ou

Em dezembro, meio confusa sobre qual seria o melhor método de organização para mim, eu voltei a gerenciar minhas tarefas no Toodledo. Todo o restante continuou no Evernote. Fiz isso porque precisei renovar minha assinatura premium do Toodledo e estava decidida a gerenciar tarefas em uma ferramenta separada. Afinal, o próprio David Allen recomenda que não se misture tarefa com arquivo. Pois bem.

Hoje, um mês depois, posso dizer minhas impressões a respeito:

  • Não existem dúvidas de que o Toodledo é um excelente gerenciador de tarefas e projetos para o GTD. Você pode, inclusive, colocar seus Goals lá, notas, listas diversas. Para quem utiliza o Toodledo, portanto, e nunca nem testou o Evernote, recomendo que continue assim. De verdade. O Toodledo é excelente, e mesmo ferramentas novas como o IQTell perdem um pouco para a simplicidade que só o Toodledo oferece, sem dramas. O Toodledo faz você ficar focado na execução, o que é excelente. Logo, não há muitas dúvidas sobre que ferramenta recomendar para quem quer gerenciar suas tarefas.
  • O que me fez não ficar satisfeita com isso foi que… bem, eu não aguento mais ter que usar uma ferramenta para cada coisa. E eu acredito que o grande triunfo do Evernote seja justamente a possibilidade de usá-lo para TUDO: agenda, tarefas, arquivos.

Então analisei cada ferramenta que eu utilizo e fiz as seguintes reflexões:

Google Calendar – É a minha agenda. Poderia ir gerenciar, além de compromissos, tarefas e notas ali? Sim, posso usar o Google Tasks, que é vinculado com a agenda, além dos arquivos no Google Drive. Mas isso me traz uma pequena complicação, que é a vinculação à minha conta (e acho chato ter que fazer logoff o tempo todo para utilizar as tr~es contas que hoje eu tenho). Além disso, não gosto da interface do Google Tasks, nem da do Google Drive. Portanto, não seria uma solução que me atenderia de maneira satisfatória.

Toodledo – Poderia eu inserir minhas notas e compromissos no Toodledo? Sim, é uma ferramenta fantástica. Porém, o editor de notas não suporta tantas coisas assim. Ele é muito menos flexível para edição e anexo de arquivos, por exemplo. Não dá para editar uma nota com links e imagens, além de outras limitações.

Evernote – Poderia eu inserir minha agenda e tarefas no Evernote? Sim, mas não da mesma maneira que nas outras duas ferramentas. Afinal, o Evernote gerencia notas, e não calendários ou tarefas. Para fazer quaisquer das duas coisas, teria que ser um processo gambi, manual, e demandaria muita disciplina da minha parte.

A conclusão final é que não existe ferramenta perfeita.

Então eu penso assim:

  • Ou utilizo três ferramentas e fico dependente das três para gerenciar tudo
  • Ou utilizo uma só e seguro a onda nas dificuldades até me habituar com o novo sistema

Eu sei o que não funciona para mim, que é ter uma coisa em cada lugar. Fico confusa, me perco, deixo de ter uma visão macro e o sistema deixa de ter coerência. Outro dia mesmo eu fui abrir a minha lista de pendências com a minha chefe no Toodledo e, como a conexão estava ruim, demorei um tempão para conseguir. Se a lista estivesse no Evernote, mesmo estando off eu conseguiria visualizá-la. Portanto, essa disponibilidade é importante.

Conta muito também o fato de o Evernote funcionar bem em todos os meus dispositivos. Eu utilizo um PC no trabalho, tenho um celular com Android e, em casa, um computador com iOS. O Toodledo não funciona direito no Android, por exemplo, o que me atrapalha MUITO. Quando eu tinha minhas listas no Evernote, a coisa fluía melhor.

Outro ponto que me deixa extremamente confortável com o Evernote é poder centralizar tudo lá. Tem dúvida? Manda como nota na caixa de entrada e, na hora de processar, se vira. Vira arquivo, vira tarefa, vira projeto, vira o que for. Não posso fazer isso na agenda ou no Toodledo, por exemplo, então o processamento fica complicado – gerenciando três ferramentas.

