje em dia, em termos de trabalho. E não quero enfraquecer a minha marca porque estou há anos construindo o que ela é e o que eu quero que ela seja, em termos de legado.

Terceiro, que não quero dividir o espaço para os leitores. Já acho ok fazer isso com um blog pessoal, onde escrevo sobre coisas minhas, que não têm nada a ver com organização.

Quarto, e principal: o que diferencia o Vida Organizada e todo o conceito de organização que venho passando aqui é justamente a integração entre todas essas coisas. Não falo somente sobre organização disto ou daquilo, mas de uma vida integrada.

Quinto, eu sou budista e, no Budismo, a gente acredita muito que a solução de todas as coisas é sempre o caminho do meio.

Ou seja, pessoal… o negócio não é parar de falar de produtividade aqui, porque isso faz parte de quem eu sou e da troca que quero fazer com vocês. Talvez a solução seja simplesmente balancear melhor os conteúdos (realmente, estava falando só sobre produtividade ultimamente e até eu estava começando a ficar enjoada). Eu fico contente por ter aberto essa reflexão para vocês e termos discutido em conjunto porque todo o blog é construído assim. Ele é um trabalho autoral, com toda certeza, e me dedico muito a ele, mas a grande utilidade é servir – ajudar as pessoas. Então é claro que eu tive que fazer isso contando com a ajuda de vocês.

Acredito que a alteração das categorias já tenha sido uma grande mudança e que traz boas perspectivas. Este é um blog sobre organização da vida no geral, e o assunto produtividade faz parte dele, assim como a organização da casa, os cuidados com a saúde, arrumação no geral e gestão do tempo. Todos eles precisam estar equilibrados.

Também percebi que, depois do post sobre blogs profissionais, vocês estão muito mais presentes, comentando, dando pitacos, interagindo muito. Isso me dá muita força pra continuar e me esforçar para fazer um trabalho cada vez mais legal. Tudo o que vocês falam é levado em consideração, e agradeço demais por isso.

Muito obrigada!

OM MANI PADME HUM
OM MANI PADME HUM

58 Comentários

  1. Tudo aqui é muito lindo, não tô puxando saco >.<… só estou sendo sincera e quando digo que tudo é lido, não digo só de tudo em seu lugar quero dizer que tudo tem seu sentido de ser, e suas postagens em seu momento, e posso dizer e isto tem me agradado muito neste pouco tempo que tenho vindo aqui ^^.

    Beijos o/

  2. Sábia decisão Thais. Era a isso que me referi no outro comentário, sobre buscar o equilíbrio! Você leu meus pensamentos rsrs.

    Boa sorte nesta nova fase! (E com certeza estaremos aqui lendo tudinho o que você escrever!!!)

  3. Oi Thais! concordando com a Thainá, também fiquei pensando se manter tantos blogs não te faria ficar mais cansada, no sentido de ter que dar atenção a várias coisas!
    fico contente com todas essas reflexões, e mais ainda: com o seu sucesso pessoal. até pq, mesmo se eu for pensar de forma “egoísta”, quanto mais feliz uma pessoa, mais ela produz e com maior qualidade! isso, claro, se refletirá por aqui, pq o blog é a tua cara!

    Adoro passar todos os dias por aqui… ele é uma aba fixa do meu Chrome… e já deixo na minha rotina diária 5 ou 10 minutos do dia para ler o que vc escreveu.

    O blog me ajuda muito em várias áreas da minha vida, e quando vc começou a atrelar o Evernote ao GDT achei muito interessante, pq já usava o Evernote há muito tempo, mas não com todo o seu potencial de organização.
    Mesmo assim, também estava um pouco enjoada dos posts sobre esse tema em específico, mais até pq não consegui implementar o gdt na minha vida – ainda.
    estou indo aos poucos, mas já mudei meu olhar para o Evernote. Sinto ele como uma ferramenta muito poderosa, agora! quase sem limites – diferente de antes, que era apenas um bloco de notas, para mim.

    O fato é que fui aprendendo contigo, crescendo contigo… e estou amando muito tudo isso!

