ou
Imagem: Martha Stewart

Imagem: Martha Stewart

Hoje eu gostaria de fazer uma pequena enquete aqui no blog, apenas por curiosidade.

Quando chega o frio, tiramos os casacos do armário porque usamos muitas vezes. Algumas pessoas preferem ter um único casaco para usar sempre que necessário. Outras, tem vários. Algumas pessoas gostam de ter um mancebo ou cabide de parede na entrada de casa para pendurá-los assim que chegam em casa, enquanto outras pessoas detestam e preferem guardar direto no guarda-roupa.

Também já vi quem goste de colocar uma caixa na entrada de casa para depositar ali luvas, toucas, cachecóis e outros acessórios de frio assim que chegam em casa. Vocês acham que vira bagunça? Eu não sei, gosto da ideia, mas não implemento em casa. A ideia dos casacos pendurados também é prática, mas me parece que, se você não tiver uma entrada grande, em um cômodo definido, pode bagunçar o visual mesmo. Tudo depende do espaço.

E você, como guarda seus artigos de frio? Como se organiza com relação a isso? Você tem um só casaco mais quente para os dias frios ou prefere ter vários? Você mantém algo na entrada para depositá-los quando chega ou prefere guardar no armário?

Thais Godinho
21/05/2013
Veja mais sobre:
38
F.A.Q. – Livro Vida Organizada
Dica da leitora: Evernote + Agenda + E-mail
Como colocar sua fotinho nos comentários do blog

 

  1. Daiane 21/05/2013

    Oie, eu sempre acompanho seu blog, mas nunca comento rs…

    Bem eu sou do tipo que tem varias blusas, então qnd chego em casa penduro na cadeira da penteadeira e no outro dia de manha guardo no guarda roupa, qnd vou pegar outra blusa. Axo que assim da tempo de a blusa secar ou respirar um pouco, antes de fikar fechada…

    Não sei se está certo . 😀

  2. Vivi Lemes 21/05/2013

    Ei thais! Tudo bem?

    Aqui em casa vai tudo para o guarda roupa, mas oque acontece muito é de alguns ficarem jogados em uma mesa que fica ao lado da entrada da casa. Especialmente meu marido que usa sempre os mesmos, acaba deixando lá pq tem que pegar toda vez q sai. Acho que no nosso caso seria interessante ter um cabide por ali.

  3. Michelle 21/05/2013

    Oie Thais. Como sinto muito frio eu tenho vários casacos que durante o verão deixo guardado no baú da cama box. Ao chegar o inverno vou retirando aos poucos conforme vou utilizando e depois guardo no guarda roupa, exceto quando irei lavar. Ao passar a estação, novamente voltam para o baú que economiza bastante espaço.

  4. Samira Poffo 21/05/2013

    Olá Thais!
    Aqui eu tenho um cabideiro (desses de parede) no quarto, onde eu deixo a bolsa pendurada quando chego em casa, e também o casaco durante o inverno, e eventualmente alguma boina/cachecol que eu esteja usando.
    Não gosto de guardar direto no guarda roupa logo que chego em casa porque eu gosto de deixar a roupa ‘respirar’ para depois guardar, dependendo do uso, eu coloco ao sol no dia seguinte, ou então só guardo, se for usar um casaco diferente.
    Fica prático porque assim as roupas não ficam por cima da cama e cadeiras, haha
    Não é o visual mais bonito de todos, mas também não chega a ser feio, pra mim vale a pena!

    Beijos!
    Samira

  5. Priscila 21/05/2013

    Nas outras estações, deixo meus casacos pendurados e outros dobrados dentro de saquinhos onde de um lado é pvc e do outro plástico (assim consigo identificá-los). Geralmente, eles ficam guardados na prateleira mais alta do armário. No inverno, minhas roupas de verão vão para os saquinhos e os casacos descem.
    Quando uso algum casaco, deixo ele pegando um “arzinho” num cabideiro e depois guardo-o no lugar dele. É isso!

  6. Amanda 21/05/2013

    Olá Thais! Eu faço assim, deixo os que uso menos no guarda-roupa. E, o de uso mais frequente na semana deixo ou em uma cadeira no quarto, ou em um cabide pendurado no puxador do guarda-roupa. Bjo gde!

