Armazenar qualquer tipo de objeto no inverno requer alguns cuidados específicos, dependendo da região. Por isso, escrevi este post com algumas dicas que podem facilitar esse procedimento na sua casa.

1. Sachês para evitar traças

Uma maneira natural de repelir traças e outros insetos é montar um sachê de lavanda e armazenar dentro de armários ou estantes. Você pode criar um sachê simples cortando uma meia-calça velha e colocando dentro alguns ingredientes, a saber: cravo, hortelã, lascas de cedro, tomilho seco, alecrim e lavanda. Coloque todos dentro de uma vasilha e misture-os com algumas gotas de óleo de lavanda, que pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou esotéricos. Faça um nó em um lado do pedaço da meia-calça e, com um funil, coloque sua misturinha dentro da meia. Quando terminar, dê um nó do outro lado. Pronto! Agora, baste colocar dentro de gavetas e armários para repelir traças e outras pestinhas.

2. Proteja roupas com um saco apropriado

É muito comum vermos em lojas de artigos para casa e organizadores aqueles sacos de poliéster para cobrirmos roupas, especialmente vestidos e casacos. Eles podem ser muito úteis principalmente no inverno e com tecidos que juntem mais poeira, como lãs e veludos. Verifique em seu armário quantas peças demandam esse tipo de cuidado e faça sua encomenda para garantir uma melhor durabilidade e cuidado com suas roupas.

3. Guarde em outro lugar as roupas de verão

Em vez de deixar suas roupas de calor com fácil acesso, libere espaço para suas roupas de inverno. Você pode armazená-las na parte de cima do guarda-roupa, em malas ou caixas organizadoras. É claro que esta dica só funciona se você morar em regiões onde faz frio no inverno. Se na sua região faz calor mesmo durante esta estação, mantenha algumas (ou muitas peças), de acordo com sua necessidade.

4. Tenha sempre à mão rolinhos de tirar bolinhas

Como usamos mais as roupas de frio nesta estação, podemos precisar ter sempre à mão os famosos rolinhos adesivos que tiram bolinhas das peças de lã, algodão, entre outras. Mantenha em seu armário para usar sempre que for necessário.

5. Reserve espaço para peças grandes

No inverno, usamos muitos cobertores, mantas e edredons. Se você tiver a possibilidade de colocar um baú no seu quarto, é uma excelente solução para manter esses itens sempre à mão e deixar o quarto com cara de arrumado. Se não tem essa possibilidade, reserve um espaço em seu guarda-roupa, então, com o mesmo objetivo. O que não vale é dobrar as peças e deixá-las em cima da cadeira ou poltrona, se você não gostar da aparência.

6. Utilize sapateiras para guardar itens de frio

Imagem: The DIY Village
Imagem: The DIY Village

Sempre devemos cuidar das nossas coisas para que elas durem mais e economizemos. No inverno, essas dicas específicas podem ajudar. Se você tiver mais alguma, por favor, compartilhe nos comentários!

7 Comentários

  1. Bom dia! Outro dia estava assistindo ao programa Santa Ajuda do GNT e foi sugerido colocar jornal dentro das botas quando a gente guarda de um inverno para outro, para evitar mofo. E folhas de louro seco com cobertores ou roupas de inverno, também com o objetivo de evitar cheiro e mofo.

  2. Adorei as dicas!!!
    Tenho uma que sempre utilizo: SACO À VÁCUO!

    No verão, guardo as cobertas e casacos maiores no saco à vácuo e economizo espaço no guarda roupa. No inverno, tiro tudo do saco e coloco as roupas de verão (vestidos, blusinhas). Fica tudo protegido e o melhor: sem cheiro de guardado (sabe aquele cheiro ruim de guarda roupa?).

  3. Adorei o post.
    Thais, vc tem jaqueta de couro? Como vc guarda ela?
    Eu comprei uma e coloquei pendurada normalmente no cabide. Mas quero saber se há outra forma mais indicada. Já tive outras peças em couro que logo ficaram ruins…

    Bjs

  4. Oi, só descobri essa maravilha de site agora… Como vivi sem isso?????? Quanto aos sachês, também já vi sachê de sagú com essência… Mesmo esquema: meia calça cortada ou um pedacinho de tule, com as bolinhas de sagú dentro (o meu aqui tem um punhado) e pingos da essência.

DEIXE UMA RESPOSTA