ou

Esta é você completando 32 anos de idade. Sim, você virou adulta! Aproveite os seus 16 anos, porque vem muita coisa por aí. Eu quis escrever essa carta para te dar alguns conselhos. Ok, eu sei que você provavelmente não vai seguir nenhum deles. Porém, se eu realmente pudesse escrever para você, eis o que eu te diria.

Aproveite a fase do vestibular para estudar e passar em uma boa faculdade. Você não sabe ainda que curso quer fazer, mas tem gente com 40 anos que ainda não sabe o que quer fazer da vida. Não coloque muita pressão sobre essa escolha. Pense em todas as coisas que você gosta de fazer: ler, escrever. Mas pense também em quem você pretende se tornar profissionalmente. Quer trabalhar em um escritório? Em um jornal? Em uma agência? Ao ar livre? Pense nisso, mais do que qualquer outra coisa. Não tome nenhuma decisão baseada em parâmetros que não foram definidos por você mesma.

Sua avó quer que você passe em um bom concurso público. Preocupe-se com o vestibular, foco total, e depois você pensa nisso. Pode ser uma boa ideia sim, mas uma coisa de cada vez.

Não se estresse tanto com a sua família. Sei que é difícil (eu estive lá!), mas procure focar nas suas realizações, nos seus objetivos. Cuide do seu pai.

Assim que passar no vestibular, procure um emprego. Comece a trabalhar logo, seja onde for, para conseguir juntar algum dinheiro e ir morar sozinha. Isso vai melhorar sua sanidade em uns 500% e vai ser uma experiência de vida incrível. Você vai ver como é gostoso ter o seu próprio cantinho, com as suas coisinhas, mesmo que fique sem dinheiro no final do mês. Tudo compensa, e dinheiro é para isso mesmo, não para gastar com besteiras. Eu sei que besteiras são importantes, mas não gaste todo o seu dinheiro com elas.

Não compre roupas porcaria! E pare de usar essas roupas meio hippies. Os anos 90 já estão acabando.

Pegue leve nos livros que você comprar. Compre somente aqueles que você realmente ame.

Cuide dos seus discos.

Aprenda a tocar guitarra direito! O tempo vai passar e você não vai conseguir se dedicar a isso mais tarde.

Aproveite para dormir bastante, pois um dia você pode ter filhos e vai se lembrar com nostalgia dessa época.

Não engorde! Você tem um corpo saudável e no peso adequado à sua altura. Agora que você está parando de praticar esportes as coisas ficarão mais complicadas e, para emagrecer depois, vai ser muito, muito difícil. O metabolismo muda e fica mais lento – não confie nessas dietas doidas que você faz quando engorda um pouquinho no Natal. Sério, não engorde! Controle seu peso e já tome providências assim que passar um pouquinho.

Não leve os relacionamentos tão a sério. Você é jovem e está conhecendo o mundo. Tem muito tempo para conhecer “a pessoa certa”, mas você a reconhecerá quando ela aparecer. Confie em mim.

Procure controlar esse seu nervosismo. Leia sobre o budismo. Você vai gostar, e vai te fazer um bem danado. Não vale a pena ser uma pessoa nervosa, por nós mesmas. Aprenda a relevar a opinião dos outros e não caia em joguinhos emocionais.

Curta mais as viagens que você faz para São Manuel e os seus bisavós que moram lá, porque a vida é curta. Passe mais tempo com eles.

Tem um montão de gente que gosta pra caramba de você e nunca vai te deixar sozinha. Mas você vai descobrir que, na verdade, você prefere mais ser essa companhia que a pessoa acompanhada. 

Você não tem ideia das coisas maravilhosas que vão acontecer com você nos próximos 16 anos. Você vai passar por períodos difíceis também, mas vai superar. Não quero te dar nenhum spoiler, mas posso dizer que você ficará bem. E é uma sensação incrível poder escrever isso nesse momento.

Parabéns pelos seus 16 anos. E parabéns por chegar aos 32! Seja feliz!

Ass: Thais, em 2013

Thais Godinho
25/09/2013
Veja mais sobre:
83
Ferramentas de organização que estou usando atualmente
Como comprar: sofá-cama

 

  1. Daniel Almeida 25/09/2013

    Parabens;

    Bem bolado e realista , linda mensagem, me faz lembrar daquele filme acho Ps eu te amo.

    Tais cada dia surpreendendo, Deus continue a abença-la.

  2. Thayná Pereira 25/09/2013

    Que lindo texto! Tenho 17 anos e amei saber o que as mulheres pensam sobre o passado quando chegam aos trinta. Estou aprendendo a me organizar e a conquistar meus objetivos, já emagreci bastante e estou firme em direção a minha meta. Vou seguir suas dicas! Bjs! Muito sucesso pra vc!

  3. Thais Godinho 25/09/2013

    Oi gent. Escrevi este ano. ;D

  4. Gabriela 25/09/2013

    Que lindooooooo! Emocionante!

  5. Amariles 25/09/2013

    Querida Thais, queria presenteá-la com uma breve história:

    Nosso Deus misericordioso estava há alguns anos atrás olhando o futuro de alguns filhos queridos e percebeu que faltava algo delicado, inteligente e muito importante. Neste momento ELE decidiu presentear uma linda família com um bebezinho especial nascido em 25/09/1981.
    Este bebezinho cresceu e virou um mulherão, delicada, inteligente e muito importante para muitas pessoas. Thaís, parabéns por ser assim tão especial e por ajudar tantas pessoas a encontrarem sua satisfação pessoal.Ações assim como a sua podem mudar o mundo.
    O aniversário é seu, mas você é um presente de DEUS em nossas vidas, dividindo sua vida, seu conhecimento e suas experiências!
    Fiquei feliz em saber que hoje é seu aniversário, pois é tão bom comemorar o aniversário de uma amiga (è assim que a vemos como uma amiga, sempre disposta a ajudar com suas delicadas postagens)
    DEUS TE ABENÇÕE MUITO E SEMPRE!

  6. Leila 25/09/2013

    Olá Thais, acompanho você a um tempo já e percebi que temos coisas parecidas, também sou formada em história, ontem quando li o post do dia 21 “coisas que eu gostaria de fazer” nossa levei um susto, pois muita coisa parecida, eu tenho uma lista dessas… o trabalho com moda é meu sonho, hehe, passar em concurso é outro, faço pós em História e minha monografia vou trabalhar com a revista Claudia nos anos 80, e também somos librianas.. hehe faço aniversário dia 28/09. Parabéns pelo seu blog, me ajudou muito, eu moro sozinha e as vezes facul, trabalho e casa enrola tudo, mas com suas dicas consegui me organizar. Obrigada! Beijo

  7. Hilda 25/09/2013

    Parabéns Thais. Adorei o texto. Que Deus a abençoe sempre. Muita saúde e sucesso.

  8. Gina 25/09/2013

    Lindo presente pra vc e pra todos nós. Muita saúde, felicidades… parabéns por ser uma pessoa tão especial!! Bjins.

  9. Ana 25/09/2013

    Que lindo…Parabens e muitas felicidades

  10. Iraci 25/09/2013

    Felicidades, paz, saúde! Parabéns, Thais! Linda mensagem! Obrigada por tudo e que Deus te abençoe!

  11. Andrea Rosti 25/09/2013

    Thaís já deixei um recadinho mais cedo lá no seu face, mas de novo parabéns!! Você é um poço infinito de inspirações… Bjs

  12. Lu Navarro 25/09/2013

    PARABENS!!!
    MUITAS FELICIDADES, MTOS ANOS DE VIDA!!!!
    ÊEEEEEEE!!!

  13. Mônica 25/09/2013

    No auge dos meus 19 anos, em meio a trabalhos e responsabilidades, é ótimo parar, abrir o seu blog e me deparar com uma surpresa tão boa. Obrigada por permitir que eu lesse essas palavras sinceras. Saiba que dessa forma você está realmente aconselhando algumas “Thaises” perdidas por aí. 🙂

  14. Joanita 25/09/2013

    Fofíssimo. Você inspira. Deu saudade dos meus 19 anos.

  15. Juliana 26/09/2013

    Oi Thais amei o seu estilo de comemorar o seu aniversário! eu também fiz algo assim mas fiz um post de 38 motivos que sou grata! Um para cada ano do meu aniversário , o meu maior presente foi receber inúmeros emails ! parabéns pela ousadia e pelas palavras , te acompanho a algum tempo! beijocas

  16. Natália 26/09/2013

    Oi Thais!

    Acho que nunca comentei aqui, mas sou uma leitora assídua! 🙂
    Queria te desejar um feliz aniversário (meio atrasado, pois já passou da meia-noite, rs), cheio de realizações e novos planos para o futuro.
    Linda a carta!

    Beijos!

  17. Machado 26/09/2013

    Muita felicidade para seus 32 anos!!!
    O texto de você adulta para você adolescente ficou lindo e tratado com tanto amor.
    Poderia virar um livro, que tal?
    Bom nos vemos daqui a 16 anos!!!!

  18. Luh 26/09/2013

    “Aprenda a relevar a opinião dos outros e não caia em joguinhos emocionais.” Perfeito!!!

  19. Thaís Carolina 26/09/2013

    Thais, recebi esse post por email, e enquanto lia achei que fosse pra mim. E me serviu mesmo! Mesmo sem saber você me ajudou de forma quase que perfeita. Parabéns pelos seus 32 anos, que você seja muito feliz. 😉

  20. Celi 26/09/2013

    Lindoooo, Thais! Tenho 17 anos e você sempre me inspira com seus posts, mas esse foi muito especial, sério! Parabéns! Muitas felicidade sempre!

  21. Deise Gomes 26/09/2013

    Parabens! Tudo d bom pravc! Leio diariamente o blog.

  22. Deise Gomes 26/09/2013

    Faco trinta e dois em outubro e vc e uma grande inspiracao para mim.

  23. Audineia Leite 26/09/2013

    Parabéns, querida. Poucas pessoas se destacam e fazem a diferença nessa vida, na verdade, isso é só para quem REALMENTE quer! Você é uma dessas pessoas que brilham.
    Abs,

  24. Alda Lacerda 26/09/2013

    Parabéns Thaís!
    ADOOOOOOOREI!!!!!!!!!!!!

    smack!!

  25. Bianca 26/09/2013

    Oi, Thais!

    Faz pouco tempo que acompanho tuas postagens, mas já estou adorando! É ótimo ler algo que nos faz refletir e pensar que devemos curtir as coisas com mais calma, sem tanta ansiedade. Pois, quando somos jovens queremos que o tempo passe logo: são tantas decisões a tomar, tantas experiências para viver, ufa! haha

    Abraços!

  26. Daniele 26/09/2013

    Inspirador!!!!
    Amei o post!

  27. Laís 27/09/2013

    Lindo! Bela reflexão, como nos vemos nesses textos e nos identificamos. Tenho 25 ainda, mas espero que aos 32 eu consiga ter uma reflexão tão realista e serena da vida. Um abraço forte. Deus te abençoe!

  28. Noelle 27/09/2013

    Olá Thais,
    Cada dia me identifico mais e mais com você. E agora principalmente, ao descobrir que você também toca guitarra! Que legal!! =)))
    Feliz aniversário, tudo de melhor pra você e sua família.
    Abraços

  29. Arléia 29/09/2013

    Thaís, lindo…só faltou a trilha sonora….já ouviu essa? http://www.youtube.com/watch?v=s2IAZHAsoLI Felicidade – Marcelo Jeneci…é linda…
    Beijos

  30. Ana 01/10/2013

    Eu já fiz uma carta dessa pra mim mesma jovem. É tão legal, né? O mais interessante é que nos coloca em paz no momento atual porque se pudéssemos receber uma carta hoje de nós com 60 anos, provavelmente nos diríamos coisas bem semelhantes, não?

  31. Anna 08/10/2013

    <3

  32. Silmara 17/11/2013

    Ah, Thais, que lindo! Você é uma benção para mim.
    Obrigada. Obrigada. Mil vezes obrigada.
    beijo grande