  7. Elaine Ramos 21/05/2013

    Olá Thais, geralmente deixamos os nossos casacos que usamos com mais frequência no suporte que temos atrás da porta do nosso quarto. Mas, como agora aumentou a família, temos as coisas do nosso filho também, temos que pensar algo mais prático. Gostei desta sugestão da foto.
    Bjo

  8. Jéssica Valentim 21/05/2013

    Olá, Thais! Eu prefiro guardar direto dentro do armário, acho mais prático. Tenho uma pequena variedade de casacos mais quentes. 🙂
    bjs

  9. Daniela 21/05/2013

    Olá Thais,
    Eu uso o método da foto. Ganhei de presente de uma amiga uma vez uma peça bem bonita, de um artesão mineiro e pendurei no hall de entrada da minha casa. Ali deixamos bolsas, guarda-chuvas, chapéus (no verão) e no inverno os casacos. É bem lega e super prático. Quando recebemos visitas, é ali que deixam também suas bolsas e casacos – assim não tem perigo de esquecimento na hora da saída, já que o cabideiro fica justo ao lado da porta principal da casa. Na nossa casa funciona super bem – recomendo.
    Beijos

  10. Adriana Lira 21/05/2013

    Depois que vim morar no Nordeste não sei mais o que é frio, rsrs. Mas quando eu morava no RJ costumava guardar direto no armário mesmo. a maioria das casas brasileiras não tem um espaço específico para servir de entrada e que caiba esses recursos, mas quando tem eu acho que um simples aparador e um porta guarda-chuva já é o suficiente. Muitos casacos de toda a família acaba virando bagunça e fica feio.

    Bjs.

  11. ana maria braga 21/05/2013

    Moro no Ceará e aqui não tem frio.
    Os poucos casacos que tenho ficam empacotados dentro de um saco transparente e dentro de uma gaveta, esperando alguma viagem para lugar frio.
    Bjs.
    Ana Maria

  12. Mel Prado 21/05/2013

    Eu moro na Holanda e aqui é bem frio, quase o ano inteiro. Fiz um espaço na entrada onde penduro os casacos, mais ou menos como o da foto, e fica tudo bem organizado e prático. Dá pra mandar uma foto pra vc ver?

  13. Anabela 21/05/2013

    Olá Thaís.

    Cá em casa temos dois tipos de organização. Uma na entrada, com cabides para pendurar casacos e acessórios e o resto guardado no roupeiro. Ou seja, para evitar essa confusão visual há que ter em conta duas coisas. Primeiro, ter poucos casacos e acessórios (minimalismo em força) e segundo, apenas manter na entrada o que se usa regularmente.

    Na minha casa actual tenho cabides na entrada porque senão ficava tudo espalhado já que os quartos ficam num 1º andar. Na casa anterior era tudo de um piso só e guardava apenas no roupeiro. De qualquer forma a casa era pequena e, por isso, não tinha espaço para ter cabide à entrada. Penso que, tal como disse, tudo depende do espaço e das rotinas de casa um.

    O lema é ter sempre um local certo para guardar tudo. Tenho tentado seguir o mais possível porque acabo por diminuir bastante o meu nível de stress diário.

    Bjs e obrigada por tanta partilha e ensinamento.

  14. Francielle Lima 21/05/2013

    Oi Thaís! 🙂
    Aqui em Curitiba não tem como você ter só um casaco, é impossível, principalmente porque aqui o inverno começa cedo (semana passada teve frio suficiente para cachecol e casaco pesado) e ficar mais de mês usando a mesma peça não pega bem no trabalho né?
    Quando chego da rua, sempre tiro o casaco/blusa e já guardo no armário, moro em pensionato, que a única parte que realmente me pertence é o quarto, então não tenho onde ficar deixando, uma coisa que faço é deixar sempre a porta do guarda-roupa aberta, como ela fica pro lado da parede não me atrapalha e as todas as roupas ficam arejadas.
    ^^
    Abraços!

  15. Franciele Câmara 21/05/2013

    Eu tenho vários casacos e guardo-os no guarda roupas. Entretanto as vezes deixo no encosto da minha cadeira, mais grosso (moro no RS) que jogo por cima quando estou com pressa.

