Veja dicas para organizar todos os itens que geralmente acabam ficando na entrada de casa:

Sapatos

Muitas pessoas preferem deixar seus sapatos na entrada de casa para diminuir a sujeira trazida por eles da rua para dentro de casa. Você pode ter uma sapateira na entrada, se houver espaço, ou apenas estabelecer um lugar para colocá-los. Aqui em casa, eu uso um tapetinho embaixo do aparador, onde ficam todos.

Imagem: I heart organizing
Imagem: I heart organizing

Também é importante lembrar que, se você usar um par de sapatos diferente no dia seguinte, deve guardar os que ficaram ali do dia anterior, senão vira bagunça.

Você pode deixar um cesto com os chinelos ou pantufas para trocar de sapatos assim que chegar em casa. Dessa maneira, você não precisará andar descalça(o).

Chaves

Porta-chaves de parede são a forma mais comum e prática de organizar as chaves. É importante que este item fique logo na entrada. Se tiver alguma mesinha antes, fatalmente todo mundo colocará as chaves ali. O objetivo é deixar a melhor solução com acesso mais fácil, em vez de brigar todos os dias com todo mundo porque ninguém deixa as chaves no lugar certo.

Outra opção é instalar uma cestinha ou caixa no aparador, onde todos poderão depositar seus pertences – inclusive chaves.

Carteiras e outros pertences pessoais

Você pode colocar um cesto ou caixa para cada membro da família, de preferência diferenciado por cor, para facilitar.

Dentro desse compartimento podem ficar: carteiras, celulares, crachás, cartões, carregadores e o que mais vocês usarem.

Guarda-chuvas

Ter um porta-guarda-chuvas facilita bastante. Eles são vendidos em lojas como Etna e Tok&Stok, mas você pode usar até mesmo um balde alto ou lixeira, se for possível.

Coloque um compartimento ou um pano embaixo do porta-guarda-chuvas para não molhar o seu piso.

Bolsas e mochilas

Há os tradicionais ganchos de parede ou mancebos para pendurar as bolsas e as mochilas quando chegam da rua, mas muitas pessoas não gostam do efeito bagunça que causam. Se o espaço for grande, pode valer a pena ter um gancho para cada pessoa. Se não der, melhor pensar em outra solução.

Aqui em casa, a mochila do meu filho, tipo carrinho, fica ao lado do aparador, pronta para sair. Minha bolsa fica na prateleira de baixo do aparador, em um lugar designado para isso.

Sacolas

Muitas vezes chegamos com compras, e precisamos ter um lugar para colocá-las que não seja o chão. Aqui no nosso apartamento não temos espaço, então muitas vezes colocamos no chão mesmo ou em cima da mesa de jantar. Se você tiver espaço, pode querer colocar um banco de madeira que, além de servir de apoio às compras, também pode servir para amarrar sapatos quando for sair, por exemplo.

Material escolar

Se você tiver mais de um filho, pode ser interessante instaurar uma caixa de entrada (daquelas vendidas em papelarias), designando cada bandeja dela para um dos filhos. Ao chegar, coloque ali a agenda escolar, os trabalhos e papéis que precisa assinar. Se não quiser usar caixa de entrada, pode usar pastas, uma de cada cor.

Itens diversos

Sempre é interessante ter uma caixa para itens esparsos, como livros, DVDs locados e outros do tipo. Só tome cuidado para não deixar amontoar tralha.

Você também pode ter uma caixa para guardar itens de frio, como luvas, toucas e cachecóis.

E você, tem algum item que não sabe como organizar na sua entrada? Poste nos comentários que eu tentarei encontrar uma solução!

30 Comentários

    • Emanuella, dá uma olhadinha na categoria Casa > Por cômodos > Entrada que tem várias! ;D

      Me acompanhe no Instagram também que vivo postando por lá: /blogvidaorganizada

  1. Thais, adorei esta sapateira da foto e adoraria ter uma dessas em casa (ou até mesmo um pequeno aparador), mas meu hall de entrada é minúsculo (algo como 1,5 x 1,0). Estou pensando em apelar para uma prateleira com espelho ou algo do tipo, mas fico com medo de atrapalhar a circulação… Outra ideia seria utilizar o espaço acima da porta para deixar itens pouco usados como guarda-chuvas e eco bags, em cestos fáceis de serem alcançados.
    Bjinhos!

    • Gostei da ideia, mas certifique-se do fácil acesso.

      Minha entrada é inexistente – eu separei uma parte da parede da sala para fazê-la. O importante é ter esse centro de controle na entrada.

