ou

Muitas pessoas me pedem esse post, e eu já começo dizendo que, quando se trata de ferramentas ou gadgets, tudo é muito pessoal – depende das necessidades de cada um etc. No meu caso, como eu viajo muito e tenho que administrar várias frentes de trabalho, ter um tablet foi uma boa opção, e não há um só dia que eu não utilize. O meu tablet é o Samsung Galaxy Note 10.1, que me dei de presente de Natal. Na época, acabei comprando por causa dos meus estudos, mas ele acabou servindo para todo o resto também.

Ele vem com uma caneta para escrever que, no início, usei muito e achei maravilhosa (a escrita é muito boa, diferente das canetas a parte que compramos para usar em tablets), mas hoje em dia quase não utilizo, com sinceridade. Eu também quis comprar esse tablet porque ele é grande (na horizontal, a tela fica da largura de uma folha de papel e, como eu usava para ler e estudar, e até escrever e fazer anotações nos documentos, isso foi um parâmetro importante), mas hoje o que me incomoda é justamente o tamanho dele. A Samsung lançou uma versão menor, de 7 polegadas, e eu certamente compraria se já não tivesse o meu. De qualquer forma, não é tão grande e dá para levá-lo para qualquer lugar. Ele é fino, leve e eu uso uma capinha comprada pelo eBay que deixa ele com cara de pastinha.

A primeira coisa que você deve pensar, quando pretende adquirir um tablet, é se realmente precisa de um. Muitas vezes, um bom celular dá conta do recado. Mas isso se você estiver economizando dinheiro – se tiver dinheiro para comprar sem motivo, faça isso! Ter um tablet é muito legal, mesmo que por motivos menos importantes.

Vale lembrar também que ninguém “se organiza com um tablet”. Quem se organiza é você – e aí você pode utilizar as ferramentas que achar necessárias para isso. Eu vou listar aqui como eu utilizo o tablet na minha rotina de organização:

  • Acesso ao Evernote em qualquer lugar, especialmente em reuniões. Inclusive é útil para gravar reuniões, palestras e cursos e arquivar no aplicativo.
  • Estudo através de apostilas em PDF, com a possibilidade de usar a caneta dele para fazer anotações e grifar nos documentos. Para isso, uso um aplicativo chamado Repligo, mas existem outros também muito bem recomendados.
  • Consultar minha agenda do Google (e a do meu marido, do meu filho) sempre que necessário. Também dá para fazer pelo celular.
  • Escanear todo tipo de papel importante e enviar direto para o Evernote.
  • Ler e-books no aplicativo do Kindle. Em viagens de avião, é o que me salva, pois não preciso levar muitos livros.
  • Acessar múltiplas contas de e-mail a partir de um único lugar, sem precisar ficar fazendo logoff e login toda hora.

Tablets e celulares têm zilhões de aplicativos para organização, mas eu sinceramente não os utilizo, porque gosto de manter um único sistema de organização (no momento, o Evernote). Se eu começar a deixar algumas informações em um aplicativo aqui, outras ali, acabo me perdendo. Mas para quem não faz como eu pode ser uma boa opção.

Tablet hoje em dia virou um pouco de febre e muita gente compra um sem realmente saber para que vai utilizar aquilo além de ver o Facebook e jogar Candy Crush. Se você é uma dessas pessoas, ótimo, mas então não precisa gastar muito dinheiro com ele. Existem tablets de todos os preços. Hoje um iPad mini custa menos de dois mil reais, e há inúmeros tablets por menos de mil reais. Ainda assim, é um item caro para os brasileiros. Portanto, avalie direitinho se você precisa e, se realmente achar que sua vida ficará mais fácil com a aquisição de um, escolha um modelo que atenda suas necessidades – não precisa ser o top do mercado.

Espero ter ajudado. =)

Thais Godinho
12/09/2013
Veja mais sobre:
20
Não gaste dinheiro à toa
Como se organizar trabalhando de dia e estudando à noite?
Organizando uma cozinha pequena: dicas práticas

 

  1. Najara 12/09/2013

    Ameiii o post!
    Sem contar que dar para baixar aplicativos que divertem as crianças!
    Big beijo!

  2. ronise 12/09/2013

    eu tenho um galaxy tab de 7 polegadas, acho perfeito o tamanho. ele já tem 1 ano e meio de uso intenso e continua 100%. mas estou meio afim de trocar pro um ipad mini agora…vamos ver.