  16. Rafaela 21/05/2013

    Oi, Thaís,
    desde que me mudei da região Sul para o Rio de Janeiro meu guarda-roupa de inverno vem encolhendo consideravelmente ano a ano. Comprei alguns casaquinhos leves, mas os blusões de lã e casacos mais pesados foram praticamente todos doados.
    Tenho um bom casaco de inverno, que uso quando vou visitar minha mãe no Rio Grande do Sul, e três blusas mais quentinhas. Só. Nesta nova fase, creio que logo essas blusas vão dançar também.
    Como são poucas peças, não tenho um lugar especial para elas.

    Eu acho muito legal essa ideia de ter um cabide na porta de entrada. Nos países da Europa, as casas sempre tem esse espaço, mas lá é mais comum tirar todos os casacos ao entrar dentro de casa. Aqui (no RS, especialmente), temos que ficar com todas as roupas por causa do frio e de nossas casas pouco equipadas. Se eu morasse de novo no RS, acho que teria uns cabides desses na entrada, assim como um lugar para os sapatos.

    Bjs

  17. Letícia 21/05/2013

    Oi Thais,
    Eu moro no Rio e aqui não tem frio de verdade, mas saio de casaco quase todos os dias porque os ônibus e quase todo estabelecimento têm ar-condicionado de matar um. Então meus casacos leves (não precisa mais do que isso) são tratados como qualquer outra roupa no armário. As roupas de viagem (luvas, cachecóis, casacos mais pesados) eu deixo numa daquelas sacolas a vácuo em uma prateleira do armário. A parte boa é que mesmo que fique vários anos sem usar, não dá cheiro de guardado, quando abre a sacola a roupa está limpinha. Agora, eu adoro jaquetas de couro e acho uma dificuldade pra guardar, porque não importa o cabide, os ombros ficam esgarçados. Acabo deixando dobradas, mas isso às vezes marca o couro. Queria descobrir uma maneira melhor pra quem tem pouco espaço.

    • Silvana respondeu Letícia 22/05/2013

      Olá Letícia!!!…eu tb tinha essa dificuldade…mas resolvi o problema usando cabides de acrílico mais grossos e meio curvados…só que eles ocupam mais espaço no roupeiro…rs…bjos!!!

  18. Gabriela 21/05/2013

    Bom, eu possuo poucas roupas de frio e de cores neutras, que me permitem usá-las com várias roupas, principalmente com meus amados vestidos coloridos =D. Não gosto de pendurá-las em nenhum lugar que fique à mostra na casa (sou meio chata para isso: odeio muito objetos em cima de mesas, prateleiras e coisas penduradas – sou uma fiel aliada de caixas, armários e gavetas para organizá-los) então, eles sempre ficam no guarda-roupa mesmo, pra não poluir o visual. Como são poucos, não possuo nenhum esquema de organização como o de guardar em um porta-edredom ou caixa no verão e tirá-los no inverno. Eles ficam lá no lugar mesmo esperando a estação certa para serem lavados e usados. Já pensei em ter um mancebo para deixar blusas e bolsas penduradas perto da entrada de casa e no meu quarto, mas a ideia comigo não funciona por conta de eu odiar poluição visual.

  19. Elis 21/05/2013

    Aqui na Alemanha um cabideiro no Hall de entrada é algo essencial, artigo de 1a necessidade pois, como a Rafaela disse, aqui você vai entrando em casa e tirando a roupa, porque senao, comeca a suar por causa do aquecimento. As visitas também tiram os casacos e cachecois ao entrar e o anfitriao tem que ter um lugar para eles pendurarem tudo.
    Aqui em casa temos entao um Hall de entrada e nele:

    -um cabideiro para os casacos e cachecois;
    -um tapete em cima do qual deixamos os sapatos e
    -um porta guarda-chuvas.

