Ser editora do Vida Organizada me faz ter contato com um montão de gente, o que eu considero o grande diferencial dos blogs para quaisquer outros veículos de comunicação. O contato é mais direto e, mesmo quando humanamente impossível de se responder a todos, leio o que escrevem e penso em soluções para poder abordar o tema aqui no blog e responder várias pessoas ao mesmo tempo.

O que eu tenho notado é que o tipo de mensagem mais comum é este aqui:

Thais, por favor, me ajude! Acordo às 5 horas, volto para casa às 20, e ainda preciso estudar ou colocar meus filhos para dormir. Como vou conseguir limpar a casa?

Ou:

Thais, minha vida está um caos, estou perdendo prazos no trabalho, minha casa está uma bagunça, e eu não sei por onde começar! Me ajude, minha rotina é (…)

Existem muitas outras variações do mesmo apelo, que é: por favor, que loucura minha vida, pega na minha mão e me ajuda a colocar as coisas em ordem antes que eu surte geral!

Se você se identificou com as situações acima, deixe-me dizer que você não está sozinha(o). Viver desse jeito é uma característica do nosso tempo. Todos nós estamos ocupados demais, perdendo tempo no trânsito demais, pagando contas demais, trabalhando e fazendo coisas demais. Eu mesma passo por isso. Às vezes sinto como se eu estivesse flutuando em uma nuvem de post-its com lembretes do que eu preciso fazer. Se eu não tiver um sistema que organize os meus projetos e as minhas tarefas, tudo vai pelos ares mesmo.

As pessoas organizadas têm um segredo? Sim, e eu vou dizer qual é: ser rígido(a) com prioridades. Simples assim? É.

Ser rígido(a) com prioridades significa conhecer os seus limites. Significa dizer não para alguma atividade que estressaria a sua vida. Ou mesmo dizer não a tantas outras coisas, como a um chocolate quando você está de dieta (exemplo pífio, eu sei, mas bem explicativo). Quando temos prioridades, aprendemos a delegar e a mesmo não assumir responsabilidades que não conseguiremos dar conta.

Você pode simplificar tudo? Claro que pode. Pode optar, hoje, por se desfazer de tantas coisas! Pare e olhe ao seu redor. O que é essencial no momento? Manter o emprego, para sustentar a família. Então ele fica. Mas precisa fazer hora extra? Não, não precisa. Ou sim, nesse momento precisa. Avalie.

Em casa, você precisa ter tv a cabo? Quem usa? Por quê? O custo compensa o uso? Quantos programas diferentes você poderia fazer em um mês com o dinheiro investido na tv?

Você tem um hobbie que nunca consegue investir porque não tem tempo. E o que você faz das 20h às 23h, quando está em casa? Vê tv? Desmorona no sofá, cansado(a)? Fica no Facebook?

A casa está uma bagunça. Não superestime os cuidados com a casa. Em 15 minutos, você consegue guardar o que está fora do lugar, se fizer isso diariamente. Existe um monte de outras tarefas que você não precisa fazer a não ser que seja necessário, então por que você continua fazendo?

Faça um exercício hoje: escreva em uma folha de papel o que é prioridade na sua vida. Vamos lá, eu ajudo você: você pode escrever, se tiver filhos, que eles são a sua prioridade. Depois, pode ser o seu companheiro ou companheira. Se viver sozinha(o), a prioridade é você. O seu trabalho é importante? Se sim, ele é uma prioridade. Sua casa é importante? Claro que é, você vive ali. É onde se alimenta, descansa e convive com as pessoas que você ama. Seus estudos são importantes? Sim. Academia? Sim. Vá filtrando todas as suas atividades. Nesse exercício, você perceberá que há várias atividades na sua vida que não são prioridade. Reflita sobre a existência delas, então.

Na sequência, você deve analisar tudo o que for prioridade e pensar, dentro delas, o que não é prioridade. Você pode pensar que, no trabalho, ler e-mails é uma prioridade. Mas será que você precisa fazer isso 200 vezes por dia, por exemplo? Ou se olhar três por dia já é o suficiente? Em casa, você precisa varrer o chão diariamente ou isso é só um hábito? Não estou dizendo para você deixar de fazer coisas que são necessárias, pois cada um tem as suas necessidades. Estou dizendo para você priorizar o que for realmente importante. De repente você percebe que não precisa limpar o forno toda semana, mas uma vez a cada 15 dias. Quanto tempo você já não ganhou com isso?

Agora, não tem como ser uma pessoa organizada se você não tem a menor noção das suas prioridades. Então tenha essa noção e, a partir de hoje, filtre tudo o que aparecer na sua vida, sem medo do que vão pensar de você. Esqueça todos os pré-conceitos que você aprendeu que para ser organizada(o) é necessário ser perfeita(o) ou mega-organizada(o). Isso é ilusão. Ser organizado(a) é fazer o suficiente para manter tudo sob controle. E, com a vida que todos levamos hoje em dia, já sabemos o quão difícil isso é.

