ou

Gosto muito de pensar que os editoriais mensais que escrevo fecham um ciclo e iniciam um novo. Acredito que, no caso deste, isso seja mais verdade do que nunca. Talvez por esse motivo eu tenha demorado uns dias a mais para publicá-lo, porque só consegui tirar o texto da minha cabeça neste momento.

Este mês, o blog completa oito anos de idade. Em outubro de 2006, a Thais, esta que vos fala, criou um blog com url do blogspot e começou a escrever publicamente sobre organização pela primeira vez.

Muitos acontecimentos recentes têm me feito questionar sobre a essência do blog e os motivos pelos quais ele existe. A opinião dos leitores contou enormemente nessa reflexão que eu fiz e ainda não terminei de fazer, porque não se trata de uma mudança, mas de um direcionamento.

Tenho percebido, até mesmo pelas mudanças recentes na minha vida, que o blog acabou pendendo muito mais para o lado do assunto produtividade, em vez de ser um blog sobre organização. Eu me perdi com isso, os leitores se perderam, e ninguém saiu ganhando muito. Nenhuma experiência se perde, mas ela serve para ensinar alguma coisa. E o que eu aprendi é que produtividade não é a mesma coisa que organização. Logo, eu não deveria deixar de escrever sobre organização no meu blog criado sobre este assunto, para falar sobre produtividade. Pareceu confuso?

Organização é uma palavra originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Produtividade é o resultado daquilo que é produtivo, ou seja, do que se produz, do que é rentável. É a relação entre os meios, recursos utilizados e a produção final. É o resultado da capacidade de produzir, de gerar um produto, fruto do trabalho, associado à técnica e ao capital empregado. Produtividade é a expressão da eficiência de qualquer negócio.*

Para mim, organização é encontrar soluções para problemas que podemos ter com relação a planejamento, nossas ideias e o ambiente físico que nos rodeia, como a nossa casa e nosso espaço de trabalho. Também precisamos organizar a nossa agenda, os nossos e-mails, as nossas anotações, as nossas contas, compras, comida, roupa de cama, livros, rotinas, a fim de encontrar qualidade de vida e ter tranquilidade no nosso dia a dia. A organização em si não é (nem deve ser) um fim, mas um meio de atingirmos esse equilíbrio entre todas as nossas áreas de responsabilidade. Da mesma maneira, mas por caminhos diferentes, produtividade é o “como” – como gerenciar o nosso tempo, a nossa vida, o nosso dia, a nossa semana, para fazer tudo o que a gente precisa fazer com eficiência, efetividade e eficácia. Organização e produtividade têm tudo a ver, mas não são a mesma coisa.

No entanto, eu não quero deixar de escrever sobre produtividade, GTD, Evernote, projetos, tarefas e otimização do tempo de forma geral, para que a gente produza melhor na vida, seja em que ramo for. Por isso, estou preparando um novo canal onde poderei fazer isso para quem quiser acompanhar livremente o que escrevo sobre produtividade, e deixarei o blog (e a marca) Vida Organizada também livre para escrever sobre organização. Esse canal, um novo blog, ainda não está pronto (está em planejamento), mas avisarei quando estiver no ar. Eu quis avisar antes para vocês porque gosto de ter esse relacionamento transparente com os leitores, para que vocês saibam o que esperar.

Esse “click” aqui no botãozinho macrotemático do blog foi tão intenso que se refletiu inclusive nas categorias, que estavam imaculadas desde a reestruturação do blog, há dois anos, e que giravam em torno de determinados assuntos: produtividade, casa, família, finanças, bem-estar e lazer. Agora, o assunto principal do blog voltará a ser dicas de organização e, como categorias, temos:

