ou

Que as cozinhas dos apartamentos hoje em dia são pequenas, todo mundo já sabe. Só que ninguém ensinou a gente a fazer essa adaptação praticamente radical das cozinhas maiores para as menores sem refletir exatamente sobre como realizar essa façanha. Nós ainda queremos uma geladeira grande, todos os apetrechos possíveis e louça para oferecer um jantar para dez pessoas. Será possível? Do que precisamos: de mais espaço ou de menos expectativas?

Imagem retirada do Pinterest - sem fonte

Imagem retirada do Pinterest – sem fonte

O apartamento em que moramos atualmente tem uma cozinha com uma parede e meia – uma parede onde tem espaço para o fogão um armário de duas portas em cima, duas portas embaixo e um gaveteiro. Na parede da frente, que vai só até a metade, está a geladeira e uma estante de inox onde ficam o microondas e outros objetos de apoio. Só. Não cabe absolutamente mais nada na nossa cozinha. A despensa fica em um armário colocado estrategicamente na área de serviço, cômodo vizinho e igualmente pequeno. Por esse motivo, precisamos ser bem sucintos quando se trata de utensílios domésticos.

Quando compramos a geladeira, quis um modelo grande (360 litros) porque compramos muitas frutas, legumes e verduras por causa do filhote, além de prepararmos refeições de um dia para o outro etc. De fato, a geladeira nos atende bem. O único problema é que ela é bem grande e pode não caber em outros apartamentos (já aconteceu). Se o apartamento fosse meu, eu instalaria um balcão na parte aberta da parede da geladeira, para virar uma cozinha estilo americana. Com isso, eu ganharia um balcão e pelo menos mais duas prateleiras, que guardariam itens como batedeira, liquidificador, entre outros.

Atualmente, o espaço está dividido assim:

No armário embaixo da pia, há duas prateleiras. Em uma delas, ficam as panelas. Sei que não é o mais adequado, mas simplesmente não existe outra alternativa, pois é o único armário. Na outra prateleira, ficam os potes (tupperwares), jarras de suco e itens afins.

No armário de cima, que tem duas portas (mas somente uma prateleira), de um lado ficam os pratos, copos e canecas, e do outro ficam baixelas, xícaras, potes de sobremesa e outros itens parecidos.

Em cima do armário superior, ficam os potes com mantimentos (arroz, feijão, macarrão, sal, açúcar) e os livros de receitas.

Na estante de inox, que fica em frente à pia, estão o microondas, uma cestinha com temperos (azeite, pimentas etc), duas cestinhas com alho e cebolas, duas cestinhas com frutas, a batedeira e uma caixa com sacolinhas de plástico. Não tem mais espaço.

Para organizar uma cozinha pequena

Não tem segredo: tem que ter somente o necessário. Nada mais, nada menos. Tem que se conformar que não dá para manter louça que não usa (vale mais a pena alugar nas raras ocasiões em que receber convidados) ou utensílios que sequer sabe o que significam.

A outra dica prática é separar a cozinha por áreas de atividade. Um canto para preparar alimentos, onde ficarão as facas e tábuas de corte, assim como um canto para fazer café, com cafeteira, garra térmica, xícaras, e assim por diante. Setorizar a cozinha é a melhor maneira de organizá-la.

Também é fundamental manter com fácil acesso os itens de uso diário. Superfícies, suportes na parede, primeiras gavetas e prateleiras na altura dos olhos são os melhores lugares para tais itens.

O parâmetro é: se você se irrita para pegar alguma coisa, ela está no lugar errado. Veja como pode melhorar.

Antes de lamentar o pouco espaço que tem na cozinha, procure soluções diversas. Olhe para as paredes, para os pequenos espaços que podem ser aproveitados. Você pode pendurar panelas no teto, instalar ganchos, embutir eletrodomésticos, instalar prateleiras, móveis de canto etc.

Se o imóvel for seu, dá para pensar a longo prazo e buscar a melhor solução possível. Se for alugado, basta encontrar alternativas que possam ir embora com você, como ganchos e móveis avulsos. De qualquer forma, dá para contornar a situação se você não tiver muita coisa para guardar.

Sempre privilegie o que você usa no dia a dia e questione a posse de objetos que não usa muito, como batedeiras e quilos de tupperwares. Às vezes eles não valem o espaço que ocupam.

