ou

Uma das coisas mais legais ao mudar para uma residência nova é entender aos poucos como será a nova rotina e começar a estruturá-la para fazer a casa funcionar sem estresse. Eu utilizo para isso um sistema chamado FLY Lady, criado por uma americana, e aqui vou descrever um pouco como estou implementando o sistema “do zero” em nosso novo apartamento.

Definindo as zonas

O primeiro passo é determinar as “zonas”, ou áreas, que a FLY Lady trabalha a cada semana do mês. Temos os seguintes cômodos em nosso apartamento atual: sala, varanda, cozinha, área de serviço, banheiro de serviço, quarto do filhote, nosso quarto, banheiro social, banheiro da suíte e escritório. Também gosto de considerar a entrada como uma área diferente, pois contempla a entrada do apartamento, porta, capacho etc.

As zonas oficiais da FLY Lady são:

Zona 1: Entrada, porta da frente e sala de jantar
Zona 2: Cozinha
Zona 3: Banheiro e quarto extra
Zona 4: Quarto principal
Zona 5: Sala de estar

Aqui, eu dei uma modificada e deixei assim:

Zona 1: Área de serviço e banheiro de serviço
Zona 2: Cozinha e despensa
Zona 3: Banheiro social e escritório
Zona 4: Nosso quarto e quarto do filhote
Zona 5: Entrada, sala e varanda

Um “hack”que existe nesse esquema de zonas da FLY Lady é que a primeira e a última são semanas que, geralmente, têm menos dias em cada mês, então as zonas principais sempre pegam semanas inteiras e podem ser melhor trabalhadas.

Eu também preferi juntar cômodos relacionados para facilitar a visualização do que será feito. Por exemplo, para mim, faz mais sentido deixar a varanda junto com a sala, na zona 5, que na zona 1, com a área de serviço.

Ao trabalho!

Depois de definir as zonas, não tem segredo: basta seguir as recomendações da FLY Lady.

A primeira coisa é destralhar os cômodos da semana. Eu sei que, em uma mudança, no geral já fizemos esse destralhamento antes de mudar. Porém, é impressionante como tenho destralhado as coisas! Quando nos mudamos para um apartamento novo, queremos ter conosco somente o que realmente amamos ou precisamos, e muitas vezes só percebemos isso quando pegamos item por item das caixas que abrimos.

A regra da FLY Lady é clara: a missão principal em todo cômodo é primeiro destralhar o que for necessário, para então fazer a missão do dia e, por fim, trabalhar na lista detalhada de limpeza. Essa é a hierarquia das zonas da FLY Lady e tem funcionado muito bem desde o primeiro dia no apartamento.

Dança dos cômodos

Uma técnica que tem me ajudado muito a arrumar o apartamento desde o primeiro dia da mudança é fazer a dança dos cômodos. Incrível como, se deixar, fico umas duas horas sem parar indo para lá e para cá arrumando as coisas nos cômodos certos, apenas de entrar e sair de cada um com o que é de outro lugar. Funciona mesmo!

O que priorizar?

Para mim, o que deve ser priorizado em uma mudança são as necessidades básicas: dormir, comer e cuidar da higiene pessoal. Portanto, quartos devem estar em ordem para uma primeira boa noite de sono, a comida deve ser providenciada e pelo menos um banheiro deve estar funcionando com tudo o que for necessário. Para isso, o que comentei acima pode ajudar (destralhar, limpar, arrumar), além de já preparar o primeiro menu semanal, é claro.

É muito bacana organizar a rotina nova. 🙂 Estamos arrumando as coisas por aqui e eu tenho estado muito dedicada ao trabalho, com viagens, além da própria mudança e alguns projetos paralelos caminhando juntos, mas em breve retomarei a rotina com o blog também. Obrigada por tudo, pessoal.

Thais Godinho
10/08/2014
Veja mais sobre:
FLY Lady
20
Estabeleça prazos
Top 10 desculpas das pessoas desorganizadas
Como estou fazendo a revisão semanal atualmente

 

  1. Eliana 10/08/2014

    Olá, simplesmente amo o sistema Fly Lady e ainda mais agora que estou organizando a casa para a chegada do meu baby!!!!! Parece que não, mas há tanto para mexer quando se imagina uma casa com crianças que sem uma organização mínima do que ir fazendo, eu me sentiria culpada. É sempre bom ver como vc vai adaptando o sistema, assim eu também me inspiro e revejo o meu!!!!

  2. Fernanda Rafael 10/08/2014

    Oi Thais. Adoro o sistema FLAY Lady e está me ajudando muito a manter o meu apartamento limpo e organizado. Adoro seu blog. Bjs.

  3. Fernanda Rafael 10/08/2014

    Oi Thais. Adoro o sistema FLY Lady e está me ajudando muito a manter o meu apartamento limpo e organizado. Adoro seu blog. Bjs.

  4. Malu 11/08/2014

    Eu acho esse sistema muito confuso. 🙂

    • Thais Godinho respondeu Malu 11/08/2014

      Esta série é para uso avançado mesmo. Para começar, precisa ir por outro caminho. Tem um post no blog com orientações para começar no GTD de forma simples – talvez seja um bom caminho para você.

