Recebo muitos pedidos para falar sobre os livros do Christian Barbosa e seu método de organização, o “tríade”, então finalmente consegui escrever este post reunindo todos os pontos que eu acredito que valham a pena ser citados.

Christian é um empreendedor brasileiro muito conhecido por ser um profissional ligado ao assunto produtividade. Ele sempre presta consultoria para revistas como Você S/A, quando são feitas reportagens sobre produtividade e gestão do tempo, já participou do programa do Jô Soares e tem diversos livros publicados sobre o assunto. Ele tem um método de organização conhecido como “tríade” e um software para aplicação do mesmo, chamado Neotriad. Seus dois livros mais famosos sobre o assunto são “A tríade do tempo” e “Equilíbrio e resultado”, ambos publicados pela editora Sextante e encontrados facilmente em qualquer livraria.

O Christian é um cara que merece meu respeito porque ele sabe do que está falando. Ele trabalha MUITO, é super ocupado e escreve sobre gestão do tempo, então os livros não têm “blablabla” e vão no ponto certo das pessoas que são tão ocupadas quanto ele, especialmente executivos e CIOs.

Vamos aos livros!

110614-triade

A tríade do tempo é o primeiro livro, em que ele explica o seu método. O livro é dividido em duas partes: a primeira mostra a necessidade de mudar e se organizar para ter uma vida plena e a segunda aborda a metodologia em si. Ele defende que o tempo deva ser dividido em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais (eis a tríade). No geral, trabalhamos muito mais em cima das urgentes e das circunstanciais, deixando as atividades importantes de lado. Rola um teste no livro para você apenas ter consciência disso. Se você fizer o teste, compartilhe nos resultados quanto deu o seu! Na época (há cerca de dois anos) em que fiz, o meu resultado deu: 33% importantes, 30% urgentes e 40% circunstanciais! Preciso refazer! A tríade ideal ele dá no livro, então não vou estragar dando spoilers.

O livro do Christian é um livro básico, mas necessário, sobre gerenciamento do tempo. Ele traz conceitos fundamentais e dá tapas na nossa cara o tempo todo. Porque, afinal, se a gente não se organizar, vai esperar que isso seja feito por quem? E pior: até quando vamos esperar a vida levar a gente desse jeito caótico? Então é aquele livro que vale a pena ter na estante para ler e reler sempre que sentir necessidade de dar uma reorganizada na vida.

A metodologia de aplicação da tríade tem cinco fases: identidade, metas, planejamento, organização e execução. Muitas pessoas perguntam aí se o método tem a ver com o GTD. Mais ou menos. O GTD é outro nível, digamos assim. Sem querer desmerecer o método do Christian ou qualquer outro, porque não é o caso, mas o GTD foi criado para dar conta de TUDO o que a gente tem na vida. O Christian não tem essa pretensão – ele só quer sugerir um método que funcione para aquele executivo que diz que não tem tempo. E funciona bem! As cinco fases em si são parecidas com as do GTD (coletar, processar, organizar, revisar e executar), mas porque todo método de organização segue um caminho parecido. Se parece com o GTD? Não, mas há pontos em comum. Dá para usar o GTD e aplicar os conceitos do Christian numa boa, e frequentemente eu faço isso.

Para aplicar a metodologia, ele sugere algumas ferramentas, incluindo seu software, mas ela pode ser aplicada em qualquer lugar.

Gosto muito da parte do livro onde ele fala sobre papéis e responsabilidades. Esse foi um conceito que eu peguei com o GTD e aprofundei muito mais quando li esse livro do Christian pela primeira vez e, para mim, é uma parte essencial quando estamos nos organizando. Portanto, esperem bons parágrafos sobre esse assunto. Ele é tão importante que acabou dando corda para o outro livro que vou falar na sequência, o Equilíbrio e resultado.

Em resumo, apesar de ter cerca de 250 páginas apenas, é um livro denso, com MUITA informação e orientações-chave para qualquer pessoa que queira se organizar de maneira prática. Recomendo e muito.

