Você gosta de presentear as pessoas no Natal mas não concorda com o consumismo exacerbado dessa época? Veja estas quatro sugestões que podem te inspirar.:

Comidinhas

Todo mundo gosta de comer coisas gostosas! Você pode fazer cookies (biscoitinhos), chocolates, panetones caseiros e outras receitas mais, se você tiver habilidade para isso! Crianças podem ganhar vidros com balas ou bombons, por exemplo. Se você gosta de cozinhar, seu único investimento em dinheiro será com a compra dos ingredientes e das embalagens.

Arte

Se você tem habilidades manuais, pode fazer os seus próprios presentes! Quadros feitos com arte de scrapbooking, que tal? Objetos diversos feitos com decoupáge, roupas ou fofurinhas feitas com tecido, ou arte em mdf pintadas a seu gosto? Você também pode pintar telas, ou presentear um vovô com o desenho emoldurado feito por um neto. Ou que tal um porta-retratos lindo com a foto da família? Existem muitas opções quando se trata de arte.

Brechós

Brinquedos, objetos e roupas podem ser comprados em brechós. Você pode achar meio esquisito dar de presente uma roupa usada, mas dependendo da peça, pode ser um item muito especial e que tenha a cara do presenteado! Uma bolsa vintage, um bom par de óculos, um vestido de época, entre outros! Brinquedos para as crianças podem sair por menos da metade do preço e em qualidade excelente. Outros objetos para casa também podem ser encontrados por um preço baixo, incluindo raridades.

Sebos

Sou muito a favor de presentear as pessoas com livros, pois eu acredito que a leitura muda a vida de todos. Em sebos (lojas de livros usados), você pode encontrar obras bacanas por 1, 5, 10 reais. Se não tiver sebos em sua cidade, você pode comprar pelo site Estante Virtual, que tem sebos de todo o Brasil.

Confesso que eu fiquei tentada a fazer isso este ano, mesmo estando decidida a não dar presentes. =)

25 Comentários

  1. Olá, Thais… meu marido que me apresentou seu site, nós adoramos.
    A respeito do seu post de hoje, eu estou justamente fazendo o cardapio de lembrancnhas que daremos aos amigos e professores de nossas filhas esse ano, como trabalho com doces, fica muito mais facil e é certo o pessoal gostar rsrsrs

    Obrigada por compartilhar conosco tanta ideia boa.

    Bjs

  2. Oi Thais,

    adorei o post! Lá em casa nós também aderimos a essa ideia. Vou fazer cestas de natal para a família com coisas feitas por mim e outros produtos artesanais. E o mais legal é que montar esse presente envolve busca pelos produtos, pesquisa de ingredientes, o que cada um gostaria ou não, ou seja, a gente realmente pensa bastante sobre as pessoas que serão presenteadas durante esse período! Estou achando muito bom!

    beijos e bons preparativos!

  3. Minha mãe sempre gostou de dar lembrancinhas assim. Teve um ano que ela fez perfumes e aromatizadores de ambiente, para esse ano ela está programando caixinhas de madeira pintadas por ela, como craquelê ou decoupagem, recheadas de bombons. Eu tambem já fiz cookies e presenteei as amigas.
    Uma boa idéia tambem é fazer o que ja fiz para dia dos namorados: brigadeiros de sabores diferentes (tradicional, branco, café, ovomaltine etc) e doce de leite caseiro (feito na panela de pressão) em potinhos de conserva reutilizados. Peguei aqueles potes de vidro que a gente acaba acumulando (milho, champignon, palmito etc), forrei a tampinha com um tecido bonitinho e enchi de brigadeiro! Uma fitinha amarrada em volta e quem sabe uma Mini colher de madeira, e olha lá uma lembrancinhas bem fofa!

  4. Sem d;úvida, um dos melhores posts! Digo isso pela transmissão de um conteúdo tão importante na atualidade. Parabéns!

  5. Concordo com o “fazer os presentes” e dar bolos ou coisas gostosas de comer, mas dar um presente uado de um brechó é demais! Aí não! Nem de um sebo. Presente tem que ser novo! É a minha opiniao! beijos

    • Mas aí o consumo é mais importante que o presente em si?

      Eu adoraria ganhar uma bolsa vintage ou uma edição portuguesa rara de algum livro do Fernando Pessoa, por exemplo, e essas coisas não se encontram em lojas de shopping.

      No mais, o post dá ideias, não regras. ;D Aplique se quiser.

  6. Oi Thaís!
    Já pratiquei algumas dessas idéias.
    E também nao concordo com consumismo exacerbado. Também vou comprar poucos presentes para o Natal.
    Mas tenho uma dúvida. Você nao costuma presentear pessoas que nao sejam da família no final de ano? Por exemplo, porteiro, professor do seu filho, chefe / funcionários, etc… Essas pessoas também ficarão de fora do seu Natal? Ou você nunca teve hábito de presentear com lembranças para essas pessoas? (quanta pergunta hein! kkk)

    • Sempre comprei.
      Ano passado, comprei somente para família.
      Este ano, vou comprar somente para as crianças da família. Não ia comprar para ninguém, mas acho que elas esperam sempre presentes, e sou mais a favor da alegria que da economia, nesse caso. =)

  7. Estou decidida a fazer biscoitinhos amanteigados deliciosos e distribuir para as pessoas queridas! Acompanhados de um bonito cartão assinado de próprio punho é claro 😉

  8. Adoro dar Lembrancinhas DIY. Infelizmente esse ano não tenho tempo para me dedicar ao artesanato, até porque os presentes são muitos (marido, filho, 5 sobrinhos 10 cunhados, pais, sogra, etc, etc). Presente bom de sebo e brechó demandam tempo de busca e muitas vezes custam bastante. Como estou sem tempo e sem grana (uÓ rs) vou pensar numa lembrança comprada, mas barata, útil e escolhida com muito carinho. Desse modo, não me sinto culpada por comprar, porque sei que além de agradar o presenteado, estou gerando renda e emprego ;).
    Bjos

  9. Já até falei isso aqui no blog…

    Porta retratos são uma ótima opção. Consigo achar uns por 5 reais na cidade onde moro, escolho uma foto legal e pronto…
    Ano passado dei pra minha tia uma foto de toda a família, incluindo minha avó (mãe dela, que já partiu). Ela adorou, se emocionou e até chorou. Está na sala dela até hoje o presente, foi o item que ela mais gostou. Os outros (roupas, sandpalias) ela já usou e já foram até descartados. O meu presente está lá até hoje.

  10. Eu sempre sou a favor de presentes personalizados! rs…
    Adoro eu mesma fazer os presentes. Já fiz doces, já fiz caixas de higiene e beleza (uma caixa de madeira que tinha sabonete, esponja, esmalte, lixa, buchinha pra lavar esfoliar o rosto, toalhinha de rosto…), já fiz chaveiros de feltro, já dei vazinhos de vidros coloridos com flor de feltro… já dei capinhas de celular de tecido que eu mesma faço… adoro inventar! Esse ano não sei se terei tempo para inventar muita coisa. Mas lendo o post, e adorei a idéia dos porta retratos! Acho que será o da vez! Obrigada pela idéia! Aliás, ADORO seus posts! Jà me ajudaram bastante!

DEIXE UMA RESPOSTA