  3. Nilza 12/09/2013

    Eu não preciso de tablet. Mas compraria uma versão menor se estivesse na fase de cursar faculdade e trabalhar, para caber na bolsa com tranquilidade.
    O IPad é bacana, mas tem o defeito de chamar muito a atenção. Se eu tivesse que passar o dia fora, preferiria um modelo mais discreto. Meu kindle (que não é tablet, é só um e-reader) tem uma capinha de couro preta e parece uma simples agenda. Ninguém dá pelota para o brinquedinho, o que eu acho muito bom.
    Bjs,

  4. Camila Vieira 12/09/2013

    Como pretendo voltar a estudar ano que vem, quero comprar um para usar como leitor de .pdf e livros em formato .epub. Eu leio no celular mas como a tela eh pequena tem que ficar virando a página muitas vezes o que atrapalha a leitura. Pretendo comprar um bem simples, como o de um amigo meu que comprou um tablet Gênesis com Android 4.0 por 120 reais na Santa Efigenia.

    • Lily respondeu Camila Vieira 13/09/2013

      Considere um smartfone de tela grande. Há telas de 5 polegadas, está pra sair um de 6. É o melhor de dois mundos 🙂

      • Thais Godinho respondeu Lily 14/09/2013

        Nossa, ODEIO telefone grande. Pra mim telefone tem que ser prático, caber no menor bolso possível.

  5. Isabela Lennon 12/09/2013

    Ganhei um tablet recentemente e foi perfeito, porque foi justo quando comecei meu outro curso da faculdade e recebi várias apostilas em PDF; não precisei imprimi-las e economizei demais.
    Sem contar que, realmente, dá pra ler livros numa boa com o aplicativo do Kindle, é muito prático.

    Não tenho muito saco pra usar aplicativos como facebook (ainda bem!), então a utilidade do meu tablet é mesmo mais com meus livros/textos/apostilas/etc. Pra mim é extremamente útil, recomendo!!!

  6. Antonio 12/09/2013

    Thais, tenho pensado muito em comprar um para leitura de ebooks, já que facilitam e muito a vida, e vc nao precisa ficar carregando os livros que gosta de ler. Outro ponto é ouvir música ou assistir vídeos, em grandes deslocamentos (viagens de avião ou ônibus). Nesse caso estou em dúvida se compro um de 8′ ou 10′.

    • Guilherme respondeu Antonio 14/09/2013

      Oi, Antonio. Desculpe por me intrometer aqui no seu comentário, mas é que acabei lendo e resolvi dar uma sugestão. Você disse que pretende comprar um tablet para a leitura de e-books e eu super te recomendo a compra de um e-reader (Kobo ou Kindle). Eu tenho um Kobo e é muito bom; fora que é bem mais em conta do que um tablet! O problema é que nesse caso não daria pra você ouvir música ou ver vídeos. Mas vale a pena, viu? 😉

  7. Carol 12/09/2013

    Eu acabei de comprar o meu Note 8″. O motivo inicial foi o mesmo do seu (estudo). Ia comprar o de 10.1″, mas achei pesado. Também uso o Repligo. No começo me arrependi um pouco pois acho que pra ler apostila o melhor é o de 10, mas depois acostumei e descobri o jeito de aumentar o texto no repligo.
    Mas, minha maior dificuldade é com o teclado. Detesto digitar em tablet ou celular. Então acabo usando muito o notebook ainda.

  8. Graciele 12/09/2013

    Tenho um Ipad e além de utilizar para acessar meus emails, Evernote, leitura de livros e revistas, utilizo para entreter minha filha com aplicativos educativos. Valeu cada centavo do investimento. Abraço.

  9. Joyce 12/09/2013

    É, eu não sou muito tecnológica… Só uso celular pra ligar e mandar mensagem, e isso bem raramente. Ainda tenho me organizado em cadernos mesmo.

    Só que pra ler eu tenho um Kindle e achei o máximo! Fácil de usar e a tela não tem brilho, parece que a gente tá lendo de um papel impresso mesmo… Superleve, me salva quando tenho que esperar em algum lugar.

    Tablet por enquanto não vou ter não… Mas as dicas foram ótimas!