O outro livro, de capa azul, fala sobre prioridades. E, como sabemos, saber definir prioridades é a principal qualidade de uma pessoa organizada. Apesar de gostar muito do Tríade, esse é o meu livro preferido do Christian, porque vejo que ele é… humano. Inclusive ele comenta que estava escrevendo capítulos do livro em vôos de trabalho… e nossa, me identifiquei muito, porque também faço isso. O cara é ocupado! E ele traz várias experiências pessoais de vida para demonstrar porque não vale a pena apenas ser ocupado, ao contrário de investir o tempo no que for significativo. O título do livro, Equilíbrio e resultado, é perfeito, pois deixa clara a ideia que ele quer passar. Como equilibrar as mais diversas áreas da vida e mesmo assim alcançar resultados?

O livro em si existe para alimentar reflexões. Quem sou eu e o que estou fazendo com a minha vida? Por que não estou cuidando da minha família como poderia? Por que não estou fazendo uma atividade física e priorizando a minha saúde? Como arranjar mais tempo? Por que procrastinamos? Todos esses pontos são abordados ao longo do livro, e quem, hoje, não tem essas questões pipocando na cabeça? Portanto, ele serve para todos nós.

Escrever este post me deu vontade de reler novamente os dois livros, porque eles contêm tanta informação preciosa! Inclusive já deixei o azul aberto no capítulo sobre muitas ideias.

Se indico? Sim, bastante. Os dois. Ele tem outros livros publicados, mas os dois citados neste post são os dois principais sobre produtividade e acho que se complementam.

Alguém já leu algum livro do Christian Barbosa? O que achou? Por favor, deixe sua opinião nos comentários.

31 Comentários

  1. Adoro vir aqui de manhã e ver posts fresquinhos como esse!
    Soh pela capa já me interessei pelos dois livros, mas com esse seu post já tah na minha listinha!! Se dá os famosos tapas na cara do leitor então, melhor ainda!

    Jah ouvi falar dessa Tríade do tempo, mas nunca tinha ido a fundo pra ver do que se trata realmente… Tem tanta coisa meia boca que vemos por aih que temos que garimpar tudo pra ver o que eh bom realmente! Mas bom saber que este é um método válido…
    Gostei do teste que tem no livro, to curiosa pra fazer, rs!

    Beijos!
    http://vestidasdeluz.com.br

  2. Dele eu já li o “60 Estratégias Práticas para ganhar mais tempo” livro de boa leitura e excelentes dicas. Recomendo.

  3. Adoro o Christian e também recomendo todos os livros dele. Tenho todos!rsrs Já utilizei muito o neotriad, mas atualmente (principalmente por causa dos seus posts) tenho utilizado somente o evernote e agenda digital. Tbem uso o GTD, metodologia que conheci em 2008 e tbem adoro, assim como vc! 😉 Na tríade do tempo a parte sobre os nossos papéis e missão pessoal considero extremamente importante. Parabéns! Adoro o seu blog.
    Bjos e obrigada, Lud.

  4. Li esse livro no mês passado, achei muito interessante mais como uma forma de dar uma direção, uma guinada mas não como uma metodologia em si para levar para o meu dia dia, mas vale a pena a compra, na Saraiva por exemplo está R$19,00.

  5. Foi só ver a foto para “cair minha ficha”: eu tenho o livro azul! Comprei há mtos anos! Senti ate vergonha por ter esquecido ainda mais sendo tão bem recomendado por vc … Confesso. Mas tb feliz por perceber q já manifestava algum desejo por organizar mh vida/meu tempo antes do q imaginava… Lerei com certeza!! Obrigada Thais!

  6. Thais, confesso que minha vida mudou 360 graus depois que li a Triade do Tempo. É um livro que mistura alguns conceitos de Coaching e Autoconhecimento. Nele, consegui definir minha missão de vida, estabelecer prioridades, papéis e até me conhecer melhor. Foi pra mim um divisor de águas, porque depois da leitura dividi meu dia em 3 fases x papel. Manhã (Eu / Mulher / Vida pessoal), Tarde (Trabalho), Noite (Família). Ajustei meus horários, cursos, consultas médicas, atendimentos a clientes de acordo com esse sistema e tem dado super certo!!! Interessante que cheguei ao seu blog através do livro dele! Ele comenta brevemente do Evernote e quando fui pesquisar essa ferramenta, encontrei voce! Olha que legal a sincronicidade! Eu uso o Neotriad e ja me acostumei a ele. Não sigo estritamente o sistema de planejamento semanal. Vou colocando as tarefas que surgem e depois remanejo as datas, sem culpa, sem achar que estou “acumulando”. Coloquei na cabeça que sou humana e não uma máquina. Por fim, seu blog tem complementado essa mudança na minha vida pra melhor!!! Eu irei no lançamento do seu livro. Quero vê-la pessoalmente! Bjs

  7. Thais, na sua opinião, qual seria o método mais simplificado, Tríade ou GTD? Pergunto, pois mesmo tendo os livros do GTD, nunca consegui aplicar… E parabéns pelo blog! Desejo muito sucesso nessa sua nova fase!