    Desculpe o tamanho do coments, mas precisava te mostrar o quanto todo esse teu trabalho é importante para mim! e ao mesmo tempo te dizer que tudo o que for pra te ajudar a continuar nos ajudando, eu farei.
    Vc merece 😀

    Bjos, sucesso!

  4. Entendo que seu blog não é para falar sobre “como arrumar a gaveta do banheiro” ou “como tiro manchas de roupas brancas”. A vida organizada vai muito além disso. Por isso te adoro, me sinto atualizada quando recebo as postagens 😉

  5. Oi Thaís, venho lendo seu blog há alguns meses e como gosto muito do tema organização e também produtividade, me identifiquei muito com tudo que você escreve, de organização da casa a Evernote (que uso há anos).
    Quando li o post anterior, tive vontade de comentar mas achei meio desconfortável desorganizar sua organização. Mas gostaria de epxpressar agora: Quando eu li sobre os 2 blogs achei meio preciosismo, meio suprassumo da organização, e não necessariamente produtivo. Achei mesmo que talvez tivesse um custo benefício alto para manter tudo…
    Mas se entendi bem, você não vai abrir o outro blog por enquanto, e como você também fala bastante de minimalismo, acho que manter um só blog vai nessa linha. Acho também que arrumar as gavetas (sessões) já vai ajudar mesmo, tanto quanto equilibrar os temas.
    Gosto mesmo dessa variedade de temas, de você conseguir nos apoiar em diversos contextos da nossa vida, e na verdade tudo faz parte de uma mesma vida (da mesma forma que tenho dificuldade em usar 2 agendas – uma para vida pessoal e uma para vida profissional), por isso achei bom esse caminho do meio!!
    Parabéns pelo seu trabalho, mesmo, e por você conseguir fazer da usa paixão o seu ganha pão… é raro…
    Prometo comentar mais vezes… Grande beijo!!!

  6. Ahhh eu voltei aqui para comentar lá no post sobre as mudanças… e vejo esse texto! Que bom… Fiquei feliz e serena. Acredito que é por aí sim. O blog é sua visão e prática do que acredita – sempre com equilíbrio, siga em frente e conte com seus leitores que admiram toda a sua caminhada 😉 bjs!!

  7. Como leitora, prefiro que tudo esteja concentrado no Vida Organizada! É como você disse, ir apenas balanceando. Eu não compreendo os posts do GTD, mas nem por isso paro de acessar o blog, fico navegando nos muitos posts interessantes que o blog dispõe, e aguardando um post fresquinho que seja mais sobre o meu universo. Pra mim o VO é perfeito do jeito que é, até mesmo quando você fala de algo pessoal é bom, pois nos identificamos e sentimos que uma pessoa organizada pode ser gente como a gente, que estuda, trabalha, é mãe e esposa.
    Vida longa ao Vida Organizada!
    Bjus
    Ju

  8. Oba!!!
    Só hoje de manhã li seu post sobre separar os assuntos do blog e não curti a ideia e pensei “vou deixar um comentário para ela a noite”… que bom que outros leitores te levou a refletir que não seria uma boa… ufa..
    Penso que organização e produtividade não são a mesma coisa, mas, na minha compreensão, organização é um meio e produtividade é um objetivo. Levando uma vida desorganizada, dificilmente seremos produtivos.
    Obrigada Thais pelo seu trabalho! Há um ano te acompanho! E como me sinto mais leve aplicando o que julgo bacana na minha vida! Abraços e sucesso sempre!

  9. Visitava o blog semanalmente para ver a “linkagem de domingo”, aí aproveitava e checava o resto.
    Com a série de GTD para Evernote, passei a entrar diariamente. O oitavo post mencionava mais um, mas agora a série nem no editorial do mês está…
    Enfim, eu gosto de checar regularmente um blog de cada assunto de interesse meu – um de notícia, outro de culinária, um de decoração, etc. Sinceramente, por mais que você seja bacana, não me empolgo em acompanhar 3 blogs seus.
    Te desejo sucesso, e se serve de alento, o pessoal do young house love tá passando por uma fase parecida com a sua.
    Bjs

    • Obrigada, Cassia. Eu dei um tempo justamente porque 90% dos leitores estavam reclamando. Então resolvi esperar um pouco, viajar, participar da própria conferência do Evernote, para então voltar a escrever com calma.