Organize-se! – Tudo o que você precisa saber para começar a se organizar.
Sua casa – Dicas de organização para tudo o que envolve a vida doméstica: cômodos, armazenamento, animais, carro, mudanças e mais.
Soluções de organização – Aplicativos, agenda, sistema FLY Lady, GTD, produtos organizadores e tudo o mais que for uma solução de organização estará aqui.
Rotinas – Muito do sucesso da organização vem da implementação de rotinas para todas aquelas áreas que citei anteriormente (casa, família, finanças etc). Veja nesta categoria todos os assuntos relacionados e como se organizar com relação a eles.
Equilíbrio pessoal – De nada adianta a gente organizar as nossas coisas se, por dentro, não estivermos bem. Por isso, esta é uma categoria para falarmos sobre saúde, comportamento, desenvolvimento pessoal etc.
Sobre mim – A ideia é que, aos poucos, tudo o que for mais pessoal sobre mim acabe indo para o meu outro blog, o Thais Godinho.com, justamente para não ficar tomando espaço por aqui. No entanto, se tiver a ver com organização, estará nesta categoria.
Seções fixas – Ainda não sei se manterei este nome, mas a ideia é agrupar aqui todas as categorias fixas do blog, como os editoriais, as linkagens de domingo e outras.
Etc – Existem muitas categorias extras que ficam aqui para consulta do leitor.

Gostaria de pedir um pouco de paciência a todos durante esse processo de mudança. Apesar de já ter migrado os posts para as novas categorias, quero analisar um por um para categorizá-los da melhor forma possível (são mais de 1.500 textos), o que levará algum tempo. Muitos posts também deverão migrar para o blog novo, quando ele estiver no ar – mas avisarei todos vocês quando isso acontecer.

Espero que gostem das novidades e que curtam essa nova fase do Vida Organizada que vem por aí e se inicia hoje. Tenho certeza que agora tudo ficará mais coerente e focado tanto aqui quanto em outros canais que estão por vir.

Obrigada por tudo, pessoal.

* Fonte: Significados.com.br

Thais Godinho
07/10/2014
Veja mais sobre:
Editorial do mês
59
Aprenda GTD: Passo 4 – Refletir
Checklist: O que limpar e quando
Minhas “regras” de organização

 

  1. Karoline 07/10/2014

    Que legal.

    Vou torcer para nesse novo canal vc nos ensinar como ser disciplinado, da mesma forma que nos ensina como sermos organizados.

  2. Maristella Soares dos Santos 07/10/2014

    Sinto que vem coisas melhores por aí! Leitores agradecem!

  3. Victória Morena 07/10/2014

    Adorei essa reflexão, e você está realmente certa!
    Acredito que os assuntos ficarão organizados e os leitores também!
    Muita energia positiva para essa nova fase!

  4. Maní Wagner Silva 07/10/2014

    Adoro o blog!! E tenho aprendido e melhorado muito minha vida com ele, e qualquer novidade é super bem vinda!!

    bjuu

  5. Olá Thais!

    Realmente essas remodulações dos nossos espaços na internet acontecem e muitas vezes nem percebemos que elas ocorrem. Vamos simplesmente dedicam espaço e atenção a temas que se ligam ao nosso tema principal e, quando observamos, o tema secundário tomou conta de tudo e aquilo que era principal ficou em segundo plano em nossa discussão.

    Essa sua postura de criar um novo espaço para tratar de produtividade, separado do espaço de organização, só demonstra o nível de importância que o tema principal desse blog: organização. Espero que o novo espaço seja um tremendo sucesso, assim como o é esse espaço.

    Um forte abraço!
    Adolfo Brás.

  6. Lucia 07/10/2014

    Thais, achei a ideia da separação dos temas fantástica! Gosto muito de tudo que você escreve e, as vezes percebo que quando vou buscar alguma dica específica sobre organização, “me perco” um pouco com os outros temas. Sei que acompanharei os dois blogs, mas de maneira mais focada. Imagino o “trabalhão” que vai ser revisar todos os posts! Mais uma vez agradeço por disponibilizar informações tão úteis!

    • Thais Godinho respondeu Lucia 07/10/2014

      Obrigada! Espero que goste das mudanças e fique mais fácil de navegar no blog.

