ou
Imagem: Buildpedia

Imagem: Buildpedia

Não é a primeira vez que recebo um comentário sobre isso, então achei melhor escrever uma espécie de esclarecimento para, como diz a Rita, ver se nos entendemos.

O blog Vida Organizada é sobre a VIDA no geral. Sobre como a organização e a gestão do nosso tempo podem ajudar a gente a conquistar nossos objetivos, a ter uma vida mais equilibrada e ter uma vida significativa, e não simplesmente executada.

UMA das coisas que organizamos na vida é a nossa casa. Faz grande parte de tudo, pois em casa nós dormimos, cuidamos da família, cozinhamos, limpamos, organizamos. Mas o blog tem cinco macro-temas de propósito. Eles são: casa, família, trabalho, lazer e bem-estar. Todos eles são importantes. Todos eles têm espaço no blog.

Quando eu iniciei o blog, era normal falar sobre organização da casa, pois esse é o tema mais comum do universo quando se trata de organização. Tanto que temos aí sete anos de posts sobre isso, com muita, muita coisa já escrita sobre organização da casa.

Além disso, cada vez mais aparecem blogs maravilhosos que publicam posts sobre organização da casa. Os livros sobre organização falam praticamente somente disso. Então, para mim, é um assunto até saturado.

Organizar a casa é maravilhoso, mas organizar a casa, para mim, é um assunto que já foi MUITO abordado aqui no blog. Hoje, ele recebe tanta atenção quanto os outros macro-temas, citados acima e que podem ser conferidos no menu lá em cima.

No entanto, o grande tema do blog é a organização em si. Quando falo sobre gestão do tempo e organização de projetos de vida, estou falando da organização da rotina da casa, do seu trabalho, da família, do lazer e do bem-estar. Porque, quando organizamos nosso tempo de forma geral, organizamos todas essas frentes. Aprendemos a ter prioridades e como fazer algumas coisas de determinada maneira.

Às vezes fico pensando se algumas pessoas não preferem simplesmente ler um blog como se estivessem folheando o catálogo da Tok & Stok, vendo figurinhas e tendo ideias de 3 minutos sobre como fazer em um canto de casa. E isso é legal! Mas o Vida Organizada não é assim. Aqui falamos da vida como um todo. Para figurinhas, sugiro usar o Pinterest – eu mesma faço isso, e adoro! Existem muitos blogs que se dedicam única e exclusivamente à organização da casa. Praticamente todos os livros no mercado são sobre isso. Não há nenhuma lacuna a ser preenchida pelo blog que outros livros, blogs e sites não estejam fazendo lindamente ou que ainda não tenha sido abordada aqui.

Além do que, é muito importante que eu, como blogueira, mulher, mãe e feminista, fale sobre gestão do tempo sem que isso seja associado o tempo todo ao assunto “casa”. Precisamos desconstruir a ideia de que mulher, quando fala sobre organização, está apenas cumprindo seu “papel”. Sempre que posso, faço questão de não falar sobre organização da casa e focar em outros assuntos, simplesmente porque me interesso por todos eles. Muitas revistas e veículos de comunicação me contatam pedindo dicas e querendo me entrevistar sobre organização da casa e tento fazer a minha parte não reforçando esse estereótipo sempre que posso.

Portanto, lembrem-se: o blog Vida Organizada é sobre a organização da VIDA no geral. Não é um blog de decoração ou sobre vida doméstica, apesar de serem assuntos relacionados que são abordados aqui sobre isso, assim como acontece com os outros quatro macro-temas.

Muito obrigada pela compreensão.

Thais Godinho
15/02/2014
Veja mais sobre:
Editorial do mês
34
Série de vídeos sobre Produtividade Básica
Thais em Brasília-DF em 2016
Todos os lugares onde eu produzo e publico conteúdo

 

  1. Helena A. 15/02/2014

    Olá Thais. Por acaso vi o teu comentário no ultimo post da Rita, e pensei logo isso. “Mas o blog dela é sobre vida organizada e não sobre casa organizada.” Enfim, se falasses só sobre organização doméstica, muita gente reclamaria porque não falavas de organização noutras vertentes. Gosto muito do teu blog e, como disse à Rita, quando o assunto não me interessa (que é natural acontecer, já q n somos todos iguais) simplesmente não leio. No entanto tenho aprendido muito contigo. Continua o optimo trabalho. 🙂

  2. Bruna 15/02/2014

    Gosto da abordagem ‘casa organizada’, acredito que a organização da vida começa por esse tópico, e nada mais normal do que uma evolução dos posts para a vida em geral.
    Obrigada por compartilhar tantas informações legais, Thais.

