Imagem: http://www.boligliv.dk
Imagem: http://www.boligliv.dk

Eu gosto de variar o menu semanal com o passar das estações, pois isso me ajuda a ter novas ideias para a comida trivial do dia a dia. Agora que estamos no outono, preciso ter um cuidado tremendo para não comer coisas muito engordativas, porque com o frio temos a tendência de comer apenas comidas confortáveis, que geralmente são quentinhas e mais calóricas. Por esse motivo, resolvi fazer um post sobre a influência do outono no menu semanal em casa.

Café-da-manhã

Chá quentinho, meio mamão e uma fatia de pão integral no forno com requeijão, blanquet de peru e algum queijo. Eu dobro a fatia no meio para ter a sensação de comer um sanduichinho. Quando não vou à academia, faço uma vitamina de frutas com leite desnatado e ração humana (um mix de cereais). Escolho alguma fruta mais calórica, como banana ou abacate.

Meu marido gosta do tradicional café com leite e pão com manteiga. Nosso filho toma leite quentinho, come uma fruta e duas bisnaguinhas com requeijão e algum frio (blanquet de peru, presunto ou queijo).

Lanches ao longo do dia

Para o trabalho, costumo trazer frutas frescas (pêra, maçã ou banana) ou secas e sementes (damasco, uvas, nozes, castanhas). Eu estava trazendo polenguinhos também, mas como estou restringindo um pouco mais a minha dieta, deixei de trazer.

Também costumo beber bastante chá ao longo do dia. no meu trabalho, há uma máquina que faz café, chocolate quente etc e, dentre as opções, há “água quente”, que é somente para quem quiser tomar chá. Já trabalhei em outros lugares que não tinham essa opção e eu costumava levar uma garrafa térmica com água quente de casa. Acho que compensa.

Uma coisa que eu ADORO comer no frio são as geléias de frutas. Como estou fazendo dieta, quase não como, mas meu filho adora! Então, em casa, sempre temos um potinho para ele. Meu jeito preferido de comer geléia é assar cupcakes e usar geléia como recheio. Gosto de vários sabores, mas prefiro as de frutas vermelhas.

No frio também é uma delícia fazer geléias. É super fácil de fazer, além de deixar a casa com um aroma delicioso! Veja aqui como fazer geléia caseira.

Almoço/jantar

Geralmente, o que fazemos para o jantar em um dia acaba virando o almoço do dia seguinte. O que acontece é que, no frio, nós estamos jantando sopas e é bem complicado trazer para o trabalho. O que eu tenho feito, então, é trazer algum filé de frango grelhado com legumes, com uma fatia de mussarela em cima que, quando esquento no microondas fica gostoso e é o suficiente.

De noite, em casa, tomamos sopa. Ou então eu repito o que almocei. Meu marido e meu filho adoram sopa e, quando não é essa opção, eles acabam comendo qualquer outra comida quentinha, como macarrão e arroz com feijão. Gostamos muito de preparar assados também, de forma geral.

Alimentos da estação

A melhor coisa de comprar os alimentos da estação é que eles são mais baratos e possuem qualidade melhor, além de darem uma carinha da estação ao nossa prato. Gosto muito de saber quais são os alimentos que estão na época para procurar receitinhas e incorporar ao menu semanal.

Os alimentos típicos do outono no Brasil são:

  • tangerina
  • maçã
  • abóbora
  • batata-doce
  • pinhão
  • abobrinha
  • berinjela
  • maracujá
  • abacate
  • caqui
  • goiaba
  • figo
  • uva
  • carambola
  • manga
  • chuchu
  • quiabo
  • couve manteiga
  • pimentão verde
  • cebolinha
  • acelga

E como preparar o menu semanal?

As frutas podem entrar no café-da-manhã e nos lanches. Você também pode fazer geléias caseiras, tortas e outros doces.

Existem diversas receitas para fazer com os alimentos do outono, especialmente a abóbora, o chuchu, a couve. Veja aqui algumas receitas de sopas que utilizam esses alimentos.

Para planejar o menu semanal, procure receitas com tais alimentos e incorpore-as ao seu menu tradicional. Procure preparar refeições quentes, que aquecem à noite.