      O essencial já foi postado e os últimos dois posts terão apenas complementos. A série já está praticamente completa.

      Obrigada por comentar!

      PS – Tenho acompanhado e entendo.

    • Ok, erro meu, você escreveu “dividir para”, e não “dividir com”. Interpretação apressada motivada pelo pânico

      • Ops, postei no lugar errado, vou responder no certo, aí vc ignora esse, pode ser? Nem precisa responder. Bjs

      • Ah, tá! Quando eu li, me pareceu “eu quero ser a única a escrever no Vida Organizada e não vou deixar os leitores nem comentarem”, o que eu achei de uma sinceridade estupenda (se fosse isso mesmo rsrs), mas que não combina nem um pouco com o diálogo que você mantém aqui. Obrigada por esclarecer. E que bom então que você não quer dividir! O conjunto da obra é que faz o Vida Organizada tão legal (como o La Cucinetta, por exemplo).
        Você é dez! Tô só esperando sair seu livro em e-book pra comprá-lo (sem pressão, sei que não depende de você). E, sonho dos sonhos, cursos seus online =)

      • Ok, erro meu, você escreveu “dividir para”, e não “dividir com”. Interpretação apressada motivada pelo pânico

  10. Não vou negar que o post sobre a profissionalização dos blogs me incentivou a deixar mais comentários. ^^
    Eu sempre leio todo e qualquer post daqui porque realmente gosto muito de como você escreve, independente do assunto estar relacionado (atualmente) comigo ou não. Acho todo o conjunto do Vida Organizada muito completo justamente por tratar de tantas coisas aparentemente dentro do mesmo tema, “Organização”.

    Enfim, vc tem meu apoio sempre. 🙂
    (Só não deixe de terminar o Guia! >.<)

    bjosss

  11. Olá Thais, conheci seu blog a pouco tempo, e sinceramente foi o melhor blog com essa proposta que já conheci. Percebi sua intenção em integrar, equilibrar diversos campos da vida e torna-los mais práticos. Essa tem sido minha proposta e por isso achei fantásticas suas dicas e ideias. Espero que continue alimentando seu blog, mesmo sendo um desafio, pois não é tarefa fácil tornar simples coisas tão complicas do nosso dia-a-dia, mas não desistas de suas ideias, com certeza darão certo, pois você é a própria essência do que propõe. Parabéns…

  12. Ótimo Thais!
    Eu adoro tudo que vc escreve.. Seja sobre seu marido, filho.. Hehehe! É sempre interessante vivenciar um pouco do cotidiano de outras pessoas que tem os interesses parecidos com o nosso! Até a dieta que sigo (paleo) eu descobri por algum comentário no blog..
    É aquilo, pra uns o assunto será interessante, outros “passarão os olhos” creio que seja normal!
    Beijinhos!!

  13. Concordo também! Acho que o equilíbrio é a peça chave e que pode atender a todos os “tipos” de leitores que o VO tem!

  14. Olá Thais
    Eu tbm acho que o equilíbrio é essencial. Eu adoro assuntos de produtividade e estou aguardando ansiosamente pelo final do guia GTD, mas todos os seu assuntos no geral são ótimos, vc passa seu sentimentos nos textos, esse é o diferencial do seu blog.
    Sempre busque o que é melhor pra vc, e se tiver mais blogs com certeza eu acompanharei todos.
    Beijoss

  15. Thais, queria compartilhar com vc que estou trabalhando em um projeto muito importante pra mim, e que tem mudado a minha realidade. Isso só foi possível pq acompanho seu blog e assim tenho conseguido me organizar e qdo estou surtando com o tanto de informações que recebo, paro e penso: Tá faltando organização! Venho, releio alguns posts e implemento suas dicas. Enfim só qro q saiba que o seu blog é muito importante pra nós leitores e que assim como eu, muita gente tem conseguido mudar sua realidade com as suas orientações sobre organização.

