ou

Eu acredito que ir para a cama em um estado alegre e tranquilo seja muito importante para a qualidade do nosso sono e um despertar melhor. Como meu principal instrumento de trabalho é a minha criatividade, preciso cuidar dela para ficar sempre bem, disposta e com ideias. Identifiquei três hábitos que eu tenho antes de ir dormir e resolvi compartilhar com vocês.

1. Meditar

Meditar para mim já é um hábito diário, mas a meditação feita antes de dormir tem um poder tranquilizante enorme em mim. Geralmente medito sobre temas diversos que desejo incorporar na minha vida (exemplo: ter mais paciência), começando com uma meditação simples respiratória, totalizando uns 25 minutos. Isso é o suficiente para mudar meu estado mental e me preparar para descansar.

2. Ler

Esse assunto é controverso, pois algumas pessoas dizem que perdem o sono se lerem algum livro interessante, ou ficam com a mente agitada. Acho que tudo depende do teor do livro. Gosto de ler livros inspiradores antes de dormir, que me propiciem o estado comentado ali em cima. Portanto, costumo deixar para essa hora minhas leituras sobre budismo ou desenvolvimento pessoal. Não leio livros técnicos ou sobre produtividade porque me dão vontade de levantar e escrever a respeito. Recomendo então a leitura de livros leves e que tragam um bom estado de tranquilidade já na cama, antes de dormir. Uma luminária com luz minimamente forte é o suficiente.

3. Pensar nas coisas boas que vivi no dia

Gosto de sempre recapitular o dia que eu tive e em que sentido ele foi inspirador, me trazendo aprendizados. O que me deixou feliz? O que eu mais gostei de fazer? O que eu quero fazer de diferente de amanhã em diante? Eu costumo fazer isso já deitada, com a luz apagada e os olhos fechados. Essa rápida “viagem” leva meus pensamentos para longe, mas me deixa em um bom estado contemplativo, que me leva aos sonhos.

E você, tem alguns rituais mentais antes de dormir? Compartilhe nos comentários!

Thais Godinho
25/06/2014
Veja mais sobre:
7
Repassando o nosso dia
Minimalismo para mim
Por que resoluções de ano novo não dão certo ou você não consegue alcançar seus objetivos

 

  1. Ana Yuan 25/06/2014

    Gostei das dicas, sou agitada para dormir, penso demais,,rsss, tenho desacelerar, vou experimentar as dicas, valeu bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  2. Eliane 25/06/2014

    Olá Thais. Vou usar suas dicas pois eu sou agitada na hora de dormir.
    Obrigada por compartilhar o que faz bem para você. Bjs e parabéns pelo blog 😉

  3. Bruna 25/06/2014

    Fiz a experiência de, antes de dormir, refletir sobre tudo de bom que tinha vivenciado durante o dia. Todas as pequenas coisas e percebi que devo ser mesmo muito grata por tudo o que tenho, inclusive as dificuldades, pois me lapidam e me tornam um ser humano melhor.
    Abraços

  4. Jess 25/06/2014

    nesse sentido, tenho hábitos péssimos. Vou dormir quase sempre depois de ver tv ou ficar na internet. Mas como sou preguiçosa, nunca tive problema pra dormir. hehehe

    mas boas dicas! com certeza fazem muito bem pro corpo e espirito.

  5. Mariângela 25/06/2014

    Olá!!!
    Tenho o péssimo habito de ficar na internet, o que me deixa super agitada!!!
    Gostaria de ter dicas de livros que incaria para lermos nesses momentos.
    Bjok

  6. Nathali 25/06/2014

    Gosto de ver vídeos dos canais que me inscrevi justamente para me inspirar para o dia seguinte.

  7. Patricia Leardine 26/06/2014

    Eu gosto de meditar, mas confesso que não faço antes de dormir, geralmente medito logo de manhã. Quando vou dormir simplesmente apago, o sono é sempre restaurador. No entanto, percebo que essas ações ao longo do dia (leitura, meditação e gratidão pelo que aconteceu) acalmam meus níveis e fazem da noite um momento de descanso realmente.