Dica rápida e pontual: fotografei cada prateleira da minha estante de livros e criei uma nota no Evernote com o nome “Livros na minha estante”.

Para mim, a organização da minha biblioteca pessoal é muito óbvia, mas muitas vezes eu precisei indicar para o meu marido onde estava uma edição e ele não conseguiu encontrar facilmente. Com as fotos, caso isso ocorra, basta consultar e responder: “o livro está na segunda prateleira da direita, de cima para baixo, ao lado do livro X e do livro Y, e ele tem uma lombada amarela”.

Pode parecer besteira, mas eu achei uma boa ideia!

Também é bom para eu consultar o que eu tenho na minha estante quando quiser comprar algum livro novo. Eu usava um software chamado MiniBiblio antigamente para catalogar os livros, depois passei para o Skoob (cujo gap é não ter todos os livros, e não acho prático ter que ficar cadastrando cada vez que eu quisesse inserir um livro) e agora bastou tirar uma foto da estante em poucos segundos que eu já sei o que eu tenho.

Vale lembrar que o Evernote busca palavras em imagens também, então taí outra vantagem de não precisar catalogar um por um.

Feito é melhor que perfeito. Praticidade sempre.

15 Comentários

  1. oi, Thaís!
    Nunca tinha pensado em tirar fotos dos livros. Realmente, deve facilitar muito encontrá-los. Quando eu tiver uma estante só pra eles, acho que vou fazer isso. São muitos. (No momento, estão morando numa parte do meu guarda roupa, pois não há estantes suficientes pra eles no meu quarto. Eram eles ou eu.)
    Por muito tempo, usei o MiniBiblio também, mas parei assim que comprei o meu Kindle. Agora fico só pensando no trabalhão que vai dar pra catalogar tudo de novo…

  2. estou tentando usar o evernote, nunca usei nenhum tipo de organizador online;
    parece meio dificil, ainda nao sei aproveitar todos os recursos, mas vou lendo o q vc escreve e escrevendo no meu caderninho, aos poucos eu vou descobrindo mais.
    obrigada por compartilhar!
    otima ideia.

  3. Olá! Eu gosto do Goodreads para catalogar os livros que eu tenho. Nunca precisei cadastrar nenhum livro.
    Parabéns pelo site!

  4. Eu adoro o Skoob e uso pra tantas coisas, desde acompanhar minhas leituras, o paginômetro e quantidade de livros que leio por ano, mês etc, a consultar livros e resenhas pra ver se me interesso em comprar, mas também uso pra saber quais tenho. Acho isso tão prático e rápido e depois é só consultar o que eu tenho que a minha estante de casa aparece pra mim. É claro que eu tenho livros em outros formatos (ebook, audiobook) que eu cadastro como “tenho”, mas é só eu bater o olho que eu lembro se tenho cópia física ou não.
    Ainda não aprendi a usar o evernote por completo, com tags e tarefas, uso para coisas simples. Em relação à foto, algo que tem sido muito prático é tirar uma foto do calendário de provas da faculdade, pq posso acessar de onde estiver e não se perde no meio de outras fotos.

    • Também gosto muito do Skoob, mas o grande “tcham” do Evernote é ter TUDO no mesmo lugar. Em vez de usar Skoob, Filmow, Get glue etc, uso somente uma ferramenta, o que facilita as buscas também.

  5. Parece optimo mas, tendo prateleiras e mais prateleiras e livros
    em segunda fila não é pratico. saber se o livro xis está por detrás daquele outro ?

    mas também é preciso ter uma boa maquina fotográfica pois a do telemovel não vai captar
    tão bem quanto isso .

    um abraço
    Maria

    • Mas Maria, a ideia de uma estante organizada é que não tenha livros atrás, pois não fica nada prático. Porém, nesse caso, pode-se tirar uma foto da fileira de trás, voltar os livros da fileira da frente para o lugar e tirar foto deles também.

  6. Bem bacana essa dica! Eu separei uma prateleira especial com os livros que preciso ler, mas la em casa são tantos e estão espalhados pela casa, que preciso organizar melhor… RS

  7. Oi Thais,

    Como eu sou “a louca do livro de receitas”… kkk… me cadastrei no Eat Your Books. Adorei! Uma ótima forma de relacionar todas as “fontes” (livros, revistas, blogs) referentes ao assunto e colocá-las mais em uso, pois há ferramentas de pesquisa por ingrediente ou nome de receita. Pena que o site é americano e os livros/revistas/blogs indexados são, na maioria, em inglês. Então parte da minha coleção (os importados) estão lá, parte (os brasileiros) ficou de fora. De qualquer forma, tenho cozinhado muito mais!

    Tô adorando o blog!!!

DEIXE UMA RESPOSTA