ou
Imagem: Web Parx

Imagem: Web Parx

Produtos de maquiagem e cosméticos têm data de validade e é importantíssimo respeitá-lo, senão podem causar sérios danos à sua pele. É claro que um produto não estraga de um dia para o outro, mas o prazo de validade diz que, usando depois daquele período, o fabricante não garante mais os resultados ou consequências não muito agradáveis podem resultar para quem estiver usando. Os que têm que pele sensível e alergias devem redobrar os cuidados.

Confira a data de validade média dos principais cosméticos e artigos de maquiagem:

3 meses
Máscara, creme para a região dos olhos

6 meses
Base, cremes hidratantes para o rosto, demaquilantes

8 meses
Corretivo

12 meses
Pó, sombra, gloss, batom, blush (creme), lápis (olho, sobrancelha, lábios), delineador, tônicos de rosto, filtro solar

24 meses
Blush (pó), pó bronzeador

Vale lembrar que produtos artesanais e/ou naturais duram menos que os produtos industrializados, que têm outras formas de conservantes.

Outro ponto de atenção é com relação aos produtos que compramos fora do Brasil. A legislação difere de acordo com o país. Nem em todos os países as marcas são obrigadas a colocar a data de validade no potinho, mas elas colocam outras informações. Os produtos da MAC, por exemplo, têm a validade estimada em meses (“24M” equivale a “24 meses”, ou 2 anos).

Além desses cuidados mais certinhos, tem o cuidado que vem do bom-senso também. Se você comprou um produto novo, ou o produto está dentro do prazo de validade, mas mesmo assim ele te dá algum tipo de reação alérgica ou você sente uma reação não muito legal, pode valer a pena descartar. O mesmo vale para alguns produtos que, na teoria, passaram da validade, mas continuam super bons. Eu procuro ter mais cuidado com os produtos que vão nos olhos, como lápis, cremes e máscaras, e os pós, no geral, costumam durar bem. Isso para produtos de maquiagem! Cremes e cosméticos de tratamento eu sempre considero a data de validade, porque tenho a pele sensível.

Também vale dizer que, mesmo dentro da validade, se armazenar incorretamente, os produtos podem estragar antes do prazo. Não vale deixar produtos cosméticos e maquiagens dentro do banheiro (por causa da umidade) ou em um lugar onde pegue sol, pois eles acabam estragando mais rápido mesmo. Um bom lugar para deixar é naquela penteadeira do quarto (que nunca pega sol) ou dentro do guarda-roupa (se ele não for úmido, claro).

Algumas outras dicas que podem ajudar a aproveitar mais os seus produtos:

  • Procure adquirir produtos secos, sempre que possível, em vez das versões em creme ou líquido. Isso vale para bases, corretivos etc. Os produtos em pó costumam durar mais.
  • Sempre lave seus pincéis de maquiagem, para que não acumulem pele morta e bactérias, passando isso para os produtos ao entrarem em contato com eles durante o uso.
  • Não use maquiagem de outras pessoas e não empreste os seus itens também. Se for testar o produto em uma loja, certifique-se de que eles usam um produto higienizador.
  • Vale mais a pena ter um kit duplicado de maquiagem sempre no trabalho que levar todos os dias uma necéssaire na bolsa. Além de economizar espaço, você garante que os itens não peguem calor no trajeto diário.
  • Talvez valha mais a pena comprar itens menores (em menor quantidade) que aqueles potes com o dobro de quantidade do produto, justamente por causa da validade.
  • Procure não ter produtos duplicados: dois lápis de olho marrons, dois batons iguais abertos etc. Vale mais a pena ter um e usar até o fim que usar dois pela metade e precisar descartar no futuro.

Por fim, vale a pena, uma vez por mês, analisar o seu inventário e descartar o que saiu da validade ou estragou. Não guarde um produto apenas porque foi caro. Da próxima vez, planeje melhor seus gastos e compre somente o que precisa mesmo (ou vai usar muito).

Thais Godinho
08/10/2014
Veja mais sobre:
9
Sentir-se mal com a situação
Menu semanal para 29 de setembro a 5 de outubro
Estabeleça prazos

 

  1. Cinthia 08/10/2014

    Boas dicas Thaís! Eu preciso fazer A varredura nos meus ítens.. Minha pele é super sensível, uma dificuldade achar algo que não me irrite os olhos.. Se tiver alguma dica de corretivo.. To tentando comprar importada da Milani, que li ser antialérgica.. Até meu pankeke da shiseido ou bbcream da nívea (a nivea nunca deu alergia) estão irritando meus olhos!!
    Ah, quando disse da ideia de separar organização e produtividade eu fiquei meio na dúvida, querendo tudo junto e misturado.. Mas vc tem toda razão! Voltou a cara que o blog tinha há 2 anos atrás! Vc sempre à frente né? Rsrs!
    Beijão! Parabéns!

    • Thais Godinho respondeu Cinthia 08/10/2014

      Obrigada, Cinthia!

      Olha, eu não consigo usar nada da Avon e da Contém 1g nos olhos. Tive que ir testando até encontrar alguns que ficassem bem. É difícil mesmo.

  2. Carol 09/10/2014

    Pois Thais, uma das coisas que quero implementar nessa “reestruturação de organização da vida” é um controle de inventário dos cosméticos e makes, além de uma rotina de uso deles.

    Há uns poucos anos atrás, quando comecei a receber salário de verdade, eu comprei feito uma louca esse tipo de coisa. Comprei muuuita coisa boa, mas numa quantidade absurda para meu uso. Resultado: já tive que dar vários itens por causa da validade e passei um bom tempo com várias coisa abertas ao mesmo tempo ou ainda comprava uma coisa que já tinha pq não lembrava que tinha! :/

    Ótimo post!
    Bjos

    • Thais Godinho respondeu Carol 09/10/2014

      Já fiz isso também. =/ Inclusive com produtos que uso bastante, mas não o suficiente pra acabar o pote até o vencimento.
      Eu também ficava com dó de usar alguns cremes (haha), e por fim eles iam chegando na data próxima do vencimento e eu me obrigava a usar. Agora eu compro pra usar mesmo, sem dó!
      Obrigada por ter comentado.

  3. Renata 09/10/2014

    Leu meus pensamentos. Hoje cedo joguei alguns produtos fora e estava pensando em pesquisar os prazos de validade.
    Obrigada sua linda. bjs

  4. Camila Menezes 09/10/2014

    Bah, não vai sobrar nada no meu armário!rs
    Muito triste jogar produtos sem uso fora, mas fazer o que, agora vou me organizar melhor e só comprar o necessário :/

  5. Keka 10/10/2014

    Uma das ações que tomei em minha vida desde o ano passado, quando comecei a me organizar foi parar de comprar e usar as coisas até o fim… Parece besteira, mas fico até feliz quando acabo com um produto!

    Aprendi também que a maior besteira que fazemos é “economizar” maquiagens e produtos caros para dias especiais. Algumas maquiagens minhas duram cerca de um ano, e eu as uso diariamente.

  6. Priscila 08/12/2014

    Estou adorando seu blog!

  7. Aline 19/05/2016

    Adoramos as dicas, princialmente de como aproveitar ao máximo os produtos (ainda mais nesses tempos de crise). Recentemente fizemos um post sobre os riscos de se utilizar maquiagem vencida, e este seu complementa o nosso perfeitamente.
    https://tipsandgoodvibes.wordpress.com/2016/04/29/maquiagem-vencida-quais-os-riscos/
    Abraços!