  3. Barbara 15/02/2014

    EU AMOOOOOO ESTE BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ele está mudando minha VIDA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Eva Luiza 15/02/2014

    Olá Thais, conheci seu blog pouco depois de casar, há 3 anos e meio, e de cara adorei. Passei um tempo sem lê-lo (perdi meus favoritos q estavam no computador e terminei esquecendo dele). Há 6 meses tive minha segunda filha e, com um menino de 2 e meio e uma recém nascida, ou eu me organizava, ou tinha um treco. Dei uma pesquisada no Google e lá estava o seu blog \o/
    Desde então passo por aqui todos os dias e como tinha ficado muito tempo sem ler, ia direto para a parte de organização da casa. Sei que o site é sobre vários tipos de organização e gosto muito disso tb. Uma coisa q eu adorava eram as abas q desciam com as subdivisoes de cada tópico. Eu vivia dizendo as minhas amigas: vai lá é ótimo, bem facinho de achar as coisas. Qd vc postava uma coisa q não era bem o q estava precisando no momento, passava o olho e ia lá na parte de casa, escolhia um tópico e ia lendo ou relendo os posts sobre aquele assunto. Sinto muita falta disso.
    Enfim, escrevi demais e com um bebe no colo nao sei se cheguei a algum lugar com essa conversa toda. Resumindo: adoro o blog, entro todos os dias; na minha atual fase ainda procuro mais coisas sobre a casa, não se ofenda por isso, qd queremos nos organizar acho que a primeira coisa que vem a nossa mente é a casa; sinto muuuita falta das abas; admiro seu trabalho, gostaria de ter 1/5 de sua capacidade de organização
    bjs

  5. Ednice 15/02/2014

    Adoro o blog, nao perco um post, mas o grupo no face… o povo so quer saber como limpa isso ou como tira mancha daquilo.
    Enfim :-\

  6. Lívia de Paula 16/02/2014

    Parabéns Thaís! Muito mais que nossa casa, nossa vida é que precisa de organização. E uma coisa está intimamente ligada à outra!! Sem uma vida organizada, não acredito ser possível uma casa organizada. Descobri seu blog há pouco tempo e com ele descobri outros blogs também interessantes, que estão me ajudando muito! Continue, não pare…E os incomodados que se…rsrsrs

  7. rose fernandes 16/02/2014

    falou…tudo…… é isso, um blog que reuni varios assuntos em si …adoro porque não preciso ir aqui ou ali para me informar…..obrigada e continue assim vc é muito inteligente…

  8. Michele 16/02/2014

    Thais,
    Que eu saiba, o blog é uma página pessoal. Você que sabe o que se escreve nos posts, afinal é a sua página e não uma matéria de revista.
    Cada vez que eu sinto vontade de ter o meu blog, mais eu penso: “para quem a mensagem está indo?”. Você abre a sua casa, a sua vida, demanda um tempo que seria para outras atividades e ainda recebe uma enxurrada de críticas? Não, muito obrigada.
    O que gosto muito no seu blog e na sua persona é que és muito, muito determinada. Não há assunto que fique na superficialidade, você vai fundo mesmo. Por exemplo, não uso evernote nem tooldedlo mas quando precisar usar, eu sei aonde achar tudo sobre isso. Aqui no seu blog.
    Sinto falta de coisas sobre a casa sim, mas não é a sua prioridade no momento, e eu entendo isso. Há tantos outros locais para se achar sobre isso. E também não é sempre que teremos tudo sem fazer esforço. pesquise outros blogs gringos ( eu amo o jeito self made dos americanos) no google e também o pinterrest que te leva a um monte desse modelos. Eu conheci um blog maravilhoso chamado “sew many ways”. Com muita costura e muito self made. Vale a pena a visita.
    Não fique se sentindo pressionada, você é uma pessoa impar que já quase descrevo como amiga. Faço tudo para comentar os seus posts. E você sempre foi atenciosa com todos. O blog é seu e você escreve sobre o que quiser. e quem não gostar das matérias, simplesmente não leia. Simples assim.

  9. Kalinka Carvalho 16/02/2014

    Thais! Adorei o post muitas pessoas acreditam que se a casa estiver organizada tá tudo bem. A organizaçāo da vida vai muito mais além do que a casa. Para que nossa vida seja melhor, para que possamos curtir ao máximo precisamos que nossa vida inteira esteja organizada. Trabalho, casa, família, contas, você como pessoa, enfim…. sāo tantas coisas a serem organizadas na vida que nāo acaba mais. 🙂

  10. Nathália 16/02/2014

    Exatamente por isso seu blog prendeu minha atenção!! E sempre q dá venho dar a minha espiadinha 🙂 A casa é apenas um reflexo da nossa vida, essa sim, deve ser organizada!! Adoro seus posts!!

