ou

Muitos leitores me perguntam como eu faço para organizar as minhas fotos e eu percebi que nunca tinha feito um post explicando direitinho. Por isso, hoje eu gostaria de falar um pouco sobre como organizo minhas fotos, tanto em formato digital quanto as impressas.

Em formato digital, costumo organizar no computador e, uma vez por mês, fazer backup em um HD externo. Funciona bem assim. A organização em si não tem segredo – organizo uma pasta “Fotos” e, dentro dela, pastas com os anos (2014, 2013 etc).

270814-fotos01

Dentro de cada pasta de ano, eu tenho uma pasta para cada mês. Coloco o número no começo, em vez do nome do mês, para ficar na ordem certa.

270814-fotos02

Por fim, dentro de cada mês, vou criando as pastas por temas, de acordo com a necessidade. Não crio pastas sem ter fotos para colocar dentro, por exemplo.

270814-fotos03

Quanto à nomenclatura dos arquivos de cada foto, antes eu costumava renomear todos, mas parei de fazer com o tempo. Não acho prático e não tem muita utilidade. É mais útil quando não categorizamos e usamos bastante a busca.

Gosto de organizar por ano porque facilita para mim ao procurar algum arquivo que eu esteja precisando. Já tentei apenas categorizar por temas, mas fica confuso. Organizando por anos e meses, consigo ver a evolução clara das fotos também.

Uma dica que gosto sempre de dar é a de selecionar as fotos que vai arquivar. Com os celulares e câmeras digitais, temos o costume de guardar tudo – fotos borradas, duplicadas, feias. O ideal é que a gente fique com o mínimo possível, então vale a pena fazer essa seleção.

Não imprimo fotos há bastante tempo. Imprimi algumas do Paul há alguns anos e tenho um álbum só para ele, especialmente para a família ver, quando viesse em casa. Quando recebemos visitas, ninguém olha fotos! Todo mundo vê pelo Facebook. Então, não imprimimos mais. Mas acho que vale a pena para montar murais e colocar em porta-retratos.

Tenho uma caixa organizadora pequena onde coloco os álbuns com fotos antigas, mas estou pensando em digitalizá-las e guardar 20% do que está lá. Não tenho grandes álbuns porque acho que ocupam muito espaço.

E é assim que eu organizo minhas fotos! Espero que tenham gostado.

Thais Godinho
27/08/2014
Veja mais sobre:
Como eu me organizo
29
Dúvida respondida: como começar no GTD?
Sorteio: Tudo Organizado
Um dia eficaz, por Tim Ferriss

 

  1. Raquel 27/08/2014

    Muito bom!
    As minhas fotos organizo com o nome do evento e ano. Isso me basta e consigo organizá-las bem.
    Comprei um HD externo no fim de 2013 pra backup, também não imprimo foto há uns 2 anos, ainda assim, gosto de ter fotos novas nos porta retratos (queria um digital mas é tão caro…)
    As fotos antigas, inspirada nos blogs de organização, comprei uma caixa plástica de organizar e as guardei lá. Estão “seguras” agora. A meta é scanea-las.

  2. Ana Yuan 27/08/2014

    Nossa Adorei o post, estou mesmo querendo organizar as fotos no computador, ta uma bagunça. Vou tirando fotos para o blog tb e não vou organizando e no final fico perdida, valeu a dica bjs..ah to adorando o livro viu

    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  3. Gostei da forma como você organiza suas fotos. Faço um esquema parecido dividindo por ano e depois com subpastas no seguinte modelo:

    2014
    2014-01 [jan]
    2014-02 [fev]

    Gosto de colocar o nome do mês pra uma rápida visualização. Também não renomeio mais os arquivos, dá muito trabalho e hoje pra mim é inviável.

    Abraços! 🙂

    • Jess respondeu Camile [Vida Minimalista] 28/08/2014

      faço iguala camile e acho super prático. Não subdivido por temas por apesar de tirar muitas fotos, edito todas antes de arquivar e só fico com as que mais gosto mesmo (que são poucas).