  5. Nina Batista 12/08/2014

    Oi, Thais!

    Bom dia. 🙂

    Você sabe de algum método, técnica, para ajudar a tomar anotações de aulas e palestras? Adoro mapas mentais e gostei MUITO do que encontrei aqui no blog mas acho que ainda não é o que preciso para este caso. Minhas anotações tendem a ficar um caos na maioria das vezes, o essencial não é transcrito, palavras desorganizadas e depois me deparo com aquele material não tão funcional para o estudo.

    Te desejo uma semana linda e cheia de energia para abraçar tudo de bom que está acontecendo na sua vida! Estou torcendo pelo livro. 🙂

    Beijos

    • Thais Godinho respondeu Nina Batista 14/08/2014

      Nada em específico, Nina, mas é um bom tema para fazer um post. Obrigada.

  6. Tatiane Melo 12/08/2014

    Oi Thais,

    Tenho uma duvida que não é sobre o POST. Fui indicar seus trabalhos para a empresa que atuo e eles me questionaram sobre o selo da NAPO que você tem no BLOG. Se você fez o curso lá fora.

    Eu não soube responder.

    Beijo beijo

    • Thais Godinho respondeu Tatiane Melo 12/08/2014

      Oi Tatiane,

      O curso da OZ é certificado pela NAPO (o curso que eu fiz).

      O selo da NAPO no blog é referente à minha filiação. Algumas poucas organizadoras brasileiras têm essa filiação na associação. De modo geral, é uma associação americana que não diz respeito ao Brasil. A vantagem de fazer parte é receber conteúdo deles, dicas do mercado, entre outras. Para fins profissionais, é apenas um selo. Se eu morasse lá, significaria mais. 🙂

      Bjo

  7. Tatiane Melo 12/08/2014

    Amei o post.

    Aqui em casa a zona é assim:

    Aqui, eu dei uma modificada e deixei assim:

    Zona 1: Área de serviço e banheiro de serviço
    Zona 2: Cozinha
    Zona 3: Banheiros
    Zona 4: Nosso quarto e quarto do filhote
    Zona 5: Entrada, sala e varanda

    Super funciona, mas sempre que vejo necessidade mudo!

    Um beijo

  8. Cris 12/08/2014

    Sou eu tá? Te acompanho desde sempre…Feliz com sua mudança (aliás quanta mudança em tão pouco tempo)com sua vitória

    @thgodinho que ótimo do jeitinho que vc sempre quiz…sempre mencionava no blog cada detalhe do que seria bom para vc…tai vc CONSEGUIU… mencionava vc desde a sua mudança para Campinas

    Super beijo

  9. Marcia afonso 20/08/2014

    Olá Thays

    Quero implantar o fly Lady e estou acompanhando os postos minha casa é grande e apesar de ter uma ajudante quero montar estes 15 minutos para eu fazer algo como dissestes mas estou com um pouco de dificuldade em separar as zonas. Se puderes me auxiliar agradeço imensamente, os cômodos são os seguintes

    Garagem enorme onde fica te sala de brinquedos e meu atelier de artesanato
    Banheiro serviço
    Cozinha
    Lavanderia
    sala/sala janta
    Lavabo
    Dormitório filhos com suíte
    Dormitório casal c suíte e cloreto
    Piso superior
    Dormitório enteado com suíte (não mora conosco mas tem seu espaço)
    Escritorio

    Somos dois advogados e temos muitos livros e papéis o flfly Lady está me ajudando muito além de todos posto é claro adoro teu trabalho, parabéns
    Bjs
    Marcia

    • Thais Godinho respondeu Marcia afonso 20/08/2014

      Sugestão:

      Zona 1 – Garagem e atelier
      Zona 2 – Cozinha e lavanderia
      Zona 3 – Todos os banheiros e o escritório
      Zona 4 – Todos os quartos
      Zona 5 – Sala de estar e de jantar

  10. Marcia afonso 20/08/2014

    Estes tablets fazem uma auto correção que não estou acostumada o quarto de casal é com suíte e closet. E o que está me ajudando sao teus posts hehe obrigada bjs

  11. Ana Cláudia 21/08/2014

    Oi Thais, adoro seu blog e já comprei o seu livro (só estou esperando chegar, rsrs).
    Me diga uma coisa. As zonas são organizadas de 2ª a 6ª? Ou 01 vez por semana?
    Caso seja uma vez por semana, alguns cômodos ficarão “sujinhos” no decorrer do mês, não é mesmo? Como resolver isso?
    Fico no aguardo.
    Um beijo e muito sucesso prá vc!!

  12. Catia 01/09/2014

    Olá Thaís… Sigo seu blog diariamente, nunca comentei nada, mas hoje queria te dar os meus Parabéns e te desejar muito mais sucesso… Morro em Curitiba-PR, sou dona de casa e estou acompanhando as suas pastagem do método Fly Lady pq acho que vc filtra muito bem o que escreve e consigo seguir melhor… Já comprei sei livro estou aguardando chegar, não vejo a hora… Continue a postar o método tenho certeza que está ajudando muita gente… Mais uma vez PARABÉNS E FELICIDADES PRA TODA SUA FAMÍLIA…

  13. […] Implementando o sistema FLY Lady no apartamento novo […]