Por fim, o que estou querendo dizer é que estou decidida novamente a implementar o GTD inteiro no Evernote, abandonando até o G. Calendar. É difícil, é uma mudança DRÁSTICA de hábitos. Porém, ao ficar esse mês no Toodledo, apesar de facilitar na execução, foi terrível ter que gerenciar várias ferramentas de novo quando preciso de alguma informação, ao gerenciar projetos etc. É bem difícil implementar o GTD no Evernote pela questão do “manuseio” das tarefas mesmo mas, acredito que, quando encontrar o jeito certo de fazer isso, vai ser imbatível.

Estava revendo os vídeos do After The Book e identifiquei uma série de melhorias que poderiam ser feitas no sistema dele, mas há bons pontos também. Enfim, estou refazendo o caminho, como se estivesse começando o sistema do zero. A maneira como eu estava fazendo me atendia, mas quero otimizá-la.

Meu objetivo é simplificar e usar somente uma ferramenta. Não aguento mais usar uma ferramenta para cada coisa. E, como uso o Evernote para quase tudo (ele se tornou o backup do meu cérebro, digamos assim), é natural que eu tente centralizar tudo lá.

Mas que é um desafio, isso é. Bom, vou contando minha experiência aqui, a fim de ajudar outras pessoas também, à medida que for mudando…

Dois pontos importantes:

  1. Eu GOSTO de testar ferramentas e métodos de organização, senão não teria criado o blog. Por isso, é comum, para mim, mudar sempre, testar coisas novas e novos jeitos de se fazer tudo. Estou escrevendo isso porque sempre que falo sobre esse assunto recebo comentários como “já mudou?” ou “quer dizer que a ferramenta X é ruim?”. Não é não, gente. E mais:
  2. O que eu incentivo no blog é cada um teste até encontrar o melhor método e as melhores ferramentas que se adequem às suas próprias necessidades. Não espero que ninguém faça igual a mim simplesmente porque cada pessoa tem seu próprio jeito de fazer as coisas. Não vejam o que eu posto no blog como regra, mas como experiência pessoal de uma pessoa que ama métodos de organização e faz sim disso um assunto importante na vida.

Obrigada por acompanharem até aqui. =)

Thais Godinho
18/01/2014
70
A matemática do planejamento no GTD
Como ler mais rápido (livros de não-ficção)
Fluxograma do GTD para o Evernote

 

  1. Thiago Ferreira 18/01/2014

    Bom dia. É que você quer centralizar tudo usando o Evernote, mas fico em dívidas de você já experimentou o Todoist. Ele é imbatível pra gerenciar tarefas. A interface é limpa e ele se integra a tudo e funciona bem em todas as plataformas.

    • Thais Godinho respondeu Thiago Ferreira 18/01/2014

      Já experimentei e prefiro o Toodledo, mas é uma boa ferramenta mesmo.

      • Márcio respondeu Thais Godinho 24/01/2014

        Concordo com o Thiago o Todoist é imbativel e olha que já utilizei muitas ferramentas. Já tendente também montar um esquema no Evernote visando centralizar em um único local todas as informações, porém sem sucesso. Com o Todoist trabalho off line no iPod, iPad utilizo versão para outlook no trabalho, em casa acesso off line ou on Line no Mac, fora a versão web e para Android. No meu caso que passei por diversas tentativas e soluções como wunderlist, astrid, Things… Foi onde consegui sossegar e me adaptar a utilizar o Todoist para gerenciar todas as atividades deixando o evernote para anotações e o Google calendário como agenda (utilizo Fantastical para acompanhar as atividades do dia.

        Parabéns pelo Blog. Espero que encontre a melhor solução, aquela que se adapte a sua maneira de ser. 😉

        • viviani respondeu Márcio 23/02/2014

          Marcio onde consigo mais informações em portugues sobre todoist??, consigo integrar meu calendario ipad?

      • Douglas Porto respondeu Thais Godinho 13/10/2014

        Olá Thais.