  11. Suelen Teixeira 16/02/2014

    Muito bom ler isso. Embora eu já soubesse seu posicionamento sobre esse assunto. Me afastei bastante do Grupo no facebook pq na minha opinião ele perdeu totalmente o foco do blog. Poderia até ter seu nome trocado para “União das donas de casa” srsrsrs
    Gosto muito do seu blog e de como ele trata de diversos assuntos!
    beijos

    • Thais Godinho respondeu Suelen Teixeira 16/02/2014

      Eu tentei trocar, mas o Facebook não permite. Abri mão do grupo faz tempo… muita gente lá nem conhece o blog. Mas, se ele tem utilidade, que continue.

      • Bruno David respondeu Thais Godinho 17/02/2014

        Também abandonei o grupo do face, tomou um rumo que não me agrada. Já o blog, me encanta, costumo entrar quase todos os dias aqui. E gosto também da “pegada” espiritual / de autoconhecimento. ABRAÇO! Obrigado!! Dedicação, carinho e contribuições muito valiosas pra mim!

        • Cris respondeu Bruno David 17/02/2014

          Apesar de estar no grupo ainda e ainda participar…eu também concordo com as colocações, é uma pena que o grupo tenha tomado uma outra linha, por que o grupo e o blog são COMPLETAMENTE diferentes.

    • Luzia respondeu Suelen Teixeira 04/03/2014

      Concordo, também deixei o grupo e acompanho apenas o blog.

  12. Fabiana 17/02/2014

    Oi Thais….É ótimo que o seu blog trate assuntos muito além da organização da casa…Pois como você bem disse, esse assunto já está saturado em outros blogs… Adoro a diversidade de assuntos que você trata aqui…Para mim é leitura diária obrigatória, assim como o seu outro blog…Gosto muito de você sem nem te conhecer…Um abraço!

  13. Débora 17/02/2014

    Oi Thaís, boa colocação para os leitores entenderem melhor! Eu não perco nenhum post e justamente por ser um blog que envolve todas as esferas importantes da vida, nos propondo o equilíbrio, é que se torna um blog muito especial. Bem escrito, bem administrado, um ótimo layout, enfim, já acompanho há mais de um ano e me ajuda muito! Obrigada por compartilhar suas experiências conosco! Abçs!!

  14. Tatiana 17/02/2014

    Thais, seu blog se diferencia dos outros justamente por não se limitar aos assuntos domésticos. Dos blogs que acompanho sobre “organização” no sentido geral, você é a única mulher que escreve a respeito de gestão do tempo, qualidade de vida, planejamento e projetos, etc. Todas as outras se limitam ao assunto casa limpa! AAAAARGHH!
    É sobre isso que as “organizers” ainda estão falando em 2014?? Não somos só uma casa impecável. Somos mulheres que trabalham a semana inteira, estudam, cuidam de filhos, cuidam da casa, etc. Somos mulheres com projetos, objetivos, metas, desejos. Onde está isso nesses outros blogs?
    Parabéns pelos seus textos, Thais. Quando conheci seu blog, no ano passado, eu li TODOS os posts. Juro pra você, fui pra última página e abri post por post, e foi MARAVILHOSO. Eu já era organizada, mas você me trouxe uma perspectiva muito maior do que eu poderia me tornar. Me identifico com você, torço pelo seu sucesso e pela sua felicidade, porque você é uma mulher real, que trabalha, tem família, tem sonhos e dúvidas. Seu blog é diferente, é melhor, e não é por acaso.
    A gente já sabe cuidar da cozinha, do banheiro, das roupas, etc. Vamos aprender agora a ser mais que isso. 😉

  15. Sybylla 17/02/2014

    Quando começo a ler e acompanhar um determinado blog, eu o fuço de cima abaixo, vejo posts antigos, leio o que preciso ou o que pode me ajudar, vou no índice, vou nas tags, sigo no Twitter, no Facebook… Olho tudo mesmo, pois o trabalho me agrada e sei que ali pode ter algo que vá me ajudar.

    Mas ao que parece, tem gente que, por ver a facilidade ao acesso à informação que a internet proporciona, busca soluções rápidas para seus problemas sem perceber que um blogueiro pode estar há anos na estrada e que já pode ter tratado do assunto que interessa ao leitor.