  2. Na entrada eu deixo poucas coisas, pra nao virar tralha. Uma coisa que quero fazer na casa nova eh colocar o triturador de papeis na entrada, dentro de um movel, pra nao ficar feio. Percebi que eh melhoe nem deixar papel inutil passar da porta, melhor triturar ali na hora. Hoje em dia eu faco uma pilha e depois tenho que triturar 1 vez por semana, demora um tempao… Um pouquinho cada dia deve ser menos chato, hehe.

  3. No meu apê que é bem pequeno não tenho hall de entrada. A porta dá direto na sala.
    Tenho um claviculário na cozinha p/ as chaves e a bolsa qdo chego vai direto p/ o escritório (que é onde me arrumo p/ não acordar o marido que levanta mais tarde). Sapato vai direto p/ sapateira no meu quarto e na rotina noturna já separo roupa/sapato do outro dia e já deixo no escritório.
    Marido qdo chega larga a bota dele na área de serviço p/ tomar um ar ou então já deixa tb na sapateira (que era um banheiro da suíte do nosso quarto que desativamos e fizemos de sapateiro/guarda tudo). Minha filha tb qdo chega da escola tira o tênis e já coloca no quarto dela.
    Aqui não precisamos de lugar p/ pendurar casado, pq no centro-oeste do Brasil quase não faz frio. O pouco frio que faz aguenta bem com blusas e jaquetas (que são penduradas novamente no guarda-roupas).
    A mochila da minha pequena também fica no escritório, porque fica mais fácil de pegar p/ sair.
    Estamos estabelecendo uma rotina até legal lá em casa. Hoje consigo ver a casa organizada, sem muita tralha e com pouca sujeira (pq 100% limpo é bem difícil p/ nós que trabalhamos os 2 fora e não temos funcionária p/ ajudar).

    Seu blog é de uma utilidade sem tamanho!
    Um grande beijo!

  4. Olá Thais,
    Esse blog é sensacional, sem palavras mesmo de utilidade pública. Eu tô buscando muitas informações para organizar um lar, pois logo estarei casando e minha casa será bem modesta e até com alguns movéis usadinhos que precisarão de alguma reforminha, então minha cabeça tá a mil para tentar ficar com a minha cara e uma casa mais funcional… E não perder tempo em desfrutar em descanso em meio a bagunça. Na casa dos meus pais e no meu próprio quarto e minhas coisas já coloco muita coisa em prática. Eu queria assinar o feed ou receber os posts por e-mail e não consegui…
    Bjs :}

      • Deve ser algum bug temporário do Feedburner. =/ Vou esperar para ver se resolve sozinho, se não eu tento mexer lá para ver se mudaram alguma coisa sem permissão.

    • Ivone, adoro móveis usadinhos! Dá para pintar, customizar, usar adesivos, enfim, botar a criatividade para funcionar! E você vai ver que delícia que é pegar um móvel baratinho e deixá-lo com a sua cara. Duvido que você vai querer trocar por um novo sem sal depois. =)

  5. Thaís…simplesmente quero agradecer muito o seu trabalho voluntário… a sua ajuda tão preciosa…o meu caso poderia chamar-se “tentando voltar a ser organizada”, sim eu acho q era minimamente organizada mas nos últimos anos, juntando vários factores (filhote, trabalho com horário exigente, marido q não ajuda: já desisti de pedir, de conversar, de tentar dividir as tarefas) acabei ficando muuuuito cansada e fui desistindo… minha casa e minha vida virou um caos….mas com a sua ajuda (acredite Thaís), estou recuperando aos poucos o leme das coisas e quanto mais sinto isso mais alento tenho para continuar … q sensação tão boa, no fundo p mim organização traz paz de espírito… OBRIGADA 🙂

  6. Nossa Thais, recebo todos os seus posts no meu email e dessa forma fico antenada em tudo o que vc posta. Mas essa sapateira é tudo, pequena, estreita, cabe em qualquer cômodo da casa. Você pode nos dizer de onde ela é???
    bjs

  7. Oi Thais, já faz uns meses que acompanho o seu blog, ainda moro com minha sogra e é complicado ditar algumas regras dentro de casa, mas uma que eu queria muito era de usar chinelos limpos dentro de casa e separar dos calçados que usamos fora de casa, e um móvel igualzinho esse da foto seria o ideal na minha mente, acho que manteria lá apenas os calçados mais usados, eu tenho um sapato preto, um tenis e uma sapatilha que uso em quase todos os lugares, meus outros sapatos são muito eventuais e acho que deveriam ser limpos e guardados novamente… Agora tenho umas coisas que faço, que poderiam ajudar e ser dicas, não sei, mas vou deixá-las nesse comentário:

    Montei um suporte de papelão encapado com contact, para organizar chaves de casa, dos carros, documetnos do carro, cellares, frentinha do som do carro e alguns itens de escritório como grampeador e clips, dentro encapei rolos de papel higienico que viraram suportes para canetas, pincéis tesouras e chave de fenda e ainda coloco óculos de sol.

