Imagem: Salada Corporativa
Imagem: Salada Corporativa

Eu sou completamente apaixonada pela época de festas juninas! Não sei, talvez pelo clima frio, o cheirinho de quentão no ar, as músicas e as pessoas todas juntas alegres e dando risadas. Infelizmente, não estou podendo comer nenhuma dessas delícias por causa da dieta, mas meu marido e meu filho estão liberados. Logo, estou fazendo algumas comidinhas para eles. Separei 10 comidinhas-delícia de festa junina que você pode fazer no dia a dia também. Não precisa esperar a festa!

1. Arroz doce

Para mim, arroz doce é a comidinha que mais lembra festa junina (além da canjica, claro, mas quis optar por uma das duas). Arroz doce é fácil de fazer e dificilmente há quem não goste. Para o blog, eu encontrei essa receita da Nestlé que parece deliciosa, barata e rápida.

2. Pipoca

Pipoca é uma comidinha super fácil de fazer, barata e que agrada nas versões doce e salgada. Veja 12 deliciosas receitas de pipoca.

3. Milho cozido

O milho é praticamente o rei das receitas de festa junina! Eu gosto do milho verde tradicional, quentinho, com sal e manteiga, hmmm. Veja como cozinhá-lo na panela de pressão.

4. Quentão

Eu simplesmente adoro quentão. Mesmo eu que não bebo mais (bebidas alcoólicas) fico tentada a beber um em época de festa junina. Veja no site da Ana Maria Braga um monte de receitas envolvendo quentão.

5. Cocada

Minha cocada preferida é aquela bem molhadinha, pra comer de colher. Que delícia! O bom da cocada é que, para quem não gosta dela pura, pode comer de diversos outros sabores, como laranja e maracujá. Veja uma receita simples de cocada mole para fazer e se esbaldar..

6. Doce de abóbora

Esse doce é engraçado porque mesmo quem não gosta de abóbora acaba se rendendo. Veja uma receita de doce de abóbora com coco da nossa mestra Palmirinha.

7. Suspiro

Suspiro é um doce que pode ser comido puro ou servido de outras formas, como em um merengue. Seja como for, ele também reina nas festas juninas e pode ser encontrado em várias receitas.

8. Torta de frango

Torta de frango vai bem em qualquer época do ano, vamos combinar. Mas aquela torta de frango cremosa, quentinha, é para comer no frio mesmo. Veja aqui uma receita fácil para fazer no liquidificador.

9. Bolo de fubá

Eu acho que gosto mais de bolo de fubá que de bolo de chocolate. Bolo de fubá tem gostinho de infância, e de festa junina, claro! Veja aqui uma receita secreta de bolo de fubá delicioso.

10. Cuscuz

Alguém consegue imaginar uma festa junina sem cuscuz? Eu não! Veja aqui uma receita de cuscuz paulista, meu preferido, com sardinha e tudo.

Obviamente, escolher somente 10 receitas foi de uma maldade sem tamanho! No entanto, são as minhas preferidas e acho que são super fáceis de serem feitas no dia a dia e incorporar o menu semanal. Aproveite essa época do ano tão propícia a comer comidinhas quentinhas e faça algumas dessas receitas.

Você tem uma receita de festa junina preferida? Qual é?

21 Comentários

  1. Eu AMO amendoim cozido. Pena que aqui não acho tão fácil pra fazer e quando acho é tão caro…
    Minha mãe está vindo me visitar… Já falei pra ela trazer uns 5kg! kkkkk

  2. Thaís, aqui na região do Vale do Paraíba/SP temos uma receia tradicional junina, o bolinho caipira, que é “tombado” como patrimônio cultural.
    Segue a receita:

    Ingredientes
    1/2 kg de farinha de milho branca
    1/2 xícara (chá) cheiro verde
    4 colheres (sopa) de óleo
    2 tabletes de caldo de galinha
    1/2 limão
    Água até dar o ponto
    Orégano, pimenta-do-reino e sal a gosto
    1/2 kg carne moída