    O Vida Organizada é meu “caminho da roça” de todo dia, pois sempre penso em algo que preciso fazer ou algo que pode me ajudar no dia a dia e corro aqui para procurar. É triste ver que tem gente que não sabe usar a ferramenta que tem em mãos e vai encher os pacová do blogueiro. O próprio nome do blog – VIDA ORGANIZADA – deixa bem claro aqui qual é o propósito. E se precisar de algo pra casa, o blog tem posts antigos, ué.

    Adoro este espaço, adoro o trabalho da Thaís. As sugestões, dicas e posts sempre me ajudaram muito. 😀

  16. Hélida 18/02/2014

    Não canse sua beleza com esse povo chato que põe defeito em tudo. O Vida Organizada é o melhor blog brasileiro sobre organização justamente por abordar várias vertentes do assunto. =)

  17. Nelly 18/02/2014

    Sabe onde mais este blog me ajudou? Na organização do meu “eu”. Sempre fui organizada naturalmente, sem ler ou conhecer conceitos, mas depois de tudo que li percebi que fazia muita coisa instintivamente, e por um acúmulo de situações estava muito infeliz (e aqui não quero dizer que penso que tenho que estar feliz o tempo todo, tenho este conceito mais como em “paz de espírito”). Cheguei em um ponto crítico em que tinha que reagir, por intuição também cheguei à conclusão de que precisava voltar a me organizar melhor e foi onde me deparei com este blog. Durante um tempo li muita coisa do próprio blog ou indicação do mesmo, inclusive os livros, permanecendo como em um casulo e aos poucos fui modificando muitas coisas, estabelecendo metas e estratégias e como em um passe de mágica, as coisas que estavam me incomodando foram indo embora e aquelas que eu desejava foram se acercando. Muita coisa se transformou, e eu só tenho a agradecer, porque a organização maior que consegui fazer, como já disse, foi de mim.

  18. Mariana 19/02/2014

    olá Thais eu absolutamente amo seu blog, afinal sou recém casada e acredite as vezes nós ficamos sem saber o que fazer e vc passa a nós ajudar… sou adepta a praticidade e nos seus posts consigo ver muito bem tal praticidade visto que a vida por si só é bem exaustiva e excessiva porque não busca algo que facilite…continue assim vou deixa aqui tambem uma excelente oportunidade para quem também ama a praticidade e tem interesse em trabalha em casa mesmo para ganhar uma renda extra ( fiquem tranquilas não é golpe a empresa é séria e transparente) e garanto que pra quem tem força de vontade será muito benéfico Acessem e conheçam: Conheça melhor os serviços da FR Promotora

  19. Camila 21/02/2014

    Justamente por ser um blog de organização pessoal (posso dizer assim?) foi o que me cativou como fiel leitora.
    Posso dizer com conhecimento de causa, que a desorganização contamina todos os aspectos da vida de uma pessoa. O legal que o contrário tb é verdade.
    Aprendi e sigo muitas dicas aqui, com o tempo criei minha rotina, o resultado que não só a minha casa está organizada, mas eu assumi o controle das coisas.
    O resultado é uma paz de espírito enorme!
    Obrigada Thais! Você nem me conhece mas me ajudou muito.

  20. […] Outro dia, quando comentei sobre organização da casa, o que eu quis dizer é que, quando falo sobre organização no geral, isso se aplica a todos os macro-temas do blog, inclusive organização da casa. Portanto, quando eu falo do Evernote, do Toodledo, de gestão do tempo e muitos outros assuntos que podem parecer genéricos, a ideia é que vocês justamente utilizem essas informações para aplicar na organização das mais diversas áreas da sua vida, incluindo a casa. Hoje, vou mostrar um pouco na prática como fazer para organizar a rotina de limpeza da casa com o Toodledo. […]

  21. […] the Stripy Cat também fez um desabafo aqui e a Thais, do Vida Organizada também fez um desabafo aqui. Recomendo a […]

  22. […] the Stripy Cat também fez um desabafo aqui e a Thais, do Vida Organizada também fez um desabafo aqui. Recomendo a […]

  23. Sara 01/02/2015

    Olá Thais! Não tem a ver com este post. So para dizer que fiquei super contente porque encontrei o teu livro cá em Portugal! Estou a adora-lo! Bjo

  24. Elaine Fraga 06/02/2015

    A frase do segundo parágrafo do seu texto – “Sobre como a organização e a gestão do nosso tempo podem ajudar a gente a conquistar nossos objetivos, a ter uma vida mais equilibrada e ter uma vida significativa, e não simplesmente executada” – seria um excelente subtítulo para o blog. Resumiu com perfeição!