    Eu tenho vários casacos, nao porque eu me importe de sair varias vezes com o mesmo, mas porque a temperatura aqui varia bastante, entao tenho casacos super quentes, casacos mais ou menos quentes e casacos mais leves. No outono e no inverno eu tenho sempre pelo menos 3 casacos pendurados no cabideiro da entrada. Antes de sair de casa, verifico como será a temperatura naquele dia e visto o casaco mais adequado. Eu tinha até pouco tempo também muuuuitos cachecois pendurados neste cabideiro da entrada, mas comecou a me incomodar, aí eu comprei um organizador no IKEA e arrumei todos nele e levei pra cima.
    Agora que chegou a primavera (na verdade, já está acabando), lavei e guardei os casacos de inverno mais pesados e deixei no cabideiro apenas os mais leves, apropriados para os dias mais frios de primavera.

    Por que eu deixo os casacos na entrada?
    1) porque eles sao usados muito frequentemente (todas as vezes que saio de casa)
    2) normalmente, quando chego em casa, vou direto pra cozinha fazer alguma coisa pra comer e nao quero perder tempo subindo (os quartos ficam no 1° andar) pra guardar casaco
    3) às vezes, quero dar uma saida rápida e nao quero ter de subir para buscar um casaco
    entao, o fato de eles já estarem pendurados no cabideiro ao lado da porta de entrada facilita bastante a minha vida. 😉

  20. sinezia 21/05/2013

    tenho pouca roupa de frio até porque onde moro (interior de SP) faz frio por pouco tempo. Deixo uma jaqueta e um casaco mais quentinho num mancebo no meu quarto, até porque seria inviável na minha entrada.

  21. Carla 21/05/2013

    Eu não gosto muito de acumular roupa, acho meio desnecessário. Então eu tenho uma jaqueta mais leve e um casacão pesadão. Tenho também algumas blusas de lã, mas essas raramente eu uso por aqui. Então eu uso e guardo no guarda-roupas, mas tenho um cabideiro vertical que me serve de apoio em momentos de pressa. Rs. Porque, convenhamos, eles existem….

  22. Paty Arruda 21/05/2013

    Olá!
    Eu, particularmente, não gosto de roupa fora dos armários.
    Tenho 3 casados maiores, um preto, um bege e azul marinho, desses mais pesado. Fora eles gosto de camisetas brancas de manga comprida , que uso por baixo de camisetinhas de manga curta, aproveitando as mesmas que uso no verão.
    Gosto de ter também alguns sueters, tenho 6 unidade, malhinhas finas, de botãozinho. Elas são leves e ocupam pouco espaço.
    Uso muitos lenços coloridos, cachecóis, acho que dão uma graça no visual e muda a cara de tudo.
    Não vejo necessidade de muitos ítens. Acho que co pouco já é possível termos um guarda-roupa bem montado e bem organizado.
    Espero que ajude!

  23. Vania Lacerda 21/05/2013

    Acho lindas essas peças no hall de entrada, mas penso que não são adequadas à realidade brasileira, são para países mais frios. A Elis aí em cima descreveu bem direitinho! 🙂
    Tenho um sobretudo de lã, e blazers e jaquetas, alguns mais quentes, outros mais leves. Todos ficam pendurados no guarda-roupa, junto com as demais roupas, o ano todo.
    Costumo me trocar logo que chego em casa. A roupa que está suja, vai para o cesto. As peças que estão limpas, deixo numa poltrona que tem no meu quarto. Deixo ali arejando, e guardo na manhã seguinte. Faço isso não apenas com os casacos e roupas de frio, mas com as de calor também. Uma calça jeans, por exemplo, que pretendo usar de novo, fica ali na poltrona até o dia seguinte.

  24. Joana 21/05/2013

    Eu também moro no interior de SP e por aqui o frio ainda nem deu as caras. Tenho poucas peças, um casaco mais quente e alguns casaquinhos leves pendurados no armário. Deixo uma gaveta só com itens do frio: blusas de lã, pijamas, cachecóis, gorros, luvas, meias. Quando uso alguma peça, gosto de deixar pendurada no meu quarto, durante a noite, para arejar. Se não usar, no dia seguinte já guardo no armário.
    Não gosto de nada pendurado na entrada de casa porque não sinto necessidade. Se fosse o caso, eu poderia repensar. Essa entrada da imagem ficou bacaninha e prática.

