Todo domingo eu tenho um ritual muito simples, que se resume a verificar no Climatempo o clima para a semana inteira e separar as roupas que eu pretendo usar nos próximos dias. Considero isso um hábito importante porque, como não lavo minhas roupas todos os dias (e dependo do tempo para esperar que sequem…), saber que roupa vou usar no sábado, por exemplo, me permite saber que não posso usar essa roupa na segunda, por exemplo. E eu sei que, quando a gente tem bastante roupas, isso não é um problema. Porém, no meu caso, como estou montando meu guarda-roupa de novo depois do emagrecimento, preciso fazer esse planejamento.

Mas a verdade é que, mesmo antes de emagrecer, eu já tinha esse hábito. Acho muito bom não ter que perder tempo pensando no que vestir todos os dias pela manhã, pois com isso eu acabo ganhando uns 15 minutos a mais (pelo menos!). Se você não quiser separar as roupas para a semana inteira, pode separar a roupa para o dia seguinte, todos as noites. Eu faço isso também, quando não exercito esse hábito aos domingos.

Quando chega domingo à noite, como eu falei, verifico pela Internet a previsão do tempo para toda a semana. Sei que ela pode mudar, pois o tempo está meio maluco no mundo inteiro. No entanto, dá para ter uma ideia sim. Se esfriar mais, basta colocar um suéter e, se esquentar, tirar o mesmo. Gosto também de usar roupas em camadas nessa época de frio, justamente para não sofrer muito com essa variação térmica. Recomendo!

Aí eu tenho um esqueminha na minha cabeça que pode parecer até bobo para quem não tem o mesmo nível de loucura, que é o seguinte:

Dia 1 – Calça
Dia 2 – Saia
Dia 3 – Vestido
Dia 4 – Calça
Dia 5 – (Se quero repetir calça, uso calça clara ou escura, em contraste com a do dia anterior)

Acho que, dessa forma, me permito variar as roupas porque, se deixar, eu uso somente calça e camiseta diariamente. Afirmo sem dó que meu uniforme para trabalhar é calça cropped, camiseta, suéter e sapatilha ou sapato boneca e, se eu não me esforçar, uso sempre isso. Por esse motivo, resolvi fazer esse planejamento semanal (sempre que dá), porque isso me permite pensar melhor no que estou vestindo e fazer combinações mais certeiras.

Algumas pessoas não gostam de moda e acham até bobagem se preocupar com isso, mas eu acho que a nossa imagem é muito importante para qualquer profissão, e não me agrada a ideia de passar a impressão errada simplesmente porque eu poderia estar melhor apresentável.

Com esse planejamento simples, consigo me virar durante toda a semana. Eu deixo as combinações já juntas em um só cabide (sete, no total, ou apenas cinco, para os dias da semana) e, pela manhã, apenas estico o braço e pego o que já pensei e escolhi anteriormente.

Espero que essa dica ajude você também a organizar melhor as suas manhãs e cuidar mais da sua imagem para o mundo.

Boa semana!

23 Comentários

  1. Adorei a idéia do look semanal !!
    No meu trabalho tenho uniforme, (camisa social de manga longa ou manga curta) apesar do clima quente sempre prefiro usar + as de manga longa pois as acho muito mais elegantes (e as vezes passo até frio por causa do ar condicionado) … dái só tenho que pensar no restante…
    Queria muito poder variar entre vestidos e saias como você, mas estou a seis meses na empresa e nunca vi nenhuma das meninas usando saias, fora que na minha sala só tem eu de mulher em meio a 5 rapazes … Aí fica mais dificil ainda .. rs
    Vou tentando variar com os lenços, acessórios, mas gostaria de ousar mais. Tenho poucas opções de calças e sapatos … Preciso adquirir ao menos mais uma sapatilha urgentemente … e por falar nelas … rs Como vocês fazem para minimizar o odor? Uso o talco, ele ajuda mas não Resolve o problema !!
    Beijão
    ótima semana !!
    =)

    • Brenda também acho elegante as blusas de manga longa, nos dias mais frios você pode usar segunda pele por debaixo dessas blusas, é o que eu faço ! E assim segura o frrio legal. Muito prudente da sua parte observar o meio em que vc trabalha, mas quando se usar peças discretas (na altura do joelho e não justas por demais) acredito que vc vai abrir portas para as outras colegas de trabalho. Quanto ao odor nas sapatilhas eu uso um desodorante para os pés e talquinho na sapatilha.

