ou

Vocês podem ter reparado que eu tenho estado um pouco afastada do blog, mas é por um bom motivo: vou sair de férias! E, por isso, tenho muita, muita, muita coisa pra resolver antes. Algumas novidades dos últimos dias que eu gostaria de compartilhar com vocês:

Estou usando agenda de papel. Em partes porque quero fazer alguns testes para o blog. Afinal, será que com tantas tecnologias, ainda dá para usar papel para se organizar! Tem alguns contras, mas dá sim! Eu estou usando o mesmo sistema de cores que já comentei aqui antes, além de outras “técnicas” pessoais.

Em preto: trabalho (diversas frentes)
Em azul: trabalhos relacionados a escrita (blogs, textos, livro)
Em verde: pessoal
Em vermelho: lembretes

As cores são usadas para marcar tanto compromissos quanto tarefas.

Gosto de usar o modelo executivo tradicional da Tilibra, com uma página por dia (inclusive aos finais de semana – não entendo agenda que tenha meia página para um dia tão cheio de coisas como sábado!). Divido a página ao meio com régua e lápis e, de um lado, coloco meus compromissos e, do outro, as tarefas do dia. Se uma tarefa fica de um dia para o outro, tomo as seguintes decisões:

Se ela pode ser feita mais para a frente, eu risco, coloco uma flechinha -> e marco em outro dia.

Se ela é urgente e precisa ser feita asap, eu marco com caneta marca-texto amarela. Se passar mais de um dia, uso a caneta laranja.

Se ela não precisa mais ser feita, eu risco e coloco um X na frente.

120314-agendadepapel

Continuo usando o Evernote como repositório de arquivos e controle master dos projetos, mas as tarefas e os compromissos estão todos na agenda de papel.

Como comecei a agenda em março, uso os dois primeiros meses do ano para anotar as tarefas sem data. Estou fazendo o teste de não separar por contexto, para encontrar uma forma simples para passar no blog, mas já estou sentindo muito a falta dessa organização do GTD.

Não consultei o celular uma só vez nesse período (uma semana usando agenda de papel). Tem sido bem prático.

Depois pretendo fazer um post mais completo sobre o uso da agenda de papel.

Gravamos um podcast sobre o uso de agenda no GTD, na Call Daniel. Muito em breve deverá entrar no ar no blog, e ficou muito bacana. Muitas dicas para aplicar o GTD no Outlook e em outros tipos de agendas. Também falo um pouco mais sobre a minha escolha de usar agenda de papel no momento.

Estou organizando uma viagem internacional em que quero viajar minimalista, mas estou me perguntando se conseguirei! Fiquei sabendo que está frio nos Estados Unidos e não queria gastar dinheiro comprando roupas lá (e sim me divertindo!), então vamos ver. Estou nesse momento entre decidir se viajo só com uma mala de bordo ou se despacho com tudo o que preciso!

E, desnecessário dizer, estou trabalhando muito para deixar tudo adiantado nos meus dois trabalhos, no blog, contas pagas, tudo em casa… é isso! Vou deixar alguns posts agendados no blog para que vocês não fiquem sem atualizações, mas vou demorar um pouco mais para aprovar e responder comentários, mensagens e e-mails. Vocês também podem me acompanhar no meu Instagram pessoal: @thgodinho. =)

Thais Godinho
12/03/2014
Veja mais sobre:
9
7 dias para ser mais produtivo
Limpa nos esmaltes
Projetos e sub-projetos

 

  1. Jess 12/03/2014

    te mandando todas as energias positivas pra que vc possa conseguir dar conta de tudo!

    boa viagem e nos mantenha informados quando for possível acerca das suas novas aprendizagens 🙂

  2. Andreia Klemann 12/03/2014

    Boa viagem, Thaís!!! Tudo de bom!

  3. rose 12/03/2014

    Ai Thais….deu pra sentir sua falta, sim……voce precisa falar com agente todos os dias(hahaha)….quanto ao texto,,,sou muito tecnológica mas amo o papel pois nele fico solta….posso organizar e refrescar melhor as ideias….aproveite a viagem e parabéns pelo blog…

  4. Virginia Maria 12/03/2014

    Boas férias, se desligue um pouco e curta esse tempo junto a sua família.

  5. Viviane 13/03/2014

    Boa viagem! Divirta-se bastante! Mas aproveite sim para comprar roupa, principalmente para o filhote.

  6. Luciana Frederico 13/03/2014

    Thais, a Bia Kunze, do Garota Sem Fio, fez uma viagem ano passado para a Califórnia levando apenas uma mochila. Se não me engano, ela fez um post no blog mostrando o que ela levou. Talvez você se inspire 🙂
    Se puder, faça um post mostrando sua mala minimalista.
    Boas férias e boa viagem.

    • Thais Godinho respondeu Luciana Frederico 13/03/2014

      Eu vi o post dela, incrível mesmo. Obrigada.

  7. Melissa 15/03/2014

    Olá,

    Você já utilizou alguma embalagem à vácuo em suas viagens ou em sua casa? Como foi a experiência? Por favor, gostaria de saber mais sobre esses produtos.
    Obrigada!

    • Thais Godinho respondeu Melissa 16/03/2014

      Não gosto da aparência, não gosto da manutenção e não gosto da ideia de ter mais uma tralha em casa, então nunca experimentei. =)