  7. Barbara 07/10/2014

    Olá, Thais! Eu acompanho seu blog desde o começo do ano e nunca comentei (shame on me!), mas diante desse editorial, senti necessidade de falar alguma coisa. Antes de tudo, parabéns pelo blog, pelo sucesso, por tudo! Pode ter certeza que sua missão de inspirar pessoas tem sido muito bem-sucedida, falo por experiência própria, sou recém-casada, mas já morava com meu marido há uns anos e desde que comecei a ler seu blog nossa casinha tem sofrido uma revolução! Ontem mesmo, meu marido comentou como as coisas estão andando bem, que nossa casa está com cara de lar mesmo e eu creditei essa mudança a você e a seu blog! Muito obrigada por tudo! Quanto ao novo momento do blog, só quero desejar mais sucesso ainda! Tenho certeza que tudo irá se encaminhar p/ o melhor caminho possível! Abraços!

    • Thais Godinho respondeu Barbara 07/10/2014

      Puxa Barbara, que depoimento bacana. Fico muito feliz por ter ajudado nessas mudanças e ainda mais contente por você ter vindo até aqui me falar. Obrigada!

  8. Bianca 07/10/2014

    Muito bom Thais! Que bom que vai voltar a falar mais sobre organização! Não sou uma pessoa organizada, mas tento me organizar sempre (o que é dificil, pois meu marido é mais organizado que eu) e me sinto envergonhada com isso. Poderia dar dicas de organização específicas para quem mora em apartamento minúsculo e não tem lugar pra guardar quase nada?
    Amo seu blog! Você faz um excelente trabalho! Bjs
    http://mundocoloridodebia.com/

    • Thais Godinho respondeu Bianca 07/10/2014

      Acho que se enquadra na mesma dica para os outros tamanhos também, que é ter lugar para todas as coisas. Se não tem lugar, questione a posse da coisa em questão e tenha somente o essencial. ;D

  9. Jess 07/10/2014

    aguardando as mudanças. 🙂

    beijo!

  10. Elisa 07/10/2014

    Taís,
    Sigo o blog desde 2010, de forma que fui acompanhando o seu crescimento em diferentes fases da vida e, consequentemente, do blog também. O blog faz tão parte da minha vida que é a segunda coisa que olho pela manhã, depois do meu e-mail! Confesso que, por gostar de ler todos os posts (de absolutamente todas as categorias), eu preferiria tudo junto num mesmo lugar… Mas sei que todas as alterações que você faz são fruto de muita pesquisa e reflexão, de forma que eu confio plenamente! Além do que, acredito que você poderá atingir um público diferente com espaços separados, não é?
    De toda forma, estarei na torcida! 🙂
    bjs

  11. MichelleZ 07/10/2014

    O crescimento naturalmente traz mudanças, Sucesso nessa nova fase!

  12. Camila 07/10/2014

    Leio o Blog desde que ele tinha aquele cabeçalho roxinho com a sua foto 😀
    Sinto que vem bastante coisa legal por ai! Sucesso nessa nova empreitada!

  13. Carla Corrêa 07/10/2014

    Aguardando ansiosamente as mudanças.

    Beijoss !!!

  14. Camila Menezes 07/10/2014

    Thais acabo de ler seu blog todinho. Sim, todinho, desde 2006. Levei quase um mês, ao mesmo tempo comprei seu livro e já li também. Conheci vc na hora certa, não dá mais pra continuar vivendo no caos.
    Nunca fui organizada, mas tive dois bebês em menos de dois anos e a coisa saiu do controle, então agora PRECISO me organizar.
    Durante o mês que passei lendo já consegui implementar várias dicas: comprei um moleskine que anda sempre comigo, onde anoto tudo que chega e minhas listas de tarefas, comecei a usar agenda, destralhei minha bolsa, mesa de trabalho, meu quarto e continuo destralhando o resto da casa, um pouco por dia. Quando eu terminar o destralhe (são 9 anos de casada juntando tralhas) vou começar efetivamente a organização. Não vejo a hora!
    Ah, também inspirada em vc agora tenho uma rotina noturna e não preciso arrumar mochilas e roupas de manhã, faço tudo de noite. E neste mês também tenho conseguido cozinhar todos os dias. Eu tenho uma funcionária em tempo integral em casa e mesmo assim vivia no caos, pq a coitada não dava conta da minha bagunça. Agora que resolvi ter uma vida organizada tenho certeza que tudo vai mudar pra melhor!
    Muito obrigada por tudo!