    • Costumo limpá-las uma vez por mês (por dentro) com um pano úmido e deixar secar ao vento (não no sol). Mas a melhor coisa é variar os sapatos o máximo possível.

    • Eu suo muito no pé e amo sapatilhas. Eu sempre amei as sandálias (e tudo mais) da Melissa/Jelly, mas não deixava de usar também as sapatilhas de tecido, mas de uns anos pra cá decidi só usar as sapatilhas dessa marca!
      Bjus, espero ter ajudado! 🙂

  2. Ando a tentar melhorar o meu vestuário. Um dos hábitos que estou a tentar implementar é fazer esse plano semanal com a roupa. Por enquanto faço apenas no dia anterior mas quero tentar fazer para a semana toda.
    É realmente muito importante a primeira impressão que causamos e eu, trabalhando a partir de casa, descuidava muito essa parte. Não seria muito grave se eu ficasse fechada num escritório sem ver ninguém, mas o que acontece e que vejo pessoas todos os dias (dou explicações) e andar de fato de treino ficava mesmo muito mal.

    Apesar de não ligar nenhuma a modas, gosto de me vestir bem mas sem estar desconfortável. E o que ando a tentar melhorar é este equilíbrio entre o apresentável e o confortável. Já pensei, inclusivé, apresentar no blog algumas fotos de combinações, para aumentar a motivação nesta mudança.

    Bjs,
    Anabela

    • Anabela, não há coisa melhor que um planejamento semanal! É como a Thaís disse, com a variação do tempo, precisamos fazer alguns ajustes, porém vc ganha muito tempo com isso!!!

  3. Thaís, também faço o planejamento do look semanal, o único problema que trabalho durante o dia e a noite dou aulas, durante o dia o meu look é mais social, e quando vou para a escola me sinto um peixinho fora d’água porque todos os professores são mais casuais e alunos nem se fala!!! Me dê uma luz??? Bjs

    • Um acessório casual (como colares grandes e coloridos) e um calçado casual (como um sapatênis ou sapatilha) pode transformar um look social num look casual superdescolado!
      É deixar a criatividade rolar solta!!!

  4. Boa idéia, vou fazer isso pq eu ando muito simples, e dessa forma que vc ensinou consigo combinar mais coisas no meu visual. É muito importante estar bonita pois fico mais confiante e me sinto bem. Nao tenho costume de olhar a previsão do tempo para a semana, pois aqui em Belém é muito calor.
    Obrigada pelas dicas
    bjos 🙂

  5. Olá,

    Confesso q a roupa q uso p/trabalhar é praticamente um uniforme – rs. Se a calça for escura, repito vários dias. Agora q estamos no inverno, fica difícil trocar de casaco todos os dias sem deixar a sala de jantar parecendo uma repartição pública (cheia de casacos pendurados nas cadeiras).

    A minha dúvida é a seguinte: onde guardar todas estas roupas? Sim, não é higiênico misturar c/as roupas limpas do armário, considerando q seja possível usá-las mais de uma vez antes de lavar… Então qual a sua sugestão?

    Bjos,

    Amanda

    • Eu penduro em cabides e deixo arejar, tem uma varandinha na parte de trás da minha casa…na lavanderia se estiver com muito vento ou chovendo…

  6. Comecei a ler seu blog hoje, por conta da matéria de estudar em ciclos, e adorei, visse. Eu sou umas daquelas pessoas que tem muitos probs com organização, rs.
    Beijinho

  7. Chamo-me Jane Vicente. Thais Godinho, adoro o seu blog, tenho aprendido muita coisa sobre organização. Tenho a mesma pancada também organizo a minha roupa da semana da mesma forma: saia, vestido, calça. Dessa forma não repito roupa, consigo fazer várias combinações e uso tudo que tenho, é o máximo. Beijinhos e sucessos.

DEIXE UMA RESPOSTA