ou
Imagem: Lindsey Wilson

Imagem: Lindsey Wilson

Ontem eu vi um vídeo muito bacana gravado pela Rita e fiquei pensando sobre o assunto “organização pessoal”. A reflexão gerou um pequeno texto que eu gostaria de compartilhar aqui no blog.

Basicamente, o “como se organizar” varia muito de pessoa para pessoa e, mesmo para um único indivíduo, pode variar bastante, pois temos diversas fases e momentos na vida em que temos necessidades diferentes. Eu já comentei sobre isso no blog, mas acho sempre importante relembrar porque o objetivo aqui não é dar o peixe, mas ensinar a pescar.

Por exemplo: estou em um período bem corrido, com muitas pendências para resolver pré-férias, e decidi me organizar “no papel” novamente. Tenho fases em que prefiro usar aplicativos, celular, tablet, agenda eletrônica, mas tenho fases em que sinto uma necessidade enorme de desenhar e escrever. Eu sou uma pessoa absolutamente visual e preciso fazer isso para aprender e refletir, e mesmo utilizando aplicativos eu ainda utilizo bastante o papel. Estava considerando comprar um quadro branco para pendurar em casa e fazer mapas mentais sempre que precisasse tomar decisões ou estudar algum assunto, para vocês terem uma ideia, mas folhas de sulfite atendem por enquanto (é menos ecológico, mas também é uma coisa a menos para comprar).

Como a Rita comentou, também funciono melhor se planejar o meu dia. Se eu tiver uma lista de coisas a fazer “quando der”, tenho dias em que estou muito produtiva e acabo fazendo, mas no geral eu acabo fazendo somente o que está estabelecido para aquele dia. Funciono assim. Se eu tiver 35 tarefas para um dia, executo as 35 tarefas. Se eu tiver só 3… faço as 3 e levo as outras tarefas em um ânimo bem mais low-profile. Sou metódica. Mas isso também é uma coisa que consigo administrar bem pela experiência que tenho de saber o quanto consigo executar em cada dia, o que precisa ser feito no dia em questão. No geral, a gente peca pela falta de experiência e enche a agenda de tarefas que vão sendo rabiscadas e passadas de um dia para o outro, simplesmente. Se isso estiver acontecendo, você precisa de um sistema diferente. Vá testando até encontrar o que funciona melhor para você.

Tenho um post sobre o uso da agenda com cores diferentes e bullets, e estou usando algo semelhante no momento. Se eu conseguir, antes de sair de férias, escrevo um post mostrando a minha agenda atualmente. Mas fica aqui o incentivo para que você não se prenda a um único método ou ferramenta de organização, e sim busque aquilo que esteja atendendo suas necessidades no momento. E que é super ok mudar, se aquilo não te atende mais.

Thais Godinho
06/03/2014
20
Como organizar: Café-da-manhã gostoso e legal para a sua família
Os erros mais comuns que as pessoas cometem quando começam a usar o GTD
Que agenda usar em 2015?

 

  1. João Claudio 06/03/2014

    Boa noite Thais.

    Parabéns pelo blog, sempre que tenho tempo dou uma passada por aqui. Muito útil as informações sobre organização e ver que de fato elas fazem a diferença na vida de uma pessoa! Grato por você dividir com a gente suas experiências e conhecimento. Dia desses estava vendo seu Instagram. Vi umas apostilas que você usa para estudo, com etapas de treinamento e parece, resolução de exercícios. Acho que de calculo, português e direito? Terminei meu curso superior e estou querendo estudar para concurso de 3º grau, área fiscal com foco na receita federal. Você pode dizer qual a editora que vende esse material? Obrigado e sucesso nos seus empreendimentos!

    • Thais Godinho respondeu João Claudio 06/03/2014

      Olá João Claudio, eu respondi sua dúvida em outro post que você comentou; dê uma olhada. Obrigada!

  2. Helena A. 06/03/2014

    Gosto muito do teu blogue e também do da Rita. Leio os 2 praticamente todos os dias e, confesso, que ler a opinião de uma sobre um assunto e dias depois ler a da outra, me deixa um pouco descontente como leitora. É um desabafo meu, não uma critica, sim? Porque valorizo muito o trabalho das duas.

    • Olá Helena,

      Não sei se percebi bem o comentário, mas tal como todas as pessoas, a Thais e eu partilhamos a opinião numas coisas e discordamos noutras… é normal, é assim que as coisas funcionam. Seria uma grande seca se concordássemos em tudo ou se discordássemos em tudo (neste último caso, nem faria sentido os leitores lerem os dois blogs).

