Essa semana eu revi alguns filmes que gosto muito e tive vontade de escrever um post sobre filmes que têm tudo a ver com o que falo aqui no blog sobre a gente se organizar para alcançar objetivos. Na verdade, existem muitos filmes assim, é claro, mas eu quis fazer uma seleção com os meus preferidos. Esta será uma lista bem pessoal, então!

1. Up!

Imagem: Disney / Divulgação
Imagem: Disney / Divulgação

Up! é uma animação da Disney / Pixar sobre um velhinho que vai visitar um paraíso na América do Sul a bordo de sua casa voadora, levada por balões! Toda vez que eu assisto esse filme, choro que nem boba na introdução. Acho muito comovente a história do Carl e da Ellie e de como eles tinham um sonho que nunca foi alcançado porque precisaram usar o dinheiro para os imprevistos da vida. Se a gente deixar, vai levando a vida assim mesmo, sem investir tempo nos nossos sonhos. Uma lição de vida em poucos minutos.

2. Só você

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Ok, eu sou fã do Robert Downey Jr. desde que assisti esse filme pela primeira vez e já cortei meu cabelo como o da Marisa Tomei apenas porque eu assisti umas 20 vezes quando era adolescente. Recentemente, tive a oportunidade de revê-lo com a minha avó e lembrei porque gostava tanto. Trata-se da história de uma moça que, desde os 11 anos de idade, acredita que sua alma gêmea se chama Damon Bradley e passa a vida acreditando que vai encontrá-la. Só que as coisas vão acontecendo e ela fica noiva de um rapaz que não tem muita certeza se ama ou não a ponto de se casar, até que um telefonema muda tudo e ela vai para a Itália (!) para tentar uma última vez encontrar sua alma gêmea. O que tem a ver com organização? Oras, muitas vezes ficamos presos a determinadas regras que nos impomos e não percebemos que as mudanças de planos podem ser o melhor. Podemos sim ter objetivos, mas não podemos engessar a nossa vida por causa deles.

3. Sociedade dos Poetas Mortos

Imagem: Movie Boom
Imagem: Movie Boom

Simplesmente meu filme preferido, “Sociedade dos poetas mortos” trata da história de um professor que começa a lecionar em uma escola tradicional para meninos e revoluciona sua turma de literatura, incentivando o que há de melhor em cada um de seus alunos. É bem difícil falar sobre o que tem a ver com sonhos e objetivos sem dar spoiler sobre o final mas, para quem viu, apenas digo que… muitas vezes, precisamos passar por muitas (MUITAS) dificuldades e ter perspectiva para conseguir ir adiante, mesmo quando o mundo estiver contra a gente. Se é o que a gente quer, precisa dar a volta por cima. Alguns conseguem, outros não.

4. À procura da felicidade

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Você não tem nada. Além disso, sua esposa se separa de você e te deixa tomando conta do filho pequeno, uma criancinha, mesmo sem você ter emprego e lugar para morar. “À procura da felicidade” é a história de um pai que estabeleceu um objetivo e passou por muitas dificuldades (e cometeu muitos erros) para chegar até lá. É um filme comovente (prepare-se para chorar), mas que mostra a importância do foco em uma única coisa e o esforço que precisamos ter para alcançarmos o que desejamos. Nada vem fácil, e esse filme nos mostra isso. Mas, mais importante: tenha um sonho e vá atrás dele. Essa é a mensagem.

5. Billy Elliot

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Billy é um garoto que ama dançar e quer ser dançarino profissional de balé. Sofre todo o preconceito do universo por conta disso e diz para o seu pai que está frequentando aulas de boxe. Mais um filme que nos mostra como é difícil ter um objetivo que vai contra o que a maioria acredita ser o certo e como tem que se esforçar em dobro para chegar até lá.

6. 300

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

300 guerreiros espartanos indo a uma luta mortal contra um exército de milhares, simplesmente porque aquela era a única razão de suas vidas. Trabalho em equipe é tudo, e ter objetivos altruístas também. Você acha que alguma coisa é impossível? Ok, mas não pode deixar de fazê-la se ela for a coisa certa a se fazer.

7. Senhor dos Anéis

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Sou fã de toda a mitologia criada pelo Tolkien, então não poderia deixar de citar “O senhor dos anéis” aqui. São muitos personagens buscando objetivos diferentes, mas todos com suas motivações pessoais e indo atrás delas. É um livro (e a trilogia de filmes) que, no geral, tem TUDO a nos ensinar em termos de amizade, companheirismo, trabalho em equipe, lealdade, busca por objetivos e sacrifícios que fazemos pelo bem maior. Não poderia deixar de estar neste lista.

Termino este post já pensando em uma parte 2. Há tantos filmes que nos inspiram e nos motivam a agir! Estes foram os que eu pensei primeiro, pois são meus preferidos. E os seus?

