Hoje eu vim falar um pouquinho sobre as missões da semana da FLY Lady. Essa semana vai ser mais tranquila. Vou trabalhar bastante em casa, então vou ter um tempo maior para cuidar de tudo o que precisa ser feito, então resolvi escrever um post falando um pouco sobre as missões. Quem sabe vocês não se animam a fazer também?

A zona 4, originalmente, é somente o quarto principal, para a FLY Lady. Na minha configuração, a zona 4 representa os dois quartos – o nosso e o do filhote.

Segunda

A missão da segunda é boa de se fazer: ajustar o timer para 15 minutos e tirar do quarto tudo o que não pertence a ele! Como são dois quartos, uso 15 minutos para cada um. Eu poderia deixar 15 minutos para os dias em um dia normal, mas como acabamos de fazer a mudança, realmente pode ser mais demorado (e eu até prefiro aproveitar esse momento para cuidar disso).

A FLY Lady fala bastante em fazer as missões em 15 minutos para a gente não desanimar de fazer ao longo dos dias. Realmente né, se a gente sabe que uma tarefa chata vai demorar meia hora, uma hora ou mais, a gente acaba postergando porque ninguém tem tempo para fazer isso. Agora, se são apenas 15 minutos, a gente tem um incentivo interno maior para fazer logo e tirar da lista.

Terça

Hoje é dia de atacar as roupas! Todo mundo sabe do que se trata: aquela pilha que está aumentando em cima de uma poltrona (tudo no quarto, ok?), avaliar roupas que pode doar ou não quer mais, separar o que precisa lavar, enfim – dar um trato nas roupas. Aqui eu vou me ater à regra dos 15 minutos para ambos os quartos porque sei que é o tempo suficiente.

Vocês podem estar se perguntando como eu gerencio essas missões da semana da FLY Lady, não é? Eu processo como uma tarefa comum, e elas vão para o meu sistema gerenciador de tarefas, que atualmente é o Evernote.

Quarta

Quarta é o dia anti-procrastinação da FLY Lady. Ou seja: aquele dia da semana que a gente tem que forçar a barra um pouquinho para conseguir executar tarefas que estávamos postergando faz tempo, ou são tarefas mais chatas de se fazer e que, se deixar, a gente não faz nunca!

A tarefa de hoje é analisar os sapatos e escolher dois pares para doar. Às vezes a gente guarda um monte de sapatos que já deram o que tinham que dar, e a ideia é justamente ter esse discernimento e separar agora. Eu estou bem precisando fazer isso, então a missão veio em boa hora.

Quinta

A missão de quinta é limpar a superfície das mesas de cabeceira ou criado-mudo. Tirar tudo o que não era para estar ali (livros, revistas, canecas) e levar para o cômodo certo. Passar um paninho.

Eu costumo manter um abajour, o livro que estou lendo atualmente e o celular carregando (quando vou dormir). Não tenho o hábito de levar chá para beber antes de dormir porque não gosto de comida no quarto; faço isso na sala, no meu sofá, por exemplo. Então essa missão será bem tranquila, mas é bom fazer sempre porque também costumo deixar mais de um livro ali ocasionalmente.

Percebam que as missões da FLY Lady são missões simples e rápidas de serem feitas. Mesmo para quem conta com o trabalho de uma diarista (ou empregada/o) em tempo integral pode aplicar essas missões no dia a dia, porque apenas ajudam, sem interferir em trabalhos paralelos. São tarefas que acabam sendo até mais pessoais e que não delegamos, como escolher roupas e sapatos para doar, por exemplo.

Sexta

A missão de sexta é destralhar a cômoda, seja tirando o que estiver em cima ou o que estiver dentro das gavetas.

Eu não tenho cômoda, então vou aproveitar essa missão para dar uma destralhada nas gavetas dos guarda-roupas. Estou precisando mesmo fazer isso com algumas meias. Vou aproveitar também para fazer uma listinha do que preciso comprar.

Quem aqui gostaria de fazer as missões da FLY Lady essa semana comigo? Postem nos comentários!

