ou

080714-projetos-semestre

Essa semana entramos no segundo semestre do ano, no sétimo mês, julho, e é um bom momento para analisar nossos projetos. Segue aqui um pequeno guia de como fazer isso:

1. Analise suas áreas de responsabilidade

Faça um mapa mental de todas as áreas de responsabilidade atuais em sua vida e reflita sobre a importância que você está dando a cada uma delas. Isso dá muito certo para mim, porque só de montar esse mapa mental eu já percebo que tem algumas áreas sendo mais privilegiadas que outras. Escreva suas reflexões para decidir o que fazer com elas mais tarde.

2. Organize sua agenda atual

Como está sua agenda hoje? Ela reflete bem o que você precisa fazer ao longo da semana? É importante ter seus compromissos em ordem para saber quanto tempo você tem disponível para investir em outras frentes.

3. Simplifique seus projetos

Faça uma análise básica dos seus projetos atuais em andamento, tanto pessoais quanto profissionais. Eu utilizo o método GTD para me organizar e, nele, projeto é tudo o que tem começo, meio e fim e, para ser completado, precisa de tarefas desmembradas a serem executadas. Logo, se uma tarefa tem mais de um passo para ser concluída, ela na verdade é um projeto. Atualmente, tenho cerca de 60 projetos em andamento, mas preciso simplificar alguns ou terminar uns antes de partir para outros. É importante fazer essa análise para saber que projetos você pode simplificar pois, muitas vezes, você não conseguiu dar andamento em alguns deles justamente porque as etapas estão muito complicadas.

4. Analise seus objetivos de curto prazo

Objetivos de curto prazo são aqueles que você pretende alcançar de hoje a dois anos. Não costumo trabalhar com “resoluções de ano novo” porque o período de dois anos parece mais realista quando falamos de objetivos de curto prazo. O que a gente quer alcançar nesse período deve desmembrar projetos que podemos começar a trabalhar agora ou daqui a algum tempo (em breve). Analise seus objetivos de curto prazo, então, e verifique se seus projetos atuais refletem o que você pretende.

5. Dê uma olhada nos seus objetivos de médio e longo prazo

Os objetivos de curto prazo são aqueles que estão na nossa mira atual, mas há os objetivos que pretendemos alcançar depois de mais tempo, como 5, 10, 30 anos.  Dê uma olhada neles para ver se ainda fazem sentido e se os seus objetivos de curto-prazo estão coerentes com eles.

E na sequência…

Você pode voltar ao passo inicial e analisar suas áreas de responsabilidade com essa visão do todo. Afinal, com base nos seus objetivos, como deveriam estar sendo trabalhadas as suas áreas de responsabilidade?

Sua agenda está refletindo o que você pretende alcançar? Como você pode utilizar o tempo a seu favor? Que atividades pode eliminar para investir seu tempo de forma diferente?

Seus projetos têm a ver com os objetivos? Está faltando algum projeto? Você está dando importância a um projeto que não deveria tomar tanto tempo da sua vida?

Você identificou novos objetivos que deseja alcançar?

Por fim, celebre o que já foi feito! Essa parte é muito importante, porque é o reconhecimento de tudo o que você vem trabalhando até então. Se for necessário fazer mudanças antes do final do ano, ainda dá tempo. Aproveite!

Thais Godinho
10/07/2014
Veja mais sobre:
Projetos
15
Atividades simples para manter a casa limpa e arrumada todos os dias
Prepare sua casa para assistir os jogos da Copa
Por que se organizar?

 

  1. Samanta 10/07/2014

    Ótimas dicas!!
    Definitivamente o Vida Organizada é meu café da manhã, rs =)

    Muito bom pensar que objetivos de curto prazo podem ser concluídos em ateh 2 anos pq atualmente 1 ano é de curtíssimo prazo! Gostei do final, sobre celebrar as conquistas… às vezes a gnt se cobra tanto que esquece de olhar o que já conquistou!

    Beijos
    http://vestidasdeluz.com.br

  2. João Paulo 10/07/2014

    Thaís, gostaria de saber se, no evernote, você insere as tags dos projetos que estão em andamento no caderno inbox (ou caixa de entrada, no meu caso) ou no caderno processados? Pensando naquela estrutura de apenas dois cadernos e várias tags.

    • Thais Godinho respondeu João Paulo 10/07/2014

      Oi João Paulo!

      Na caixa de entrada fica somente o que ainda não foi processado. Se foi processado, vai para o outro caderno.

  3. Victória Morena 10/07/2014

    Adorei essa idéia de fazer um “balanço”. Eu não costumo fazer isso, mas tenho sentido essa necessidade de definir melhor e organizar os projetos!
    E com a ajuda do post anterior, estou fazendo um levantamento e analisando as ferramentas que melhor se adaptam ao meu cotidiano. Estou com muita dificuldade de me adaptar ao evernote, pois sinto muita falta do papel mesmo! Muito obrigada pelos ótimos posts, o Vida Organizada já entrou para a minha rotina diária!

    • Thais Godinho respondeu Victória Morena 10/07/2014

      Obrigada! Olha, eu amo papel. Só uso o Evernote porque dá para digitalizar o que eu faço no… papel! haha

      • Victória Morena respondeu Thais Godinho 10/07/2014

        Não tinha pensando nessa possibilidade rs! Vou tentar!!! Valeu!