  10. Midore 12/09/2013

    Há alguns meses tive vontade de comprar um tablet, principalmente para fins de estudos, mas vi q consigo fazer tudo que preciso no meu celular. A única coisa q seria melhor no tablet é o tamanho da tela para leitura e assistir vídeo aulas. 😉

  11. Paty Lenny 12/09/2013

    Thais, te sigo tem tempo, mas acho que nunca comentei.
    Eu tb tenho um tablet, um iPad Mini. Comprei nos EUA, no ano passado sem nem saber porque queria ele e não mais o meu netbook. Tava com dinheiro e queria ter o mais legal do momento, então comprei.
    Mas hoje eu não consigo viver sem.
    Sou professora de Inglês e Cerimonialista, então tenho todos os listenings dos meus alunos particulares no tablet, e não me preocupo mais em carregar som e CD, além de dicionários, gramática se tradutores que me ajudam muito nas aulas.
    Para o Cerimonial, tenho todas as fotos de inspiração para mostrar para as noivas e check lists de tudo que preciso fazer antes e durante os casamentos, e ainda uso para tirar fotos de coisas que acho interessantes nos casamentos ou de momentos únicos, que talvez o fotógrafo não consiga, para depois poder enviar aos noivos e familiares.
    Uso para acessar os contratos, e-mails e o Evernote, que comecei a usar e fiz o marido usar depois de ler sobre ele aqui no seu blog.
    Além de tudo isso ainda uso na igreja, para acessar livros, anotar as palavras e acessar um sistema que preciso, e compartilhar informações com os irmãos da equipe.
    Finalmente, leio livros, acesso e-mails, vejo vídeos, acesso o facebook e jogo Candy Crush.
    Então definitivamente meu tablet foi uma das melhores compras de eletrônico que fiz nos últimos tempos, e eu nem sabia que ia ser tão maravilhoso assim.
    Agora eu fico recomendando para todos os meus amigos.

    Beijos!

  12. Jessica 12/09/2013

    Comprei um e acabei me arrependendo, acredita? Sou muito mais ligada à papel e caneta, embora veja diversas vantagens em “virtualizar” (menos papel, livros, peso, etc). Também me decepcionei com a marca. Acabei comprando por ser uma opção bem em conta pro meu bolso na época, mas se eu pudesse voltar atrás, talvez o faria.
    Resultado: tá desligado na gaveta há um tempinho e meu atual celular tem todas as funções que ele tem (e bem melhores!).

  13. Renata 12/09/2013

    Eu tenho o da samsung de 7 polegadas e adoro. O tamanho é ótimo para carregar (embora eu tenha medo de andar com ele no RJ) e é super útil. O único ruim que encontrei foi que para ler livros nele eu ainda não me acostumei, parece que a letra ainda fica muito pequena e nem sempre dá para aumentar sem prejudicar a posição no tablet.

    beijo
    Reenoceronte

  14. Carolina 12/09/2013

    Thais, que surpresa ver que o seu tablet é o mesmo que o meu! Comprei em uma viagem aos Estados Unidos, sem muita certeza de como iria usá-lo, e confesso que por um bom tempo usei somente para Facebook, emails e Candy Crush. Só que então descobri a maravilha que é poder viajar e levar todos os livros num mesmo aparelhinho, e aí sim comecei a ver melhor a utilidade dele. Estou tentando começar a usar o Evernote e acho que o tablet será de grande ajuda. Obrigada pelo post!

  15. Priscila 13/09/2013

    Também estou pensando em adquirir um…. mas tenho dúvidas quanto à memória. Os de 16GB são bem mais em conta, mas fico pensando se com tantos aplicativos, videos, fotos, livros, não acaba sendo pouco?!?! Alguém pode me dar dicas quanto à isso?!?

    Bjs!

    • Diego Apolinário respondeu Priscila 13/09/2013

      Priscila,

      Eu por exemplo tenho 16 GB no tablet e não utilizo por que não tenho musicas nele e 90% dos vídeos que assisto são via streaming. Além de que hoje em dia você pode ter muita coisa na Nuvem (Dropbox, Google Drive, Sugar Sync, etc).

      Grande parte dos tablets hoje em dia permitem que você aumente o espaço em disco com cartão micro SD adicional.

      Espero ter ajudado 😉

  16. Patricia 13/09/2013

    Eu tenho um igual o seu! Uso bastante para navegar na Internet, ler os meus feeds, salvar artigos interessantes no Pocket, ver e-mails, assistir vídeos no YouTube e filmes e seriados no Netflix, visualizar as fotos e documentos salvos na nuvem, acessar o Evernote e conferir meu extrato no banco! Faz um tempão que não uso meu laptop, está praticamente aposentado, só uso quando tenho que digitar textos. Só não leio livros nele, pois cansa a visão. Tenho um kindle para leitura, que é maravilhoso!