        Pelo Screenshot do Todoist que vi no seu post “http://vidaorganizada.com/solucoes/produtividade/gtd/qual-melhor-ferramenta-para-aplicar-o-gtd/”, me parece que vc talvez tenha experimentado ele nos primórdios… Eu acabei de criar minha conta e estou adorando… E assim como o Evernote, o app(Android no meu caso) possibilita trabalhar com as informações offline…

        Além de que a interface dele está zilhões de vezes mais amigável que a do Toodledo (pelo menos eu achei :P)

        Enfim… quando possível experimente ele outra vez… 😉

        Abraço,

        • Thais Godinho respondeu Douglas Porto 13/10/2014

          Eu tirei o print do Google mesmo. Tentei pegar os prints de todas as ferramentas que tinham mais a ver com o GTD (nas imagens).

          Experimentei recentemente e para mim não funciona se não tiver scheduler, estatísticas de tarefas, contextos bem definidos (e não tags), associação de projetos com objetivos e outros detalhes que fazem diferença.

          Mas é uma boa ferramenta.

          Obrigada por comentar.

  2. Gabi 18/01/2014

    Oi Thais!
    Você comentou sobre ter que fazer logoff do Google para gerenciar as três contas, mas existe o recurso adicionar conta, em que você consegue trabalhar com diferentes contas do Google abertas ao mesmo tempo.

    Desculpe-me se não entendi direito…rs.

    Bjos!

    • Thais Godinho respondeu Gabi 18/01/2014

      Oi Gabi, eu já uso assim, mas para muitas coisas (como calendário e itens compartilhados no Google Drive) isso gera um monte de bugs, então é necessário fazer logoff mesmo.
      Obrigada.

      • Renata respondeu Thais Godinho 11/06/2015

        O que eu costumo fazer é compartilhar os meus calendários entre minhas diferentes contas.
        Posso editar todas as tarefas de qualquer conta, e uso labels coloridas para identificar que tipo de tarefa é.
        Você pode categorizar as tarefas de uma conta com tons de amarelo, outra com tons de verde e assim por diante no calendário, assim você não mistura qual tarefa é referente a qual conta.

  3. arthur 18/01/2014

    Thaís! Tente usar o evented que integra evernote com o google calendar, e também as tarefas no evernote tiveram um bom avanço! Eu uso e deixo um widget com apenas as tarefas no android

    • Thais Godinho respondeu arthur 18/01/2014

      Obrigada! Eu uso uma recipe no IFTTT que integra também, funciona bem.

  4. Solange 18/01/2014

    Oi Thaís,
    Você expressou exatamente o que eu sinto! Preciso muito dessa visão macro de tudo. Também já testei diversos programas e sempre volto para o Evernote para tudo, agenda, lista de tarefas,arquivo. O problema que ainda fico perdida com a organização e visualização de tudo.
    Adorei ler que você vai usar o Evernote, vai me ajudar muito, já que você está muito a frente em matéria de organização e uso das ferramentas.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Isso não tem preço!

  5. Marcelo Kannami Gimenez 18/01/2014

    Olá Thais, parabéns pelo post. É muito legal a maneira como expõe suas dúvidas e conclusões em relação às ferramentas que experimenta. Para mim, é sempre uma ajuda muito bem vinda, agradeço de coração!

    Quando conheci o blog resolvi usar o GTD e logo de cara li e reli o livro do David Allen. Enquanto lia, fui planejando como poderia implementar no Evernote os procedimentos que ele propunha. De lá pra cá já vão uns quatro meses e nesse tempo uma coisa que ficou muito clara para mim é que não conseguiria gerenciar a agenda de compromissos no Evernote, pois acabaria misturando tarefas com compromissos, o que o David praticamente proíbe no livro.

    Então o que tem funcionado para mim é colocar tudo no Evernote, exceto a agenda, a qual mantenho no Google Calendar, principalmente pelo fato de precisar compartilhar agendas com familiares e colegas de trabalho. Na agenda ficam estritamente os compromissos; para tarefas que devem ser executadas em datas específicas uso o recurso de “Lembretes” do Evernote – ele me avisa com notificações no computador e no smartphone.

    Espero que esse pedacinho da minha experiência também possa ajudar outras pessoas.

    Um grande abraço!