27 Comentários

  1. O número “4”, com certeza é um dos meus preferidos, principalmente porque foi baseado em uma história real, né?
    Outro que colocaria na lista é “As Pontes de Madson”, com Meryl Streep e Clint Eastwood, porque nos lembra que sempre teremos decisões difíceis para tomar, o que influenciará no caminho que iremos trilhar … Filmes bons são assim, fazem a gente se chacoalhar, meditar muito …

  2. Adorei a lista!!

    Tive vontade de rever os que já assisti e descobrir os que ainda não vi…

    A minha recomendação é “Poder além da vida”, que conta a fantástica trajetória de um atleta que precisa superar uma grave lesão, e tem a sorte de encontrar um mestre para o esporte e para a vida. Minhas frases preferidas são: “Um guerreiro age e um tolo reage.” e “A jornada é o que nos traz a felicidade.”

    Também gostei muito de Phliomena, que retrata a história (real) de uma senhora que, na adolescência, vivia em um internato católico que a forçou a entregrar o seu filho à doação. Quebrando um segredo que guardava hã anos, resolve ir atrás do filho, contando com a ajuda de um jornalista organizado. rsrs

  3. Olá Thais!

    Assisti todos os filmes da sua lista e tb estão na minha lista de preferidos, especialmente o Sociedade dos Poetas Mortos.

    Gosto mto de filmes que abordam questões de sobrevivência, acho q eles passam excelente ensinamentos para todos nós (inclusive de organização).

    Fiz esta “mini” listinha, com base na minha memória e posso ter esquecido algum filme, mas todos são excelentes e moram no meu coração:

    – Gravidade
    – 127 horas
    – Capitão Phillips
    – Django
    – Jogos Vorazes
    – O Pianista
    – Hunger
    – Kill Bill
    – O Impossível
    – Vivos
    – 12 anos de escravidão
    – Um sonho de liberdade
    – Daylight
    – O Escafandro e a Borboleta
    – Filhos do Paraíso

    Espero que tenha gostado da lista. Adorarei saber se você já assistiu algum destes filmes (e se gostou deles).

    Abraços!!!

  4. Adorei seus filmes. Meu preferido para motivacao e superar as dificuldades é: Um sonho de liberdade (shawshank redemption). Melhor filme!

  5. Que legal colocar as referências aqui, Thais 🙂
    Billy Elliot é um dos meus filmes preferidos. Agora fiquei com muita vontade de assistir Up!
    Acho que já sei qual vai ser a animação desse fim de semana…

  6. A saga de Rocky! Eu adoro essa saga, em especial Rocky – Um Lutador, Rocky II – A Revanche, Rocky III – O Desafio Supremo e Rocky Balboa.

    Abraços! 🙂

  7. Oi Thais, fiquei curiosa com o “Só Você”… A Sociedade dos Poetas Mortos é um filme maravilhoso que integra diversas discussões importante!! Up, Altas Aventuras é um filme lindo, que mora no meu coração!
    Tem um filme que adoro muito que fala sobre metas, transformação, dedicação e sempre me inspira:

    Uma Manhã Gloriosa!

    Adoro!

    Beijos!

  8. Eu colocaria na listagem o “Efeito Borboleta”.
    Tá… não fala nada sobre sonhos, mas nos leva a pensar como será a vida no futuro diante das decisões que tomamos hoje. Na trama, ele consegue voltar e mudar tudo. Aqui não podemos fazer isso.

  9. Gosto bastante também do “Up!” e “À Procura da Felicidade”. Outro que gosto muito e é um dos meus favoritos, é “A Invenção de Hugo Cabret”, cheguei até a chorar quando vi no cinema, me tocou muito na questão do quanto é importante ir atrás dos sonhos e nunca desistir.

  10. Pra mim Sociedade dos Poetas Mortos continua sendo sem comparação!! Mas em matéria de esperança e não desistir do sonho coloco “um Sonho de Liberdade” e “A lista de Schindler”… Da sua lista tb ameeeeei Billy Eliot, “A procura da felicidade” e a trilogia “Senhor dos anéis”. Bjao

  11. Corrente do Bem e Patch Adams não podem faltar! Filmes que mostram que o amor é o caminho! Invictus também é um livro e filme que nos mostra o quanto somos capazes quando acreditamos. Muito boa essa sua lista!

  12. Adorei a sua lista. Eu choro compulsivamente toda vez que assisto o início do filme “Up”, mas nunca contei para ninguém, é ótima saber que tem mais pessoas que se emocionam com a linda história do casal.

  13. Adorei as sugestões. Estava atrás de uma lista dessa de filmes e finalmente encontrei!

    ah, eu amo ler também. Além de filmes, vocês indicam livros com essa temática de metas, sonhos, superação, etc ?

DEIXE UMA RESPOSTA