ou

130214-toodledo

Ok, o título foi um pouco sensacionalista. =) Não existe ferramenta perfeita e cada um tem sua opinião – acho que isso já está claro para todo mundo. O que escrevo aqui é o que euzinha acho e, para mim, depois de testar muitas, muitas, MUITAS ferramentas, ainda acho que, de todas o Toodledo é a mais incrível para aplicar o GTD, e mostro por quê.

Este post não é um publieditorial. Escrevo porque muitas pessoas me perguntam se eu já testei essa, essa e aquela ferramenta, e não entendem por que eu gosto tanto do Toodledo. Vou fazer esse post meio “definitivo” para explicar a diferença entre o Toodledo para um aplicativo como o Wunderlist, por exemplo.

  • O Toodledo tem uma interface simples e condensada. Uma coisa que eu não gosto nos demais aplicativos é que ou eles têm coisas demais, ou têm coisas de menos. O Wunderlist, por exemplo, me dá “nervoso”, porque perde-se um espaço imenso entre as linhas com as tarefas. Não gosto, e isso é obviamente pessoal. Outros aplicativos, como o IQTell, têm coisas demais. Por fim, simplesmente prefiro a interface do Toodledo.
  • No Toodledo, posso acessar as tarefas de hoje e filtrar pelo parâmetro que eu quiser (prioridade, folder, contexto etc). Isso para mim faz toda a diferença, pois eu me guio por aquilo. Se eu processei as tarefas direitinho ao longo da semana, basta ir executando, simplesmente. E então, todos os dias, faço as tarefas do dia em questão, por ordem de prioridade, seguindo os contextos nos quais estou inserida, e só depois passo para as listas de contexto, também vendo por prioridade. Nenhuma ferramenta tem isso, e para mim é o que faz toda a diferença na execução diária. Produzo MUITO mais e de forma melhor assim.
  • O Toodledo me dá estatísticas das tarefas que venho realizando. Posso verificar se investi mais meu tempo em tarefas de baixa ou alta prioridade, se estou dando mais atenção a uma área que à outra, entre diversos outros dados. Para mim, isso é FUNDAMENTAL para avaliar a própria vida mesmo, sabe? Para saber se estou caminhando em direção do que é coerente para mim, e não só executando coisas sem sentido.
  • Existe uma ferramenta sensacional dentro do Toodledo que é a possibilidade de ele te dar um plano de execução. Basta você entrar na seção Scheduler e colocar quanto tempo você tem disponível e em qual contexto se encontra, qual área quer focar, e ele te sugere tarefas. Para quem trabalha com pomodoros ou períodos de tempo específicos, essa ferramenta é fantástica.
  • O fato de poder visualizar as tarefas no Google Calendar faz muita diferença no dia a dia. A primeira coisa que eu faço quando começo o meu dia é ver a minha agenda, então dá para ter uma visão das tarefas que preciso executar também.
  • Tem alarmes, lembretes, acesso mobile, possibilidade de compartilhamento, anexo de notas e tudo o mais que qualquer aplicativo gerenciador de tarefas têm. Além disso, o gerenciamento de tarefas recorrentes é o melhor que existe de todas as ferramentas que já testei. Tem outros recursos como status, por exemplo, tudo construído com base no GTD.
  • Dá para listar objetivos (goals) de curto, médio e longo prazo que se relacionam (ou seja, um objetivo de curto prazo que se relaciona com um de longo prazo, por exemplo), e você pode inserir na tarefa no ou no projeto com qual objetivo ele/a se relaciona. Isso dá uma boa dimensão do que você está fazendo – se tudo faz sentido. Se eu coloco uma tarefa que não contribui com nenhum objetivo, eu seriamente fico pensando se deveria executá-la! Aí, depois, você pode olhar nas suas estatísticas e ver que objetivo está sendo mais trabalhado que outros, onde deve investir mais tempo.
  • É altamente customizável! Os campos de cada tarefa podem ser customizados maravilhosamente dentro do sistema GTD. Um recurso que costumo usar bastante é associar determinadas tarefas a lugares (diferente de contextos). Por exemplo, tem coisas que só posso fazer no contexto “@rua” quando estiver em São Paulo, então eu coloco essa opção. Os filtros do Toodledo são a melhor coisa da ferramenta!
  • Para quem não quiser usá-lo com outras ferramentas, como o Evernote, dá para criar listas e checklist diversas, com templates já pré-estabelecidos, se precisar.
  • Agora tem aplicativo oficial para o Android também. <3 Já tinha para Mac e iOS.
  • Por último, mas não menos importante: em quase dez anos usando a ferramenta, ela NUNCA teve bug, problema de segurança ou ficou fora do ar. Para pensar com carinho. ;D