    • Thais Godinho respondeu Marcelo Kannami Gimenez 18/01/2014

      Obrigada. Por enquanto tenho feito assim também.
      Uso uma recipe no IFTTT que envia para o Evernote todos os eventos criados no G. Calendar. Ainda estou vendo como estruturar.

  6. Cintia 18/01/2014

    Oi!

    Como eu sei que você gosta de testar ferramentas, gostaria de sugerir o trello.com

    Eu tenho utilizado para planejar os posts e outros assuntos do meu blog e tem sido bem bacana. A ferramenta possui recursos de acrescentar checklists na sua anotação, anexar arquivos ou simplesmente integrar com arquivos do Google Drive e Dropbox.

    Também dá para colocar prazos nas anotações e visualizar como calendário (que eu uso como se fosse um editorial calendar), e daí vou mudando os labels de planejado para publicado etc. E também tem um app bacana pra Android.

    Enfim. Eu sei que provavelmente você irá preferir o Evernote, mas acho que vale o teste.

    Fica a dica.

    Abraços

    • Thais Godinho respondeu Cintia 18/01/2014

      Cintia, obrigada, mas já testei e não gosto do Trello. Para o que eu preciso, não atende.

  7. Edson 18/01/2014

    Thaís parabéns pelo post! Só uma coisinha, na parte q vc escreveu: “Eu utilizo um PC no trabalho, tenho
    um celular com Android e, em casa, um computador com iOS.”
    Apenas os IPods, IPads e IPhones tem o iOS, os computadores da Apple são equipados com o sistema operacional: Mac OS. ficaria mais correto colocar Mac no lugar do iOS. Mas o post esta ótimo!

    Abraço

  8. L. 18/01/2014

    Olá, Thais!

    Parece que você lê pensamentos! Estou perdida na selva das ferramentas de produtividade e estava quase escrevendo para perguntar sobre a abrangência do Evernote, de acordo com a sua experiência.

    No momento, procuro uma ferramenta que dê conta de todas as minhas necessidades: to-do list, arquivamento de documentos (e, talvez, fotos), contabilidade, inventário (livros, CDs e DVDs) e captura de ideias/pensamentos/projetos futuros. Você recomendaria o Evernote para todas essas áreas? Aproveito para perguntar se, na prática, vale a pena investir na versão paga.

    Também gostaria de saber se você tem alguma experiência com o “Trello” ou o “Springpad”, que parecem funcionar de forma mais intuitiva. À primeira vista, o Evernote me parece meio complicado de usar.

    Qualquer dica seria uma grande ajuda!

    Abraço,
    L.

  9. Andre 18/01/2014

    Oi Thais,

    Testei várias ferramentas de gerenciamento de tarefas até chegar ao Toodledo.
    Após seus posts sobre o GTD no Evernote e a idéia de ter tudo no mesmo lugar, resolvi testar essa ferramenta. Estudei a fundo, vi videos, li livros, continuei a acompanhar os seus posts e migrei tudo o que tinha no Toodledo para o Evernote.

    O Evernote é fantástico em vários sentidos: é multiplataforma, armazena localmente as notas e seus anexos (versão Premium), tem add-ons como o WebClipper, mas definitivamente, não consegui me adaptar às limitações de visualização das tags no ipad, iphone e Macbook…

    Nesse ponto o Toodledo é perfeito para mim! Abro ele no ipad, iphone, web e minhas atividades estão lá disponíveis, fáceis de filtrar!

    Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar! Agenda no Google Calendar, tarefas no Toodledo e arquivos de referência no Evernote. Esse trio flui naturalmente para mim.

    Mas como você, estou aberto e gosto muito de testar ferramentas novas!

    • Solange respondeu Andre 19/01/2014

      Oi André,

      Também estou tentando usar o Evernote para tudo. Uso PC no trabalho e em casa, mas onde preciso usar mais agenda, lista de tarefas e toda minha organização é no IPad. Ainda estou testando, mas tenho usado o Textever , com ele estou conseguindo resolver este limitação de Tags do Ever. Com ele podemos combinar caderno com Tags, ou selecionar várias combinações de Tags para visualizar. Conhece esta ferramenta ?

