Imagem: homestoriesatoz.com
Imagem: homestoriesatoz.com

Hoje vim fazer uma enquete com vocês!

Usar prateleiras abertas na cozinha é tendência de decoração hoje em dia. Porém, apesar de ser prático, muitas pessoas acham que as coisas sujam mais facilmente, além de empoeirar a prateleira.

Qual a sua opinião? Queremos saber! Por favor, poste nos comentários.

99 Comentários

  1. Olá Thais!

    Primeiro quero agradecer pelas dicas, pois você tem sido uma grande inspiração para me tornar mais organizada.
    Quanto as prateleiras, acho lindo, mas com moderação limitando a itens e objetos usados com frequência, mantendo assim, aqueles que não são muito usados guardados dentro do armário. Acredito que o equilíbrio é a melhor saída.
    Até mais.

  2. As prateleira são bonitas, mas prefiro os armários porque protegem os itens de sujeiras e poeiras, além de insetos.

  3. Prefiro armários, certamente.
    As prateleiras arrumadas como na foto, ficam, sim, bonitas. Mas pra uma cozinha “real”, não acho que ficaria bom.
    Explico melhor: na foto, as louças são todas bonitas e iguais, com tonalidades próximas, mas na minha cozinha, por exemplo, tenho copos de tamanhos diferentes, as canecas são cada uma de uma cor, tenho vários pratos rasos e poucos de sobremesa, fora aquelas coisas que não ficam bonitas expostas de maneira alguma, como potes de plásticos, sanduicheira, panelas e chaleira…
    Além disso, acho super anti-higiênico as coisas pegando pó…

  4. Olá Thaís, como vai?
    Adoro seu blog e acompanho sempre que posso.
    Em relação a enquete prateleiras ou armários, eu acho prateleiras bem bacana, mas também acho que pelo fato de ficar visível é necessário que fiquei sempre organizado.
    E também acho que tudo deve ser harmonioso.
    Aqui não seria muito viável, vez ou outra a baguncinha aparece, não tem jeito… rss
    Beijocas
    Geovana Albuquerque

  5. Boa noite Thais,
    Sinceramente gosto dos dois, gosto até da mesclagem dos dois.
    Acho que se você não tem muita louça, a ideia das pratilheiras é bacana, pois automaticamente por se ter menos utensílios, você sempre usara os mesmos então não ficara com pó e nem acumulo de sujeira.
    Agora caso tenha muitos utensílios é bacana ter o armário, ou até os dois, como fazes pratilheiras para aqueles objetos que você usa com mais frequência, e o armário para aqueles que só é usado em datas especiais.

    Beijo

  6. As louças à mostra em prateleiras deixariam a cozinha mais bonita, porém, semanalmente teria que lavar todas as peças, o que seria inviável com a correria do dia a dia.

    Tenho armários com vidros para cristais e peças em inox, porém para a louça usada com mais frequência, armário totalmente fechado.

    Assim mesmo o que não é muito utilizado fica empoeirado.

  7. Prefiro armário protege e esconde a bagunça. Prateleira só para receita, plantinhas, ingredientes mais usados, tais como: sal, óleo e azeite. Tb acho legal ficar exposto liquidificador, cafeteira coisas que uso frequentemente.

  8. armários, sem dúvida! mais prático, mais fácil de limpar! hoje em dia a facilitaria é o quesito número 1 para mim. além de, a meu ver, ficar mais bonito com armários. abs

  9. Acho um escândalo de lindo e prático as prateleiras limpinhas, organizadas e as louças mais usadas dispostas!!! Adoro!!!
    Bezo, bezo!

  10. Oi Thais!
    Amo as prateleiras mas… Eu acho que deve realmente empoeirar um pouco mais.
    Então os armários ainda são a melhor opção.

  11. Armário, sem dúvida…
    Prateleira suja e, pior, suja com aquele mix de gordura e poeira que só lavando com sabão para tirar….
    No máximo, uma prateleira bem acessível, à altura dos alhos, e com poucas coisas, para podermos limpar rapidinho, rs.

  12. Acho lindo…nas fotos.
    Acredito que na prática dê mais trabalho porque pra ficar legal tem que estar o tempo todo na mais perfeita ordem, além disso as louças têm que ser bonitas, né?
    Gosto de um ambiente mais clean, tudo guardado, sem muita coisa à vista…

  13. Oi, bom dia! Eu adoro as prateleiras! Mas penso que são práticas se são usadas para guardar as coisas que usamos sempre e portanto estarão em constante manutenção não correndo o risco de ficar mega empoeirado. Pratos, copos, travessas etc que usamos sempre serão lavados!! Agora para quem tem muitas coisas que nunca usa acredito que será trabalhoso, pois empoeira e engordura! Então ter os dois armários fechados e prateleiras é legal também!