Com certeza existem outras razões para amar o Toodledo com o GTD, mas quis escrever esse post-desabafo porque me dói demais o coração quando alguém diz que, entre o Toodledo e o Wunderlist, prefere o Wunderlist, por exemplo. O Toodledo não é um simples gerenciador de tarefas! Ele é muito pouco explorado, e tem muitos, muitos recursos bom demais, todos feitos para fazer o GTD funcionar com foco na execução. Por isso eu recomendo tanto. Não é só afetividade não, viu?

Para quem estiver com dúvidas, eu estou usando NOVAMENTE o Toodledo. Não dá para ficar sem ele. Agora que existe integração com o Evernote, então… imbatível. Só não escrevi um post geral sobre a minha organização atual porque ainda estou trabalhando em alguns pontos, mas em breve escreverei. =)

Thais Godinho
13/02/2014
Veja mais sobre:
Toodledo
63
Definindo critérios para compra de livros
Algumas evoluções no apartamento
O poder do algum dia / talvez

 

  1. Tatiana Cassel 13/02/2014

    Ou seja, dá para usar o evernote junto com o toodledo?
    Estou me familiarizando ainda com o evernote, que estou amando, mas como fazer com os dois juntos?
    Quero te dizer que AMO o teu site e admiro muito o teu trabalho e a forma como encaras a vida. Tem sido um exemplo pra mim, de foco, organização, otimismo e trabalho. Parabéns!

    • Thais Godinho respondeu Tatiana Cassel 13/02/2014

      Outro dia postei sobre as receitas do IFTTT do Toodledo com o Evernote. Ainda há muito a ser explorado, mas já começaram.

      O Toodledo fica para tarefas e o Evernote para todo o resto. Esta é uma recomendação do próprio David Allen (não misturar listas de ação com arquivo de referência).

      • Mariana respondeu Thais Godinho 28/07/2014

        thaís, num outro post vc fala que só o evernote já basta, não precisa do toodledo, aquele post era mais antigo que esse? Sou nova nesse mundo e to perdidinha rsrs

        obrigada

        • Thais Godinho respondeu Mariana 28/07/2014

          Mariana,

          Existem MUITAS ferramentas. O Evernote se basta sim. Isso não quer dizer que seja a melhor ferramenta para o GTD, nem a preferida, nem a única alternativa. Existe o uso que faço dela HOJE, que pode mudar amanhã, pois minhas necessidades mudam. Para outra pessoa, vai ser diferente. Tem gente que não se adapta ao Evernote. Tem gente que odeia o Toodledo.

          Isso é explicado sempre nos posts. O blog existe há oito anos. É natural haver mudanças.

          Eu gosto muito das duas ferramentas e vivo alternando entre elas, mas isso sou eu. O que acontece é que, no blog, não dito regras. Eu relato a minha experiência. Então sim, temos mudanças, controvérsias, testes diversos. ;D

          Na dúvida, basta ver a data.

          Bjo

  2. Lila 13/02/2014

    Oi Thais! Vc ja fez algum post sobre “bloqueio” de criatividade? Estou me sentindo assim atualmente. Não tenho ânimo para o trabalho, não consigo desenvolver as tarefas com a rapidez de pensamento que eu tinha… Me sinto “travada”, e não mais ágil, esperta e cheia de ânimo como antes. Tô empurrando com a barriga e isso não é bom. Alguma dica para melhorar a disposição no trabalho? Bjs

    • Thais Godinho respondeu Lila 13/02/2014

      Tenho um sobre como lidar com o desânimo… espero que ajude (o título é bem esse).