      • Thais Godinho respondeu Solange 20/01/2014

        Não conheço, mas não há limitações significativas de tags para o Evernote. Cabem 100 tags por nota, se não me engano…

        • Solange respondeu Thais Godinho 20/01/2014

          Oi Thaís,
          Acho que me expressei errado. A limitação é de uso. No Evernote não conseguimos fazer busca associando mais de uma tag, PC e IPad, Mac sei que pode.
          Por exemplo: se estou na rua e tenho um tempinho para resolver alguma coisa, vou no Evernote e coloco a tag de contexto @rua, mostra uma quantidade de notas que vou perder muito tempo procurando o que daria tempo de fazer.
          Se associo com outra tag -próximo ao trabalho- já melhora muito.
          Se uso também a tag de tempo -15 min- reduz infinitamente.

          No textever isso é possível. E o que não me deixa com a sensação de estar usando mais de uma
          ferramenta é que tudo que você edita nele , conecta automaticamente no Evernote.
          Ainda estou na fase de experiência , mas tem funcionado bem.

          • Thais Godinho respondeu Solange 20/01/2014

            Mas isso é otimização das tags de contexto! Eu tenho uma @rua-casa, @rua-trabalho, @shopping, @banco e por aí vai. Mas só coloco contexto novo se é algo que uso muito.

  10. Paulina Reys 18/01/2014

    Olá Thais! Seus posts são sempre muito oportunos e elucidativos. Faz algum tempo que sigo.
    Em relação a esta matéria, já tentei usar o Evernote mas não me habituei porque, primeiro acho o interface muito confuso (para mim ), depois penso que não aprofundei o suficiente. Comecei a usar o Springpad. Separo as notas por cadernos conforme os temas pretendidos e o visual fica mais “clean”. Para tarefas e compromisso dou-me bem com o GCalendar e o Gtasks. Não me adapto a testar outras ferramentas porque teria que a cada vez passar todas as informações que vou juntando para os novos programas e não são tão poucas assim. Fico logo desanimada embora ás vezes estivesse tentada.
    Tudo de bom para si.

  11. Sabrina Santiago 18/01/2014

    Acho que uma das coisas que eu mais gosto em você (e no seu blog) é essa frequente mudanças e busca por melhorias. Um sistema pode ser incrível, mas todos mudamos e é natural que o dito-cujo tenha que acompanhar nossas mudanças também. Lembro da época em que você se descobriu no Evernote – que até então não conhecia – e como suas dicas foram úteis para que eu agradecesse aos Céus pela existência da ferramenta. Fiz algumas adaptações em relação a seu procedimento, afinal, tenho uma vida 99% diferente da sua, em questão de rotina, ocupação e tudo mais. Continue nos mantendo atualizados dessas transformações, é daí que busco inspiração para otimizar ainda mais a organização da minha vida.

  12. Paula 18/01/2014

    Thais, meu comentário será off post. Li essa reportagem agora, e lembrei do blog e de alguns assuntos que vc aborda aqui, como organização da vida “virtual”, minimalismo, desapego, neste caso digital. O livro parece ser bem interessante também.

  13. Eduardo Celso 19/01/2014

    Thaís, excelente post como sempre! Também estou neste dilema de centralizar tudo em uma única ferramenta, inclusive tinha uma assinatura no Neotriad, que me atendeu por muitos anos mas, com a implementação do GTD e Evernote em minha vida mudou, agradeço muito disso a suas dicas. Tentei adaptar o NeoTriad com o GTD, mas não tem jeito, são 2 metodologias diferentes, além de ser limitado o espaço para upload. Por isso, cada vez o Evernote vem se tornando parte essencial em minha vida. Obrigado mais uma vez, por ajudar todos que no blog!

  14. Brenda 19/01/2014

    Oi Thais!
    Vim só pra pedir um post explicando como você gerencia os objetivos no Evernote e como liga eles com os projetos e tarefas. 🙂
    Já aproveito para agradecer, seu blog tem me ajudado muito!

    • Thais Godinho respondeu Brenda 20/01/2014

      Obrigada, Brenda. Você chegou a ver os posts anteriores sobre o assunto? Já falei bastante sobre isso, com fluxogramas e esquemas. Caso ainda tenha dúvidas, me fala, que posso fazer algo mais específico. Obrigada!