  16. Olá, Thais. Prefiro apenas um blog. A meu ver, produtividade e organização andam de mãos dadas.

  17. Ola Thais , sou fã de carterinha do Vida Organizada desde 2013 e me identifico muito com os post incluindo os de produtividade, que pessoalmente é um assunto que amo =), confesso a voce que esse é meu primeiro comentario em post e olha que todos os dias eu corro pra dar uma olhadinha o que tem de novo, mas percebi o quanto isso é importante pra voces blogueiros ,e sincermente só entendi essa dimensão depois do teu post sobre o assunto e tambem acompanho o paneloterapia onde comentava sobre esse assunto tambem. Resumindo parabens pelo blog, pelo livro, e pelas novas experiencias que tem compartilhado com todos.

  18. Oi Thais, acompanho seu blog desde o fim de 2011. Quando comecei a ler seu blog tinha um emprego mais ou menos, ganhava mal e estava solteira. Coincidência ou não, de lá para cá muita coisa mudou. No início de 2012 passei em um concurso, Comecei a ganhar melhor, Melhorei a qualidade do meu guarda roupa, Comprei um carro, Comprei apartamento, Casei e agora tenho uma filhinha de 2 meses e sou muito produtiva no meu trabalho . Todos esses assuntos já foram e são abordados aqui. Mas a minha mais agradável surpresa foi após minha filha nascer ler seu blog no tema filhos, informações super relevantes sobre os bebês, inclusive com sugestões de leituras… Foi de um alívio tremendo porque eu sendo mãe de primeira viagem estava desesperada e sem nenhum norte sobre o que esperar da maternidade (O primeiro mês é muito difícil!).
    Seu blog é bom por isso, integra as nossas várias áreas de responsabilidade.
    Por sua causa também eu mudei muito o meu modo de encarar as finanças dentro de um casamento. Quando você postou que você e seu marido decidiram que ele deixaria de trabalhar para ficar com o filho de vocês eu confesso que estranhei muito (machismo puro!) Mas com o tempo eu fui entendendo a decisão de vocês e aprendendo a valorizá-la. Agora que sou mãe, eu também não quero terceirizar a educação da minha filha e acho super válido o arranjo que vocês fizeram.
    O que quero dizer é, seu blog foi e continua sendo muito importante para mim, me ajudou a mudar de vida e até de opinião. Gosto dele como está

  19. Olá Thais, sabia decisão de manter só um blog…acredito que o fundamental para ser produtivo é ser organizado e se isso partir de casa o restante será meio que como um movimento inercial…Parabéns pelo trabalho…só tenho dois ídolos e você é um deles….Abraços Manauaras!!!!

  20. Olá Thais ! Meu comentário é breve : seu blog me ajuda de muitas maneiras (organização da casa e da vida), mas a ajuda fundamental foi me fazer voltar a LER LIVROS !!!! Obrigada por tudo! Continue nos ajudando e inspirando. Um forte abraço! Andréa Caser

  21. Oi, Thais! Gostei muito desse meio termo pelo qual vc decidiu ! Acompanho se blog há algum tempo e tento organizar a minha casa e minha vida através dele. Gostei muito e fiquei muito animada com o Guia definitivo GTD e evernote. Só fico um tanto frustrada com algumas pessoas que me dizem que é muito “profissa” pra quem só pilota uma casa, marido e filhos….Só??? Como assim? eu acho muita coisa!! E se tento me organizar é para ser uma boa dona de casa e não acabar surtando! Thais, vc também acha que gerenciar só a minha casa e família com o método GTD e evernote é um exagero? Thais, beijos, amo muito o seu blog e prometo que vou esperar com paciência o finalzinho do Guia Definitivo GTD para Evernote !