  4. Amanda 27/08/2014

    Muito prático! Também crio uma pasta para cada ano, mas dentro delas separo apenas por temas e não por meses. Na próxima organização vou avaliar isso e também eliminar as fotos ruins ou duplicadas, que é uma tarefa que sempre acaba sendo procrastinada.
    Ainda tenho vontade de fazer um backup virtual em vez de deixar apenas no computador e no HD externo. Dizem que o Flickr é bom para isso, mas não sei como são as configurações de privacidade.
    Beijos!

    • Consuelo respondeu Amanda 30/10/2014

      Oi, Amanda. Já assinei a conta do Flickr durante alguns anos, não recomendo… se vc precisar baixar as fotos, não tem como baixar todas de uma vez… =/ Estou arquivando no “minhateca”, que é uma nuvem sem grátis e ilimitada, você tbm pode escolher deixar as pastas públicas ou privadas. Recomendo. Bjao.

    • Consuelo respondeu Amanda 30/10/2014

      Oi, Amanda. Já assinei o Flickr durante alguns anos, não recomendo… se vc precisar baixar as fotos, não tem como baixar todas de uma vez… =/ Estou arquivando no “minhateca”, que é uma nuvem grátis e ilimitada, você tbm pode escolher deixar as pastas públicas ou privadas. Também tem um programinha para área de trabalho que gerencia o upload e o download. Recomendo. Bjao.

  5. Ana Paula 27/08/2014

    Parabéns pelo blog, tenho acompanhado com assiduidade e buscado colocar as dicas em prática, principalmente aquelas referentes ao minimalismo. E hoje… AI QUE ORGULHO DE MIM!!! Organizo minhas fotos exatamente da mesma maneira que você. Anualmente salvo em dvds, um para mim e outro para minha mãe. Guardo todos juntos num case apropriado.
    Obrigada pelas ideias do blog e sucesso com o livro!
    Ana Paula

  6. Cid R. Andradeo 27/08/2014

    Já fiz desta forma, mas não foi muito prática para encontrar as fotos, pois precisa saber, antes de tudo, quando as tirei. Hoje tenho pastas por tipo de foto (Natureza, Viagem, Festas, etc), subtipos (em Viagem tem Campos do Jordão, Socorro, etc) e dentro destas sim pastas para anos e meses. Em cada pasta tenho uma subpasta para Captura (o arquivo que saiu da câmera), outra de Selecionados com fotos que selecionei pré-tratadas (em TIFF) e outra de Fotos com arquivos JPEG finalizados

  7. Claudia Hi 27/08/2014

    Minha organização é parecida com a sua Thaís, mas eu “pulo’ algumas pastas. Por exemplo se eu fizesse uma pasta para as fotos do Natal de 2014 eu só faria uma pasta com o nome “20141225 Natal”. também coloco a data ao contrário para elas fiarem sempre do menor para o maior ano, mês e dia, respectivamente.

    E sempre que faço backup eu excluo do computador, você costuma manter as fotos?

    Também faço isso! Até pra postar no face eu seleciono e, com dor no coração, excluo as fotos ruins e edito elas, depois publico e depois de juntar um tanto de fotos eu salvo em um dvd.

    O Pequeno Lírio

    • MsFairyBlack respondeu Claudia Hi 29/08/2014

      Eu também faço isso.. Ao invés de criar uma pasta para o mês e uma subdivisão, já crio uma só pra não ter tanta pasta.. Então se viajei em maio, a pasta ficará “2014-05 – Viagem p/ tal lugar”

  8. Gabriela 27/08/2014

    Olá,
    Bem fácil de assimilar esse esquema de organização.
    É uma pena que quase ninguém mais veja/revele fotos, tiramos inúmeras fotos e elas ficam lá esquecidas no computador. Estou me planejando ($$$) para comprar um porta-retrato digital e colocá-lo na mesa do trabalho, assim dá par ver sempre.
    Não tive outra oportunidade, então aproveito agora para te parabenizar pelo livro. Desejo muitas e muitas vendas, e que ele abra muitas portas para você.
    Sábado estarei na Bienal e o 1° livro da minha wishlist é o Vida Organizada.