  15. Rui Correia 20/01/2014

    Olá Thaís.

    Antes de mais, tens aqui um leitor assíduo do teu blog, vindo directamente de Portugal!
    Encontrei-o por acaso quando pesquisava sobre algumas dicas de organização para a faculdade e acabei por adicionar aos meus favoritos.

    Quanto ao tema deste post, já experimentaste o Wunderlist?
    A interface é fantástica, e a gestão parece-me ser óptima.
    É nesse que tenho tudo organizado, seguindo muitos dos teus princípios.

    Aproveitei e deixei-te o meu blog também. Estou apenas a começá-lo, mas podes ser dar uma leitura.

    Beijinhos,
    Rui.

    • Thais Godinho respondeu Rui Correia 20/01/2014

      Oi Rui, já sim, e o que não gosto no Wunderlist é justamente a sua interface. Além disso, ele tem sérios problemas de sync, além de faltar muitas coisas para quem usa com o GTD. Mas é uma boa ferramenta.

  16. Vanessa 20/01/2014

    Thais bom dia,

    Estou enfrentando duas situações a respeito do evernote ultimamente:
    1. Falha ao sincronizar devido a problemas no servidor. O que será que pode ser?
    2. Como faço para mudar minha versão do evernote, tipo tenho 5.0.3.1614 e gostaria da versão 5.1.1.2334? Atualização, não consigo baixar, mesmo o próprio evernote sugerindo a atualização, nada feito…
    Estou chateada com isso…tudo que faço no notebook, não sincroniza para o Windows fone…
    Será que podes me ajudar? Agradeço de coração!
    Desculpe esta questão tão técnica, mas já pesquisei e tentei de tudo….
    Abração…

    • Thais Godinho respondeu Vanessa 20/01/2014

      O ideal é contatá-los diretamente, Vanessa… não sei como dar instruções sobre suporte técnico.

    • Julio respondeu Vanessa 31/01/2014

      Vanessa,

      O que pode está ocorrendo é algum software bloqueando suas portas de comunicação, tenta desativar o antivírus (temporariamente por 10 minutos) e ou o firewall do windows* e testa talvez resolva.

  17. Robson 20/01/2014

    Olá Thais,

    Também centralizei tudo no Evernote, que aliás é excepcional, mas no meu caso o molho acabou ficando mais caro que o peixe, porque mais gastava tempo tentando me disciplinar a usar sempre as tags corretas, seguir o fluxo novo do processamento, etc. Nesse momento acabei tropeçando no IQTell e venho testando-o até o momento.

    Também não gosto da idéia de ter todo meu fluxo separado em diferentes serviços/aplicativos, sofria um pouco com isto quando utilizava Evernote+Toodledo e sofro (menos) agora com Evernote+IQTell, mas tem funcionado.

    Para mim o ideal seria uma integração semelhante a do Evernote Food com o Evernote principal, adoraria poder simplesmente marcar uma nota com a tag “tarefa” e poder editá-la em uma interface específica para tarefa, ou marcar uma nota com 2014/01/20 e vê-la no Google Calendar.

    Como a centralização no Evernote não funcionou para mim, estou passando a considerar meu celular (android) como “caixa de consulta” e o IQTell como caixa de entrada. Então tenho procurado serviços que possam ser editados via Web ou via Windows (quando estou no trabalho, por exemplo) e via celular para quando estou na rua, mas sempre tendo a possibilidade de utilizar o Evernote como arquivo.

    • Thais Godinho respondeu Robson 20/01/2014

      Isso certamente seria o ideal. Também penso nessa solução – um Evernote Tasks separado. Vamos aguardar, quem sabe eles não lançam?

  18. Janaína 20/01/2014

    Oi Thaís,

    Você já experimentou o doit.im? Venho usando há mais de um ano e considero o programa que melhor atende minhas necessidades para gerenciamento de tarefas com o método GTD. Tem versão gratuita para web, android e iOS, e as versões para Mac/Windows custam $20 por ano, um preço justo para as funcionalidades que oferecem. E tem integração com GCal. Não ganho nada para fazer propaganda, hehe, é que realmente acho clean e simples de usar. Também uso o Evernote, mas como caixa de entrada e arquivo. Já tentei usar o GTD no Evernote, mas para mim não funciona, porque é flexível demais e, como você mesma falou, precisa ter muita disciplina para dar certo. Como o doit.im permite acrescentar comentários às tarefas, o que faço é colocar um link para a nota do Evernote que contenha as informações relevantes para a tarefa em questão.