  3. Remédios Oliveira 13/02/2014

    Thais, a ferramenta é apenas em inglês?

    • Thais Godinho respondeu Remédios Oliveira 13/02/2014

      Sim, mas como é praticamente inteira customizável, basta inserir os campos em português. Uma coisa ou outra que houver dá para jogar no Google Tradutor. ;D

  4. João 13/02/2014

    Talvez te interesse, Thais. O pessoal do Toodledo está com uma campanha para melhorar o app do Android:

    https://backer.app.net/toodledo

    • Thais Godinho respondeu João 13/02/2014

      Obrigada!

      • Pablo Iemini respondeu Thais Godinho 28/05/2015

        Thais, gostei muito das suas dicas e acabei por adotar o ToodLedo em conjunto com o Evernote. A minha unica ressalva era realmente quanto ao uso do ToodLedo no Android, pois a interface não era das melhores. Hoje encontrei um aplicativo com uma interface mais moderna e que atualiza com o ToodLedo, ele se chama Awesome ToDo & Toodledo Tasks. Antes ele existia somente para IOS, no final do ano passado lançaram uma versão para Android. Estou testando e deixo a dica para quem mais se interessar. Parabens pelo blog!

  5. Luiza 13/02/2014

    Oi Thais. A integração com o Google calendar é só para clientes premium? Ou está disponível no pacote free tb? Isso seria tão prático!!!

  6. Voltou! Seja rebenvinda ao Toodlledo!!! :o)
    Sinceramente? Sem encontrar pelo menos de vez em quando um post seu sobre o Toodlledo, ele já não estava sendo a mesma coisa… risos. Até que enfim! :o) Fiquei contente…
    Olha, para mim, o Toodlledo está para você assim como a música de maior sucesso está para um cantor famoso, ele sempre será lembrado por aquela música e nos shows terá que cantar essa música… Valeu Thais! Paz e Luz!

  7. Lorrene 14/02/2014

    Já testou o todoist? Eles deram uma repaginada este ano, eu já gostava como era antes, agora adorei e acho bem customizável. O wunderlist é até bonito mas muito limitado para mim.

  8. Marcelo Kannami Gimenez 14/02/2014

    Hahaha! Como fiel discípulo do elefante verde, até agora tinha resistido… mas então lá vamos nós testar o Toodledo! Depois lhe conto =)

    • Thais Godinho respondeu Marcelo Kannami Gimenez 14/02/2014

      No aguardo! =)

      • Marcelo Kannami Gimenez respondeu Thais Godinho 15/02/2014

        Oi Thaís!

        Cadastrei-me no Toodledo e assisti aos tutoriais em vídeo. Realmente a ferramenta foi toda feita pensando no GTD, né? Fiquei especialmente interessado em usar o scheduler e, principalmente, no gerenciamento de tarefas recorrentes que ele faz, simplesmente fantástico!

        Todavia, estou com duas dúvidas cruciais e gostaria de sua ajuda:

        1) Onde você gerencia os projetos? (subtasks do Toodledo ou tags do Evernote)

        2) E os arquivos de suporte a projetos? (continuam no Evernote ou attachments em tasks do Toodledo?

        Sua opinião é muito importante. Fico muito agradecido pela ajuda.

        Abraços!

        • Thais Godinho respondeu Marcelo Kannami Gimenez 15/02/2014

          Oi Marcelo!

          Uso sub-tasks. No entanto, tenho os planos de projetos no Evernote. Esta é uma coisa que estou estruturando agora, pois estava fazendo diferente.

          Suporte a projetos, todos no Evernote.

  9. jussara 14/02/2014

    bom dia amo o blog mas ultimamente esta deixando a desejar,,,nao vejo mas assunto sobre organização e decoração,,,bjs obrigada

    • Thais Godinho respondeu jussara 14/02/2014

      Porque organização não é só na casa, Jussara. Se está deixando a desejar, sugiro que procure blogs especificamente sobre organização da casa, tem muitos. Aqui procuro fugir disso justamente porque já é sobre o que todo mundo fala. Além disso, tem arquivos de posts de 7 anos com MUITA coisa escrita sobre organização da casa. Você já leu todos? É complicado ficar repetindo posts; tento trazer sempre assuntos diferentes. Espero que compreenda.