  4. Susana 10/07/2014

    Olá Thais, tudo bem? Notei que utimamente você tem lido bastante sobre comunicação aficaz e principalmente como verbalizar informações da melhor forma possível (ja que você esta fazendo videos-guias e se preparando para palestras), eu gostaria de perguntar se voce tem dicas e recomendações (ate mesmo de livros) para pessoas que querem ser mais assertivas no dia dia. Eu sinto que organizar palavras e pensamentos para se fazer compreender, sem ficar ansioso ou bravo é a organização mais difícil de todas!! Se você puder dar umas dicas será muito muito apreciado =)

  5. Bárbara 10/07/2014

    Ei Thais! Primeiro, muito obrigada. Você me ajuda bastante. Adoro a forma objetiva e clara como você escreve e os assuntos sempre relevantes. Você comentou que atualmente tem cerca de 60 projetos em andamento e começou a explicar um pouco sobre eles. Ainda assim tenho dúvidas. Talvez possa ser uma ideia para algum texto. Gostaria que você exemplificasse o que podemos considerar como projeto, se há alguma maneira mais eficiente de desmembra-los, de que forma avaliamos a importância de cada um, como organizamos projetos pessoais e profissionais para que um não ocupe o lugar do outro, enfim, coisas deste tipo. Um grande abraço, Bárbara Teixeira

    • Thais Godinho respondeu Bárbara 14/07/2014

      Oi Bárbara,
      Basicamente, eu uso o conceito do GTD, mas posso fazer um post sim! Obrigada!

  6. Lucia de Fatima 11/07/2014

    Thais,

    Adoro seu blog, tem ajudado muito eu organizar minha vida pessoal e profissional.

    Eu ja tinha o Evernote instalado no meu Ipad mais nao usava porque nao sabia como. Depois de ler seus post consegui fazer muitas coisas. Agora instalei no meu cel (sansung gran duos) fiz todos os passos que a propria ferramenta orienta para que eu tenha acesso dos arquivos (cadernos, notas e listas) do ipad para o cel e nao consegui, inclusive criei senhas diferentes por exigencia do google security……me ajude, como fazer?

    Lucia oliveira

    • Thais Godinho respondeu Lucia de Fatima 11/07/2014

      Lucia, eu não entendi exatamente qual o problema. Poderia me ajudar?

  7. Jéssica Monteiro 12/07/2014

    Querida Thais,

    Queria lhe agradecer, primeiramente, por expor quem você é. As vezes não mostramos nossas fraquezas por medo das críticas e deixamos de ajudar as pessoas ao nosso redor. Vendo como você é me identifiquei muito, gosto de organização, planilhas, e todas essas coisinhas rsrs. Mas, não encontrei muitas pessoas assim na vida o que me deu uma fama de neurótica na minha família kkk

    Mas, lendo seu blog vi que não precisa ser assim. Podemos ser organizadas, e contaminar as pessoas com algo de bom também.

    Bom, o segundo agradecimento foi pelos seus posts sobre planos, projetos, futuro. Me casei a um ano e fiquei tanto tempo envolvida com a organização do mesmo, a reforma do apartamento, foi um período intenso que, após ter passado, me vi sem um objetivo concreto.
    Tenho 23 anos e a faculdade e o intercâmbio que eu ia fazer foi adiada quando conheci meu marido, na época ele ia trabalhar em São Paulo e eu sou aqui do RS tchê!!!
    Então, jogamos tudo para o alto e fomos viver nosso amor, viajamos juntos, enfim…

    Tudo muito lindo mas, passados todos os acontecimentos me peguei na metade de 2014 sem meus planos em andamento e ele (imagina um homem relax) também. Foi quando encontrei seu blog e desde então tenho vontade de ler todos os posts!!!
    A propósito, seu blog tem um link que leva a primeira página que é muito bom, muitos blogs não tem e você precisa ficar voltando página por página…

    Bom, queria mesmo lhe dizer que fiz meus planos a longo, médio e curto prazo. E me perguntaram porque eu estava tão calma e eu disse “Eu tenho um plano!”
    E isso é muito bom!!!

    Obrigada pela sua ajuda e por ler até o final e me comprometo e deixar comentários menores da próxima vez rsrs

    Beijinhos, de uma amiga aqui do Sul 🙂

    • Thais Godinho respondeu Jéssica Monteiro 14/07/2014

      Jéssica, obrigada por compartilhar um pouco da sua vida comigo.
      Fico muito contente pelo blog ajudar um pouco você. Ter os objetivos em mente ajuda muito menos a termos tranquilidade.
      Bjo

  8. Pedro Lopes 28/07/2014

    E aí Thais, tudo bem?

    É a primeira vez que entro no Vida Organizada e gostei bastante.
    Entrei nele pois quero dar uma organizada em toda minha vida e foi a primeira referência que amigos me deram.
    Gostei muito das suas dicas e reflete muito o que penso. É bem complicado começar a se organizar, mas se não começamos não aprendemos a fazer.

    Bom, curti muito o blog e vou continuar seguindo.

    Abraços