18 Comentários

  1. oi Thais, comecei essa semana a aplicar a Fly Lady na minha casa, essa semana também farei o meu quarto e o quarto dos meus filhos. Inclui na minha lista detalhada limpar debaixo das camas e os estrados das crianças. 🙂

  2. Entendo que essas dicas são importantes e podem ajudar, mas fico com uma coisa na cabeça: tamanho nível de organização não acaba tirando a liberdade? A pessoa acaba ficando tão focada em organizar as coisas que perde muito tempo pensando nisso, acho que tudo tem limite. Não é trollagem, juro! Seu site é maravilhoso, eu mesma uso várias dicas e indico para outras pessoas, mas tem coisas que acho exagero. Espero que tenha entendido meu lado, bjo

    • Sônia, entendo seu ponto, mas entenda meu papel: o blog é referência sobre organização. O que passo aqui são dicas para cada um adaptar à sua vida, o que funciona ou não. Não existe certo ou errado quando se trata de organização, mas o que FUNCIONA para mim, para você e para cada uma das pessoas. Tudo tem sim limite – encontre o seu. O que a gente não pode fazer é usar sempre desculpas para deixar a responsabilidade de lado nos papéis que exercemos na vida. Devemos buscar soluções, e não complicações. Se uma solução parecer muito complicada, é porque não serve para a gente – mas pode servir para outras pessoas. ;D

      • Legal! E o interessante é que vc ja disse que nao precisamos ser perfeitas…estou gastando um tempinho agora nas ferias para ler tudo e descobrir o melhor(es) métodos para mim…que simplifiquem mh rotina. Estando tudo organizado meu tempo ficará otimizado e mh vida será melhor ( estou apostando nisso srsr) bjus.

  3. Amo… muito seu blog, acompanho uns 5 anos… amo esse sistema, pena que trabalhando e estudando, não faço como realmente gostaria, mas funciona esses time de 15 min… motivação da semana.. 😀 bjs!!!

  4. Oi Thaís, são dicas simples que quero incorporar como hábito, vai ajudar a melhorar a rotina doméstica.Obrigada!

  5. Olá Thaís,
    Vou dar um jeito de te acompanhar esta semana. Meu timer estragou, então vou fazer como puder. Mudei recentemente, uma péssima mudança por sinal, a mudança em si e o acerto com a imobiliária que só fez exigir. Mas, sem perder o fio do assunto, consegui adentrar o meu quarto hoje e arrumar algumas coisas a mais. Parece que toda a tralha foi parar lá. Ainda tenho algumas caixas, faz um mês que mudamos, e papéis são meu verdadeiro martírio. Com tuas dicas já consegui me organizar bem melhor, mas ainda falta. Ainda não consigo contar com a ajuda dos meus filhos para organizar o apartamento e trabalho fora também, alguns dias como professora. Na divisão de áreas segundo a fly lady não estou contando o quarto do meu filho e o das minhas filhas como áreas a serem trabalhadas por mim, pois é da competência deles. São adultescentes. Isso é o mínimo que fazem ainda mas pretendo colocar regras a serem cumpridas por todos. Temos animais também , o que demanda uma limpeza mais constante. Ainda não consegui me organizar na limpeza, vou fazendo como posso/tenho ânimo. Estou adorando tuas postagens sobre a fly porque acho meio confuso o site delas, tanto do inglês como do português. Quero que tu saiba que descobri teu site uma vez procurando algo sobre perfumaria natural.Faço trabalhos artesanais nesse sentido, mas está meio parado agora. Desde que descobri teu site, não larguei mais e foi o estopim para que eu conseguisse alcançar melhores niveis de organização. Não consigo seguir agenda, escrevo mil coisas em várias folhas ainda. Mas quem sabe eu chego lá…Obrigada Thaís, pelo lindo trabalho que compartilhas com todos nós.

  6. Adoro seu blog, acompanho tudo. Já o sistema Fly Lady, meu problema é manter o foco. Sou muito distraída e inconstante.
    Parabéns pelo seu trabalho, já estou louca pelo seu livro.
    Beijos.
    Fortaleza-CE

  7. Olá Thais
    Se você postar dessa forma toda a semana as missões vai ajudar muito. Não consigo acompanhar a missões pelo site e não consegui cadastrar pra receber. Eu tinha organizado as zonas a minha maneira, mas confesso não funcionou. Vou reorganizar e te acompanhar pra ver se dessa vez vai.
    Beijos

