ou
Imagem: Martha Stewart

Imagem: Martha Stewart

Destralhar os armários do banheiro é uma atividade que faço frequentemente, pois sei o quanto juntamos de coisas nesse lugar. São cosméticos que compramos, não usamos e perderam a validade, frascos que ficaram vazios e mantivemos ali, produtos que estragaram de alguma maneira ou outros que compramos e simplesmente não utilizamos. Dar uma olhada de vez em quando pode ajudar a manter o armário em ordem.

Em casa temos dois banheiros, o que facilita a organização (fica um para os meninos e outro para mim). Mesmo assim, falta espaço porque existe somente o armário embaixo da pia para guardar TUDO e os banheiros são pequenos (não dá para colocar uma estantezinha, por exemplo). Desse modo, essa revisão do que tem em cada armário se torna ainda mais importante para mantermos somente o que for realmente essencial lá.

Como é um ambiente de muita umidade, também é bom tomar cuidado para manter arejado. Sempre que eu me lembro, deixo as portas dos armários abertas para ventilar um pouco (confesso que com uma frequência menor que a considerada ideal).

Eu já tenho o hábito de fazer o destralhamento em casa todos os dias – pego uma sacolinha na mão e vou “varrendo” a casa, pegando tudo o que não deveria estar mais ali – papéis, lixo, embalagens vazias e o que mais aparecer. E é engraçado como todos os dias eu consigo praticamente encher uma sacolinha, porque todos os dias usamos coisas e essas coisas acabam, deixando rastros.

Desse modo, quando eu vou destralhar os armários do banheiro, sem frequência certa (chuto que faço isso a cada dois ou três meses), meu trabalho é basicamente o de conferir a validade dos produtos e tirar o que não foi usado e jamais será. Minha sogra vende produtos da Avon, Natura etc e eu sempre acabo comprando alguma coisa para experimentar, mas é frequente comprar alguma coisa que eu não gostei e ela ficar ali. Quando faço essa revisão, acabo tirando e dando para outra pessoa, pois não gosto de ter nada parado em casa. Se venceu a validade, jogo fora.

É fundamental fazer essa revisão para valorizar o espaço que você tem e manter em casa somente o que for útil para você. Portanto, aproveite esse item na checklist desse mês para destralhar o armário do seu banheiro e ficar surpresa(o) com a quantidade de coisas que você vai tirar de lá!

Thais Godinho
23/07/2013
Veja mais sobre:
Destralhar
12
Checklist de dezembro 2013
Tenha uma caixa para juntar doações
O que eu aprendi sobre produtividade com Tim Ferris: parte 1

 

  1. Fátima 23/07/2013

    Bom dia Thais, ótima dica, às vezes a gente se esquece de saparar as coisas no banheiro, quando vai ver esta tudo vencido heheh, parabéns, suas sugestões são maravilhosas e supera até as revistas de organização! Bjos, Fá

  2. Fátima 23/07/2013

    Desculpem, digo, separar!!!

  3. Vania Lacerda 23/07/2013

    Tenho muito pouca coisa armazenada no banheiro. Basicamente papel higienico, sabonete e pasta de dente. No banheiro da minha filha, ainda ficam escovas de cabelo e secador. No meu, nem isso – costumo me arrumar fora do banheiro, então tudo fica numa comoda que uso como penteadeira.
    Numa futura reforma que estou planejando para os banheiros, estou até pensando em retirar os armarios de debaixo da pia, e não colocar nada. Talvez uma prateleirinha, apenas…:)

  4. Renata 23/07/2013

    Thaís, eu amei a dica! Aliás o blog é ótimo. Vou fazer um desabafo, eu fico lendo sobre organização, adoro que tudo fique organizadinho, me esforço o máximo, mas lá em casa o pessoal não colabora, inclusive no quesito destralhamento, há dias que eu quero simplesmente sumir e deixar aquela bagunça toda lá para eles e ser feliz sozinha com minhas coisas organizadinhas. Pronto desabafei!

  5. Ana Paula 23/07/2013

    Tenho que fazer isso mais de uma vez por mês, frascos e mais frascos se acumulam. Compro tanta coisa de beleza que acabo passando da validade com os produtos pela metade.
    Dica pra diminuir a quantidade de coisas no banheiro: não guarde maquiagens lá, além de ocupar espaço, estraga. não precisa fazer um estoque com 5 pacotes fechados de papel higiênico. Passou da validade, é lixo! Alergia por causa disso ninguém merece.

  6. Não me apego a nada material. Adoro descartar coisas que não uso mais. Nos dá espaço e parece que limpa até a alma, quando vejo tudo organizado só com o essencial. Não precisamos de muito para viver. Bjs

  7. Wilma 24/07/2013

    Normalmente faço destralhamento no banheiro mais de uma vez por mês, tenho tanta coisa naquele minúsculo banheiro assim: saco de roupa, pendurador de roupa atras da porta, pendurador de toalhas, dentro do box os sabonetes liquidos e shampoos e mais dentro dos armários, estoque de produtos de cabelos: cremes, tinturas, escovas, secador, prancha, grampos, tiaras, pentes, algodão em disco, líquidos de limpeza para rosto, pendurador papel higiênico, um pendurador de Bolsas de uso diário, cesta de algodão, afff é muita coisa!! Essa semana vou destralhar para passar a maquiagem do dia a dia para o quarto por conta da umidade nessa época do ano que aumenta…realmente é um cômodo de alta rotatividade DI-Á-RIA e muito usado por mim. Como complicamos!!!hahhahaa

  8. Raquel 17/10/2013

    Tháis, lá em casa tirei a maquiagem do banheiro por dois motivos:

    – Muitas bactérias e umidade no banheiro;
    – Durante um churrasco lá em casa, “testaram” as minhas maquiagens.. Tive até um removedor de maquiagem e lápis de olho roubado, acreditem!

    – Parei de comprar cosméticos, agora compro outros somente após acabar. Percebi que tinha 5 hidratantes abertos e pela metade, por exemplo. percebi que tenho 3 bases e 4 primers, todos em uso, mas alguns prestes a vencer… Isso tem funcionado, e tem me economizado dinheiro. Quando me contenho e não compro, eu “me dou” de presente o dinheiro economizado, guardando ele na poupança… Aconselho essa técnica, é muito boa! Já poupei mais de 500 reais!

    • Raquel respondeu Raquel 17/10/2013

      Esqueci de dizer.. Conheci o blog há uns 15 dias… Tô adorando e tentando por em prática algumas coisas! Tem funcionado. Estou com mil planos pra me organizar mais!

      MUITO OBRIGADA THAIS!

      • Raquel respondeu Raquel 17/10/2013

        Ainda em tempo… Conheci o blog pesquisando no Google sobre caixas plásticas para organização (que são muito caras a meu ver, cerca de 50 reais cada).
        Percebi que não preciso comprá-las. Vou encapar umas que tenho em casa, e “me destralhar” pra ficar mais clean!

  9. Muito bom !!