    Nunca mesmo deixo as sacolas de compras em cima da mesa, não sento enquanto eu não guardar tudo, enrolo as sacolas e coloco dentro de uma galinha caipira de pano que eu costurei e pendurei na cozinha pra isso.

    Tenho duas bolsas de uso constante e raramente tiro de dentro o que é necessário ficar dentro delas, quando uso outra bolsa, devolvo as coisas para os seus lugares e as guardo no lugarzinho delas. As minhas bolsas de uso ficam num cantinho fácil de pegar dentro do guarda-roupa.

    Outra coisa, é que aqui em casa, cada um tem seu criado mudo, e o meu e de meu marido tem três gavetas, a primeira, guardamos coisas essencias e que tem que ficar fácil, inclusive, os remédios de cada ume uma lanterna para caso acabe a luz.

    Certa vez, peguei uma caixa de tenis e rolos de papel higienico, que eu ia adornar mas acabei ficando com preguiça, coloquei os rolos colados com col branca dentro da caixa e coloco bem separadinhos os cabos de celular, camera fotografica entre outros, e fones de ouvido dentro dela, assim não fica bagunçado e vc só tem que devolver cada um no seu lugarzinho dentro da caixa que vai estar sempre lá, sem dar nós nos cabos.

    São algumas das coisas que fiz para organizar o que temos, e tenho certeza que assim que eu comprar minha casa ou apartamento, ficará tudo lindo do jeitinho que eu gosto, espero que tenha gostado!!! Das suas dicas, eu preciso urgente de um suporte de por chaves na parede penduradas, bj

  8. Thais, achei seu site recentemente e estou gostando muito!! Adorei a dica! Queria uma sapateira dessa da foto!! Ia resolver meus problemas!!

  9. Oi Thais, tudo bom?
    Comecei a acompanhar o seu blog com mais frequencia há pouco tempo e estou adorando, apesar de nunca comentar.
    Obrigada pela dedicação ao Blog! Vc nos dá otimas dicas que nos ajudam muito e eu já estou até tentando implementar algumas delas na minha vida tais como o Toodledo, os 15 min, menu samanal e outros. Vou no meu ritmo, lentamente, mas tá indo… rsrs (espero conseguir).

    Como muitas aqui estavam querendo saber de quem é essa sapateira, estou colocando aqui o link. Ela é da Ikea, mas não sei se tem no Brasil.

    Bjs 🙂

    http://www.ikea.com/it/it/catalog/products/20169559/

  10. Oi Thais,
    Tambem descobri seu blog a pouco tempo e muitas coisas ja mudaram aqui em casa.
    Mais os papeis que chegam dia a dia e vao se acumulando na bancada ou na ilha da cozinha,estao me tirando do serio.O que vc sugere para organizar estes papeis?

    Obrigado.

  11. Tais eu sou a rainha do caos e ultimamente tenho buscado soluções pra minha mudança e pretendo estar sempre por aqui…… Valeu por cada post… Que Deus abençoe muito e te ilumine (pois pretendo ser abençoada por suas pesquisas KKKK)

  12. Boa tarde Thais!
    A minha casa só tem uma entrada e nela já começa a cozinha, apenas fogão, geladeira e pia queria umas dicas para deixar a entrada da minha casa bem descontraída.

    Obrigada

  13. Olá Thais,

    Amei esse site, vou pedir para minhas filhas entrar e ler suas dicas importantes e valiosas. Estou sempre querendo manter minha casa organizada, mas não tenho muito a colaboração de todos. Meu tempo é corrido, trabalho fora, tenho uma loja em casa, algumas atividades na igreja e ainda sou dona de casa. Minha casa é grande, acho que isso até ajuda mantê-la aparentemente organizada, porém suja muito e so tenho tempo de limpar nos finais de semana, o que não sobra tempo pra mais nada. Tenho tentado fazer o que vc diz, organizar todos os dias, mas em casa todos dizem q tenho mania de limpeza, mas não colaboram comigo. Bem, eu quero uma dica sobre o uso da minha primeira sala, eu amei a sapateira, não sei se funcionaria pq somos quatro pessoas, teria q ser pelo menos três sapateiras ou maior…mas a minha sala de entrada não tem utilidade, a penas um sofá, uma mesa de centro e uma mesa com abajour, depois vem outra sala que so uso um computador na mesa de escritório e depois a sala de tv que da acesso a área da cozinha..alguma sugestão pra eu utilizar melhor espaço??

DEIXE UMA RESPOSTA