    • Na. respondeu jussara 14/02/2014

      Deixando a desejar a falta de delicadeza de alguns leitores…
      Minha opinião, como seguidora há dois anos, é que o blog está cada dia melhor!

  10. Igor Silva 14/02/2014

    Thais, seria perfeito se o app do Toodledo também trouxesse a opção de enxergar as outlines e as lists. Sinto muita falta disso, os recursos de listas são sensacionais. Poderíamos fazer uma força tarefa e cobrar essa melhoria do app. Tenho smarphone Android e não sei se em Apple existe essa opção! E Toodledo é top mesmo, abandonei de vez o Wunderlist, vocês do Vida Organizada me convenceram!

    • Thais Godinho respondeu Igor Silva 14/02/2014

      Verdade, mas talvez esteja em desenvolvimento… são coisas que já existem e precisam somente ser melhor integradas. Eu esperaria coisa boa vindo por aí, pois muitas pessoas estão pedindo a integração deles com o Evernote. Se eles dessem um up nas outlines, ia atender uma demanda grande.

      • Igor Silva respondeu Thais Godinho 14/02/2014

        Verdade as outlines ajudam muito. Hoje eu uso o google keep para ser minha caixa de entrada anoto tudo lá antes de processar a informação. Com o outlines implementada, poderia tranquilamente retirar o KEEP e utilizar ela como padrão.

  11. Igor Silva 14/02/2014

    Thais, o Toodledo está com uma campanha para arrecadar fundos para a melhoria do seu app. A seção de lists e outlines só serão criadas no app caso eles arrecadem $30k, até agora eles só adquiriram $4k… Você podia utilizar sua força do blog para fortalecer isso e fazer com que eles cheguem na quantia esperada. Valeu!

  12. Camila Primasi 14/02/2014

    Não vejo a hora do post sobre como vc está se organizando com o Toodledo e o Evernote.
    Usei cada um deles em momentos diferentes, e não me dei bem com o GTD no evernote. Por ele ser mais um framework GTD do que uma ferramenta em si, ele acaba não me ajudando nos meus pontos fracos. Tentei o IQtell, mas ele me irritou. rs Interface lenta, muita coisa em determinados assuntos, e coisas de menos em outros.
    Wunderlist para mim é para lista de compras compartilhada entre os membros da familia. E olhe lá. 😉
    Como não há muitos artigos no mundo sobre Toodledo + Evernote, estou aqui super aguardando! Obrigada pelas dicas =D

    • Thais Godinho respondeu Camila Primasi 14/02/2014

      Obrigada! Não vejo a hora de escrevê-lo também.

  13. Samuel 14/02/2014

    Para mim o Wunderlist é muito interessante. O fato dele poder ter uma versão de instalação em micro o que tira a dependência de ficar com a tela do navegador aberto ou a dependência de internet para ter acesso a lista de atividades.

    Pelo que vi até agora, o Toodledo não tem a possibilidade de instalação. A alternativa seria usar o celular. Mas na hora de coletar, acho que iria acabar perdendo um pouco de flexibilidade.

    Contínuo usando o Wunderlist, mas estou procurando um substituto, principalmente depois do problema com Augusto, do site efetividade.net (http://efetividade.net/2013/07/tchau-wunderlist-perder-meus-dados-e-nem-saber-dizer-quais-e-abuso-demais.html).

    Você teria alguma dica de programa que tivesse uma versão de instalação em PC e que se aproxime do Toodledo?

  14. Monika 14/02/2014

    Eu havia começado com o toodledo, mas quando você passou para o GTD no Evernote eu me adaptei melhor. Só que há uns dias voltei a me atrapalhar. Vou esperar esse seu post falando sobre o uso dele com o Evernote. Já me animei que tem o app para Android.

  15. Juliana 14/02/2014

    Estava usando o Evernote com o TeamViz porque me irritava um pouco os bugs dos apps não-oficiais do Toodledo pro Android! Não sabia que tinham lançado app oficial pro Android!! Não deletei minha conta lá porque sabia que um dia ainda voltaria pro Evernote + Toodledo e esse dia chegou!!