  25. Carmelita Machado 21/05/2013

    Tenho vários casacos, então uso, deixo “tomar um ar” e guardo depois. Meu apartamento é super pequeno e tem de ser assim, mas acho trabalhoso. Quero na casa nova (acho que sai daqui 1,5 ano) fazer uma mudroom bem legal, tô coletando idéias! Beijos!

  26. Nivea 21/05/2013

    Temos vários casacos e como a entrada é pequena, prefiro guardá-los nos quartos mesmo.
    Fica mais organizado.

  27. Fernanda 21/05/2013

    Eu tento reduzir ao máximo mas fico com pelo menos 4 opções que gosto mais e com “dimensões” e cores diferentes. Ficam no guarda-roupa.. particularmente não gosto da poluição visual que eles causam na entrada da casa, nem mesmo no quarto. Além disso em geral os porta-casacos podem estragar a roupa.

  28. Nilza 21/05/2013

    Eu tenho 2 ou 3 casacos pesados. Um deles tem mais de 20 anos (meu preferido).
    São Paulo já não faz mais tanto frio. Uso mais casacos leves mesmo.
    Tenho uma cadeira no quarto. Uso para deixar a roupa que vou usar no dia seguinte e deixo o agasalho no encosto para arejar.
    Se usar um casaco mais comprido, deixo para arejar na arara da lavandeira antes de guardar.
    Se morasse num local mais frio gostaria de ter um cabideiro na entrada. Aqui não sinto falta.
    Bjs,

  29. Renata Martins 21/05/2013

    Olá!Eu moro em Porto Alegre, RS, e aqui faz muito frio!
    Guardo os casacos mais pesados no roupeiro e tenho um cabideiro sanfonada de oito ganchinhos atrás da porta do meu quarto onde costumo pendurar as calças e casacos mais leves que uso na semana, meu marido costuma deixar nas cadeiras da sala, e eu saio atrás arrecadando tudo prá organizar!
    Gostaria de ter um hall de entrada todo equipado mas tenho pouco espaço, então comprei um cabideiro simples de 4 ganchos apenas para minha bolsa, pasta do marido e mochila do filhote,mas, estou aguardando meu marido fixá-la na parede há alguns meses…ainda tenho esperanças!Bjo Thais!

  30. Eve 21/05/2013

    Eu não acho prático guardar as roupas de frio no verão e depois inverter, então eu separo uma parte no guarda roupa para roupas de inverno, como casacos, lãs e calças de moletom.
    O que está em uso, como agasalho de todo dia, deixo em um cabideiro atrás da porta do quarto, mas somente uma peça por pessoa para não ficar bagunçado.

  31. Letícia Ohanna 21/05/2013

    Ponho sempre no guarda-roupa, tenho uns 5 casacos, cada um com um “nível de aquecimento” diferente rsrs pq sinto frio a toa.

  32. Negra Jack 22/05/2013

    Oi Thais olha eu por aqui de novo.
    Moro em Foz do Iguaçu aqui ja começou o friozinho.No verão fica tudo entocado,agora comecei a tirar tudo do guarda roupa pra lavar.
    No Dia a Dia eles ficam alternando entre o guarda roupa ,no cabideiro e confesso as vezes em cima da cama.rsrsr!
    Tenho muitos casacos pq por aqui quando começa a fazer frio so Cristo.
    Bjs !

  33. fatima 22/05/2013

    também não gosto de roupas espalhadas pela casa,
    e assim, depois que uso qualquer peça de roupa, coloco de volta no lugar
    ou seja no guarda roupa.

  34. Vanessa 26/05/2013

    Como eu moro aqui no sul, que é mais frio, é complicado ter apenas um casaco grande. Eu costumo deixar o casaco usado no dia num mancebo, que fica no quarto, junto com as bolsas etc. (não gosto de roupas espalhadas pelo resto da casa). Conforme a necessidade, vou guardando de novo no guarda-roupa, geralmente uma vez por semana. Cardigans, jaquetas, casacos mais leves, etc., deixo “arejando” por um dia numa cadeira no quarto e depois vão pro guarda-roupa, se puderem ser usados novamente. Guarda-chuva deixo num suporte na área de serviço. Outros artigos menores (luvas, toucas) deixo numa cesta quadrada, estilo caixa, que fica no guarda-roupa.