  22. Thais, querida,

    Tenho a certeza de que, seja qual for o caminho que optar, será feliz e certeiro, mesmo que ele se bifurque em dois, ou que ganhe um novo sentido.

    Tudo o que você faz é com tanta sabedoria, humildade e consideração pelo seu público cativo! Essas qualidades lhe permitem adaptar as rotas caso perceba, na trajetória, que não está indo na direção correta. Aliás, esta é mais uma das lições que aprendi contigo (de que nossos objetivos não estão escritos na pedra), e é o que reflete, acredito, em sua maravilhosa capacidade de adaptar-se e reinventar-se.

    Por isso, ouça o seu coração e siga o que ele diz.

    Estaremos sempre ao seu lado, porque amamos o conteúdo que vc produz e tudo o que vc tem a nos ensinar.

    Muita sorte e sucesso!

  23. Olá Thais,
    Acompanho seu blog há um tempo e tudo tem muita influencia em minha rotina, filha, casa, faculdade, noivo, tento conciliar e tenho “dado conta” …afinal “antes feito do que perfeito”.
    Suas dicas sobre agenda, organização, fazer o que for possível no tempo que temos, tem me ajudado bastante.
    Me esforçarei em comentar mais, afinal estou aqui todos os dias, independente se tem posts novos ou não!
    Obrigada!

  24. Thais, acompanho seu blog a anos e agora o canal no youtube, acho que não comento aqui há alguns anos(rsrs), mas admiro muito seu trabalho! O VO me ajuda muitoooo.
    O que você faz aqui, faz muito bem! Gosto da diversidade de assuntos, pois sempre tiro algo de bom pra minha vida independente do assunto do post!

    Abraço!

  25. Thais, considero teu blog um dos melhores e acompanho todas as postagens. Confesso que o tema GTD e Evernote não me atraem, mas nem por isso deixo de acompanhar teu blog, é minha leitura diária. Sou muito grata pelos teus textos e os da Rita do busywomanstripycat. Aliás eu conheci o blog dela através do teu. Eterna gratidão pelo que vcs duas fizeram na minha vida. Estou adorando ver teus vídeos! bjs

  26. Prezada Thaís, estou muito feliz por ter encontrado este blog. Aconteceu uma grande revolução na minha vida depois que comecei a me organizar utilizando suas dicas. Fui apresentado a um novo mundo, onde posso controlar minhas tarefas e projetos. Mais uma vez obrigado por tudo!!!

    Uma outra coisa que eu gostaria de te falar é que eu trabalho no Ministério Público do DF e Territórios, aqui em Brasília, e acabei solicitando um orçamento da Call Daniel para fazer uma palestra no meu trabalho, graças ao seu blog. Falei com o Márcio Welter e fiquei muito feliz, porque ele vem no dia 3 de novembro apresentar o trabalho de vocês. Então faremos o possível para que a contratação aconteça e seria uma maravilha que você apresentasse também. De qualquer forma, um grande abraço!!!!

    Atenciosamente, Lucas Maniero.

  27. Thais, gostei mto de suas reflexões. Não sou de comentar muito, até porque recebo no meu email pra otimizar meu tempo. Mas hoje resolvi comentar até pra te pedir que não deixe de mandar as zonas da semana do fly lady…isso me ajuda MUITO a me organizar…e acho que você além de explicar de um jeito mais fácil que no site oficial, ainda dá dicas…gosto muito.
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!
    =)

  28. Nossa que fofa! adoro o seu blog e sempre que quero me organizar me planejar acesso o seu blog! Muito bom mesmo! 🙂

  29. Thaís, sobre este post tão importante: eu achei excelente o seu título. E você optar em seguí-lo.

    “Quem pensa por si mesmo é livre
    E ser livre é coisa muito séria
    Não se pode fechar os olhos
    Não se pode olhar pra trás
    Sem se aprender alguma coisa pro futuro

    Corri pro esconderijo
    Olhei pela janela
    O sol é um só
    Mas quem sabe são duas manhãs”

    (trecho da música L’Avventura, do Renato Russo)