    Mais uma vez muito obrigada por disponibilizar este canal para aprendermos sobre organização.

    Abraços, Gabriela

  9. Melanie Ribeiro 27/08/2014

    Olá, Thais!!

    Também faço assim (menos as pastas dos meses), então é um bom sinal! rsrs
    Vamos dizer que saímos em viagem durante 1 semana e nessa semana vira o mês? Como o tema, nesse caso, é legal, então eu não sei o que fazer! ahuahauhauah

    Vou comprar seu livro assim que receber meu salário! E ainda vou comprar um dos livros que você indicou!
    Estou usando os 15 minutos de destralhamento diário, e nossa… Como ajuda! É incrível!

    Um dica que eu queria te dar (nem acredito :O) é salvar na nuvem: Drive da Google, por exemplo. HDs, Pendrives são muito vulneráveis e “na Nuvem” a segurança é maior, fora que pode ser acessado sempre e se quiser manter “pertinho” para não depender da internet é só baixar no computador (existe um instalador que sincroniza também com a nuvem em segundos).

    Então você pode ter no celular, tablet, computador (instalado) e acessar em qualquer computador (fazendo login no Chrome). Essa sincronização me ajuda muito no dia a dia. Tem até programa de “Listas”, calendário (sincronizado com o celular e ainda manda e-mail) nessa sincronização toooda – dica sua que tem me ajudado muito a não cair na pilha de ter mil coisas para fazer e não conseguir nada, pois não sabe a prioridade ou o que fazer, pois esqueceu.

    Enfim, parabéns! Acompanho seu blog a pouquíssimo tempo e já ajustei minha rotina a algumas dicas suas e senti uma incrível mudança! Parabéns mesmo!! E percebi como as pessoas perdem por falta de organização nesse tempo! Mal sabem elas o que perdem ao não ler seu blog! rsrs

    Beijos, Thais! Muito sucesso!!

    • Thais Godinho respondeu Melanie Ribeiro 27/08/2014

      Oi Melanie,

      Eu uso bastante serviços na nuvem, mas não para fotos. Na verdade, acho que o problema principal é deixar tudo em um único lugar porque, se perder, perde tudo.

      Bjo

  10. Andrea 27/08/2014

    Eu organizo minhas fotos colocando os nomes do evento e ano na pasta (posso fazer isso porque normalmente tenho poucas fotos). Já pra renomeá-las, uso um programa chamado Namexif, que faz isso automaticamente. Uso a opção data e hora porque visualizo mais rápido quando a foto foi tirada.

  11. Juliane Andrade 27/08/2014

    Oi Thais,
    Conheci seu blog a pouco tempo, mas não consigo parar de visitar todos os dias.
    Fico impressionada com sua dedicação e com sua força de vontade, que me mostra que também sou capaz. Estou relendo vários post antigos e pensando seriamente a adotar muita coisa pra minha vida, que é corrida e exaustiva.
    Parabéns e muito sucesso

  12. Lu Navarro 27/08/2014

    Eu faço assim tbm, por ano e depois sub pastas por meses,
    mas dentro dos meses nao separo por datas especiais o q è uma otima ideia!
    Precisando mto de um HD externo.
    tenho medo de um dia meu note pifar e perder td.
    bjs

  13. ezequias gomes de melo 28/08/2014

    Gostei da forma como organiza as fotos e vou adotar o seu método,tenho várias fotos repetidas e acredito que dessa forma eu poderei eliminar de maneira a não perder nenhuma ! Muito obrigado pela dica !

  14. Hingridy 28/08/2014

    Olá Thais

    Obrigada pelo post, é algo que sou muito desorganizada e nao tinha nem ideia por onde começar. Obrigada!