Uma sugestão de menu seria:

Café-da-manhã

Lanche da manhã

  • Um pedaço de queijo
  • Castanhas

Almoço

Lanche da tarde

  • Tangerina
  • Um pedaço do bolo da manhã

Jantar

Ceia

  • Maçã

E você, tem dado ao seu menu semanal uma carinha de outono também? Você costuma aproveitar os alimentos da estação?

17 Comentários

  1. Apesar de adorar fazer listas, inclusive definir MENUS, infelizmente não estou fazendo. Com a correria acabo indo para o trivial, mas ótimo Post Thaís motiva e incentiva a também organizarmos a nossa alimentação. Adorei o post e ontem, e convido você e seus leitores a conhecer o ORGANIZA-SE, está longe de um blog profissional, mas com boas ideias !!!

  2. Olá Thais, tudo bem?
    Sou viciada no seu blog, acompanho sempre que dá.
    Bem, em se tratando de comidinhas, eu sou bem entendida, Agora mesmo fiz um bolo de bananas e um pão que ficou delicioso, uso somente farinha integral e açúcar mascavo, por ser mais saudável, pra acompanhar um chazinho de laranja, acerola e gengibre…esquenta bastante.
    Quanto a frutas gosto de laranja lima, está com um preço ótimo nessa época.
    Parabéns pela maneira sincera de suas postagens.
    Bom outono pra você e sua família.

  3. Oi, Thais! Sempre acompanho seu blog, mas leio tudo pelos feeds, sempre correndo, e comento muito raramente. Mas hoje me deparei com essa notícia sobre vida minimalista, e achei que seria ótimo compartilhar:

    http://oglobo.globo.com/amanha/viver-com-menos-8451460

    Tenho certeza que você deve saber bastante sobre o assunto, mas não custava nada, né?

    Seu blog é um suspiro de calmaria no meio da tempestade da vida! Muito obrigada!

  4. Thais,
    Minha dica para transportar sopa para o trabalho é CONGELÁ-LA. Aliás, essa dica serve para muitos outros pratos. A noite, depois de jantar, monto minha marmita e congelo no freezer. Pra quem não tem freezer, não sei se o congelador dá conta, mas acho que já ajuda mais do que só gelar. No dia seguinte, tiro do freezer antes de sair, enrolo num guardanapo de papel e levo pro trabalho. No meu caso, tem marmiteiro, aí é só colocar pra esquentar com umas 2hs de antecedência pra dar tempo de descongelar e ficar bem quentinho. Se só tiver micro-ondas, o segredo é deixar fora da geladeira até a horá do almoço, aí vai descongelando e na hora basta aquecer. Sendo sopa, eu sugiro esquentar em potência média ou baixa por mais tempo, ao invés do famoso 1 minuto na potência máxima.
    Essa técnica é legal por muitos motivos:
    1-A comida não mistura e não vaza no transporte, especialmente para quem anda de ônibus e metrô ou a pé, o que chacoalha mais do que de carro.
    2-Quando sobra mais comida no jantar (eu sempre faço mais de propósito!), você pode congelar mais marmitas. Com o tempo, você passa a ter uma variedade de opções no freezer e pode até escolher uma aleatoriamente, variando o cardápio e criando uma surpresa com seu almoço!
    3-Se a marmita estiver só gelada, o percurso for longo e o calor intenso, arrisca da comida ficar meio “passada”. Congelada diminui esse risco.
    4-Se algo te levar a almoçar na rua, quem sabe ainda dá tempo de deixar sua comida na geladeira para o dia seguinte!
    Fora todas as vantagens em si de levar comida pro trabalho. Não era o ponto em discussão, mas não pude resistir:
    1-Mais barato
    2-Mais saudável
    3-Mais rápido (para aproveitar o horário do almoço com outras coisas)
    4-Não precisar sair do escritório quando está chovendo
    5-Cardápio sob controle para dietas, sem tentações
    Bom apetite!

    • Concordo. Seria mais leve, com menos gordura e sódio utilizar o queijo minas (light) ou ricota. Apenas uma dica pra complementar seu cardápio. Abraço!

  5. oi Thais!
    tem que fazer um post sobre o menu de primavera/verão, porque com criança pequena acabamos caindo na rotina de sorvete, salada de fruta, iogurte e????
    acabou meu repertório…
    por isso a sugestão do post
    obrigada
    beijos

DEIXE UMA RESPOSTA