ou

Eu vi essa imagem no Pinterest e tive a ideia para este post: ter vidrinhos com objetivos relacionados a finanças e, aos poucos, ir colocando um pouco de dinheiro em cada um deles. Eu já tinha falado um pouco antes sobre fazer o mesmo com envelopes (que, aliás, foi dica da leitora) e a ideia é a mesma, mas fazer com vidrinhos também interfere na decoração, além de se tornar um jogo que até as crianças podem participar. Afinal, pode existir um vidrinho para aquele brinquedo que ela quer muito ou para a festinha de aniversário.

Imagem: Homemade by Jaci

Imagem: Homemade by Jaci

Na imagem acima, os vidrinhos estão com tags para contas (gás, telefone, luz e água, no caso), mas você pode usar não só para as contas, como para objetivos diversos de finanças.

Eu gostei muito da ideia!

Thais Godinho
03/06/2014
Veja mais sobre:
Objetivos
17
Para quem está começando no sistema FLY
Dá para ter uma vida organizada em tempos de crise?
Destralhando: Será que você está armazenando o seu passado?

 

  1. Diana Santos 03/06/2014

    Gostei da ideia! O blog é maravilhoso!

  2. Samanta 03/06/2014

    Adorei a ideia!
    Essas contas são bem chatinhas, mas necessárias, legal ir colocando aos poucos a graninha ali e tbm evita gastar com besteiras enqnto nao tiver o dinheiro depositado no potinho!

    Beijos!
    http://vestidasdeluz.com.br

  3. Scan Torrente 03/06/2014

    prefiro deixar na poupança pq rende um pouco, apesar de não ter a beleza de um vidro de maionese. 🙂

  4. Alichel 03/06/2014

    Gostei da ideia. Seu site tem me ajudado muito. 🙂

  5. Camila Lacerda 03/06/2014

    Dica muito bacana *-*
    Não havia pensando nisso ainda..

    http://www.chadecalmila.com

  6. Simone 03/06/2014

    Olá, tudo bem?
    Não sou de comentar muito, mas entro todos os dias no Vida Organizada. Realmente adoro o que você escreve!
    Vc deve saber, mas o “Anuncia no Vida Organizada” está com link vazio (/anuncie/).
    Bjos

    • Thais Godinho respondeu Simone 03/06/2014

      Obrigada, estou mexendo na página hoje; por isso está fora do ar.

  7. Mariana Couto 03/06/2014

    Gostei muito da ideia mas aqui em casa não iria dar certo, meu marido sempre pega para enterrar aqui, comprar um refri ali e quando vê já acabou, foi assim com o cofrinho da minha bebê :/
    Dinheiro exposto com ele não dá

  8. Érica de Santana 03/06/2014

    Olá Thais, eu utilizo uma outra técnica para as compras semanais, até pupliquei no grupo que eu sou moderadora. Apliquei a ideia do envelope para as aquelas comprinhas diarias que precisamos fazer (exemplo o pão francês diário, a ida a feira). Para a compra do pão fiz 7 envelopes, escrevi o dia da semana em cada um e dentro deixo o valor que quero gastar. Como sou controlada não fecho, mas se fosse a 10 anos atrás eu iria grampear. Então diariamente pegue o valor e gaste realmente o que determinou. E deixe um envelope em branco que ira receber o dinheiro que não foi gasto em cada dia – exemplo determinei que irei gastar R$ 4,00 diariamente, mas em alguns dias gasto menos, então esse troco vai para o envelope branco. E com essa reserva você deixa para comprar alguma coisinha gostosa no sábado ou domingo porque ninguem é de ferro. Faço essa separação semanalmente, usando o mesmo envelope. No caso da feira a mesma coisa, aqui na minha cidade vou todas as quintas e domingo, então separo os envelopes. Já tem um tempo que estou me organizando desta forma e adorei.

  9. Claudia Hi 03/06/2014

    Bacana mesmo, me lembrou muito do filme Up – Altas Aventuras onde eles juntam dinheiro para viajar!

    O Pequeno Lírio

  10. NAJARA 06/06/2014

    Obrigada Taís por nos ajudar tanto! Amei a dica. Bjs

  11. Simone 06/09/2014

    Adorei a dica!!!

  12. Liara 13/01/2015

    Oi Thais, tudo bem?

    Conheci o blog pesquisando no Google sobre as diferenças entre Kindle e tablet, nem imaginei que o Vida Organizada estaria na minha barra de favoritos pra que eu possa acessar ao menos uma vez na semana.

    Falando sobre finanças pessoais, vim buscar alguma informação aqui e usei as dicas de separar por tags, mas senti falta de algo mais sobre o assunto. Tenho preguiça de em chegar em casa e transcrever as anotações de gastos do dia pra planilha, por isso resolvi pesquisar apps que sirvam pra esse tipo de controle, assim, estando no celular, é mais fácil e não teria desculpa pra não pegar e anotar e sobraria mais tempo em casa pra curtir a família. Hoje li algumas resenhas sobre Apps de finanças para Android na resvista Você/SA e Exame. Resolvi experimentar o MoneyWise e gostei bastante pela facilidade de inclusão de despesas e receitas, além de contas recorrentes e orçamentos, Como você comentou, não segredo, tem que ter disciplina, mesmo assim, se possível, gostaria de mais algumas dicas pra organização de finanças, pois sou bastante leiga no assunto.

    Muito obrigada desde já, [b]parabéns[/b] pelo blog e um abração.

    • Thais Godinho respondeu Liara 13/01/2015

      Eu só anoto o que gasto em dinheiro porque, do débito e do crédito, basta pegar do extrato. Acho bem mais fácil que registrar tudo.

      • Liara respondeu Thais Godinho 29/01/2015

        Entendo! Por enquanto estou me dando bem anotando tudo, mas você tem razão, é realmente mais simples e prático. Obrigada.

  13. Anne 07/10/2015

    Aqui em casa separamos um vidro para guardar o dinheiro pra praia… até as crianças colaboram, é bem legal. Quando recebo, guardo uma parte na poupança, pago as contas e procuro sacar o dinheiro pro vidro da praia e o do mês para o mercado, padaria, farmácia etc. Separo em envelopes (grampeados) para todas as semanas até a data do próximo pagamento, assim sei que o que sobra na conta posso gastar em algo menos importante e usar em uma emergência. Às vezes preciso gastar mais na farmácia, então preciso economizar no mercado, mas é mais fácil de controlar os gastos assim. Obrigada por suas dicas!