Thais Godinho
10/06/2013
Veja mais sobre:
15
Como organizar: Decks de tarô
7 tarefas que me ajudam a ir dormir mais tranquila todos os dias
Ideias de assuntos para conversar quando viajar em família (especialmente com adolescentes)

 

  1. Vania Lacerda 10/06/2013

    Achei uma graça essa foto! A mistura de madeira clara com o branco sempre dá certo, né?
    Com certeza a cozinha é um dos lugares onde sempre temos mais coisas do que precisamos.
    Gosto de receber pessoas em casa, então não posso ter poucas peças. Mas percebi que o que ocupa espaço é a variedade, e não a quantidade. Exemplo: tanto faz ter 6 ou 12 pratos, eles ocupam o mesmo espaço no armário. Simplesmente a pilha fica mais alta. No mesmo espaço em que se guardam 6 garfos, guardam-se 12 ou 18. O que atrapalha é ter tacinhas para sorvete, conjunto pra bolo, pratos retinhos pra comida japonesa, essas besteirinhas bonitinhas mas pouco úteis.
    Já tive, mas não tenho mais nada disso. Com pratos rasos, pratos de sobremesa e bowls estaremos preparados pra qualquer ocasião. Todos na mesma cor, de preferencia…rsrs. Pra cozinhar de forma saudável e natural, a gente não precisa de mais do que uma boa faca, 2 ou 3 panelas e duas formas. Então meus armários são suficientes, e tudo fica bem arrumado.
    E por sorte, tenho um móvel na sala, onde ficam os copos e taças. É uma mão na roda…

  2. Cris 10/06/2013

    Essa máxima de que se alguma coisa me irrita ao pegá-la é que não está no lugar certo, é ótima! Vou me valer dela! Obrigada!
    Como sempre dicas perfeitas!

  3. Bia 10/06/2013

    Muito legal suas dicas, Thais!

  4. Jéssica 11/06/2013

    “Setorizar a cozinha é a melhor maneira de organizá-la.” Disse tudo, ainda mais no meu caso, cozinha em forma de corredor, esses apartamento de hoje em dia…. Não dá mesmo pra sair enchendo de armários, melhor que assim menos tralha eu invento de acumular. rsrsrs.

  5. Paty 11/06/2013

    Realmente cada vez menores as casas… parecendo japones…
    minha mãe esta na paraiba e la minha vó mora sozinha em uma casa terrea de dois quartos amplos, sala, cozinha grande e banheiro… ela disse pra mim filha estou com saudades de vcs… mas não queria voltar para o buraquinho…. buraquinho porque eu construi encima da casa dela …coitada ai ficou um corredor escuro a casa dela… que ja era pequena…
    temos que nos virar e almoço ou convidados … jantar americano e sem ofender ninguem tudo descartavel… pra mim tudo bem e pratico não me ofendo e jeito nenhum pois, não ha mais espaços para um aparelho de jantar ….beijs

  6. Ana Paula 13/06/2013

    A pouco mais de um ano, acompanho seu blog que acho maravilhoso. Adoro suas dicas, mas e quando a casa é grande e nao temos empregada, como nos viramos? Fico um pouco perdida, pois tenho dois filhos de 10 e 6 anos que requerem bastante atenção, e sou eu quem tem que dar conta de tudo. Tenho o privilégio de não precisar trabalhar, meu marido é quem faz esta parte. Mas me vejo muito enrolada pois a casa é grande, por dentro e por fora. Sempre que preciso fazer algo na rua, acabo me enrolando toda. Um grande abraço e muito sucesso!!!! Bjs.

    • Thais Godinho respondeu Ana Paula 13/06/2013

      Você precisa organizar sua rotina, Ana Paula. Pode ser uma boa fazer as atividades mais complicadas quando seus filhos estiverem na escola, e no restante do dia envolvê-los também.

