Você já percebeu como acumulamos sacolinhas de plástico? Mesmo que a gente acabe usando sacolas de pano para ir ao mercado, recebemos sacolinhas na farmácia, na padaria e em qualquer loja que a gente entre para comprar alguma coisa. É claro que temos uso para todas elas, mas onde guardá-las?

Algumas opções:

  • O bom e velho puxa-saco pode servir e fica bonitinho na cozinha, mas será que ele dá conta?
  • Se tiver espaço, você pode ter uma gaveta da cozinha somente para esta finalidade.
  • Sacos de lixo próprios para isso devem ficar armazenados perto das suas lixeiras correspondentes.
  • Você pode pendurar uma sacola de pano na área de serviço e deixar as sacolinhas dentro.
  • Uma caixa na área de serviço pode armazenar sacolas em grande quantidade.
  • Deixe algumas sacolinhas na sua bolsa para jogar lixo e outras eventualidades.
  • Também gosto de deixar algumas sacolinhas nas malas de viagem para guardar roupas sujas.
  • Você pode guardar algumas sacolinhas ou sacos de lixo pequenos em potes de lenços umidecidos (veja como fazer). Também fica bastante prático.
  • Outra opção para guardar as sacolinhas na cozinha é usar um compartimento bonito para escondê-las dentro, como uma caixa decorada.
Onde você costuma guardar as suas sacolinhas de plástico?

13 Comentários

  1. Oi, também dobro em triangulo e guardo no puxa-saco. Os saquinhos das frutas guardo em um saco maior e vou utilizando no cestinho de lixo da pia (uso um fixo para não suja-lo caso a sacolinha esteja furada (aprendi em algum lugar, não lembro aonde). As maiores guardo em um pote no banheiro para a lixeira. E isso. Bom findi a todos!

  2. Essas dicas são muito boas Thais, mas uma coisa que eu gostaria de comentar é sobre os sacos de lixo. Fico pensando que num momento em que se fala tanto em sustentabilidade e atitudes ecologicamente corretas, é muito melhor utilizar as próprias sacolinhas como saco de lixo. Na minha opinião, essa atitude ajuda o planeta e também o nosso bolso.

      • Na verdade não ajuda tanto por que no fim das contas as sacolas plásticas continuam indo para o lixo. Em casa eu incentivo meus pais a usarem sacolas retornáveis que são infinitamente melhores, cabem mais coisas e o peso fica bem distribuído. Você pode colocar muita coisa nelas e não machuca a mão e são fáceis de dobrar e guardar. As retornáveis podem ser limpas com pano úmido e até lavadas. Se passar a prestar atenção 90% das embalagens são recicláveis, aqui a gente separa um super saco e coloca tudo dentro e manda para algum catador ou uma empresa de reciclagem. Diminuindo o lixo que é recolhido, você diminui as sacolas e isso é sustentabilidade, usando a sacola como lixo se parar para pensar a gente acaba jogando mais plástico fora do que com o saco propriamente dito, por que cabe menos e você tem que usar mais delas.

        • é so uma questao de habito, sabe? Na Franças as sacolinhas de plásticos estão proibidas. Fazemos tudo com sacola reutilizavel. Nao tem sacolinha nem na farmacia, nem na feira, nem no sacolao. Agora que me acostumei assim, fico em pânico quando vou ao Brasil e vejo minha mae com uma “multueira” de sacolinha de plastico!! rs Façam a expêriencia: tenham sempre uma sacola reutilizavel no carro, uma na bolsa, uma na gaveta do escritorio: vocês vao ver como o mundo é mais bonito sem sacolinha descartavel 😉

  3. Eu tenho um puxa-saco na cozinha, um no banheiro e o que não cabe fica numa sacola extra guardada.

    O que eu tento fazer é não trazer mais sacolas pra casa.
    Ou seja, se compro algo que dá pra levar, especialmente se estou com bolsa ou mochila, ou de carro, eu recuso a sacola da loja/do estabelecimento.

    Tem dado certo.
    Fica a dica.

  4. Todas as sacolas de compras que trago pra casa (tanto as de plástico como as de papel) sao dobradas e colocadas dentro de uma sacola de papel grande que fica na parte de baixo do armário da cozinha. As de plástico uso como saco de lixo para a lixeira do banheiro. As de papel utilizo pra transportar alguma coisa.

  5. eu uso um puxa saco pras sacolas de mercado, que eu uso nos lixos dos banheiros e o lixo organico, e quando ele está cheio e as sacolas não cabem mais nele, jogo elas no lixo. o puxa saco é o limite de sacolas que posso ter em casa e preciso.

    pras sacolas maiores e sacolas de papel (eu guardo porque sempre precisa pra alguma coisa), eu dobro elas e coloco dentro de uma sacola de papel maior no escritorio.

  6. Eu tenho um puxa-saco na cozinha. Minha regra é: se ele começa a ficar “estufado”, eu o esvazio e escolho algumas sacolas para jogar fora. Sempre tem algumas sacolas com pequenos rasgos e furos que não vão mesmo servir.
    As sacolas mais bonitinhas – de loja de roupa, por exemplo – e as de papel ficam em uma sacola maior dentro do guarda-roupa.
    Uso as sacolas do puxa-saco para colocar o lixo. As demais sacolas podem ter diversos usos. 🙂

  7. Como organizar sacolas de plástico e sacos de lixo | Vida Organizada Os adrezco el compartir con todos nosotros toda esta interesante información. Con estos granitos de arena hacemos màs grande la montaña Internet. Enhorabuena por este post.

DEIXE UMA RESPOSTA