  14. Prefiro totalmente fechado, o que rola de decoracão e fofurice pode ser colocado nas bancadas. Lavar e Limpar semanalmente tudo não da, eh perda de tempo pra mim.

    Beijo

  15. Mesmo lindos, acho o uso de prateleiras uma coisa impraticável… não dá pra fritar um ovo sem ter que lavar toda a louça da prateleira!

  16. Olá Thais, gostei da tua enquete. Vou defender as prateleiras, e ainda mais: os armários abertos! Tem a questão do pó, claro, mas limpar é necessário por dentro dos armários também. Fica tudo mais acessível. E se a cozinha estiver bem planejada (cada item com seu lugar definido), é mais fácil manter a organização, mesmo tudo super à vista. Passa aqui pra tomar um café e conhecer a minha! http://bit.ly/1g11MWD

  17. Nem pensar em prateleiras. Além de poeia, junta gordura. Sem contar que precisa ficar vendo se a pilha tá organizada… todas as louças precisam meio que ser parecidas. Sabe, já que você tocou no assunto… eu vivo pensando que se fosse na vida real, a Monica Geller (neurotica por limpeza em Friends) jamais teria aquela cozinha.

  18. Eu gosto dos dois, pois as coisas que não usa muito ficam guardadas e as outras do dia, nas prateleiras.

  19. Olá!

    Apesar de achar lindo prateleiras, uso armários por dois motivos principais: o pó e meus gatos, que podem e fazem, resolver escalar prateleiras. Outra coisa, é que saindo das revistas de decoração e entrando na vida real, nem sempre as peças vão ficar tão bonitas, com cores combinando e harmônicas todas a vista.

    Abraços,
    Márcia

  20. Melhor do que prateleiras abertas, são armários com portas de vidro, que protegem os objetos e os deixam à mostra.

  21. Armários com certeza. Além do pó, em a gordura que fica tbm, que é mais difícil ainda de limpar.

    Prateleira só se for 1 e para plantinhas…

    bjs

  22. Armários. Ou uma combinação dos dois. Nas prateleiras daria para colocar peças mais decorativas, que não usamos muito e não dá tanto trabalho lavar toda vez que for usar.

  23. Eu tenho os dois. Deixamos a louça de uso cotidiano nas prateleiras e não suja, porque a louça é usada diariamente. Outras coisas menos usadas, como travessas, panelas, liquidificador, estão num armário. Na prateleira também ficam meus livros, os temperos, garrafa térmica e apetrechos do meu chimarrão, coisas que precusam estar à mão. Acho super prático assim.

  24. Armário embaixo dos balcões e da pia. Prateleiras na despensa (onde guardo os aparelhos de jantar e sobremesa também). Nas paredes da cozinha não há nada, exceto a coifa e o escorredor de louças. Minha cozinha é estilo americana.

  25. Acho que uma boa opção é armário para a maioria das coisas e prateleiras para coisas que se usa muito: pratos, copos e xícaras que sejam usadas todos os dias. Assim, invariavelmente elas serão lavadas. E o bom é que depois de alguma refeição em que várias daquelas louças são usadas, dá para aproveitar a prateleira vazia e, no momento de lavar a louça, também passar um paninho nas prateleiras.

  26. Prateleiras sao lindas e parecem mais práticas. Porém, sempre que penso nelas lembro daquelas visitantes inesperadas e destestáveis que vez ou outra decidem aparecer: as baratas! Portanto, fico com as portinhas dos armários que me dão uma sensaçao maor de proteçao para os utensílios.
    Bjs,

  27. Tenho os dois, mais ou menos na mesma proporçao, metade armários metade prateleiras. Nao foi uma opçao minha, já que moro em um ap alugado. Já moro no mesmo imóvel há cerca de dois anos e confesso que até hoje fico com vontade de cobrir as prateleiras. Tirar o pó das prateleiras da cozinha faz parte da minha rotina normal de limpeza da casa, o que me irrita um pouco. Mas para a falar a verdade acho que elas me motivam mais a cozinhar e a fazer receitas com uso de liquidificador, pois este bem como panelas estao de bem fácil alcance. Coloco meus artigos coloridos (e de uso frequente ) também nas prateleiras, dá mais vida para a cozinha. Vou tentar fazer como uma das leitoras comentou e tirar o pó quando vários artigis tiverem em uso e tentar conviver em paz com minhas “queridas” prateleiras 😉 . Beijos, amo o blog, parabéns.