    Modo de Preparo
    Coloque em uma vasilha a farinha de milho, o cheiro verde (separe 1 colher do cheiro verde) e o óleo
    Em uma panela coloque água e o caldo de galinha, leve ao fogo até dissolver
    Jogue um pouco de sal na massa
    Depois misture na massa e coloque água até dar para enrolar com as mãos
    Em uma vasilha à parte tempere a carne moída com o limão, o orégano, a pimenta-do-reino, o cheiro verde e o sal
    Faça bolinhos e recheie com carne moída
    Fritar em óleo quente e deixar escorrer em papel toalha
    Variação: Rechear com linguiça

  3. Amei a receitinha do arroz doce! É muito fácil! Meu marido adora. Vou fazer!
    Ah! Só faltou a de pé-de-moleque… 🙂
    Bjs,

  4. Muito legal! Para as crianças que vão ter festa junina na escola e não sabem o que levar neste ano, agora tem muitas opções…

  5. Meu ponto fraco!
    Amo Festa Junina e nesta epoca que sinto falta do Brasil,aqui nos USA nao tem esta festa e para ajudar junho e julho e pleno verao.Meu filho nasceu em julho e sempre quisemos fazer festa para ele neste tema,mas como adaptar as comidas para o calor de 40 graus?
    Hoje por coincidencia pra matar um pouco a saudade fiz canjica e vou servir a alguns amigos mais tarde.
    Depois vou olhar as receitas que voce deixou pra gente.
    Obrigado.

    • Mônica claro que dá!!!!! Afinal de contas as festas juninas são TIPICAS da região nordeste, que calor maior que aqui???? vc pode fazer Bolo de Milho, canjica, pamonha e munguzá. Na internet tem receita de montão. E na decoração lembre: “olha pro céu meu amor vê como ele está lindo, olha pra aquele balão multicor que lá no céu vai subindo”….

  6. Aqui no Paraná nos temos a canjica.. que pode ser feita de tres formas… com leite condensado , coco, e com amendoin… é uma delicia.. ah e nos aqui em casa também não tomamos bebidas alcoolicas.. mas tem um quentão chamado de CRENTÃO.. que não vai alcool e realmente é muito bom.. pois eu já tomei o tradicional…e não fica devendo nada.. a receita? não sei… mas sei que vai gengibre.. se quizer me avise que eu consigo.. . Suas dicas sempre são muito valiosas, em minha vida.. Deus continue te abençoar… Obrigado!! Valeu..

  7. Minha linda, A-D-O-R-O o seu blog, sempre reenvio o e-mail que recebo daqui.

    Infelizmente fiquei triste com este post pois faltaram as minhas comidas de Festa Junina preferidas: Canjica, Pamonha e Pé de moleque (daqueles cozidos na folha de bananeira, uma delícia).

    Moro no momento na Alemanha e aqui vemos somente a pipoca e o milho cozido (por sinal, muito ruim).

    Enfim… Aproveite esse momento gostoso do ano e saia um pouco de sua dieta, tenho certeza que valerá a pena.
    Beijão
    Max

  8. Thais:
    Quero lembrar a vc como nordestina que sou que há mais opções nas festas juninas daqui.
    Meu preferido: BOLO DE MILHO!!!!! Canjica, pamonha, munguzá, aiai…
    E uma dica: pra vc não sair da dieta e ainda assim comer comidas típicas experimente comer queijo coalho assado na brasa!!!!! DELÍCIA!

  9. Ai, que delícia!

    Não sei se é típico de festa junina realmente, mas aqui nas quermesses do litoral paulista sempre fazem mexicano (ou buraco quente, como é conhecido em outras regiões).

    Até postei uma receita esses dias no blog, porque é muito gostoso, especialmente no frio!

    http://monotarefa.com/lanche-da-semana-mexicano/

    E dessas que você postou, a que mais amo é arroz doce, com bastante canela por cima!

  10. Aqui no Sul tem pinhão cozido, canjica branca ou amarela doce,quentão de vinho!!!!
    Típicos da estação, porém a canjica dá para aproveitar em qualquer época. E claro, não pode faltar o bolo de milho com cobertura de chocolate hummmmm…

  11. Arroz doce feito com água é simplismente HORRÍVEL!
    Cocada se faz com açúcar, quando se coloca leite condensado é beijinho!

DEIXE UMA RESPOSTA