ou

Este texto foi originalmente publicado no site E-Cycle, parceiro do blog. Para conferir o texto original, clique aqui.

Antes de descartar suas escovas de dentes velhas, pense que se não são mais úteis para seu fim original, mas talvez algumas outras tarefas possam fazer bom uso do produto e estender a sua vida útil.

Pesquisamos algumas tarefas que ao serem feitas com o auxílio de uma escova de dentes usada podem se tornar mais simples e práticas. Aproveitamos para recomendar substâncias auxiliares que reduzam o uso de artigos de limpeza e compostos químicos, eventualmente baseados em petróleo ou mesmo que possam ser agressivos ao meio ambiente.

Acompanhe aqui algumas dicas sobre como reutilizar escovas de dentes usadas para a limpeza:

Nos rejuntes da azulejos ou pisos – Aplique uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre e depois esfregue essa solução com a escova. Ótimos resultados.

Em molduras dos quadros e espelhos – Para fazer isso basta ter uma escova de dente usada e um pouco de detergente (que tal uma receita de detergente caseiro sustentável). Após separar esses materiais, limpe a estrutura com um pano macio,  mergulhe a escova de dentes em uma mistura contendo água morna e algumas gotas do detergente. Esfregue suavemente o quadro com sua escova, ela lhe auxiliará no acesso as frestas e fissuras da moldura.

No entorno da torneira da pia – Ao pensarmos em lugares “sujos” em nossas casas e cuidados necessários com a limpeza extrema, ralos e banheiros logo vem à cabeça, mas a pia é também um dos lugares mais sujos de uma residência. Para sua limpeza normalmente usamos detergentes ou sabões em sua lavagem, entretanto ambas são opções que podemos substituir – por uma pegada mais leve e não menos higiênica – por uma mistura de bicarbonato de sódio e água morna em partes iguais. Com essa solução, mergulhe a escova de dentes e esfregue todas as partes da torneira e as juntas em torno da pia. Você vai se impressionar com a quantidade de sujeira que vai aparecer, ou melhor, desaparecer.

Nos trilhos das portas de vidro deslizantes – Caso você tenha em seu banheiro portas de vidro deslizantes e não tenha ideia sobre formas práticas de limpeza dos seus trilhos, uma escova de dente usada resolve seu problema. Mas antes limpe o grosso da sujeira com um pano e em seguida use a escova para limpeza dos cantos mais profundos dos trilhos. Fazendo isso você irá evitar o acúmulo de resíduos que por vezes dificultam o movimento de abrir e fechar das portas.

Quando as escovas estiverem totalmente desgastadas ao ponto de não oferecerem condições de uso para quaisquer outros fins, descarte-as cuidando para que sejam encaminhadas para a reciclagem do plástico. Caso tenha dificuldades em encontrar locais para o descarte adequado, oferecemos uma busca por postos de descarte mais próximos de você para onde possa levar sua escova de dentes usada e todos os outros materiais recicláveis que tenha em sua casa.

Por fim, o prazo estimado para a troca de escovas é da ordem de três meses. Por vezes, no entanto, nos deparamos com a necessidade de descartá-las em prazos menores em razão de seu desgaste. Isso não deve ser considerado como normal e pode ter relação com a maneira como estamos escovando os dentes. É um equívoco imaginar que a boa escovação esteja relacionada à forte pressão com a escova sobre os dentes ou com uma grande quantidade de pasta de dentes. Isso somente poderá significar danos as escovas, ferimentos nas gengivas, riscos de prejuízo ao esmalte, manchas e dependendo da quantidade de flúor até comprometimento dos dentes. Por isso aqui vai um vídeo da forma recomendada de se escovar os dentes.

Veja mais artigos bacanas no site do E-Cycle!

Thais Godinho
28/05/2013
Veja mais sobre:
7
Dicas para casados organizarem a sua noite de Dia dos Namorados
Móbile de pinheirinhos
Implementando o sistema FLY Lady no apartamento novo

 

  1. Eloá Marques 28/05/2013

    Legal as dicas, já utilizava a minha para limpar em volta das torneira, ralo da pia…gostei da dica para o rejunte dos azulejos, será de muita serventia.

    Uma bela terça-feira para ti!!!

    Beijinhos :)***
    http://www.saladamista2.blogspot.com

  2. Eve 28/05/2013

    Eu nunca jogo foro as escovas quando trocamos periodicamente. Sempre guardo na lavanderia e vou usando para limpeza da casa.

  3. Helena 29/05/2013

    Eu uso pra limpar manchas de tecidos. Se cai, por exemplo, chocolate ou molho de tomate em alguma roupa, coloco um pouquinho de sabão líquido neutro e esfrego com a escova de dentes e água morna. Tira tudo quanto é mancha e nem precisa usar produtos químicos fortes! 🙂

  4. F. 29/05/2013

    Eu guardo tb.
    Uso para lavar os tênis. Em algumas partes do tenis é melhor que escovão!

  5. Tati Roggero 29/05/2013

    Oi Thais! Como sempre, excelente texto sobre aproveitamento de escovas de dente. Mas melhor ainda foi a indicação do site eCycle! Simplesmente ÓTIMO!!! Muuuitas informações interessantes, adorei! Já o adicionei aos meus favoritos. Obrigada!! Beijo, Tati

  6. Juciany Santos 02/06/2013

    Uma outra ideia é para escovar as unhas dos pés. Eu deixo junto com os shampoos e cremes de cabelo, e durante o banhos escovo os pés. É ótimo!

  7. Tatiana Estanislau 05/06/2013

    Thais,

    Sempre reutilizei as escovas! Mas um dia vi a Ana Afonso dizendo que isso é o auge da falta de higiene (!?). Bom, de qualquer forma, como percebi que as escovas que eu destinava para a limpeza já estavam velhinhas, e assim não limpavam bem, resolvi comprar umas mais baratinhas só pra esse fim. O lado bom foi que deixei uma exclusiva para a cozinha. Com ela lavo a rosca das vasilhas, os cantinhos do liquidificador, dos squeezes e o que mais precisar! 😉
    Bjinhos!