    • Você chegou a insistir no método? O GTD é muito bom, mas requer mudança de hábitos e disciplina. Não dá para implementar e ficar ok de primeira – leva um tempo mesmo. Depois que você pega, não existe nada mais simples.

      • Talvez eu não tenha insistido o suficiente… Vou ressuscitar meus livros e tentar novamente!
        Obrigada (e que seu blog tenha sempre mais e mais acessos!)

  8. Coincidência , tenho o livro tríade e 60 estratégias práticas do mesmo autor que por acaso senti vontade de reler esta semana . Aliás sempre estou lendo gtd e tríade (livros que estão sempre na bolsa ou no carro ).
    Thais mas muito ansiosa em ler o seu novo livro .

  9. Nossa conheci o Christian através do livro Tempo e Dinheiro, que ele fez em parceria com o Gustavo Cerbasi. Estava num momento caótico da minha vida em 2010, e comecei com esse livro minha peregrinação para organizar minha vida. Como sou da área financeira os temas abordados pelo Gustavo foram relevantes, pra mim é claro. Mas bem abordados. Mas o Christian foi um paixão avassaladora. Leio o blog e cada livro novo eu corro comprar. Acho que ele consegue trabalhar com este tema de forma sistêmica. A organização é um conjunto de coisas. É a nossa vida como um todo, e adoro a sua linguagem. Métodos são importantes, mas é como você disse estamos falando de ter uma vida melhor, somos seres humanos acima de tudo. E acho Thais que você tem uma linha parecida nesse sentido. De olhar a organização com um olhar humano, apurado. Muito além de métodos. Também sou apaixonada pelo seu blog. Ainda engatinho nesse assunto. Mas tenho organizado minha vida como um todo, sentimentos, emoções. Me conhecendo, melhorando como pessoa em cada papel que desempenho. Em fim ser uma pessoa feliz e equilibrada. Beijos

  10. Iniciei a leitura do livro A tríade do tempo, parei logo após o teste da minha tríade. Realmente achei o conteúdo denso acho que por isso parei de ler. Mas estou com vontade de reiniciar minha leitura. Acho que agora é a hora, estou em um novo emprego, totalmente diferente do que eu fiz antes, reorganizar os pensamentos é bastante importante em uma nova fase da nossa vida.

  11. Refletir sobre nós e o mundo a nossa volta é uma experiência única, pois estamos dando vasão ao nosso íntimo mais profundo. É aquela conversa franca com nós mesmos, o momento da verdade em que iremos nos conhecer. “Conheça a ti mesmo” é uma frase antiga, mas bem atual, porque é só assim que estaremos preparados para enfrentarmos a vida cara-cara. Portanto, é sempre bom exercitarmos o poder da reflexão. Um bom começo é através de uma boa leitura. Minha indicação é ‘Fierry – Diálogos com o tempo” de Paulo Caldeira. Abraços.

  12. Flor, uma perguntinha que não sei se vc terá como me responder no momento: Haverá momento de autógrafos do seu livro em Livrarias? Se sim, terá em Curitiba? Quero lhe conhecer pessoalmente!

    Bjos!

  13. Oi Thais!

    Sempre quis ouvir sua opinião sobre o método do Christian, que bom encontrar com ela aqui.

    Eu gosto muito e aplico bastante os conceitos do livro da tríade do tempo, ainda não li (mas pretendo) ler o sobre equilíbrio, e o que eu mais gosto no método da tríade é que a motivação de cada ação está sempre ali, na sua cara. É muito animador.

