ou

ec2014-01

Quem acompanha o blog no Instagram já deve ter visto que estou em San Francisco esta semana, participando da EC4 – a grande conferência anual do Evernote. Vim a convite deles e estou gostando muito. É uma oportunidade maravilhosa de respirar produtividade e empreendedorismo ao lado de muitas pessoas que buscam o mesmo que você. Só tenho a agradecer o Evernote pelo convite.

Hoje de manhã nós realizamos um Google Hang Out comentando algumas novidades. Quem não viu ao vivo pode conferir a gravação no You Tube:

Tem bastante coisa acontecendo e ainda não deu tempo de absorver e testar todas as novidades. Hoje está acontecendo o segundo e último dia da conferência e ainda há muito mais por vir. Mas foi muito legal ver o Phil ao vivo (CEO do Evernote), além do Tim Ferriss e outras palestras muito legais sobre o Evernote. Vi uma empresária falando sobre como ela aplica o GTD no Evernote Business e uma apresentadora de tv daqui mostrando como ela usa o Evernote para administrar a vida familiar com dois filhos, marido, cachorro, tudo. É bem legal estar aqui fazendo parte disso.

Muita gente me diz assim “ai Thais, queria tanto aprender a usar o Evernote, mas nunca consegui” ou “como posso começar a usar?” e minha resposta é: não tem muito segredo – tem que criar uma conta e ir usando. Aqui no blog tem bastante material, tem o livro do Vladimir Campos (Organizando a vida com o Evernote, na Amazon), o próprio site do Evernote tem muito material para iniciantes, além de vídeos no You Tube mostrando absolutamente tudo o que você precisa fazer. O legal do Evernote é justamente que, quanto mais você usa, melhor ele fica, porque existe uma coisa muito importante chamada contexto. Só usando para saber! O Evernote trabalha para você fazendo a pesquisa que você precisa enquanto trabalha em uma nota. Tem muitos recursos e serve para todos os fins.

Sobre as novidades até agora, seguem as principais:

  • O recurso de work chat, que é basicamente um chat nas notas do Evernote Business, que fica guardada como uma conversa entre as pessoas que estavam trabalhando naquela nota. Muito interessante e facilita muito ao trabalhar em equipe.
  • Os recursos do modo de apresentação das notas. Para quem não sabe, o Evernote tem um recurso que é assim: você seleciona as notas que gostaria de apresentar em uma reunião e clica em um recurso de apresentação, substituindo um Power Point, por exemplo. É muito mais rápido e o visual fica clean e certeiro. Dá para substituir os ppts da vida e usar no dia a dia, sem ter que ficar montando apresentações (particularmente, um dos motivos que me fazem detestar reuniões é justamente o trabalho que se tem para montar apresentações). Aqui na EC4 foram apresentados diversos recursos novos para ajudar nesse processo.
  • O Evernote é muito focado na questão do contexto – as notas relacionadas são um bom exemplo – e trouxe novidades sobre isso também. Por exemplo, se você estiver trabalhando em uma nota de trabalho, a integração com o Linkedin funciona indicando pessoas (!) que possam te ajudar naquele trabalho em questão. Isso parece até mágico! Outra coisa é puxar notícias do NY Times que tenham a ver com o que você está trabalhando, o que pode ajudar muito o trabalho de jornalistas, por exemplo. Nós acreditamos que isso acabe se expandindo para outras fontes de conteúdo mais tarde.
  • Um aplicativo novo de digitalização de documentos que vem por aí, integrado ao uso do scanner do Evernote (mas podendo ser usado separadamente), que é tão rápido que sequer precisa de clique para digitalizar os documentos.
  • A versão nova do Evernote Web, que é simplesmente a coisa mais clean e bonita dos últimos tempos, voltada para ter foco total no que se está fazendo. Quem gosta de usar o Evernote apenas na web vai adorar as novidades (já está no ar!).

ec2014-02

Uma novidade BEM legal é a agenda da Moleskine para 2015, que é integrada ao Evernote. Eu comprei mas ainda não testei. Prometo fazer testes e postar aqui no blog e estou bastante ansiosa para fazer isso! Sou super fã da agenda com visão semanal da Moleskine e tinha até pensado em usar em 2015. Agora definitivamente vou usar! Custou 32 dólares e deve chegar em breve no Brasil (não tivemos essa informação), como os outros produtos da Moleskine + Evernote.

É isso! Gostei muito de ver o Phil ao vivo – me lembrou bastante o Steve Jobs, mas em uma versão mais simpática e humilde. Ele bate um papo com a galera mas fala de conceitos certeiros. Não é para menos – afinal, o cara inventou o Evernote. Enfim, tem sido bem bacana e eu estou tentando passar um pouquinho sobre tudo para vocês. Espero que gostem das novidades porque tem muita coisa a ver conosco, para melhorar nossa produtividade. Porque, na verdade, é isso que importa, não é?

Obrigada por tudo, pessoal.

Thais Godinho
03/10/2014
Veja mais sobre:
Evernote
24
Como eu processo os meus e-mails
15 formas de a tecnologia nos ajudar a diminuir a tralha
Novidades no Todoist Premium e Business agora em junho

 

  1. Rosalyn 03/10/2014

    Olá, Thais!

    Obrigada por compartilhar tudo isso com a gente. 🙂

    Beijo.

    Rosalyn.

  2. Sandro Rassy 03/10/2014

    Muito boa matéria!!!! Realmente o evernote tem evoluido muito….

    E aproveite bem o passeio / trabalho!!!!

  3. Marcelo 03/10/2014

    Oi Thais, tudo bem?! Vale destacar entre as novidades a possibilidade de compartilhar notas (não cadernos, necessariamente) o que atende uma demanda de nosso sistema (seu sistema – rs) de organização com apenas dois cadernos. Ou seja, simplifica o processo e resolve um desafio que tínhamos.

    Grande abraço. Deus a abençoe!
    Marcelo.

  4. Luana Alves 03/10/2014

    Olá, Thaís

    Muito legais as novidades! O Evernote é muito bom mesmo.
    Comecei a usar a versão beta para web, mas percebi uma coisa: as etiquetas não ficam organizadas como antes.
    Eu estou usando o sistema que você está utilizando aqui, mas as etiquetas saem daquela ordem pré-definida que deixamos.

    Olhei as configurações e não encontrei onde ajustar para que elas fiquem como antes.

    Por outro lado, o layout ficou muito bom. Achei bem legal!

  5. Milene 03/10/2014

    Muito bacana, Thais. Se o Evernote criasse um to do list próprio ficaria perfeito. Um toodledo integrado ao Evernote é o meu sonho.

    • Thais Godinho respondeu Milene 06/10/2014

      Existe uma ferramenta integrada ao Evernote chamada Swipes. Ainda não testei, mas essa é a ideia. Parece muito boa.

  6. Rodrigo Cristiano 04/10/2014

    Thais, mais uma vez agradeço por compartilhar o seu conhecimento e experiências conosco. Sua missão reflete exatamente a sua pessoa e personalidade.
    Consultei o novo layout apresentado na versão Wwb do Evernote, minha conta não é premium e talvez por isso a organização de tags e subtags foi removida. Estou tentando mas não consegui classificar novamente. Ficou muito parecido ao formato do IOS do meu smartphone que também não permite a organização por tags e subtags. Você já encontrou algum comentário neste sentido a respeito do novo formato web?

    • Thais Godinho respondeu Rodrigo Cristiano 04/10/2014

      Eles devem estar arrumando ainda, pois é tudo muito novo. Acho que o indicado é a gente aguardar essas arrumações.

  7. Fernanda Bragança 04/10/2014

    Boa tarde, Thais. Primeiramente gostaria de elogia-la por seu trabalho. Seu blog é a primeira página que acesso no notebook.

    Tenho uma dúvida em relação ao arquivamento de fotos no Evernote. Gostaria de saber se você coloca uma foto por nota ou várias em uma nota apenas. Esta opção me parece mais viável, pois posso o modo de apresentação para ver as fotos, porém me deparo com o limite de 100mb por nota e acabo tendo de criar outra. Gostaria de saber como você faz. Desde já agradeço.

  8. João 05/10/2014

    Thaís, ainda estou com dificuldade em entender sobre a organização das tags no uso do evernote com a metodologia de uso de apenas dois cadernos. Pensando no gtd, cada nota leva muitas tags, incluindo as referências intuitivas e as tags de organização como “projetos de vida”, etc. A minha maior dúvida: como gerenciar isso tudo sem o uso de cadernos? Poderia me dar um exemplo bem prático, se possível em relação a uma anotação de aula…? Pois se usasse cadernos, criaria um com o nome da disciplina, outro sub-caderno com o dia da aula, p.e., etc… E com as tags, como seria então? Abraços, João.

  9. Érika Salgado 09/10/2014

    Thais, parabéns pelo seu trabalho, tornei-me uma leitora assídua do seu blog.
    Fiquei MUITO interessada na agenda Evernote / Moleskine! O que me deixou triste é que talvez não possamos utilizá-la nem pra 2016, se considerarmos como tudo demora a chegar aqui e ainda com preços muito altos.
    Não haveria como você conseguir um convênio por aí pra esses produtos? Comprar de você seria tudo de bom!
    Obrigada e boa viagem!

    • Thais Godinho respondeu Érika Salgado 09/10/2014

      Infelizmente eu sou só uma consumidora deles. Não tenho esse tipo de regalias (adoraria ter, no entanto, haha).

      A Livraria Cultura costuma encomendar esses produtos, e se não me engano a Amazon também entrega. Nunca pedi, mas outras pessoas já. Se algum leitor puder compartilhar sua experiência, agradecemos!

  10. Cintia 10/10/2014

    Olá Thais,

    Já há algum tempo tenho acompanhado seu blog com as dicas para se organizar. Muitas delas já apliquei na minha rotina diária e tem funcionado bem.
    Vi muitos posts sobre esse método GTD e a utilização do Evernote, fiquei entusiasmada para utilizar, contudo fiquei um pouco confusa por onde começar! A maioria dos posts que vi já são para usuários avançados… poderia indicar o caminho para os “iniciantes”?
    Desde já obrigada!

  11. Sandra 11/10/2014

    Thais, bom dia. Me inscrevi para o treinamento de GTD no dia 18/10. Estou em duvida se devo optar por utilizar o Outlook 2013, ferramente que trabalho hoje, ou o Evernote, que tenho muito interesse em aprender, até pela facilidade de acesso em qualquer lugar. O que você me aconselha?? Beijos. Sandra.

    • Thais Godinho respondeu Sandra 11/10/2014

      Oi Sandra,
      É uma escolha pessoal mesmo! Se você utiliza o Outlook no trabalho, acho que é mais recomendado você fazer do Outlook. O Evernote você pode aprender depois, mas você quem sabe mesmo!
      Bjo

  12. Israel 07/11/2014

    Olá Thais

    A nova versão beta do evernote bagunçou as tags, agora não ficam mais empilhadas, estão por ordem alfabética, o que acaba com a organização GTD por tags.

    Uma pena porque é muito boa essa nova versão clean.

    • Thais Godinho respondeu Israel 09/11/2014

      É uma versão beta e creio que os ajustes devem vir com o tempo. Vale a pena abrir um chamado e comunicar a eles, para que eles saibam o que deve ser alterado.

  13. Rayanna 25/11/2014

    Oi, Thaís! Também adorei o novo Evernote, principalmente no computador. Mas estou arrancando os cabelos aqui tentando deletar um Tag que não uso mais. Já procurei na internet, mas só achei instruções para o antigo. Você sabe como fazer isso?

  14. […] Novidades bem legais do Evernote na EC4 #VidaOrganizada […]