Oi Thais, tudo bem?

Sou, como você, grande entusiasta do Evernote. No entanto, fico com um certo receio de ter meus dados, notas e documentos digitalizados somente lá. E se um dia o serviço acabar? E se um dia acontecer qualquer tipo de problema com o meu login? Você já pensou nisso? O que você acha?

Obrigado!

Querido leitor,

Eu trabalho com segurança da informação e um dos principais conceitos que aprendi é que não existe absolutamente nada 100% seguro nessa vida. O que nós podemos fazer é tomar providências para diminuir os riscos.

Acho que a primeira coisa a ter em mente é que não existe a necessidade de deixar seus dados somente no Evernote. Você escolhe esse risco se quiser. Particularmente, recomendo salvar fotos e outros arquivos importantes em um HD externo, por exemplo, além de tê-los no Evernote. Não necessariamente em um HD externo, mas em outra fonte. A velha história de nunca colocar todos os ovos na mesma cesta.

No mais, sobre as outras dúvidas (se o serviço vai acabar ou se podemos ter problemas com o login), eu ficaria bastante tranquila, no seu lugar. O Evernote é um aplicativo bastante seguro e, além do que, existe há anos e anos, sem previsão de término. Geralmente, quando e se isso acontece, os desenvolvedores dão um bom período de tempo para todos os usuários fazerem backup dos seus arquivos, sem causar danos ao usuário. Se isso por acaso acontecer um dia com o Evernote, certamente eles tomarão essa providência.

Com relação à perda de dados, por precaução, eu costumo fazer backup dos cadernos semanalmente. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse em cada caderno e em “exportar notas”. Se não me engano, só dá para fazer nos aplicativos para Windows e Mac isso, e não na versão web ou mobile.

Ter o aplicativo instalado no computador também compensa porque, se por acaaaaso, um dia você não conseguir acessar a sua conta, seus arquivos estarão todos salvos em seu computador, assim como acontece com o Dropbox, por exemplo. Só fica bem escondido, mas estão todos lá. No Mac, sei que fica na Biblioteca do Finder. Não sei dizer onde ficam no Windows, mas uma busca no Google deve revelar rapidamente o caminho das pastas.

Minhas duas recomendações para você, por fim, são as seguintes:

1 – Faça o backup dos seus dados para se sentir mais seguro, com certa frequência.

2 – Guarde o que for realmente importante para você em outras fontes também.

Espero ter ajudado. Obrigada por ter escrito!

7 Comentários

    • Rafael, teve somente um problema há alguns meses e nenhum usuário foi prejudicado, pois eles tomaram providências rapidinho. E é aquilo, nenhum sistema é 100% seguro (seu computador pode ter um problema agora e pifar). Recomendo não deixar TUDO em um só lugar.

  1. Sempre penso dessa forma também Thais, sempre penso na seriedade dessas ferramentas eu nao me preocupo mesmo, faço backup semanal das notas exportando tambem, jogo para o dropbox e hd externo, sincronizo dropbox com o Copy e Skydrive entao tem que ter muita falta de sorte de perder todos os dados…

    Thais, voce sabe como exportar as notas e elas ficarem organizadas pelo Label? Por que no indice criado ficam os links puros, é preciosismo mas é uma duvida que sempre tive.

    Parabéns pelo seu trabalho
    Francismar

  2. Para mim, o problema não seria perder as informações, bastaria fazer a exportação regularmente, como a Thais aconselha. O problema mesmo seria ter um trabalho monumental para reinserir milhares de notas no meu próximo serviço.
    Comprei este programa (achei caríssimo):
    http://www.onenotegem.com/2/post/2013/07/onenote-import-evernote.html

    Ele faz a importação das notas direitinho para o OneNote. Claro que ainda restaria o trabalho de organizar.

DEIXE UMA RESPOSTA