    Vou voltar AGORA! o/

  16. Patrícia Bueno 14/02/2014

    Thais, você não conseguiu utilizar o evernote para tratar suas tarefas? Eu achei seu post com a Estrutura do GTD no Evernote tão perfeito que resolvi implementar? Eu acho que ficou muito show o que você fez, o meu problema é que ainda não tenho traquejo com o próprio GTD, ou seja ainda não estou fazendo as devidas conferências, às vezes esqueço de olhar as listas quando estou em determinado contexto, fora isso, é questão de disciplina mesmo. O que deu errado? Agora fiquei confusa, mas também aguardo com muita ansiedade o post da sua nova estrutura. Seu Blog é maravilhoso e agradeço pois você tem me ajudado muito porque sou o cúmulo da desorganização, mas aos poucos, com seus conselhos tenho conseguido modificar essa situação. Bjus e continue assim maravilhosa.

    • Thais Godinho respondeu Patrícia Bueno 15/02/2014

      Patrícia, nada deu errado. Consegui implementar sim. O que acontece é que temos muitas ferramentas existentes, e é normal que a gente use a que gosta mais. Eu continuo usando o Evernote para o GTD – só tirei as tarefas de lá, assim como uso o Google Calendar para compromissos.

      Eu faço testes e posto no blog para ajudar as pessoas. O fato de eu deixar de usar uma ou outra não significa que deu errado ou algo do tipo, mas que foi uma escolha pessoal.

      Continue usando o Evernote. ;D

  17. Fernando 14/02/2014

    Legal! Testei o Toodledo e achei muito bom! De todos que testei realmente é o mais fiel ao GTD. Porém estou preferindo a simplicidade e a vantagem de usar um app nativo com o Lembretes do iOS. Entendo que é uma ferramenta simples, mas talvez seja exatamente isso que me fazendo usá-lo, até porque tenho uma demanda pequena de tarefas. A maioria delas é: estudar isso, estudar aquilo, ler tal apostila… Mas concordo com seu entusiasmo em relação à ferramenta!

  18. camila cabete 15/02/2014

    Oi Thais!! Parabéns, amooo o blog!
    Você não acha que o Evernote cobriria esta parte de schedule que o toodledo tem? Como vc visualiza as task na agenda do google?
    Obrigada e parabéns pelo blog. Sou sua super seguidora.
    Beijos
    Camila

    • Thais Godinho respondeu camila cabete 15/02/2014

      O schedule do Toodledo é automático… o Evernote não tem isso, teria que ser manual, como nas outras ferramentas.

      Para visualizar no Google Calendar, é necessário habilitar um plugin no site do Toodledo.

      Bjs

      • camila cabete respondeu Thais Godinho 16/02/2014

        Consegui! Obrigada! Agora vou estudar as receitas para integrar com evernote 😉 Obrigada se novo.
        Bjks

        • camila cabete respondeu camila cabete 16/02/2014

          é…o IFTTT não rolou….quando puder coloca como vc fez? Obrigada de novo =)

          • Thais Godinho respondeu camila cabete 16/02/2014

            Po que não funcionou?

            Quando testei, demorou um pouco para entrar, uns 10 ou 15 minutos. Não é instantâneo. bjo

  19. Dalva 17/02/2014

    Oi Thais, não sei aonde posso tirar essa dúvida… tenho encaminhado muitos e-mails do meu gmail direto pro evernote e eles tem ido direto para dois cadernos e uma tag específica, mesmo qnd não são referentes a estes… não sei pq isso tem acontecido… tem me dado alguns problemas pq, ao invés de tratar a caixa de entrada, sou obrigada a abrir os outros cadernos para ver o q é novo… não sei se soube explicar direito… mas preciso de alguma ajuda para consertar isso… aonde posso buscar essa info? Obrigada.