    Parabéns pelo blog, acompanho há tempos e aprendo muita coisa por aqui.

    • Thais Godinho respondeu Janaína 20/01/2014

      Já usei… ainda assim prefiro o Toodledo, por muitos fatores.
      Mas obrigada por indicar.

  19. Thiago Britto 20/01/2014

    Opa Thais, tudo beleza? Acompanho teu Blog há algum tempo e curto mto teus posts. Estava neste dilema hoje mesmo, e ler este artigo me fez ver que não sou só eu que gosto de testar e otimizar..hehe.
    Uso as 3 ferramentas que vc citou e tenho as mesmas dúvidas. Como ainda sou sardinha testarei usá-las de forma conjunta.
    Acompanharei mais frequentemente para ver como vc está se saindo pois muito me interessa!

    Abs!

  20. Ana Claudia 22/01/2014

    Thais, fui dar uma conferida nesse IQTELL que uma das comentaristas mencionou e amei, viu?! Bom, pelo menos estou amando nesses 3 dias de uso. Vamos ver quanto tempo esse relacionamento dura. Como mencionei para você no twitter, a gente sempre acha que os problemas acabaram, mas quando vê, arruma mais um problema. 🙂

    • Thais Godinho respondeu Ana Claudia 22/01/2014

      rsrs verdade.

    • Andre respondeu Ana Claudia 22/01/2014

      Ana,

      Eu uso o trio Toodledo+Google Calendar+Evernote. Eu comecei a testar o IQTELL depois do post da Thais. Foi uma grata surpresa! De fato, a interface dele não é muito amigável e o aprendizado de uma nova ferramenta no seu potencial adequado leva um tempinho, mas a integração pode compensar. Continuo testando aqui! Dicas pode compartilhar 🙂

  21. Luciana 23/01/2014

    Olá Thais,

    estou gostando muito do seu blog e através dele tenho me interessado pelo método de organização GTD. Nos seus últimos posts vc tem falado bastante do evernote, mas gostaria de saber sua opinião para aqueles que estão começando agora com o método através do livro, vc indica o uso direto do evernote para iniciantes ou acha melhor começar com as pastas e arquivos?
    Bjos!

    • Thais Godinho respondeu Luciana 23/01/2014

      Toodledo, sempre.

      Mas a ideia é cada um usar o que se sente mais à vontade. Tem gente que não gosta de nada no computador.

  22. Wendel Nascimento 03/03/2014

    Olá Thais, gosto muito do seu blog… Aqui eu conheci o toodledo.com . Muito bom! Não sei se conhece, mas uso um aplicativo chamado “DGT DTD & Task List”. Eu consigo fazer a integração desse com o toodledo.com. Há também como integrar a agenda do toodledo.com com o Google Calendar. Se precisar estou a disposição. E mais uma vez parabéns, ainda quero chegar nesse grau de organização!

  23. Alexandre Custódio 10/03/2014

    Também uso o trio Toodledo (com DGT GTD no Android) + Google Calendar + Evernote, mas sinto que preciso melhorar a integração entre eles.
    Algo que precisa ficar bem explícito é qual usar em determinada circunstância e que tipo de informação vai em cada um.
    Percebo que, em algumas situações, perco muito tempo pensando qual ferramenta abrir para salvar determinada informação/tarefa.

    • Thais Godinho respondeu Alexandre Custódio 10/03/2014

      Pode ser uma boa montar um fluxograma pessoal para seu controle, Alexandre.

  24. Mariana Soares 23/04/2014

    Oi, thais! Nos atualize sobre o que aconteceu/está acontecendo! Você migrou para o evernote? Conseguiu se habituar?

    • Thais Godinho respondeu Mariana Soares 23/04/2014

      Oi Mariana, há alguns posts mais recentes sobre esse assunto onde conto tudo! ;D

  25. Paulo Wagner 11/02/2015

    Bom dia Thais, parabéns pelo trabalho, sou um fã de seu blog e do seu livro.