    Eu tenho muitos papéis diferentes na vida, exerço várias atividades em vários contextos e sou bastante ocupada (mas de uma forma saudável, porque eu consigo gerenciar meu tempo \o/). É bem como você disse, funciona maravilhas pra quem tem um monte de coisa. Minha primeira tríade deu equilibrista, por sinal rs. Agora já melhorou muito e a circunstância foi diminuindo. O foco que a gente ganha e os resultados são ótimos!

    Eu acho mais pá-pum que o GTD. Se a pessoa for bem metódica, talvez o GTD seja melhor, mas pra mim o método do Christian deu muito mais resultado, eu não me adaptei bem ao GTD, que eu apliquei com persistência por seis meses, talvez impaciência minha, mas me deixou muito exasperada, daí eu pulei para o ZTD (que eu achei ineficiente e incompleto) até chegar na tríade, que é super ótima e me deu um respaldo mais animador (acho que junto com o GTD, são as duas estratégias que podem ser chamadas de método e ser consideradas a sério, e olha que eu tentei várias coisas). Cada um, cada um…rs

    Outra coisa que eu descobri é que só consigo usar computador, nuvem e software pra trabalhar com arquivo, com referência. Logo, neotriad não é pra mim. Seria legal pelas estatísticas, mas eu sou muito mais papel, mesmo sendo nova. Pra compromisso e tarefa, o que funciona de verdade pra mim é o papel. Eu adoro ter tudo a prova de qualquer incidente sempre disponível, sem bateria, sem necessidade de nada. Até um giz de cera e um papel de pão serve. E pra mim, que perambulo pra caramba, o papel é a chave para minhas necessidades. Como o método do Christian envolve coisas como listar as atividades que eu gostei de fazer durante o dia, ter um blocão pra tudo isso me garante pequenos pingos de alegria diários. Como eu posso explicar? Dá uma noção de conjunto, um senso de propósito E organiza tudo com foco na execução.

    Eu gosto muito e recomendo o livro dele. Quem quiser seguir a metodologia eu sugiro ler o livro umas três vezes, pra pegar bem mesmo o passo a passo, e ir acompanhando a implantação. É tudo muito simples, mas o livro é bem completo e responde todas as questões que vão surgindo…enfim, sou fã.

    Obrigada por escrever sobre, Thais!

    Beijo

  14. Oi Thaís! Venho no blog a um bom tempo, sempre procurando alguma inspiração pra me tornar mais organizada. Lendo suas observações sobre os livros percebi que talvez minha maior dificuldade em se organizar é realmente não saber priorizar as coisas, saber oque eu quero e etc.. Comprei os dois livros hoje a tarde comecei pelo azul que me interessou bastante e estou adorando. Obrigada por compartilhar conosco! (:

  15. Eu li o livro a Tríade do Tempo. Sou uma pessoa organizada, mas acho que sempre é possível aprender mais e fazer a nossa rotina funcionar melhor. Então, gosto de ler livros sobre o assunto.
    Achei este livro “ok”, mas sem grandes contribuições para mim. O livro me pareceu um pouco repetitivo, com algumas ideias ultrapassadas, com pouca flexibilidade para lidar com algumas escolhas que precisamos fazer no nosso dia e na nossa vida.
    Mas, considero uma ótima leitura para quem precisa começar a se organizar.
    Parabéns pelo post e pelo blog!
    Abraços,

  16. Terminei a faculdade agora e no meio do semestre estava desesperada com pilhas de coisas acumulando. Procurei um livro que me ajudasse a organizar e achei a triade do tempo. Não achei que fosse tão bom! Apliquei algumas coisas já durante a leitura e fiz inumeras anotaçoes. Um ótimo livro, agora irei comprar o outro.

  17. Nossa! Preciso rever minha vida urgente! Não cheguei a ler o livro, mas fiz o testo no site deles e o meu resultado foi:
    Circunstâncias: 33,93%
    Importantes: 33,93%
    Urgentes: 32,14%

  18. Olá Thais, adoro seu blog e sempre o acompanho. Gostaria de deixar uma sugestão: se possível for,incluir a função imprimir, assim poderíamos salvar em pdf e ler em qualquer lugar 🙂

  19. Ótimas resenhas, Thaís. Li primeiro ATríade do Tempo, e Equilíbrio e Resultado na sequência. Foram leituras fundamentais para que eu mudasse minha forma de encarar a vida. Recomendo lê-los nesta ordem. Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA