ou

Muitas pessoas ficam confusas com relação à organização do freezer ou do congelador, porque assim: os alimentos se conservam mais lá, todos sabem. Mas por quanto tempo a mais, exatamente? E outra, podemos guardar qualquer tipo de alimento ali? Qual a melhor forma de fazer isso? Veja algumas dicas.

Descarte tudo o que estiver guardado há mais de um ano ou que você não souber identificar. Se isso estiver acontecendo, é porque já faz muito tempo que você comprou, então não vale a pena correr o risco de comer algo estragado.

Guarde alimentos similares juntos, setorizando o freezer. Assim, fica mais fácil identificar onde fica o quê. Você pode usar cestinhos de plástico para guardar carnes, frangos, peixes e frutos do mar, legumes e assim por diante.

Etiquete os potes e cestos para saber o que tem dentro. Se não souber a validade, coloque a data em que foram armazenados, pois assim você terá uma referência.

Procure separar as carnes em porções menores antes de guardar no congelador, para ficar mais fácil descongelar no futuro.

Deixe as compras mais recentes no fundo e as antigas mais para a frente. Isso evitará o uso de alimentos recentes e o vencimento dos mais velhos, o que levará ao descarte.

Nunca coloque nada em cima das forminhas de gelo, pois isso pode contaminar os cubos.

Separe os alimentos já preparados dos que ainda estão crus. Isso facilitará também a identificar no dia a dia e priorizar o que deve ser consumido.

Deixe sempre um espaço dentro do potinho, especialmente no caso de líquidos, pois eles dilatam ao serem congelados.

Retire o máximo de ar de dentro dos pacotinhos antes de congelar.

Deixe os alimentos mais usados na porta do freezer, como hambúrgueres, pães de queijo e temperos, para facilitar o manuseio.

Algumas dicas para conservação

Quando descongelar um alimento, deixe-o na geladeira. Nunca descongele em temperatura ambiente, a não ser que o consumo seja imediato.

Não recongele nenhum tipo de alimento, para não perder o sabor e as qualidades nutricionais. O alimento só poderá ser recongelado se deixar de ser cru e for cozido.

Validade dos alimentos

– Carne bovina sem gordura: 9 a 12 meses
– Carne bovina com gordura: 2 meses
– Frango: 12 meses
– Lula, camarão, lagosta, marisco, mexilhão e filé de peixe em posta: 3 meses
– Carne de porco fresca: 6 meses
– Linguiça e salsicha: 2 meses
– Bacon: 2 meses
– Presunto e tender: 4 meses
– Hambúrguer: 3 meses
– Aves: 3 meses
– Frutas: 8 a 12 meses
– Vegetais: 8 a 12 meses

O que não pode ser congelado

– Maionese: porque o óleo se separa dos demais ingredientes
– Gelatina pronta: cristaliza-se
– Folhas verdes e tomate crus: alteram as propriedades
– Batata e outros tubérculos (menos mandioca): perdem o sabor e a textura
– Ovos cozidos ou crus com casca: a gema fica granulada
– Vegetais que serão usados crus: desidratam e mudam a textura original
– Manjares e pudins à base de amido de milho: alteram as propriedades
– Carne salgada ou defumada: altera as propriedades
– Creme de leite, doces caramelizados, leite fresco, iogurte, picles, pudim de clara ou leite condensado e curau: alteram as propriedades

Fonte das duas últimas listas: G1

Eu mesma tenho dúvidas sempre que preciso congelar um alimento, então recorro a essas listinhas. Para mim, é muito prático congelar refeições prontas para usar no dia a dia, e conservação de alimentos como carnes é essencial. Espero que o post tenha tirado algumas dúvidas e sirva como referência para você organizar o seu freezer ou congelador.

Thais Godinho
17/09/2013
Veja mais sobre:
11
Como limpar a casa quando se tem muitos animais de estimação
Viagem de final de semana

 

  1. Erika/SP 17/09/2013

    Eu adorei as dicas, estava precisando conhecer melhor sobre as validades dos alimentos no freezer! Acabei de organiza-lo! Obrigada e beijos! Erika/SP

  2. Nicoli 17/09/2013

    Olá Thais,
    adoro seu blog e sempre aprendo várias coisas bacanas e práticas. Esse post é bem bacana e eu costumava organizar a geladeira e o freezer dessa forma. Raramente jogavamos alimetnos vencidos ou estragados no lixo, e, desde que aderimos oficialmente ao minimalismo e simplificação da vida, essa prática está quase completamente nula. Nossa geladeira possui somente uma porta (ainda não é frost free), ou seja, espaço mínimo. E somente mantemos o mínimo de alimentos dentro dela, sem estocar coisa alguma, já que fazemos compras todas as sextas feiras…
    Excelente post! Excelente semana! Bjs

  3. Tatianna Monteiro 17/09/2013

    Thais,

    Veja o site http://www.grudadoemvoce.com.br. Eles tem umas etiquetas ótimas para identificação dos potinhos no freezer.

    By the way, sou Engenheira de Alimentos e suas dicas sobre congelamento e descongelamento estão certíssimas.

    Abs,

    Tatianna

  4. nathali 17/09/2013

    ótima matéria!

    • Karine respondeu nathali 17/09/2013

      Taís,
      Respondeste a maior dúvida que tinha sobre congelamento, se podemos congelar a carne cozida que já foi congelada quando estava crua 😀
      Obrigada!!!!

  5. Sara 17/09/2013

    Tenho o cuidado de ter sempre o frigorífico e congelador arrumado por secções e isso tem evitado o desperdício de comida por passagem da data de validade, etc. Relativamente à porta do frigorífico eu li que, por ser uma das partes menos frias do electrodoméstico, deve-se evitar guardar alguns alimentos que se deterioram com mais facilidade como por exemplo produtos lacteos, mesmo que sejam usados com bastante frequência. Esses devem ficar na parte de trás das prateleiras, onde a temperatura está mais baixa.

    Obrigada pela lista da validade dos alimentos e dos alimentos que não devem ser congelados! Sempre tive dúvidas em relação a isso!

  6. Valéria Vieira 17/09/2013

    e esse post é um que vai pro Evernote…
    ô listinha boa para se ter à mão!!!

    utilidade pública!

    obrigada mais uma vez, Thais!

  7. Thais Ribeiro 17/09/2013

    Que ótima matéria, Thais. Parabéns como sempre!!
    Gostaria de compartilhar uma dica: Quando forem congelar bifes, peguem uma forma e passem manteiga, distribua os bifes na forma para que eles fiquem “esticados” e levem as formas ao congelador. Depois de uns 20 minutos, retire e é só pegar com a mao que ele está no formato certinho, aqui em casa guardamos em sacos plasticos higienizados, que assim eles nao grudam uns nos outros e quando vamos fazer é so tirar quantos bifes voce quer, que os outros ficam intactos.

  8. Sabrina 19/09/2013

    Amei,
    Fica bem mais prático para o dia-dia com essas dicas!

  9. Eliane L Marson 19/09/2013

    Gosto de aproveitar para limpar a geladeira, mas queria saber a forma certa de ter certeza de ter desenfectado-a internamente. Qual é o método de limpeza melhor?

  10. ana délia 22/09/2013

    Oi Thaís! Eu congelo requeijão, extrato de tomate e molho de tomate pronto (cobertos com filme, sem ar) por 20 dias. Congelo também panquecas em discos, intercaladas com filme, por 60 dias. Se já estiverem enroladas com recheio, cubro com filme, sem ar, e congelo por 30 dias. Um abraço!