    Sim, também sou uns dos fanáticos pelo Evernote, sem dúvida uma ferramenta extraordinária. Vivo esperando a equipe Evernote lançar um dispositivo móvel voltado para produtividade baseado no GTD, neste dia acredito que minha busca pelo sistema perfeito irá acabar. Enquanto isso, vou buscando um sistema funcional.

    A algum tempo tomei a mesma decisão que você de manter o GTD centralizado em um aplicativo (Evernote), porém não consigo usá-lo para gerenciar listas de tarefas, eu teria que ter um tutoria extenso sempre a vista, mesmo assim ainda escorrego em algo e acabo por não confiar mais no sistema.

    Olhando as recomendações de app no site do Evernote, encontrei o IQTELL (mencionado nesse post). Resolvi usá-lo e estou satisfeito, ele consegue integrar o Evernote como nenhum outro, ou seja, é possível transformar um nota do Evernote em um tarefa, em um Tickler, em um compromisso e vice-versa. Ele possui um calendário que pode sincronizar com o Google Agenda, além de tags, someday, projetos, contatos, compatibilidade com e-mails, entre outras ferramentas. Também possui alguns defeitos e bugs, acho que por ser novo a tendência é corrigi-los. Ainda não consigo usá-lo em sua totalidade, mas estou ansioso por aprender mais sobre ele.

    Como você adora realizar testes com ferramentas GTD e divulgar sua opinião da ferramenta acredito que seja uma ótima opção para um possível post. Abraço!!!

    • Thais Godinho respondeu Paulo Wagner 11/02/2015

      Olha Paulo, eu cheguei a assinar o premium de um ano do IQTell para testar e fazer um guia, mas ainda não consegui investir tempo nele. Acho que, por agregar tantas funções, ele se torna muito confuso. Se for para comparar com alguma ferramenta que agregue tudo, sou mil vez o Outlook do Windows mesmo. Porém, sei que preciso testar mais para falar sem ser injusta. Depois me fale suas impressões!

      • Paulo Wagner respondeu Thais Godinho 11/02/2015

        Continuarei utilizando e daqui a alguns meses escreverei um e-mails sobre minha implementação.

        Abraço.

  26. Rogerio_AA 23/02/2015

    Em questão de simplicidade, gosto muito do SSI gTasks ToDo.

  27. Hugo Faria 17/05/2015

    Parabéns pelo post, ajudou imenso.
    Eu encontrei uma aplicação maravilhosa que sincroniza todos os seus contatos, calendários e tarefas de varias contas com o Outlook. Quem estiver interessado pode clicar esses links aqui sobre como instalar. Boa sorte.

    http://contatoecalendariodeoutlook.blogspot.pt/2015/03/como-posso-sincronizar-o-toodledo-com-o.html

    http://contatoecalendariodeoutlook.blogspot.pt/2015/02/sicronizar-contactos-e-calendario-gmail.html

  28. Fernanda 30/06/2015

    Thais, li esse post e todo o Guia do Evernote e entendo as limitacoes de cada plataforma.

    Hoje, meio de 2015, o que voce mantem?
    Agenda do Google, Toodledo para tarefas e Evernote para arquivo e projetos?

    Se puder responder, agradeco! Grande abraco,
    Fernanda

  29. Fernanda 30/06/2015

    Ah, esqueci de perguntar tambem: voce esta usando o sistema com 2 ou com 7 cadernos no Evernote Thais?

    Beijo 🙂

    • Thais Godinho respondeu Fernanda 30/06/2015

      Eu não uso mais esse sistema, Fernanda. Usei durante 1 ano apenas para montar o guia para os leitores. ;D

  30. Fernanda 30/06/2015

    Muito obrigada por responder Thais! Estarei esperando por esse post 🙂

    Só ficou uma dúvida : então você não usa mais o Evernote?

    Grande abraço!

  31. Fernanda 30/06/2015

    Muito obrigada! 🙂

  32. […] estava decidida a manter todo o meu sistema de organização no Evernote. Ele é, e continua sendo, uma ferramenta […]