  8. Obrigada pelas dicas Thaís, veio em excelente momento. Ando deixando tudo pra dpeois, e quando vou organizar uma coisa que eu oderia ter feito ao longo do mês aos poucos se transforma numa bola de neve que leva um dia inteiro. Hoje mesmo começo as missões que você sugeriu =)

  9. Obrigada pelas dicas Thaís, veio em excelente momento. Ando deixando tudo pra depois, e quando vou organizar uma coisa que eu poderia ter feito ao longo do mês aos poucos se transforma numa bola de neve que leva um dia inteiro. Hoje mesmo começo as missões que você sugeriu =)

  10. Pra mim é super difícil criar as listas, começo e desisto no meio do caminho 🙁

    Seus posts estão sendo um “norte”, continue please !

  11. eu tb acho os sites e as dicas muito incompletos, confusos, não consigo acompanhar, mas criei minha rotina diária de limpeza e com vc incentivando a gente agora eu pego o espírito da coisa!
    um abraço

  12. Thaís! Leio sue blog há quatro anos, e antes aplicava o que era possível em minha vida profissional e pessoal, mas morava com minha avó e não tinha liberdade de implementar tantas dicas fantásticas em toda a casa, fazia o que podia ser adaptado ao meu quarto e minhas coisinhas, mas sempre fui guardando numa pastinha o que eu sabia que seria útil em algum momento. Faz duas semanas que eu e meu noivo nos mudamos para nosso apartamento. Ele é perfeito, já estava mobiliado em partes. É bem espaçoso, com armários grandes e bem divididos na cozinha, lavanderia, banheiro e um quarto que foi feito de closet. Nunca fiquei tão feliz em acompanhar o blog desde então, rs. Voltei a reler desde o princípio, tudo o que eu já havia separado para esse momento e estava começando a me aventurar pela FlyLady, para conseguir conciliar emprego (meu e dele), visitas ocasionais que nesse momento de casa nova acontecem com mais frequência e a rotina diária para manter a casa limpa e organizada. Penso muito no que você sempre fala sobre não haver perfeição e o fato de busca-la acabar nos enlouquecendo, pois não temos como deixar tudo 100% limpo, sem pó, sem respingos de água e etc. Mas não consigo viver na bagunça, então o necessário eu estou me organizando para fazer todos os dias. Fiquei muito contente, pois suas dicas da FlyLady vieram no melhor momento possível! Sim, irei com você nas tarefas semanais, espero que você continue postando por um tempo, até eu pegar o jeito, pois vai me ajudar muito, rs. De qualquer forma, também estou acompanhando em meu e-mail, pegando o jeito da frequência de e-mails e entendendo melhor quais são as tarefas simples que me ajudarão a manter a ordem com mais facilidade. Dividi nosso apartamento por zonas em que os ambientes que tenham semelhanças entre si e tenho feito de tudo para deixar minha pia brilhando todos os dias, embora tenha falhado algumas vezes nisso, hehe. De qualquer forma, queria apenas te agradecer por todo o conteúdo que já publicou e continua publicando no VO. Esse lugar é meu canto preferido da internet, sempre que tenho tempo disponível para ficar online, é onde venho primeiro e mesmo sendo sua fã e te acompanhando há tanto tempo, não imaginei que ele seria um guia definitivo para eu deixar minha casa do jeito que sempre desejei! Obrigada de verdade por ser uma inspiração e um exemplo a seguir, Thaís. Você merece todo o sucesso que tem, é tudo fruto de seu esforço e da administração tão cuidadosa que você tem com todas as áreas da sua vida! Continue por aqui, por favor 🙂 Beijos!!

  13. Confesso que quando entrei no sistema Fly, há duas semanas, fiquei um pouco perdida. Mas agora estou relendo todos os arquivos e anotando as sugestões do método. Todos perceberam a minha mudança e isso me deu um gancho para falar sobre o que eu estava fazendo.
    O marido começou a seguir! 😀
    Então, estamos juntas! \o/
    Beijocas da Carol!

  14. Eu quero fazer essas missões da FlyLady, Thais!!!
    mas sou péssima de inglês e me senti BEM perdida no site deles!
    Como faaaz?
    Você podia mandar emails com essas missões em português?

    • Não posso, sorry. Você pode usar o tradutor do Google, que funciona super bem (no geral faço isso).

DEIXE UMA RESPOSTA