    Gostaria que fizesse um post sobre gastos de morar sozinha ou como devemos nos organizar para morar sozinha, por onde começar, erros comuns e etcs.

    bjs

  15. Juliana 28/08/2014

    Olá Thais,

    Organizo um pouco mais simples. Gostaria de mandar um print para ilustrar, pq realmente acho que pode ajudar outras pessoas. Crio uma pasta para o evento, exemplo “2014-08-16 Casamento Fernanda e Mário”. Isso possibilita o computador colocar em ordem cronológica todos os meus eventos, sendo um ótimo resumo do que eu fiz no ano. Faço isso desde 2006, tenho mais de 400 pastas e acho facilmente qualquer evento, super rápido. Não preciso abrir pasta e sub-pastas para encontrar as fotos que desejo. O meu maior prazer ao rever essas fotos é lembrar de todos os eventos que eu fiz em determinado ano, ver a cronologia ao longo dos anos. Já organizei em pastas de ano, 2006, 2007, 2008… Mas realmente prefiro como te contei.

    Parabéns pela blog e pelo livro!
    Beijos

  16. Legal Thais, minha organização é parecida com a sua, gostei da ideia de colocar o número no mês na frente, super mais prático. Como você faz para organizar os videos? Eu tenho tudo junto, fotos e vídeos por mês/ano (como você descreveu), não cheguei a separar eles no pc. Vejo que ainda posso melhorar a organização por lá…

  17. Marcia MM 29/09/2014

    oi. como voce lida se alguém se apropriar das suas imagens e posts e não Tenir dar os devidos créditos? (desculpa, eufiz esta pergunta mais nao lembro onde) eu tinha um blog mais fiqei com receio disto e desisti. as fotos do face eu coloco marca dágua. como você lida? Se preocupa? obrigada. beijo

  18. Bruna Zampieri 20/10/2014

    Há alguns anos eu costumava arquivar as fotos no computador de acordo com os eventos. Eu não tinha muitas fotos, então achei que iria funcionar, mas por mais que eu arrumasse, sempre parecia bagunçado, então comecei a guardar por ano e mês, o que foi muito melhor, mas ainda assim, achava que poderia melhorar. No início desse ano comprei um macbook pro e aí sim vi minhas fotos organizadas! Agora tenho elas separadas por datas, localidade, evento, e ainda tem a ferramenta de reconhecimento facial, então posso selecionar fotos de uma única pessoa ao longo dos anos. Sem contar que posso criar meus próprios álbuns e ainda colocar marcadores em imagens específicas. Eu tive algo semelhante a isso com o Picasa, mas acho que o iPhoto é mais intuitivo e tem mais opções.

  19. Olá Thais,

    Eu faço algo bem parecido com você, mas dentro da pasta do ANO eu crio pastas com a data, a partir do mês, por exemplo 04-13-14, e dentro ficam todas as fotos daquele dia, quando eu vou editar as fotos eu crio outra pasta EDITADAS dentro desta, seleciono as fotos que eu quero, colo na pasta editadas e arrumo tudo, mas nunca apago as outras.

    Meu bkp é em HD externo e nuvem! =)

  20. Alexandra 27/01/2015

    Eu organizo desse jeitinho, Thais, dá super certo! Até que sou boa nisso. Hehehehehehe. Adoro seu blog! 😀

  21. Alexandre 31/03/2015

    Olá,

    Gosto muito do blog, acompanho a certo tempo.

    Sobre a organização das fotos o seu método é simples e prático. Eu sou fotografo e uso basicamente a mesma estrutura, porém usando o lightroom para ficar mais prático, aconselho a quem usa muita fotografia a trabalho usar ele. Ou o darktable, uma programa gratuito. Deixo a pasta compartilhada dentro do Googledrive, assim já gera um backup automático e fica acessível em todos os dispositivos, facilita também o compartilhamento ou o envio de alguma foto

  22. […] um outro método, antes de escolher o seu, a Thaís Godinho, mostra no blog Vida Organizada o método que ela usa e que se baseia no mesmo princípio, mas utiliza um esquema de pastas diferentes. Vale a pena […]

  23. Mariana 15/09/2016

    Adorei. Simples e prático. Vou fazer assim também. Minha dúvida agora como usuária apple, é se faço isso no Fotos da Apple ou do google, mas acho bom ter backup na nuvem do que em só HD externo pra facilitar o acesso e garantir que não vai perder o HD externo de alguma maneira.