Pare de inserir na vida atividades que não te levam a lugar nenhum. Pare de aceitar tarefas, atividades e compromissos que apenas vão tomar seu tempo, seu dinheiro, sua disposição. Mantenha o que for importante. Hoje, todos temos tantas oportunidades na vida! Temos janelas abertas para todos os lados, podemos escolher fazer um curso X, viajar para o lugar Y, mas isso não significa que a gente precise fazer tudo isso agora, ao mesmo tempo, embolando tudo! Tenha em mente um ideal de vida mais tranquilo, transformando a sua rotina em algo saudável e equilibrado, onde você refletirá com calma sobre o que vai fazer a mais ou não. Planeje mais, pense a curto, médio e longo prazo.

Se existe um segredo das pessoas organizadas, é esse: conhecer suas prioridades e ser rígido(a) com elas. Somente fazendo isso você já conseguirá descartar tudo o que apenas atrapalharia a sua vida ou então aconteceria na hora errada. Cuide melhor da sua vida, priorize!

Bora agitar essa segunda-feira?

56 Comentários

  1. Olá, Thais!
    Antes de tudo queria dizer o quanto fico admirada com a atenção que você da aos seus leitores, é muito bonito de se ver.
    Esse seu post veio a calhar, ontem decidi dar um basta no que tava sobrecarregando meu caminho e o que vc disse ai em cima já me deu uma direção.
    Tenha uma ótima semana :*

    • ola. tou adorar as dicas… pq ainda n encontrei a ponta par me começar organizar….e agora tb estou a escrever no meu blog. posso partilhar os seus artigos? como os identifico? obrigada

  2. Olha, eu precisava ler algo assim: motivador, realista, inspirador. Tem vezes que a gente sabe o que fazer, mas deixamos que outras coisas tirem o nosso sossego. Eu, por exemplo, quero muito fazer um curso de inglês, mas ainda nem dei andamento na faculdade. Não posso atropelar os dois, pois vou acabar fazendo coisas mal feitas. Primeiro a faculdade, depois o curso de inglês. Apesar de já saber de tudo isso, é sempre bom ler e avaliar… colocar-se no texto lido, e se achar dentro dele. Eu me encontro em todos os parágrafos! rs

    Obrigada Thaís!! Você, mais uma vez, com palavras simples, curtas e grossas, fazendo a gente parar um minutinho e analisar o que está dando errado!

    =)

  3. Precisando demais ter o controle de minhas atividades, e a organização é tudo!!! Deixar a procrastinação de lado essa é a meta e a prioridade número 1, às vezes a tarefa é tão enfadonha que opta-se pela procrastinação ao invés de fazê-la. E como lidar com isso?

    • Thais, foi um dos melhores posts do ano!
      Querida Marcela,
      Todo mundo tem tarefas enfadonhas. Até as crianças.
      No meu trabalho, começo pelo que é urgente e cumpro o prazo. Depois, dedico 1 ou 2 horas ao complexo (coisas que não podem ser encerradas em um único dia). Em seguida, encaro as tarefas enfadonhas, para ficar livre delas. O que é mais simples ou mais agradável, deixo para o fim do dia, porque consigo produzir alguma coisa mesmo estando cansada.
      Seguia esquema semelhante para os estudos e para organizar minha casa.
      Nunca faço intervalos longos até cumprir minha lista, porque acho sofrido retomar a concentração. Uma paradinha de 5 ou 10 minutos já me resolve; é quando confiro o blog da Thais, que eu adoro. Se a gente não tiver foco, acaba trabalhando mais horas do que o necessário.
      Bjs.

  4. Oii Thais, preciso mostrar esse post a uma amiga, já dei varias dicas a ela , a vida dela é uma bagunça e ela vive cansada!! eu tenho muitaaas coisas a fazer, mais do que ela, e minha vida flui como um rio calmo 🙂
    Vou mandar a ela para ler.
    Obrigadaa