      Tal como a Thais referiu, a nossa função como bloggers não é dar o peixe, mas sim ensinar a pescar (adorei esta expressão!). É mostrar várias maneiras de fazer as coisas, mostrar que somos humanas, que não somos perfeitas, não temos todas as respostas, mas que podemos partilhar as nossas experiências com os leitores e os leitores podem tirar daí ideias para aplicar às suas vidas.

      Não há uma maneira certa ou perfeita de fazer as coisas. Há sim, uma maneira que funciona bem comigo numa dada altura da minha vida. É por isso que estamos constantemente a mudar, a tentar melhorar – a nossa vida, a nossa realidade vai mudando. O que funcionava comigo o ano passado pode já não funcionar este ano. O que funciona para mim agora pode não fazer sentido nenhum para outra pessoa. Somos todos diferentes e para vivermos de forma harmoniosa, há que respeitar a diferença…

      Já me estendi demasiado no comentário, mas gostava de perceber melhor porque é que a Helena se sente descontente na leitura dos 2 blogs…

    • Thais Godinho respondeu Helena A. 07/03/2014

      Oi Helena, mas por que te deixa descontente?

      • Helena A. respondeu Thais Godinho 07/03/2014

        Thaís, decontente não é bem o termo. Escolhi mal a palavra e peço desculpa por isso. Vou tentar explicar bem, pois n quero criar aqui uma onda de comentários sobre a minha modesta opinião.

        Gosto de ler os 2 blogues, logo não estou descontente com nenhum, pois assim não os visitaria diariamente, nem comentaria, como faço tantas vezes.

        Acompanho apenas 5 blogues, 3 portugueses e 2 brasileiros e, sempre que abro a pagina de um, seja qual for, sinto um entusiasmo e penso sempre: “O que será o tema de hoje?”
        Quando não há publicações novas, penso: “Oh, hoje não há novidades.”
        Por isso, gosto de ler sobre assuntos diferentes. Neste caso o que aconteceu, foi apenas a coincidencia, ou n, de tu e a Rita terem falado da mesma coisa e eu ter lido no mesmo dia (como acontceceu noutras alturas). Mais nada. Talvez o meu comentario tenha mesmo sido desnecessário, como diz a Luciana, mas é apenas a minha opinião. Vale o que vale. Não precisam de dar importância, porque não foi mesmo uma critica negativa ou com intenção de desvalorizar as vossas opiniões/ideias/conselhos. Mais uma vez peço desculpa, tanto a ti como à Rita, ou a quem possa ter ficado ofendido e, espero ter conseguido esclarecer a minha opinião. Se não consegui, tenho pena, mas ficarei por aqui. 🙂

        • Thais Godinho respondeu Helena A. 09/03/2014

          Obrigada por responder, Helena. Eu perguntei porque me importo muito com a opinião dos leitores, e sempre aprendo algo que pode trazer mudanças para o blog. Agradeço sua preocupação por ter respondido.

          • Helena A. respondeu Thais Godinho 09/03/2014

            Obrigada também por responderes Thaís. Não queria de modo algum criar desconforto por ter dado a minha opinião. Também tenho um blog e também gosto muito de saber o que os meus leitores pensam, independentemente de estar de acordo ou não. Penso que só dessa forma é possivel crescermos. E como disse, adoro o teu blog. 🙂

        • Obrigada Helena.

    • Luciana respondeu Helena A. 07/03/2014

      Não entendi o seu comentário Helena?
      O que seria do mundo se todos gostassem de rosa…ficar descontente por causa de dois blogs com perfis de pessoas diferentes é algo que você precisa rever na sua vida. Se eu fosse ficar confusa com todo tipo de texto que leio de pontos de vistas diferentes eu já estaria louca. Ler e tirar suas conclusões e absorver o que é funcional pra você é uma prática tão comum…a vida é simples, as pessoas é que complicam tudo.
      affff desculpa, mas achei desnecessário seu comentário.

  3. Carol 06/03/2014

    Muito bom post! Pois acontece de acharmos essa necessidade de mudar o modo de nos organizarmos como não ter encontrado o modo certo. Eu estou passando por isso, pois comprei um caderno para me acompanhar como caixa de entrada e outras coisas. Mas agora que comecei a usar mais o Evernote, tenho colocado tudo lá. Abandonei o caderninho, coitado. Mas, como você mesma relatou, o caderno pode voltar a qualquer hora, e isso não quer dizer que minha organização não deu certo.

    Bjos!