    bjs

  15. Ana Yuan 07/10/2014

    Querida Thais sempre inovando, sempre pensando no melhor para os leitores e para legitimar sempre sua missão seu dom. Muito legal essa sua iniciativa. isso mostra cada vez mais seu empenho e amor pelo que faz, tenho certeza que o outro canal será um sucesso como sempre foi aqui, continuarei aqui e no proximo tb,,rsss desde já te desejo muito boa sorte na nova jornada bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  16. Carolina Maia 07/10/2014

    Olá Thaís. Acompanho o seu blog há muitos anos e confesso à você que fiquei aliviada com essa mudança… Eu adoro ler sobre produtividade e aprendi a usar (e amar!) o Evernote de tanto ler o que você escreve sobre ele mas nos últimos meses, os assuntos GTD e Evernote foram tratados com tanta exaustão que, pela primeira vez em anos, perdi o interesse de ler seus posts por completo. Por favor leve meu comentário como uma critica construtiva e não como uma forma de “trollar” você. Como você sempre faz questão de dizer, entendo perfeitamente que o blog é um reflexo de você (e acho que isso é um ponto positivo) mas ficarei feliz em variar um pouco os assuntos… Desejo sucesso e agradeço mais uma vez por esse trabalho incrível que você faz e compartilha com todos há tantos anos.

    • Thais Godinho respondeu Carolina Maia 07/10/2014

      Carol, o que você está me dizendo exemplifica meu próprio sentimento expresso no post. É isso. Também sinto falta, e nada como reajustar o rumo. Obrigada por comentar!

  17. Lisliane 07/10/2014

    Com certeza também terá muito sucesso, parabéns e boa sorte!!!

  18. Milena 07/10/2014

    Thais!! Parabéns pelos 8 anos do blog e pela nova fase!! Agora no lugar e 1 terei 3 blogs preferidos!!! Bjs, Milena.

  19. Diana Santos 07/10/2014

    Thais, parabéns ao blog pelos 8 anos. Parabéns pelos novos projetos. Comecei a acompanhar o seu blog após ler sobre o evernote e me apaixonei pelo Vida Organizada. Deus abençoe! Beijos.

  20. Fabricio Rizzi 07/10/2014

    Estou esperando seu novo Site “PRODUTIVIDADE ORGANIZADA”,

  21. Fabricio Rizzi 07/10/2014

    Parabéns pela coragem de iniciar esse novo projeto. Deus ilumine sua vida para que seus pensamentos se torne iluminação para quem os lê.

  22. Paula 07/10/2014

    Oi Thais, tudo bem? Adoro seu blog, e ele me ajudou a melhorar muito.. Eu gostava muito do checklist mensal. Porque não faz mais? Beijos

    • Thais Godinho respondeu Paula 07/10/2014

      Fiz durante 3 anos seguidos e aí começou a ficar repetitivo. Aí basta consultar os anteriores, porque eles eram mensais, então dá para reaproveitar. 🙂

  23. Kamila Gastão 07/10/2014

    Oi Thais, sigo seu blog há bastante tempo e acho que sua reflexão foi bastante acertada. Parabéns por não se deixar levar pelo “piloto automático”. Vou continuar te acompanhando e tenho certeza que essa nova fase do Vida Organizada será muito bacana!!! Aguardo ansiosamente também o lançamento do novo blog, seus posts sobre produtividade são sempre muito inspiradores. Abs!!

  24. Cinthia 07/10/2014

    Taís, confesso que não tinha gostado da ideia do post. Acho que faço parte do seu ‘novo público’, que chegou aqui pelos posts de produtividade, GTD, etc, e não gostei de pensar que poderia perder essa fonte de conteúdo incrível que é o blog e, lógico, você. Resumindo, fechei o post com cara de ‘hum’..

    Daí, algumas horinhas depois me aparecem sobre organização. Os post em si (talvez o segundo menos) não foram tão relevantes pra mim, mas os relacionados ao final me levaram para outras partes do blog. E me fizeram ver essa outra parte com mais atenção. E quer saber? Gostei muito do que vi!

    Continuo mais interessada – e por isso esperando ansiosamente o novo canal – sobre produtividade, mas gostei de ler o seu ponto de vista em outros temas.

    Boa sorte nessa nova fase do blog, e pode saber que o VO continua tendo espaço no feed dos GTDers!

    Ah! Parabéns pelos 8 anos, e que venham mais 8!

    • Thais Godinho respondeu Cinthia 08/10/2014

      Que legal seu feedback, Cinthia! Olha, será uma construção feita em conjunto. Levo muito em conta a opinião dos leitores e sim, amo o assunto produtividade. Vamos ver como será manter dois canais, como vocês, leitores, vão receber, e tudo vai acontecendo. Sei que toda mudança gera um estranhamento, mas eu sempre fico muito atenta aos resultados e opiniões. São tentativas, erros e acertos, e assim a gente vai evoluindo. Espero que você volte depois de um tempo e me fale novamente o que está achando. Vou esperar! E obrigada!

      • Cinthia respondeu Thais Godinho 08/10/2014

        Taís, voltarei com certeza! Aliás passo aqui todo dia e sempre saio melhor do que quando cheguei!

  25. Léslie Ferreira Lansky Santos Pereira Silva (Léslie Lansky SPS) 08/10/2014

    Uau Thais, fiquei uns dias sem entrar e agora me deparei com esse texto!
    Eu amo ler o que você escreve sobre produtividade, fico aqui tentando implementar várias de suas ideias e tals, mas confesso que estava sentindo algo diferente no blog, sentindo falta do tema de organização mesmo.
    Muito boa reflexão!
    Que venham as mudanças!

    Beijo e obrigada pela dedicação!

  26. Ana 08/10/2014

    Nossa, Thais, sensacional essa ideia! Muito sucesso nessa nova fase e tenho certeza de que vou curtir bastante o blog mais focado em organização! Suas dicas são preciosíssimas e nos ajudam muito.

    Grande beijo,
    Ana

  27. Fabiola 08/10/2014

    Thais, oi!
    Sei lá, não poderia haver um “departamento” produtividade aqui mesmo? Sim, estou resistindo à ideia de mais um blog para acessar e ler, acompanhar, etc e tal. O conteúdo do novo blog será aberto também, free?
    Receio que daqui a pouco vc fique atarefada demais e não assine mais todos os artigos :'(
    Não leve a mal minha resistência, assim como vc joga limpo com seus leitores, penso que é válido ser sincera contigo tb. De qq forma, sucesso sempre!
    Bj,

  28. Na. 08/10/2014

    Thais, que ótima notícia!!!!

    O tema de produtividade é um dos meus preferidos do blog! Ter um canal de sua autoria só para esse assunto parece um sonho!

    Parabéns por mais este importante passo, que, certamente, será bem bem vindo e bem sucedido!

    Tudo de bom, sempre!

  29. Auxiliadora do Carmo 08/10/2014

    Thais! Muito obrigada por compartilhar com nós leitores as mudanças previstas para o breve futuro. Sabe, seu conteúdo é muito rico, gira em torno de tantos aspectos importantes da nossa vida e que estão conectaos uns aos outros! Criar outro espaço para abordar produtividade e gestão do tempo é uma forma ainda mais eficaz de manter o público que está mais focado nesses assuntos sem esquecer da essência, das suas raízes, digamos assim: o tema organização!! Parabéns! Ansiosa! =D

  30. Ju 09/10/2014

    confesso que havia perdido o interesse no blog,mas não quis comentar nada porque pensei que fosse só eu e não queria ser a chata (ou ignorante) por não curtir os assuntos de gtd evernote etc… Feliz com o retorno às origens, estava me sentindo sem norte e sem motivaçao. obrigada!!! bjos

  31. Letícia Ohanna 09/10/2014

    Poxa pior que já tinha notado isso há algum tempo, só que eu não ia falar nada pq afinal é seu blog né, você tem que escrever sobre o que te dá prazer. Mas, mesmo acompanhando pelo bloglovin, econfesso que não tenho mais lido textos seus como antes porque não se enquadra no meu dia-a-dia mais.

    Ansiosa para volta do formato anterior!!

    Bjsss

    • Thais Godinho respondeu Letícia Ohanna 09/10/2014

      Obrigada, Letícia. Todos os comentários têm me ajudado muito a refletir a respeito.

  32. Thaís 09/10/2014

    Ai Thais, sinceramente, que bobagem! Vai criar um novo blog só por causa de um conceito? Pra quê? Eu também não gostei muito dos posts sobre evernote, mas acho que é porque não me identifiquei muito com o programa! E daí? Alguém pode ter se identificado!! O que importa é você se expressando, construindo, crescendo! Pra que complicar tanto a vida? Fica com esse blog, continua postando o que tu quiser, desde que esteja relacionado com produtividade, organização, sonhos, casa, etc. Na real se tu postar qualquer coisa já é interessante, porque no fundo tu só é uma pessoa que quer passar o bem, ideias legais. O resto, é problema deles!

    • Thais Godinho respondeu Thaís 09/10/2014

      Ai meninas, nem me fala. Estou bem dividida com isso com o passar dos dias. Vamos ver. Obrigada por ter comentado!

  33. Ethiene 09/10/2014

    Thais, eu acompanho seu blog assiduamente há muitos anos, eu amo tudo o que você escreve e suas dicas sempre me ajudaram demais. Mas tenho que confessar que essa fase de produtividade, GTD e Evernote, sem dúvida é minha preferida, me identifiquei demais com tudo, e se você decidir continuar com estes assuntos em outro canal, lógico que vou te seguir, terei dois blogs preferidos para ler, sem problemas. Mas acho que você só irá dar mais trabalho para você mesma!

    Minha sugestão é que você continue com os temas que acha importante, mas tentando mesclar mais entre eles, para não focar muito o mesmo assunto, é só achar um equilíbrio e nós seus leitores vamos nos encontrar. Seu guia sobre o GTD + Evernote foi uma das coisas mais legais que eu li no blog, mas para quem não estava interessado talvez fosse um assunto repetitivo, o que fez com que alguns leitores perdessem o interesse, já para quem estava interessado no assunto, não via a hora do próximo post, ou seja impossível agradar todo mundo!!!
    Eu por exemplo não tenho filhos, não me interesso muito sobre esse tema neste momento, mas aí só dou uma passada de olhos no texto que aborde este tema e sigo a vida (e mesmo assim sempre acabo achando alguma dica valiosa) amanhã eu volto, leio mais alguma coisa e assim vai indo. Você faz um trabalho incrível, não se cobre tanto!

    Obrigada por tudo!!!
    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Ethiene 09/10/2014

      Ethiene, muito obrigada pelo carinho de escrever.

      Tenho pensado muito sobre esse assunto nos últimos dias. Talvez eu até tenha me precipitado.

      Falar de produtividade é parte de quem eu sou e de quem o Vida Organizada é. Tirar esse assunto daqui não me traz uma sensação boa. Não sei de que escritor ou escritora é uma frase que é mais ou menos assim: cuidado quando for tirar um defeito, porque não se sabe qual é a característica que sustenta o nosso eu inteiro. Eu estou um pouco com essa impressão, sabe? E repensando tudo.

      Eu que agradeço imensamente por você ter escrito.

    • Malu respondeu Ethiene 10/10/2014

      Thais concordo plenamente com o que a Ethiene.