  28. Oi, quase não comento no blog, mas sou sua leitora desde quando vi o seu link no orkut, adoro suas dicas. Na enquete em questão, acho as prateleiras interessantes por não termos que ficar abrindo portas e sem contar o plano visual(desde que vc seja disciplinado e organizado), o problema é que moro em uma cidade de terra vermelha, com muita poeira, tornando difícil o uso das prateleiras.

  29. As prateleiras são lindas para deixar algumas louças. no meu caso deixo somente minha coleção de canecas.
    no geral os armarios fechados são mais praticos e dão menos trabalho na hora da limpeza.

  30. Armários, para a maioria das coisas. E poucos armários, não precisa lotar todas as paredes…:) Tenho apenas 2 prateleirinhas pequenas perto da mesa, com as xícaras e canecas do dia a dia, mais açucareiro, saleiro. Facilita ter tudo ali, basta estender a mão…

  31. Acho que armário, por causa da questão de gordura na cozinha. Eu que cozinho todos os dias, não conseguiria ter apenas prateleiras…

  32. Penso que, no caso das prateleiras, a necessidade de lavar tudo ao menos 1 vez na semana por juntar pó e gordura é impensável mais por uma questão de sustentabilidade do que de ser trabalhoso.

    Seria muita água desperdiçada para deixar a cozinha mais lindinha e fofinha…

  33. Acho a ideia das prateleiras linda!! Mas não usaria como na foto, para colocar louças e copos justamente porque iriam empoeirar e eu teria o trabalho de passar uma água toda vez que usasse… talvez ficasse melhor para colocar mantimentos (naqueles potes de vidro bonitos) ou alguns eletrodomésticos como liquidificador, misteira…

  34. Nas prateleiras devemos deixar os itens que mais são usados no dia-a-dia na hora do café, almoço, lanche ou jantar. Preservar esses itens em tigelas, potes, containers pequenos, etc… E agora nos armários os itens menos usados como panelas por exemplo

  35. Olá Thaís

    Acho que uma mistura das duas coisas é o ideal
    Prateleiras pra ter a mão as coisas que usamos muito no dia-a-dia – copos e pratos e armários pra guardar as outras coisas – travessas, panelas menos usadas

    e parabéns pelo blog, adoro, inclusive o novo rumo

  36. Prateleira sempre!!! Armário fica guardando o que não se usa e sinceramente, acabo deixando tudo a minha vista mesmo e o armário fica lá vazio.
    Enquanto a sujeira infelizmente é inevitável, mas eu já tenho o hábito de lavar um copinho antes de usar, mesmo dentro do armário.
    Eu estou com o projeto de colocar prateleiras acima da bancada e tudo que se pode guardar embaixo como panelas, potes etc. Não tenho muitos copos então para mim está valendo!!!
    Agora para quem tem um aparelho de jantar de vinte mil peças…fica complicado!

  37. Antes de tudo, gostei muito do seu blog! Aproveitei muitas dicas, principalmente porque estou me mudando agora, e tá tudo uma bagunça! Com relação à este tópico, eu acho que armário são visualmente melhores, mas por causa do meu budget coloquei prateleiras na cozinha nova, que é bem pequena.

    Eu me mudei pra um apartamento bem pequeno, então fico tentando ver dicas de deixar ele bonito mas compacto, com tudo organizado. Eu tenho comprado umas coisas tipo prateleiras e aqueles quadrados que você põe um em cima do outro, pra livros etc… Sabe? Tem ajudado muito. Essas coisas não são caras e eu achei umas promoções no site http://www.cuponzar.com.br que tem ajudado, principalmente da loja da Mobly, http://www.mobly.com.br

    Enfim, no final, prefiro armários! Você teria também dicas de como organizar cosméticos no banheiro? Os meus ficam meio espalhados e eu sinto que sempre acado esbarrando neles… Seria legal ver um post sobre isso 🙂

    Beijos!!

    • Bianca, no geral, miudezas devem ser agrupadas em caixas ou cestinhos. =)
      Obrigada pela sugestão de post. Está anotada, mas espero que essa pequena dica já ajude.

  38. Prateleiras são soluções baratas e charmosas, eu mesma tenho uma quebra-galho aqui na minha cozinha… Além de ter dado vida a uma parede sem graça, custou menos de 40 reais, e os ítens de uso diário ficam nela, dentro de potes muito fofos. Porém requer limpeza constante, porque suja mais mesmo. Quando eu puder trocar meus móveis, pretendo ter mais armários fechados, mas não vou abrir mão de uma ou outra prateleira, porque essa baguncinha faz parecer que tem gente usando a cozinha, é o tipo de coisa que deixa sua casa com cara de lar.

DEIXE UMA RESPOSTA