    • Que bom ler o post e em especial sei comentário Camila !!
      Hoje dei início a uma nova fase em minha vida, foi meu primeiro dia em um trabalho em uma empresa privada na qual era estagiária. Já trabalho 30h em um cargo público durante algumas noites e vou encarar agora mais este serviço de 40h semanais durante o dia de segunda a sexta.
      Muitas amigas minhas fazem essa jornada de 70h semanais mas infelizmente nenhuma consegue trabalhar tanto e manter seus cuidados de beleza e suas casas organizadas.
      Espero muito (muito mesmo) que comigo seja diferente, que eu consiga assim como você fazerem as coisas fluírem como um “rio calmo” ! Confesso que o Vida Organizada tem me ajudado muuito, as vezes paro e penso em como podia guardar tanta tralha, como podia conviver com o fato de estar sempre procurando e revirando minhas tudo para poder encontrar qualquer coisa que fosse!
      Como comentei hoje foi meu primeiro dia mas já estou orgulhosa de mim. No horário do almoço fiz um depósito, depois do serviço passei no sapateiro. Cheguei em casa as 19:30 fiz um lanche e fui lavar e hidratar meu cabelo. Nos 30 min q estava com a touca varri a casa, guardei as coisas que estavam fora do lugar, passei um pano na sala e cozinha. Depois tomei banho arrumei meus cachos, tirei o excesso das sombracelhas, separei minha roupa de amanhã e arrumei minha bolsa !
      Sendo assim, consegui trabalhar e ainda cuidar basicamente da casa e da beleza !! Espero que continue nesse ritmo !! rsrs
      Será que vou conseguir !? rs

      Beijão para Thais e todos os leitores !!
      =)

  5. Acho Maravilhoso esse Blog. Assim como a pessoa da Thais Godinho, muito obrigada pelas sábias dicas que você nos dá diariamente.
    Tenho tentado entrar na linha com todas as dicas e matérias aqui vistas, e por isso quero
    PARABENIZÁ-LA meu Anjo…
    Muito Obrigada Thais Godinho. Que Deus a Abençoe Sempre…

  6. Texto ótimo. Me encaixo bastante nessa situação. Tenho lido muito o seu blog e além de ser muito bem escrito, está me ajudando bastante.

    Adorei também o novo layout!

    Gostaria de saber se você mantém todos os textos aqui desde o início do blog.

  7. Olá Thais…

    Muito bom e inspirador este post para o início da semana… também gostaria de ler um post sobre procrastinação.
    Um grande bj e ótima semana!

  8. Uauuu, que chacoalhada! Definitivamente, precisamos “priorizar as prioridades”. Excelente sua ideia de listarmos todas as atividades e classificá-las segundo o que é importante para nós. Farei isso ainda hoje!
    Obrigada, sempre!

  9. Olá!

    Estou adorando muito o seu blog e usando ele de inspiração para algumas coisinhas no meu inclusive. Já virei um leitor de carteirinha aqui já.

    Muito bom e parabéns.


    ocheirinhodecafe.com

  10. Oi Thais. Que post tão legal esse!! O seu sistema de organização diária ainda passa pela agenda de papel e Toodledo? Ou você já mudou? Gostaria muito que você me respondesse a isso. Bjs

  11. Thais
    Boa tarde!
    Leio sempre tudo que você escreve…e ‘tudo’ sempre me ajuda. Tenho sentido que me tornei uma pessoa procrastinadora. Fico achando que o tempo é quem está ‘correndo’ D+. Mas sinto que para darmos a arrancada para ser organizadas é preciso ter ‘motivação’.É com certeza o que está me faltando…Parabéns pela dedicação admirável com o Blog,com seus leitores…Beijo grande em seu coraçã♥…

  12. Thais, muito legal seu texto!! A vida deve ser vivida em equilíbrio. As pessoas, no entanto, confundem equilíbrio com “fazer um pouco de tudo”. Deve-se realmente procurar trabalhar priorizando o mais importante.

    Escrevi recentemente um post com 7 dicas para se manter focado no que mais importa (no trabalho). Dá uma passada lá e vê o que você acha! 🙂

    http://rafaeldanigno.com.br/produtividade/7-taticas-para-se-manter-focado-no-mais-importante

    Rafa

  13. Adooorei! Me identifiquei de cara com a situação! Mas graças a você Thaís, já melhorei muito a minha rotina. Descobri que eu gasto 8 min para varrer a minha casa, e se eu fizer isso todos os dias, posso limpá-la a cada 15 dias. Não é o máximo???
    Obrigada por facilitar nossa vida.

  14. Oi Thais,

    1) Ficou bacana o visual do blog, acho que agora captou bastante a essência do VO.

    2) Até me arrepiei de ler o texto, porque é justamente isso que pensei quando criei meu blog, o Monotarefa. É como eu digo lá:

    “Ser MONOTAREFA é, portanto, desacelerar e perceber que nem todas as urgências do mundo são urgências reais. É encontrar o que é verdadeiro para cada um de nós, e não correr atrás do o que o mundo supostamente nos exige.”

    Há pessoas que são mutitarefas por natureza, porém acredito que a maioria hoje é multitarefas porque é forçada pelas circunstâncias. Com isso, levam uma vida corrida, cheia de afazeres, mas de poucas realizações.