  4. Sofia 06/03/2014

    Confirmou várias coisas que estou vivendo hoje em dia. Uso papel, Wunderlist, Evernote e notas no desktop (!) atualmente, e ainda continuo com o péssimo hábito de passar uma tarefa de um dia pra outro, sempre reagendando as coisas… Mas estou determinada a “chegar lá” e ser uma pessoa mais organizada. Rsrsrs. Beijinhos!

    P.S.: Adorei a dica do blog da Rita! É muito bom, já quis devorar várias postagens de uma vez só. Ah, e confirmou de novo, que ontem citei você no meu blog também. 😉

    http://thewhitesubmarine.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/thewhitesubmarineblog

  5. Jaqueline 06/03/2014

    Adorei este post. Apesar de estar apaixonada pelo Evernote e aplicando o GTD praticamente todo nele, as coisas estão bem apertadas no momento então estou usando mais o papel para planejar a minha semana e o meu dia e fazer mapas mentais das minhas áreas de foco/ preocupacões. Beijos e parabéns sempre.

  6. Luciana 07/03/2014

    Não entendi o seu comentário, Helena?
    O que seria do mundo se todos gostassem de rosa…ficar descontente por causa de dois blogs com perfis de pessoas diferentes é algo que você precisa rever na sua vida. Se eu fosse ficar confusa com todo tipo de texto que leio de pontos de vistas diferentes eu já estaria louca e deprê. Ler, tirar suas conclusões e absorver o que é funcional pra você é uma prática tão comum…a vida é simples, as pessoas é que complicam tudo.
    affff desculpa, mas achei desnecessário seu comentário.

  7. Kathia 07/03/2014

    Oi, Thais. Também leio o blog da Rita (adoro!) e comentei lá também. Como disse, cada pessoa é um universo em si, todos temos gostos e necessidades diferentes. Já me entusiasmei pelo GTD, mas depois vi que não funcionava para mim, não do jeito do livro. Mas, fui aos poucos adaptando algumas coisas, como o caderno. Não uso exatamente da forma que é proposto no método, porém de uma forma que está funcionando para mim. E o que disse a ela, digo também para você: adoro vossos blogs porque vocês são espíritos inquietos e estão sempre procurando novas formas de se organizar e de viver melhor. E ainda fazem o favor de dividir essa busca conosco! Feliz de quem souber aproveitar os vossos ensinamentos. Obrigada sempre! Bjs.
    Kathia

  8. Bruna Reis 07/03/2014

    Boa tarde Thais,

    E estamos entrando de férias juntas… e vc planejou algo?
    Eu estou planejando o niver do filhote e sombra e água fresca. Boas férias!!! ;)))

  9. Iris 07/03/2014

    Olá Thais

    Então para mim organização é fazer tarefas e realizar seus objetivos. Então eu sempre estou procurando meios para melhorar esses pontos em mim. Eu amo o blog das duas visito todos os dias e leio o mesmo post mesmo que já tenha lido ( vai que tem algo que eu passei direto , exemplo as frases de efeito que vocês escrevem, no momento da minha vida fizeram efeito).

    Para mim o que funcionou foi o post do passo a passo para simplificar a vida, já enviei para todas as minhas amigas, especialmente uma que estava totalmente perdida na vida, então, na minha vida e na minha personalidade o que dar certo é o caderninho de notas simples ( sou igual a você amo desenhar, fazer mapas mentais e rabiscar coisas ), a agenda do google para compromissos, o evernote para arquivo de textos e fotos que acho na internet, e agora o que Rita me ajudou, foi o Hyperdex para planejar o dia . Como um dos meus objetivos de curto prazo é diminuir a ansiedade, então eu amo posts para simplificar a vida e procuro sempre sobre esses assuntos. Acho que os leitores estão buscando uma organização perfeita só que eles esquecem que a perfeição causa ansiedade e a desorganização.

    Mil beijos Thais.

    Desculpa o texto enorme!

    • Thais Godinho respondeu Iris 09/03/2014

      Iris, adoro comentários enormes, faça sempre! rs
      Eu aprendo muito com os comentários dos leitores, pois eles me dão ideias para escrever no blog e encontrar soluções para todos.
      Também quero tentar o Hyperdex, parece ótimo.
      Obrigada.

  10. Patricia 13/07/2015

    Olá Thais,
    gosto muito do blog e leio sempre. Uso aplicativos, mas sempre uso agenda de papel. E sou como vc, se tiver me programado para muitas atividades no dia rendo mais. Vou olhar o post que vc citou. Abç