    Um abraço,
    Flaviano

  30. Legal Thaís, isso aí!!

    Agora vou dar o meu depoimento pessoal. Já acompanho o blog há bastante tempo, acho que, o que, uns 3 anos (?), e o teu blog mudou a minha vida pelo seguinte:

    Eu sempre fui de pensar no meu futuro, tudo que eu queria realizar, e vivia fazendo listas. Só que eu morria de medo de alguém ver essas listas, pq tenho irmãos que sempre fizeram bulliyng comigo (como qualquer irmão) e tinha medo deles verem as listas e ficarem me zoando, tipo: “hahaha tu quer fazer isso mesmo? E desse jeito? Que boboca!” kkkkkkk

    Engraçado como essas experiências de infância são levadas pra vida inteira né….

    Eu fiz faculdade de administração e apesar de falarem em planejamento, organização, controle, nunca ví isso muito como uma coisa concreta nesse campo, e olha que eu fiz faculdade em uma universidade super renomada.

    Daí o teu blog fez eu me identificar contigo, tipo, pensar: pô, tem alguém que pensa mais ou menos como eu, e mais, se organiza direitinho para fazer melhor ainda e atingir os objetivos!!! E aquelas listas que eu vivia fazendo, do que eu queria fazer, como eu ia fazer… tu ensina a fazer, e muito, muito melhor: transformar aquele sonho lá nas alturas em tarefas bem concretas aqui embaixo, colocar tudo no papel, executar, e com dedicação chegar lá.

    Além disso, tem todas as dicas de organização da casa, leituras interessantes, ideias legais que tu compartilha.

    No fim fez fortalecer aquela ideia que eu vivia escrevendo só pra mim, fazendo listas e listas e lacrando a sete chaves, e pensar: TÔ NEM AÍ, tem gente que se organiza assim tb, que pensa que nem eu, e, olha, nós somos muitos (kkkkk)

    Sei lá… mesmo não te conhecendo e nunca falando contigo, eu te amo Thaís!! Obrigada por mudar a minha vida e a de muitas outras pessoas!! Sou muito mais feliz por tua causa hoje em dia!!

  31. Oi, Thais! Eu aqui de novo rsrs. Queria dar uma sugestão! Você poderia disponibilizar para gente um papel de parede (de PC mesmo) organizador do blog 🙁 tenho procurado na internet e a grande maioria é em espanhol..seria legal deixar o computador com a carinha do blog para inspirar <3

    Bjsss

  32. Olá Thaís,

    Não sou muito de ficar comentando todos os posts, apesar de entrar quase todos os dias no blog, mas preciso agora te dizer que em nenhum outro blog encontrei assuntos tão coerentes caminhando juntos, e esses assuntos refletem quem você é e como otimiza as coisas do dia dia para ser mais feliz.
    Depois do seu blog resolvi agir ao invés só de pensar (já pensava, divagava sobre como eu poderia melhorar minha performance de mulher multifacetada!).
    Mas do que eu gosto mais é que você compartilha conosco as mudanças de rotas, as novas e melhores formas de se fazer algo (como os vários cadernos no evernote – que pra mim ficou melhor) e tudo o mais, como certas frustrações e necessários e saudáveis upgrades de vida.
    Eu mais uma vez quero de agradecer e te dar um abraço fraterno!

  33. Eeeeeeeeeeeeeeeeee!!Prefiro mesmo te acompanhar em um blog só!! Acho que o balanceamento dos posts é a melhor alternativa mesmo. Pra nós leitores, que teremos um blog diversificado para ler, e para você, que não terá que se desdobrar em dois blogs para produzir (tô contando aqui toda a parte de linha editorial, planejamento, layout, imagens e vídeos, etc), escrever, aprovar e responder comentários… Imagina tudo em dobro que loucura!!
    Além do mais, a combinação organização + produtividade é o sonho dourado pra quem quer dar conta de tantos afazeres desse nosso mundo moderno. Nada melhor que encontrar suas reflexões sobre esses assuntos em um pacote só!

DEIXE UMA RESPOSTA