  15. Que ar de tranquilidade o blog ganhou, legal, imagina chegar aqui com a vida toda bagunçada e encontrar um ambiente assim, já dá um estímulo novo!
    Eu estou tentando organizar a família, pq não dá pra viver em comunidade de um só, um só organiza, um só toma as decisões, um só cuida do orçamento doméstico, quando vivem 5 na mesma casa. Desgasta e irrita não ver que todos vão no mesmo rítmo.
    Esse é meu foco agora, disciplinar pra manter organizado!

    Bj

  16. Esse post está demais. A síntese perfeita das razões por que eu, uma pessoa naturalmente desorganizada, aprendo tanto com o seu site.

  17. Thais,

    Eu descobri seu Blog ao caso mesmo, tipo navegando na internet sem saber ao certo o que estava buscando, mas com toda certeza foi uma descoberta incrível.

    Parabéns por toda a sua dedicação e sua inteligência!!!! Eu já fico mais animada só de ler algum post no Facebook ou alguma matéria aqui no blog.

    É tudo maravilhoso!!!!

    Grande abraço, Gabriela.

  18. Oi, Thais, tudo bem?!

    Concordo com tudo que você disse nesse post. Mas, vejo um fator agravante: as pessoas simplesmente não sabem priorizar. E isso é em todos os setores da vida: pessoal, familiar, profissional, acadêmico… Tenho a sensação de que as coisas são feitas de acordo com as “urgências” ou no critério de “quem grita mais alto”.
    Exemplifico: a pessoa passa procrastinando as tarefas do trabalho até o dia em que precisa fazer hora extra o final de semana inteiro para colocar tudo em dia. E se queixa por perder horas de descanso e convivência com a família! Outra realidade: é comum as pessoas comerem e beberem qualquer coisa durante anos, porque “não tem tempo” para preparar algo saudável… Aí ganham quilos extras, uma saúde debilitada e tentam recuperar aquilo que se perdeu em anos de vida desregrada em algumas semanas de dieta hiper restritiva!
    Talvez fosse legal abordar, aqui no blog, também esse tipo de comportamento… Uma espécie de acomodação na vida, que às vezes nem é por mal, é mais por falta de vontade, de energia, de iniciativa de mudar o estado das coisas, mesmo sabendo que se tem um (ou vários) problema(s) real(is) que precisa(m) ser enfrentado(s) e resolvido(s)…
    Parabéns pelo blog! Conheci a pouco tempo e, desde então, não páro de ler os posts!
    Beijo e sucesso!!!

  19. Serei repetitiva quanto ao que outras leitoras disseram, mas também tenho tentado (e com sucesso) ser mais produtiva e organizada, e visito aqui todos os dias, mesmo não comentando os posts, pois cada vez que leio os textos fico mais motivada ou volto a me motivar sobre os benefícios destas mudanças 🙂

  20. Eu ja li mais de 30 paginas do sue blog/site!
    Estou inspiradíssima a colocar a bagunça da minha casa pra fora da minha vida.
    Preciso, necessito me organizar, já que agora tenho uma bebe de 8 meses, consequentimente não tenho muito tempo pra nada!
    Vida de mãe, trabalhadora e mulher num é facil!

    Obrigado por dedicar um pouco do seu tempo pra ajudar e nos motivar!

    Um dia abençoado!

  21. Thais, esse post (assim como tantos outros) é senssacional! Eu até sou organizada, mas meu problema é mesmo disciplina e foco. Com essa triagem de prioridades realmente facilita, ainda mais quem como eu precisaria que o dia tivesse 30 horas! Até pra minha mãe já falei do site, é maravilhoso! Parabéns!

  22. Oi Thais! Acabei se achar seu blog ao procurar resposta para meu questionamento desses dias: qual é minha paixão? Algo que não estou conseguindo definir… Estou passando por una fase q acho nao ser de mudar agora pois estou de licença maternidade há 2 meses e sei q passa logo. Porém, diferente do q pensava, estou ganhando do inss bem menos do q pensei e com as contas e dividas se acumulando comecei a ficar muito tensa, o q acaba passando para o bebe. Gostaria de ficar pelo menos até os 4 meses com meu filho, mas ao mesmo tempo penso q se voltar a trabalhar logo poderei dar a ele varias coisas q não posso dar agora… Sei q essa é uma fase de muita insegurança por isso estou tentando manter a calma pra esperar os acontecimentos… Gostei muito do blog e da maneira q expõe suas idéias! Parabéns!

  23. Minha amiga,

    Estou lutando para ser cada dia mais organizada, isso me dá um pouco de controle da minha vida e do que tenho a fazer num tempo bem reduzido. Agradeço demais a você e suas dicas. Já coloquei muita coisa que aprendi aqui em prática!

    Abraços,

    Drica.

DEIXE UMA RESPOSTA