  34. Ethiene 09/10/2014

    Thais, pelo tempo que acompanho o blog parece até que já te conheço, então vou ser bem sincera e te dizer uma coisa que eu acredito muito. Quando vamos tomar uma decisão na nossa vida, seja de que tamanho for, se ficarmos com uma sensação desconfortável é que talvez não estejamos indo pelo melhor caminho. Então vale a pena parar e refletir melhor, acho que isso é intuição rsrs, mulher tem dessas coisas, siga a sua. 🙂

  35. Malu 10/10/2014

    Oi Thais depois volto aqui para dar + pitacos, o que tenho para te dizer agora é: Coloca uma categoria lá em cima “PRODUTIVIDADE” e tudo vai ficar resolvido. Para que você vai criar outro blog só para falar desse assunto? Vamos simplificar a vida. E quem não gosta de outros assuntos que não sejam esse é só clicar na categoria Produtividade e tudo tá resolvido. É simples assim! 🙂

  36. Carla 10/10/2014

    Thaiiiis do meu coração (é assim que falo com minha filha quando ela está muito agitada. Não vou te deitar no sofá e te encher de beijos na barriga, que é o que funciona com uma criança de 3 anos, mas vou falar o q penso), concordo em gênero, número e grau (fazia tempo que não via/ouvia essa expressão) com o que a Ethiene e a Malu escreveram, e já li o post de hoje “Caminho do Meio”, acho q uma categoria dento desse blog aqui contemplaria perfeitamente essa demanda.
    Um beijo e confio em você, adoro tudo que faz!
    Carla

  37. Sabrina Mix 10/10/2014

    Que coisa engraçada, Thaís!

    Eu sempre separo alguns posts interessantes para ler posteriormente (uso o Pocket) e já tem um tempinho também senti a necessidade de separar por lá as categorias de Organização e Produtividade. Os posts que salvei há mais tempo, com certeza estarão com a classificação errada ainda, mas os mais recentes creio que consegui categorizar bem.

    Legal o que está fazendo, fica bem transparente para nós, leitores. Mas, olha, eu sinceramente não vejo essa necessidade. Mas se for da sua vontade, se joga!

    Beijos e sucesso!!!

  38. Adriana 11/10/2014

    Oi, Thais!
    Descobri o seu blog há pouco tempo e virei fã mas, realmente, por serem oito anos de posts, confesso que me perco um pouco. Tô começando do zero mesmo a me organizar e creio que do jeito que você está pensando, vou conseguir avançar na organização.
    Sucesso e estarei com você.
    Abraços
    Adriana

    • Thais Godinho respondeu Adriana 12/10/2014

      Adriana, vá com calma! A gente não se organiza da noite para o dia – é um processo e oito anos de blog são mesmo MUITA coisa. 🙂
      Comece pela categoria Organize-se > Comece a se organizar, que ali eu coloco os textos mais voltados para iniciantes.
      E, qualquer dúvida, é só comentar! Vejo todos os comentários, mesmo em posts mais antigos.
      Obrigada!

  39. Flavia 13/10/2014

    Oi Thais! Linda essa sua preocupacao em direcionar mais os macro temas do blog! Contudoo, concordo tb com a Ethiene! Acredito que apenas mantendo a secao “produtividade” ja daria conta do recado. E se intercalar os temas dos posts agradara a todo a variedade de leitoras que voce conquiatou ao longo dos anos! Eu particularmente leio TODOS os seus posts e amo! Claro que uns me interessam mais do que outros, e mesmo meu interesse vaira de acordo com meu momento de vida. De qq maneira, sempre tiro algo de muito util de cada postagem. Por isso digo: segue sua intuiçao e faça o que seu coração mandar q vc estara no caminho certo! E eu estarei sempre aqui ou ali ou onde vc estiver postando! Bjs e boa sorte sempre!

  40. Julia Lessinger 16/10/2014

    Olá Thaís!
    Como todos os leitores que te acompanham há muito tempo, sou super fã do seu trabalho, da forma como escreve e de como compartilha seu aprendizado.
    Concordo com todos que comentaram que o tema produtividade cabe dentro do seu blog perfeitamente. Me parece que seria mais simples ter acesso a todo esse conteúdo em um único lugar.
    De toda forma vou seguir vc em um ou mais canais, se for o melhor pra vc!
    Beijos e sucesso!