  7. Michele Almeida Canhoto 13/06/2013

    Thais,

    Muito bom você falar sobre esse tema. Sou Arquiteta e trabalho com cozinhas industriais há anos…o segredo é setorização!!!
    Tentei adaptar esse método no meu apartamento mas um Arquiteto “infeliz” inventou essa tal cozinha tripa, que mais parece um corredor entulhado. Na minha casa de praia ficou perfeita pois é uma cozinha quadradinha, porém compacta.
    O método que implantei consiste nos seguintes pontos:
    1- A função é armazenar/preparar/coção/servir. nas cozinhas industriais ainda há a área da higienização, o que não é necessário em casa.
    2- A primeira coisa que você tem que ver quando chega na cozinha é a geladeira!!! Assim se quiser pegar uma bebida, não roda a cozinha toda. As compras também ficam ali, em um estoque simples. Tem armários na Casas Bahia de cerca de quarenta centímetros de comprimento. Fica perfeito para esse tipo de cozinha.
    3- No conjunto pia/fogão deve ter somente o necessário. Uma prateleira acima da pia para apoiar os temperos/livros/utensílios. Conjuntos de facas na barra imantada próximo da pia e uma barra deapoio em inox para os utensílios da cozinha. Aqui em casa dispensei o suggar e coloquei um apoio para panelas, fica super pratico e clean. Armário acima da pia e do fogão é sinal de gordura. Coifa/suggar também. Bife se faz sem fritura, só chapando e dia de feijoada a casa fica com cheiro…e os vizinhos babando na sua comida!!! Depois de preparar comida, uma limpeza simples com vinagre e água fervendo já tira a nhaca de cozinha fedida.
    4- Abaixo da pia, fiz como você, coloquei alguns utensílios como plástico e vidro. Não tenho gaveta de talheres, pois também tenho filho pequeno e mesmo com o portãozinho…não me arrisco a ter nada na gaveta. Um porta talheres simples fica lindo é ainda vai para a mesa.
    5- O pulo do gato é a antiga cristaleira, com pratos e copos menos usados. Nossas avós sabiam das coisas. Eu ainda não comprei a minha mas está na lista de desejos. Enquanto isso, tenho um escorredor em inox e lá ficam as louças do dia a dia. O resto acima das prateleiras para dar um up na decoração.
    6- Você deve estar se perguntando, e os equipamentos elétricos? Descobri que posso viver sem. Tenho uma batedeira pois faço muito bolo que fica acima da geladeira. O liquidificador fica embalado abaixo da pia, devidamente etiquetado. O microondas é um mal, mas penso em colocá-lo acima do fogão como os americanos fazem. Por enquanto fica acima de um móvel próximo a área de serviço, mas uso muito pouco mesmo. Tenho um mixer/batedor de claras/processador que uso muito para as papinhas do meu filho, mas daqui a pouco ele sai de cena. Pão gostoso é na chapa que deixo pendurada acima do fogão, exclusivamente para isso. A cafeteira foi para a sala, próximo a mesa de jantar, em um aparador. E todo meu conjunto de chá também.
    7- A cozinha do Spoleto tinha um móvel com uma caixa com detergente e uma vassourinha, cada prato que vinha, era raspado na vassourinha e colocado no pote, como uma pré lavagem. para quem tem máquina de lavar louças e fica com nojo de tirar os resíduos de comida do prato, essa é a fonte!!! Eu faço isso hoje com os talheres, um papel de pão (que eu sempre guardo) para tirar o excesso de molho e um pote de sorvete que cabe na metade da pia para soltar a gordura!!! E um pouco de água quente com sabão de coco faz maravilhas e é barato!!!
    8- Eu faço comida no dia e nunca guardo nada. Restinho na geladeira é sinal de lixeira, como diz o meu tio. Com isso uso menos potes para guardar as coisas.
    9- Eu coloco um saquinho ao lado da pia para lavar a louça e já acabo e coloco na lixeira. Cozinha limpa é cozinha sem lixo.
    10- Sonho com um passa pratos para a sala de jantar, mas ainda não fiz pois não quero quebra quebra aqui…mas para quem pode, recomendo!!! Passa prato é melhor que cozinha americana, já que pode fechar e abrir.
    Desta forma, você usa a geladeira sem entrar na cozinha, o fogão fica próximo da janela da área de serviço. Quem faz comida não precisa sair do lugar, fica tudo a mão. E a cozinha fica limpa e clean, do jeito que a gente gosta.
    Caso prefira que eu ajude em um post, será um imenso prazer!!! Sucesso nos planos da sua cozinha.

  8. Michele Almeida Canhoto 13/06/2013

    Não querendo me meter na sua decoração, mas já me metendo…você conhece a linda da Raiza Costa? Ela tem um blog com comidinhas confortantes e uma cozinha linda porém compacta. E tem aquele estilo vintage/moderninho que você tanto ama.
    http://www.delightdulce.com/2013/05/mini-rose-pate-choux.html
    Fica a dica….depois conta para nós como ficou sua cozinha, viu?

  9. Rafael Danigno 14/06/2013

    Adorei a frase “Do que precisamos: de mais espaço ou de menos expectativas?”. Ela não serve somente para organização, mas também em nossa vida pessoal! Nossas expectativas são sempre crescentes. Se não as controlarmos (procurando o equilíbrio), podemos passar a vida nos frustrando!
    Abraços Thais!

  10. kelen heinen 20/07/2013

    fotos fotos fotos…se alguem tiver alguma de organização
    de cozinha…to precisando algumas ideias simples!

  11. […] Organizando uma cozinha pequena – Vida organizada […]

  12. […] Organizando uma cozinha pequena – Vida organizada […]

  13. […] Dicas práticas para organizar uma cozinha pequena […]

  14. […] Organizando uma cozinha pequena: dicas práticas […]