    • Thais Godinho respondeu Dalva 18/02/2014

      Melhor contatar diretamente o suporte do Evernote. Não sei o que pode ser…

  20. Wagner Nobres 18/02/2014

    Olá Thais! Somente agora descobri o seu blog é achei muito legal. No último mês tenho pesquisado um pouco sobre GTD, experimentando Evernote e hoje mesmo estava explorando o IFTTT. Algumas horas depois caí no Blog. São assuntos que me interessam muito.

    Pergunta, já viste o http://www.thesecretweapon.org ? É dica de organização GTD+Evernote. Estou no momento explorando essa idéia mas pode me dizer se já viste modos melhores que esse. Aliás, baseado nos teus depoimentos aqui vou experimentar o Toodledo.

    Obrigado! Belo trabalho este!

    • Thais Godinho respondeu Wagner Nobres 18/02/2014

      Conheço sim, acho bem simples e com vários gaps para o GTD, mas é um bom método para começar a aplicar na ferramenta. Prefiro o do AfterTheBook.com. Obrigada!

  21. Alice 18/02/2014

    Oi, adorei o post e voltei a usar o toodledo e queria saber se a opção alarme tá funcionando bem na versão para celular – caso você já tenha usado e você usa a versão free? – Desculpa a pergunta intrometida mas é que queria saber se funciona bem a versão free.
    Muito obrigada,
    Alice

    • Thais Godinho respondeu Alice 18/02/2014

      Não uso essa função, então não saberia dizer. Detesto alarmes! rs

  22. Daniel 18/02/2014

    Nossa, já tinha experimentado todos e mais alguns, depois de ler (mais de uma vez) você falando do toodledo, resolvi implementar a ferramente. Demais! Era o que eu procurava, os filtros estão sendo uma mão na roda pra mim e com o contexto ela fica “perfeita”.

    *Uma dica é um aplicativo para androide que permite colocar alarmes com configuração de hora, que no site só é possível se usar a versão paga. Ele é o recomendado pelo próprio Toodledo então a sincronização é ótima.

    Agora estou esperando o resultado do Evernote, sou engenheiro e trabalho com projetos e cada um tem varias informações que precisarei mais a frente ou para simplesmente arquivar essas informações lincado ao determinado projeto.

    Fico no aguardo e meus parabéns pelo Blog Thais.

  23. Bruna Zampieri 21/02/2014

    Como é a integração dos dois aplicativos, Toodledo e Evernote?

  24. Renata 07/04/2014

    Thais, descobri seu blog há pouco tempo. É muito bom. Através de seus posts descobri o GTD e o Toodledo. Ainda estou entrando em contato com o método e o sistema. Obtigada pela clareza dos seus textos e pelas excelentes dicas. Seu blog é inspirador! Tenho uma dúvida bem básica: é possível usar mais de um filtro ao mesmo tempo no Toodledo? Por exemplo, posso filtrar por folder e por contexto de uma só vez? Vou tentar ser mais clara: dá pra filtrar somente o folder TRABALHO e, dentro dele, filtrar todas as ações do contexto TELEFONE?
    Obrigada desde já por qualquer ajuda quanto a esta questão.

    • Thais Godinho respondeu Renata 08/04/2014

      Sim! Quando clicar no Folder em questão, vá na “tabela” onde aparecem as tarefas e clique em cima do título da coluna desejada.

  25. Fabricio 14/04/2015

    Primeiramente, queria te parabenizar pelo seu livro. Gostei muito dele.
    Depois gostaria de saber se ,voce usa o toodledo para ios.
    Se usa como e o sincronismo entre o desktop e IOS quando tem sub tasks, pois comprei o aplicativo para IOS e depois descobri que ele nao trabalhava com sub tasks.
    Desde ja agradeco sua boa vontade.

    • Thais Godinho respondeu Fabricio 15/04/2015

      Olá Fabrício, obrigada. Fico feliz que tenha gostado do livro.

      Eu utilizo sim, com subtasks, sem problemas. O que pode estar acontecendo no seu é ter que mudar nas configurações do app os campos que aparecem para você.

  26. marina 28/10/2015

    oi,o que você acha do google keep? eu ainda só ouvi falar do evernote, ainda não testei,mas do que ouvi comentarem, parece que ele é bem parecido com o google keep…conhece? sabe se tem como unir os dois também?